Descrição da romã de interior e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Seleção de variedade
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

A variedade de frutas permite não só completar a dieta alimentar, mas também encher o corpo de vitaminas e minerais úteis e necessários. A romã é uma fruta valiosa, recomendada para adultos e crianças, mas é vendida sazonalmente e pode custar muito caro. Para ter sempre à mão uma fruta tão valiosa e uma cultura bonita, você pode cultivá-la em casa. Para um cultivo bem sucedido, é necessário conhecer as características do processo e as variedades mais adequadas.

Descrição

A romã é uma fruta exótica que cresce maciçamente no Cáucaso e na Ásia Central, e também é distribuída em outros países asiáticos e ao redor do Mar da Arábia. A fruta recebeu esse nome por causa de sua estrutura granular, que em latim soa como Granatus. Desde os tempos antigos, as pessoas viram benefícios e valor nesta cultura, portanto, cultivaram e cresceram em territórios adequados para isso.

Na natureza, a romã tem uma altura de 5 a 6 metros e produz frutos de 8 a 12 cm de tamanho, a romã de interior é muito menor: é um arbusto de 0,5 a 2 metros de tamanho, no qual frutos com um diâmetro de 5 Pode crescer 7 cm.Além de frutos valiosos, esta planta também é cultivada pelo seu aspecto decorativo: a copa é espalhada e o tronco é plano e delgado.

A cultura floresce com belas flores alaranjadas em forma de funil. Este período começa em maio e termina em setembro. Cada flor retém sua atratividade por 3-5 dias, após os quais ela murcha e uma nova aparece em seu lugar. Graças a esse método de floração, a planta fica florida por seis meses, o que agrada aos olhos.

Com o cultivo adequado e o cumprimento de todas as regras e regulamentos, após 3 anos, pode-se obter a primeira colheita de romãs. Os frutos começam a amadurecer no final do outono. Cultivar essa cultura de ambiente em um vaso permite que você obtenha uma bela planta que também pode lhe dar frutos saudáveis.

Seleção de variedade

Para criar romãs em casa, eles usam variedades anãs que não ocupam muito espaço e não são inferiores em sua atratividade. A romã comum na natureza tem dimensões significativas, pelo que o seu cultivo em estufas e apartamentos será impossível, mas as variedades de interior não ocuparão muito espaço e farão as delícias dos olhos.

Entre as variedades mais adequadas para o cultivo doméstico estão as seguintes variedades.

  • "Bebê" - uma variedade anã de romã, o arbusto cresce até 1,5 m, mas geralmente tem uma altura de 50 cm. As folhas são caracterizadas por uma forma alongada e estão uniformemente distribuídas por todo o arbusto. A cultura floresce em 3-4 anos. As flores são grandes e de cor vermelha. O tamanho dos frutos é de 5 a 7 cm, amadurecem no inverno. A casca da fruta é acastanhada com uma tonalidade vermelha.
  • "Uzbequistão" - uma variedade de planta alta de interior, atingindo 2 metros de altura. Adequado para estufas ou grandes espaços. Os frutos têm cor vermelha viva, sabor agradável e pesam de 100 a 120 g.
  • "Rubi" - planta baixa, atingindo 70 cm de altura. Esta variedade é apreciada pelos jardineiros pela facilidade de tratamento e pela floração brilhante e duradoura. As flores são de cor rubi. Os frutos são bastante grandes, com até 8 cm de diâmetro, seu peso pode chegar a 100 g.
  • "Nana" - planta anã, não ultrapassando 70 cm, floresce desde o primeiro ano de plantio, possui qualidades estéticas.A formação das flores começa dentro de seis meses após o plantio, e uma colheita completa pode ser obtida no segundo ano. No inverno, essa cultura quase não joga fora sua folhagem, o que é atípico para essas plantas.
  • "Cartago" - planta que atinge um metro de altura, é valiosa pelas suas qualidades decorativas, tem lindas e perfumadas flores vermelhas. O período de floração vai de maio a agosto. Frutos em frutos pequenos com 5 a 6 cm de tamanho, de sabor azedo mas agradável.

Com os devidos cuidados, você pode obter uma árvore de frutificação decorativa.

Aterrissagem

Existem muitas maneiras de cultivar romãs em casa, mas a mais simples é usar sementes. Existem diferentes variedades de grãos de romã à venda, então você precisa saber exatamente qual opção é adequada para o cultivo doméstico. Uma alternativa seria plantar sementes de uma fruta comprada, mas o resultado nem sempre será o mesmo, pois muitas vezes vendem híbridos que não mantêm suas qualidades no momento do plantio. Além disso, com este método de plantio, os frutos não aparecerão antes de 5 anos depois, mas o efeito decorativo do arbusto em si será muito alto.

Vale a pena plantar sementes em fevereiro ou no início de março, pois os brotos aparecerão depois de algumas semanas. Se você se atrasar, terá que esperar vários meses. Não deve haver polpa nas sementes antes do plantio, elas devem estar limpas, recomenda-se enxágue e coloque-as em uma solução com estimulantes de crescimento. As sementes devem ficar nesta composição por um dia, o local deve ser escuro, sem correntes de ar. Se a água começar a evaporar, deve ser completada. Deve cobrir apenas metade das sementes para fornecer nutrição e preparação para o plantio.

O solo para a romã precisa de um universal, que é vendido pronto nas lojas. Além disso, você pode criar de forma independente o solo para uma cultura futura, para a qual eles se misturam em proporções iguais:

  • turfa;
  • areia;
  • terra fértil.

Para garantir a proteção de futuras safras contra contaminação, o solo deve ser tratado. A massa acabada deve ser distribuída em uma assadeira, despeje um pouco de água e leve ao forno pré-aquecido a 80 ℃ por 30-40 minutos.

Você pode cultivar romãs tanto em vasos quanto em recipientes. No fundo do vaso de plantio, é necessário colocar lascas de tijolos, argila expandida ou pedrinhas com uma camada centimétrica e, em seguida, distribuir o próprio solo. As sementes preparadas são colocadas sobre papel e secas, após o que são colocadas no solo a uma profundidade de 0,5-1 cm.

O plantio é regado com água de um borrifador, e o recipiente é coberto com vidro ou filme. As panelas são colocadas em um local iluminado, onde a temperatura do ar é de + 23-25 ​​℃. Nessas condições, as sementes permanecem até o surgimento dos primeiros brotos.

Cuidado

Cultivar uma romã em casa envolve seguir uma série de atividades que permitirão que as sementes germinem, formem uma bela coroa e aguardem os frutos. É preciso cuidar da safra desde o primeiro dia de plantio das sementes. O solo deve ser pulverizado com um borrifador, o solo não deve secar. Assim que surgem os primeiros brotos, é necessário iniciar o endurecimento da planta. O vidro ou filme são retirados do recipiente em que a romã cresce. O tempo de tais procedimentos deve aumentar gradativamente, é preciso começar a partir de uma hora por dia.

A partir do momento em que 2 folhas crescidas crescem nas mudas, os brotos devem ser plantados em recipientes diferentes. No processo de transplante, é necessário cortar um pouco as raízes dos brotos e plantá-los na mesma mistura de solo que foi preparada na semeadura. Quando aparecem três pares de folhas nos brotos, é necessário beliscar a ponta para que os brotos laterais cresçam, o que permitirá a formação do futuro arbusto.

Também é necessário apertar todos os novos brotos nos quais cresceram três pares de folhas. Graças a essas ações, a coroa é formada, a planta acabada torna-se volumosa, extensa e bonita.

Para cultivar romã em casa, é necessário criar condições favoráveis ​​para a planta, para isso é necessário:

  • rega;
  • fertilizante;
  • poda;
  • tratamento e prevenção de doenças e pragas;
  • transplante oportuno.

Para iniciantes, existem workshops especiais, instruções escritas explicando o que e como fazer para obter o resultado desejado.

Condições

Para cultivar uma bela romã anã em casa, você precisa criar um habitat favorável para ela. A temperatura ideal para o período de primavera para a cultura estará na faixa de + 23-25 ​​℃. Com o aumento do indicador, vale a pena levar a panela para a varanda ou borrifar a copa com água fria.

Para que haja frutos no mato no inverno, é necessário colocar a panela em local fresco no outono, onde a temperatura não excederá + 14–16 ℃. Do final do outono à primavera, é necessário dar paz à cultura colocando-a em um porão ou quarto. com uma temperatura de + 10–12 ℃.

Além da temperatura, vale a pena cuidar da presença de luz. Romã adora luz brilhante, mas difusa, por isso é melhor colocar o pote com ela no parapeito da janela leste ou oeste. Se desejar, você pode colocar um recipiente com uma planta na janela sul, mas durante o dia você precisará pendurar uma gaze ou um pano fino sobre o arbusto para fornecer luz difusa. Se as janelas estão ao norte, você não pode prescindir de uma lâmpada especializada para o cultivo de plantas. A romã deve receber iluminação artificial por 12 horas.

Rega

Romã adora umidade, porque você precisa regar a cultura de 4 a 5 vezes por semana, adicionando uma pequena quantidade de água, o que manterá o nível de líquido necessário e não umedecerá o solo. Quando os botões aparecem, a quantidade de rega é reduzida, mas o solo deve estar úmido. Não deixe o solo secar. No final da floração, é necessário umedecer bem o solo e colocar a planta em local fresco até a primavera, criando condições para o descanso da cultura. No inverno, a rega é realizada apenas uma vez por semana com uma pequena quantidade de água.

Para irrigação, água filtrada decantada é adequada. A água deve ser deixada sozinha por pelo menos um dia. Sua temperatura deve ser ligeiramente superior à temperatura do ar.

Além da rega principal na estação quente, a romã também adora pulverizações adicionais. Na primavera e no verão, você precisa irrigar a folhagem com um borrifador diariamente, e em dias quentes - duas vezes ao dia. Este processo pára durante o inverno.

Top curativo

A romã interna precisa ser alimentada em tempo hábil, o que garantirá o crescimento normal da massa verde e a subsequente frutificação. Os fertilizantes ideais serão complexos minerais usados ​​para plantações de flores. Se você deseja obter frutas do mato, precisa alimentá-lo com fertilizantes orgânicos. Excrementos de galinha ou estrume líquido são bons neste caso.

É importante fazer o curativo na hora certa e não abusar da quantidade. Se você usar muitos fertilizantes, o arbusto formará rapidamente uma massa verde e não produzirá ovários. Se você usar uma solução orgânica concentrada, poderá queimar as raízes da cultura e, como resultado, ela morrerá.

Cada estação requer seu próprio fertilizante. De fevereiro a junho, são utilizados suplementos de nitrogênio-fósforo, necessários para a nutrição adequada da cultura e para a colocação de um grande número de botões. Os fertilizantes devem ser aplicados uma vez a cada duas semanas, após a rega, em solo úmido. No outono, em vez de suplementos de nitrogênio, é melhor usar potássio.

Ao cultivar um arbusto para obter frutos, é melhor não usar fertilizantes minerais, mas limitar-se aos orgânicos... Formulações adequadas necessárias para o processamento de safras de frutas e bagas.

É preciso usar fertilizantes estritamente de acordo com as instruções, sem aumentar a dose e a frequência da fertilização, pois isso só prejudicará a cultura.

Poda

A maneira mais fácil de cultivar romãs é a partir da semente, esta opção é mais acessível e simples. Os arbustos cultivados a partir de sementes não são inferiores em indicadores externos às plantas plantadas de outra maneira.A romã de interior é cultivada não apenas por causa da fruta, mas também por prazer estético. Para obter um belo arbusto, você precisa podá-lo corretamente. A romã cresce muito rápido, e depois de um ano pode-se obter uma árvore, portanto é necessário conseguir formar uma planta, dando-lhe a forma desejada.

A primeira poda é realizada em fevereiro, período durante o qual é necessário retirar os brotos das raízes e todos os ramos internos secos, danificados e em crescimento. Uma coroa normal deve ter 4–6 ramos esqueléticos principais. Os brotos são encurtados para que tenham 5 entrenós. O corte deve ser feito acima da gema superior para que os ramos não se entrelacem. Você pode remover os brotos que já deram frutos. Os cortes podem ser feitos de ramos cortados.

Transferir

As árvores de romã crescem muito rapidamente, por isso precisam ser transplantadas para um vaso novo e maior a cada ano. Quando a planta atinge os 5 anos de idade, o procedimento pode ser realizado a cada 4 anos. As safras adultas não podem ser replantadas, mas é necessário substituir o solo superficial anualmente por um novo e fértil.

É melhor transferir as romãs para um novo local em fevereiro ou março, quando a planta sai da dormência. O pote deve ser de cerâmica ou plástico. O novo recipiente deve exceder o antigo em 2–4 cm. O processo de transplante é assim:

  • prepare um novo pote;
  • é bom preencher o solo em um recipiente velho com uma planta;
  • colocar drenagem no fundo do novo pote;
  • retire a romã junto com o pedaço de barro e coloque em um novo recipiente;
  • preencha o espaço livre com solo.

Após o transplante, o arbusto fica sem regar por vários dias, e então o cronograma anterior é retomado.

Reprodução

Existem várias maneiras de propagar romãs:

  • usando sementes;
  • estacas.

A última opção é mais conveniente, pois permite preservar integralmente as características da variedade. A taxa de sobrevivência das estacas é superior à das sementes. Para obter este material de plantio, é necessário cortar um rebento semilignificado de 10-15 cm de comprimento, que terá de 4 a 5 botões. Você precisa enraizar o broto em fevereiro. Antes do plantio, as raízes devem ser mergulhadas na solução de Kornevin, um par de botões inferiores são cortados no cabo e colocados em solo solto a uma profundidade de 3 cm, devendo ser colocados em ângulo. Todos os dias você precisa regar o solo, ventilar o cômodo com o broto, borrifar. O caule enraizado é transplantado após alguns meses.

Doenças e pragas

A romã, como qualquer outra planta, tem suas próprias pragas e doenças que podem atacá-la. As principais pragas incluem:

  • escudo;
  • ácaro-aranha;
  • pulgões;
  • mosca branca;
  • cochonilha.

O tratamento das plantas com água e sabão ajuda a enfrentar o flagelo. Se a população for muito grande, pode-se usar os medicamentos "Aktara", "Actellik", aplicando-os três vezes com um intervalo de 5 dias.

Se você cuidar bem da romã, ela quase não ficará doente. Às vezes, pode ser afetado por câncer de ramo, que se manifesta por rachaduras na casca e inchaço. Para o tratamento, é necessário limpar as áreas afetadas para superfícies saudáveis ​​e tratar com sulfato de cobre e, em seguida, com verniz de jardim. Se nada for feito, as folhas ficam amarelas na cultura, aos poucos o arbusto morre.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário