Tudo sobre ferocactus

Contente
  1. Descrição botânica
  2. Tipos e variedades
  3. Crescendo e cuidando
  4. Reprodução

Ferocactus é uma das poucas variedades de cactos que se destacam por sua aparência incomum, podendo se tornar uma verdadeira decoração no parapeito da janela. A cultura é fácil de cuidar. No entanto, antes de iniciar esse "animal de estimação" em sua casa, você precisa pensar sobre sua localização com antecedência. Por ter agulhas compridas, crianças e animais de estimação podem se machucar com elas.

Descrição botânica

Ferocactus (ferocactus) é uma planta perene com brotos carnudos e grossos de várias formas: oval, esférica, ligeiramente achatada. Em seu habitat usual, uma suculenta é capaz de atingir tamanhos impressionantes. Em casa, a planta tem parâmetros mais modestos.

Grandes nervuras de seção transversal triangular dão maciça e aspereza à aparência. A pele é firme e lisa, com vários tons de verde. Nas bordas das costelas, há uma faixa de aréola, da qual crescem as agulhas.

Uma parte separada das variedades de cactos cresce com um rebento ramificado, a outra - de apenas um. A suculenta tem raízes superficiais, a profundidade e largura máximas de desenvolvimento do solo não é superior a 5 cm. Um sistema radicular de 20 cm ou mais ocorre nas espécies que crescem acima de 100 cm.

A cultura raramente floresce, a floração é característica apenas de espécimes adultos na primeira metade do verão. As inflorescências são formadas principalmente na coroa, menos frequentemente nas laterais. As flores lembram um sino ou um tubo alongado, de várias cores - do amarelo ao rosa profundo. Quando as flores murcham, formam-se em seu lugar frutos carnudos ovais, dentro dos quais existem pequenas sementes pretas.

Tipos e variedades

A cultura possui mais de 30 variedades, diferindo em forma, altura, número de agulhas, podendo formar uma extensa colônia.

Emoryi - um dos poucos cactos altos, atingindo uma altura de 40-80 cm, e com os devidos cuidados, todos os 150 cm. Exteriormente se assemelha a um barril alongado. A planta jovem tem forma esférica sem tubérculos claramente visíveis nas costelas, com o crescimento torna-se cilíndrica. Areoles são muito pubescentes, 5-8 espinhos crescem em um cacho, eles são de várias cores, do vermelho ao rosa. A agulha central é muito mais longa que as secundárias. As flores vermelhas ou amarelas parecem um sino. Fruto amarelo brilhante, casca com pequenas escamas. A polpa é carnuda, com pequena quantidade de sementes pretas.

Latispinus (latispinus) ou espinhoso - é uma pequena suculenta. A altura e o diâmetro podem chegar a 40 cm. Parece uma bola ou cilindro. A pele é mate e firme, de cor verde com tonalidades azuis. A planta desenvolve um grande número de costelas altas - de 15 a 25 peças, com grandes aréolas. Os espinhos vermelhos são bastante fortes. O comprimento da agulha central pode chegar a 8 cm. As espinhas excessivamente longas tendem a se torcer. Flores grandes, de tonalidade rósea, vermelha ou amarela, tubulares, até 5 cm de comprimento, com floração de novembro a dezembro.

Peludo (stainesii, pilosus) - vista muito bonita. O caule jovem tem uma forma esférica bem cuidada, adquirindo gradualmente um formato cilíndrico. Num ambiente natural, a altura do arbusto pode atingir os 3 m. Na superfície existem 15-20 costelas de altura, com longas agulhas localizadas nelas, cujas pontas são ligeiramente dobradas, assemelhando-se a um gancho, vermelho ou laranja. As flores em forma de funil são laranja ou amarelas.

Histrix - é considerado um dos mais belos representantes dos ferocactus.A planta é uma planta suculenta redonda, sem ramificações, atingindo 110 cm de altura e 80 cm de diâmetro. A cor da superfície é verde-azulada saturada, com grande número de nervuras (20-40 peças), sobre as quais se formam pequenas areolas fofas, localizadas a uma curta distância umas das outras. Conforme as areolas crescem, elas podem crescer juntas. Os espinhos crescem longos, 10-15 cm, bastante fortes, do marrom claro ao vermelho. As flores são formadas na coroa, assemelhando-se a sinos amarelos ou vermelhos.

Rectospinus (retispinus) - a variedade distingue-se pelas agulhas mais compridas, podendo atingir 25 cm de comprimento, sendo o comprimento principal dos espinhos castanho-amarelado e as pontas rosadas claras. O caule cilíndrico cresce até 100 cm, até 35 cm de diâmetro.As flores tubulares são de cor amarelo claro.

Gracilis - pode crescer até 150 cm e o tronco com 30 cm de diâmetro, mas em tenra idade apresenta uma forma esférica, tornando-se mais cilíndrica com o crescimento. A tuberosidade é moderada, o número de costelas é de 16 a 24 peças, nas quais se formam aréolas elípticas ou estreitas de 1,5 cm, os espinhos centrais são estriados, de cor vermelha, com pontas amareladas ligeiramente curvas, que escurecem com o tempo. Ele floresce com flores vermelhas.

Horrível - o arbusto parece mais um barril, à medida que cresce, vai mudando de forma, tornando-se mais bizarro. A principal característica do cacto é a disposição incomum das costelas, profundas e sinuosas, sobre as quais se forma um grande número de tubérculos e areolas. Em alguns casos, não há aréolas nas costelas e a superfície torna-se lisa e uniforme. O cacto é pequeno, com no máximo 20 cm e diâmetro de 22 cm, a cor do arbusto é verde escuro. Os espinhos são curtos, fortes, quase brancos, pretos na base. Floresce com pequenas flores amarelas na copa que se assemelham a uma coroa, principalmente no verão.

Macrodiscus - um pequeno cacto em forma de disco com uma haste deprimida. Sua altura é de 10 cm e o diâmetro é de 40. O caule é de cor azul esverdeada, com grande número de nervuras achatadas (cerca de 35 peças). Aréolas com ligeira pubescência amarelada. Os espinhos são pequenos, amarelos ou rosa. Esta variedade é fácil de cultivar a partir de sementes. O arbusto começará a florescer mesmo com um diâmetro pequeno. A planta floresce com belas flores duplas de cor rosa ou rosa púrpura.

Ferocactus azul (glaucescens) - um grande tipo de cacto esférico, o caule tem epiderme aveludada. A pele é de cor azulada, com costelas protuberantes, cerca de 13 a 15 pedaços. As agulhas são ligeiramente estendidas e fortes, a central é mais potente. As flores são amarelas com pétalas alongadas.

Hamatocactus (hamatacanthus, chrysacanthus) - variedade de tamanho médio, 50-60 cm de altura e 30 cm de diâmetro. Nas costelas, montes pronunciados com espinhos finos são formados. As flores são grandes, em forma de funil, de cor amarela brilhante.

Ford (fordii) - um pequeno cacto, semelhante a uma bola, cresce em volume até um máximo de 40 cm e as costelas são formadas por cerca de 20. Os espinhos são finos e brancos. A cor da superfície do caule é verde acinzentada. Ela floresce com flores de tamanho médio de cor rosa brilhante, roxo ou amarelo-vermelho.

Wislizenii - arbusto esférico, por vezes de forma cilíndrica. Os rebentos laterais não são formados. Na superfície existem nervuras fortes e altas, cerca de 25 peças. Areoles estão esparsamente localizados. As agulhas são finas e leves. Floresce muito raramente, com flores amarelas ou vermelhas. Frutos pequenos de cor amarela.

Crescendo e cuidando

A cultura não é caprichosa e não requer habilidades de cuidados especiais. É muito fácil crescer em casa. A planta suculenta é resistente à maioria das doenças e praticamente não é afetada por pragas. Raramente precisa de um transplante. O principal cuidado é observar o regime de irrigação, aplicar cobertura e escolher o solo adequado.

Localização

Os cactos são plantas que gostam de luz. Para um bom desenvolvimento, eles precisam de muita luz solar. Com a falta de luz, as agulhas ficam pequenas e a aparência torna-se pálida, dolorida. No verão, ocorre um período de crescimento ativo, no inverno, em repouso. No verão, o ferocactus precisa de altas temperaturas (+ 30 ... 35 graus) e ar fresco. No inverno, a suculenta é colocada em ambiente fresco (+ 10 ... 12) e bem iluminado.

É gradualmente ensinado ao sol brilhante para que não ocorram queimaduras no caule.

O solo

Na natureza, a suculenta cresce em solos arenosos e pobres. Este recurso deve ser considerado ao escolher um substrato para ferocactus. A mistura de solo pode ser comprada pronta ou você mesmo pode fazer. Solo de jardim, areia de rio, cinza de madeira e cascalho fino são misturados em partes iguais. O solo deve ser bem drenado e ácido.

Aterrissagem

A cultura é transplantada uma vez a cada 3 anos, pois esse é um forte estresse para ferocactus. Por possuir um sistema radicular superficial, o processo de adaptação é complexo e demorado. A dificuldade de plantio é criada por espinhos longos e pontiagudos de ponta arredondada, perfurando livremente a casca.

Jardineiros experientes, ao plantar, embrulham o cacto com papel grosso. Para plantar, escolha vasos baixos e largos. Uma camada de drenagem é colocada no fundo, ela deve estar a ¼ da panela.

É necessário plantar em um novo recipiente com cuidado para não danificar as raízes. Para facilitar a remoção da planta do vaso, regue o solo. O cacto é retirado com cuidado, o solo que fica nas raízes é sacudido, colocado em um novo substrato, calcado e regado bastante.

Após o transplante da planta, ela é colocada em quarentena por água por 7 a 10 dias.

Rega

A irrigação é realizada regularmente, mas com a condição de secagem completa do coma de barro. Ao regar, não é permitida a estagnação da água na panela, que deve ser removida. A umidade excessiva pode levar ao desenvolvimento de podridão negra nas raízes e até mesmo à morte da planta. E também é preciso garantir que durante a rega não caia água na haste, para evitar a formação de queimaduras. No inverno, a rega é quase completamente interrompida. Neste caso, as condições de detenção são levadas em consideração. Se a sala estiver quente, a irrigação é rara, a uma temperatura de +10 graus - um fracasso total. Um inverno competente garante a floração abundante de ferocactus no verão.

Não é necessário pulverizar adicionalmente o cacto para aumentar a umidade. O ar seco é muito melhor para ele.

Top curativo

Na natureza, as suculentas crescem em solos pedregosos, por isso os arbustos são alimentados uma vez a cada 2 semanas com curativos especiais.

Reprodução

Ferocactus pode ser propagado de 3 maneiras: por sementes, bebês e estacas.

Eles começam a plantar sementes no início da primavera. A germinação é amigável, sem muitos problemas. É escolhido um recipiente largo, uma camada de drenagem é colocada no fundo e coberta com uma mistura de solo universal. O solo é despejado com água em temperatura ambiente, a semente é espalhada e borrifada um pouco.

Depois de coberto com plástico ou jarra, coloque em local bem iluminado. A estufa começa a ser arejada em uma semana. Para obter brotos fortes e saudáveis, você precisa seguir o regime de irrigação correto. O primeiro mês não permite que o solo seque completamente, ele deve estar constantemente molhado. O segundo mês - a rega é realizada em um palete. A partir dos 3 meses, as mudas são irrigadas quando adultas.

A maneira mais conveniente e fácil de reproduzir é por crianças.

No entanto, nem todas as espécies de ferocactos produzem brotos laterais. Os bebês são removidos da haste materna com pinças estéreis e transplantados para o substrato preparado.

O método de enxerto é mais frequentemente usado quando os processos laterais não são formados. Com uma faca afiada e esterilizada, parte do tronco é separada e polvilhada com cinza de madeira. Colocado em local quente e bem iluminado, mas protegido da luz solar direta, por 2 dias. Durante este tempo, o corte terá tempo de secar, após o que é plantado no solo preparado. A rega é moderada. Após 2-3 semanas, as raízes aparecem no processo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário