Cozinha-sala de estilo escandinavo: ideias de design de interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Esquema de cores
  3. Decoração de interior

Hoje, apartamentos com cozinha e sala de estar combinadas são cada vez mais comuns. É conveniente e prático para pequenos apartamentos. Para tornar o quarto ainda menor, você precisa escolher o estilo certo de decoração. Neste caso, o estilo escandinavo é adequado: uma das soluções mais práticas e funcionais para o estilo de interiores.

Peculiaridades

As ideias de design escandinavo têm suas próprias características:

  • Cor branca e paleta pastel. A primeira coisa que chama a sua atenção é o design leve da sala. Graças a ele, a área aumenta e fica mais clara. É por isso que os designers gostam de usar esse estilo para pequenos apartamentos e quartos.
  • Materiais naturais na concepção do próprio apartamento, mobiliário e elementos decorativos.
  • Iluminação abundante. Este estilo é caracterizado por muita iluminação (natural e artificial). Não se preocupe se um quarto não puder ser feito em estilo escandinavo se não tiver grandes janelas: para isso, você pode usar luzes de parede, de chão e de teto.
  • Falta de muitos detalhes decorativos: você precisa de espaço e ar.
  • A severidade das linhas e a presença das formas corretas. É inaceitável entulhar o apartamento com móveis de vários designs volumétricos.
  • Divisão competente do espaço. Isso é especialmente perceptível no design da cozinha-sala, onde um balcão de bar ou uma parede imitada com colunas podem separar duas zonas funcionais.
  • A funcionalidade de cada coisa. Em um apartamento, tudo está em seu lugar e é responsável por sua função. É difícil ver objetos inúteis no interior.

Tais características permitem que o estilo seja popular não apenas nos países do norte, mas também na região da Europa Central. Este estilo é uma das soluções estilísticas mais populares do nosso tempo.

Esquema de cores

O uso de uma única cor branca no interior pode criar o ambiente de uma sala de cirurgia ou de hospital, o que por si só é inaceitável em um apartamento. Portanto, o branco pode ser facilmente combinado com outros tons. Ao mesmo tempo, não se esqueça que a base é uma gama clara (bege, leitoso, azul claro, rosa pálido e marfim).

São permitidos crescimentos suaves de uma cor para outra. Por exemplo, o teto da cozinha pode ser branco, que desaparece na cor bege ou creme da sala de estar.

Na cozinha-sala, os tons ideais para decorar móveis, estruturas e paredes com teto são o cinza, o aço, o azul claro, a cor do verde fresco. Para os amantes de cores brilhantes, você pode usá-lo em detalhes e como um complemento à linha principal.

Por exemplo, um tapete de cores vivas ficará bem em uma cozinha branca ou de laticínios. E as capas das cadeiras amarelas iluminarão o interior bege e cinza da cozinha / sala de estar. Na escolha e combinação de cores, é importante manter o equilíbrio, não se pode usar muitas cores brilhantes e diferentes ao mesmo tempo.

Para uma variedade de designs de parede, você pode usar papel de parede com um enfeite. Há uma regra especial aqui: desta forma, você pode decorar apenas uma parede, e o resto deve ser monocromático. Isso o impedirá de quebrar o conceito conciso de estilo.

Você também pode usar papel de parede simples em cores contrastantes ou semelhantes. É permitido criar um destaque brilhante na área de trabalho da cozinha (área de cozimento) usando um avental feito de placas de cerâmica. Pode conter um desenho ou ser monocromático.

Para diluir a cor das paredes, você pode instalar um relógio com um design incomum ou pendurar um quadro. Um design harmonioso também deve estar nos detalhes.Eles são geralmente decorados com cores vivas e ricas.

Na cozinha podem ser cortinas, toalhas, toalha de mesa, capas de cadeiras, tapete, na sala almofadas das mesmas cores dos detalhes da cozinha podem ser colocadas sobre móveis estofados.

Decoração de interior

O design de interiores depende muito do material escolhido. Para a decoração escandinava, são materiais naturais ou uma imitação deles.

Este projeto não aceita móveis de plástico, inserções ou estruturas de aço.

O material mais popular é a madeira. É esse conjunto que costuma ser instalado na cozinha. Além disso, os móveis de madeira são relevantes como balcão de bar, mesa. Também é dada preferência a cadeiras de madeira e um pufe.

Apesar da severidade e de um certo conservadorismo do estilo, certas secções das paredes podem ser acabadas com placas e forros de cerâmica. As paredes, de material e cor contrastantes, parecem interessantes na sala e na cozinha. Por exemplo, a cozinha pode ser decorada em cores escuras com a adição de azulejos, e o quarto de hóspedes pode ser colado com papel de parede claro ou pintado com tinta.

O mobiliário é melhor escolhido de folheado ou madeira maciça. Isso se aplica tanto à sala de estar quanto à cozinha. Nesse caso, é melhor dar preferência a uma superfície brilhante que reflita bem a luz e aumente o espaço.

É melhor escolher móveis em tamanhos e formas padrão. As mesas podem ser redondas ou quadradas, balcão de barra - retangular ou oval. Em tal cozinha-sala de estar, a mobília embutida ficará bem, e é fácil de dobrar e montar.

Uma área de jantar bem iluminada é obrigatória. Acima deve haver um lustre com várias lâmpadas ou muitos holofotes.

Para janelas, você não deve criar composições originais de tecidos densos. Chega de organza transparente ou cortinas de luz, que podem ser complementadas por estruturas de rolo. A decoração das janelas pode ser feita com persianas ou estores. Não se esqueça que também devem ser de tons claros. Você pode decorar a janela com uma cortina branca com aberturas e cortinas de linho de cor creme cinza.

A cozinha-sala em estilo escandinavo é uma combinação de conforto e praticidade, formas rígidas, várias cores e materiais naturais.

Como decorar um interior no estilo escandinavo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário