Qual é a aparência do crisalidocarpus e como fazer uma planta crescer?

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos populares
  3. Transferir após a compra
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Ao organizar interiores modernos e elegantes, as palmeiras de interior são frequentemente utilizadas. O crisalidocarpus é considerado uma das variedades mais populares, esta flor se encaixa harmoniosamente no desenho de qualquer ambiente. Em nosso artigo, ensinaremos a você como cuidar adequadamente desta planta incomum para que ela o encante com sua beleza decorativa por muitos anos.

descrição geral

O nome desta planta doméstica está longe de ser pronunciado pela primeira vez. No entanto, apesar de seu exotismo, chrysalidocarpus é uma planta muito paciente e absolutamente despretensiosa. É por isso que é tão popular em design de interiores. Certamente, nos apartamentos de amigos ou em escritórios, você encontrou repetidamente esse arbusto densamente nodoso com folhas alongadas em caules secos que se espalhavam livremente.

Então, que planta é essa? Chrysalidocarpus pertence a plantas da família arec. Em seu ambiente natural, é encontrado em Madagascar e em algumas áreas das Comores. No grego antigo, seu nome significa "fruta dourada" - e, de fato, seus caules têm uma tonalidade amarelada sutil. O segundo nome, Areca, é considerado obsoleto hoje.

Chrysalidocarpus pode ter um ou vários troncos crescendo na forma de um arbusto. Os caules, dependendo da variedade, podem ser lisos ou ligeiramente pubescentes nas localizações dos anéis, os rebentos laterais estendem-se desde os troncos. As folhas são pinadas, lanceoladas, dispostas em 40-60 pares. A cor é verde profundo com pequenos pontos pretos.

Uma palmeira pode atingir 9 m de altura. Porém, não vale a pena contar com um crescimento tão rápido - esta planta agrega não mais do que 15-20 cm por ano. Porém, os proprietários de apartamentos típicos só se beneficiam disso, pois na ausência de espaço extra, a palmeira não causará o menor desconforto.

Fornecer ao crisalidocarpus condições confortáveis ​​para crescimento e desenvolvimento não é nada difícil. Em troca, ele ficará encantado com sua aparência. E, além disso, aliviará as famílias da excessiva secura do ar, tornando o microclima da casa mais saudável. Além disso, aumenta a umidade do ar, enriquece com oxigênio, ozônio e remove benzeno e formaldeídos.

Isso é interessante: de acordo com a crença popular, esta flor absorve emoções negativas e dota o ambiente doméstico de energia positiva.

Tipos populares

No total, existem cerca de duas dúzias de espécies de crisalidocarpus. No entanto, apenas duas variedades criam raízes em casa.

Lutescens

Uma característica dessa palma é a ausência de tronco. Os caules da planta são muito fortes, bem ajustados. As folhas são graciosas, curvas, emplumadas e têm uma tonalidade amarela pronunciada. A floração desta palmeira ocorre no final da primavera - início do verão, flores amarelas de tamanho médio são combinadas em inflorescências ramificadas. Posteriormente, aparecem os frutos, também de cor amarela.

Esta planta pode se propagar vegetativamente por rebentos de raiz e por semente.

Madagáscar

Ao contrário da variedade anterior, a palma de Madagascar tem um tronco forte e liso com anéis bem traçados com um diâmetro de 20-25 cm. As folhas são pinadas, a superfície é lisa, geralmente crescem em cachos. O comprimento da placa da folha corresponde a 40-45 cm, a largura é pequena - apenas 1,5-2 cm.

Transferir após a compra

Chrysalidocarpus deve ser transplantado após a compra. Isso se deve ao fato de que são adicionados componentes especiais para armazenar substratos que permitem manter a apresentação da flor. Porém, com uma longa permanência nesses solos, a planta começa a sentir um excesso de nutrientes e a murchar. Uma palmeira precisa de um transplante para se adaptar às novas condições de existência.

  • Mover uma planta de casa de um recipiente para outro sempre se torna estressante e pode causar reações negativas - perda da aparência decorativa e queda de folhas. Portanto, o transplante deve ser realizado pelo método de transbordo, procurando preservar ao máximo a massa de barro. A sequência de ações é simples.
  • Primeiro você precisa pegar um recipiente de tamanho maior que o anterior e despejar argila expandida, brita ou outra drenagem no fundo.
  • A planta é cuidadosamente removida do vaso, cuidadosamente examinada e todos os fragmentos danificados são cortados.
  • A palmeira, junto com um pedaço de terra, é movida para um novo local, os vazios resultantes são cobertos com uma nova mistura de solo e regados abundantemente.

Como substrato, o melhor é tomar um solo neutro ou levemente ácido, sempre nutritivo. Em um ambiente alcalino, a palmeira não assimila oligoelementos benéficos e a planta para de crescer e se desenvolver. Um substrato adequado pode ser obtido na loja. Lembre-se de que as misturas universais de solo são inadequadas para essas mudas - elas contêm uma proporção significativa de turfa, o que prejudica a drenagem do solo. Se desejar, a composição é fácil de preparar com suas próprias mãos. Para fazer isso, você precisa misturar 1 parte de turfa, areia de rio e cinza de madeira e adicionar 2 partes de solo de folha de argila e folha de húmus cada, você pode adicionar um pouco de perlita.

Importante! Não se esqueça de desinfetar e esterilizar o solo preparado. Antes do transplante, o solo deve ser mantido no freezer por 24 horas, aquecido em banho-maria ou aceso no forno.

Cuidado

Em condições naturais, a palmeira cresce nos trópicos, por isso está naturalmente acostumada ao sol quente e escaldante. Esta planta prefere locais bem iluminados e com altas temperaturas, porém, o excesso de calor e luz podem deprimir a palmeira. As plantas jovens e imaturas são especialmente afetadas - as folhas rapidamente ficam amarelas, enrolam-se e caem uma a uma. Mas o crisalidocarpo adulto, com mais de 5 a 6 anos, não tem medo de nenhum fator externo - torna-se realmente "impenetrável", capaz de suportar até um sol prolongado.

O local ideal para uma palmeira será o parapeito de uma janela ao sul ou sudeste. Durante maio - junho, não há necessidade de sombreamento adicional. A partir de julho, é melhor cobrir ligeiramente as janelas de vidro duplo com tela de papel ou tule claro.

Dica: para que a planta tenha um aspecto mais decorativo e as folhas bem distribuídas pelo tronco, é aconselhável virar de vez em quando o recipiente com a palmeira com uma ou outra face iluminada.

A temperatura confortável para o crisalidocarpus é de 23 a 25 graus ao longo do ano. No inverno, uma diminuição de curto prazo na temperatura para +18 graus é permitida, enquanto temperaturas abaixo de + 16 graus não podem ser permitidas. A planta não tolera correntes de ar, portanto, durante a aeração, a palma deve ser levada para longe do ar frio.

Como qualquer outra palmeira exótica, a palmeira de interior prefere o ar úmido. No verão, a pulverização deve ser feita pelo menos 2 a 3 vezes por semana, no inverno é o suficiente para umedecer a superfície uma vez por semana. A presença de um umidificador será uma grande vantagem, principalmente durante o período de funcionamento do sistema de aquecimento. Se não houver tal dispositivo em casa, é aconselhável colocar uma tigela com água perto do vaso de flores.Uma vez por semana, as folhas da palmeira são limpas com um pano macio úmido, isso remove a poeira e as plantas podem consumir mais oxigênio.

A rega é realizada à medida que a terra seca. Deve-se ter em mente que As plantas de areca são bastante exigentes quanto à qualidade da rega - ao usar água de torneira dura, a palmeira pode morrer, portanto, é necessário coletar água de derretimento / chuva ou, especificamente, defendê-la. No entanto, para evitar complicações, você pode simplesmente comprar água engarrafada e adicionar uma pitada de ácido cítrico a ela.

A rega excessiva não deve ser permitida. Se a decomposição da raiz começar, a flor morrerá em pouco tempo. O primeiro sintoma que indica o desenvolvimento de processos patológicos é uma mudança na cor das folhas - elas escurecem. Nesse caso, é necessário desenterrar a planta, retirar as áreas danificadas das raízes e soltar com cuidado o substrato para que seque.

Chrysalidocarpus responde com gratidão à alimentação. É adequado para misturas nutricionais especializadas para palmeiras ou plantas ornamentais de folhagem.

Na primavera e no verão, eles são trazidos a cada duas semanas, com o início do outono e no inverno - uma vez por semana. De março a setembro, durante a estação de crescimento, a palmeira requer alimentação foliar adicional.

Métodos de reprodução

Em casa, a palmeira se propaga no final da primavera - início do verão. Os cultivadores de flores experientes notaram que, durante esse período, as sementes e os brotos criam raízes mais rápido e crescem ativamente. Para reprodução, você pode usar métodos vegetativos e de sementes.

Crescendo a partir de sementes

O método de reprodução da semente exigirá muito tempo do dono do crisalidocarpus. Às vezes, você tem que esperar vários meses para que apareçam os primeiros brotos, por isso é melhor comprar sementes de vendedores confiáveis. Para crescer uma nova palmeira, as mudas são embebidas em uma solução clara de permanganato de potássio, o processamento é realizado por 2-3 horas. Depois disso, as sementes são plantadas em copos cheios de turfa e cobertos com papel alumínio para criar uma mini estufa.

Até o surgimento dos brotos, o recipiente deve ser mantido em local aquecido e bem iluminado, onde a temperatura não desça abaixo de + 23 graus. A terra é regularmente umedecida, não permitindo que seque. Além disso, todos os dias por uma a duas horas, o abrigo deve ser removido para ventilar a estufa.

Assim que os primeiros brotos aparecem na superfície, cada planta é movida para um vaso separado.

Processos raiz

Este é um método mais fácil de propagação, uma vez que os processos de raiz criam raízes muito mais rápido e bem. Os rebentos são cuidadosamente separados da planta-mãe com uma tesoura de jardim ou uma faca. Na raiz, as pontas são cortadas e os brotos colocados na água por alguns dias, é aconselhável adicionar um pouco de "Kornevin" ou qualquer outro estimulante de crescimento. Em seguida, a muda é movida para vasos com a mistura de solo preparada e enviada para um local à sombra, protegido da luz solar direta.

Em algumas semanas, os brotos criam raízes, após o que você pode movê-los para o peitoril da janela.

Doenças e pragas

Se as regras para cuidar da planta não forem seguidas, ela começa a doer.

  • Folhas secas - isso significa que a palmeira tem pouca água, tanto no solo quanto no ar. Nesse caso, é necessário afastar a panela com crisalidocarpus dos aquecedores, aumentar o número de pulverizações e colocar uma tigela de água ao lado. Se as medidas acima não funcionaram e as folhas continuam a secar, a dosagem de fertilizantes com flúor e superfosfato pode ter sido excedida.
  • manchas marrom - falam sobre mudanças bruscas de temperatura ou sobre o uso de água dura fria para irrigação. Provavelmente, as raízes verdes do seu animal de estimação já começaram a apodrecer.
  • Rolando as folhas, o aparecimento de manchas amarelo-acastanhadas - indicam uma queimadura de sol.
  • Pequenas manchas ovais avermelhadas são um sinal de helmintosporiose. Quando os primeiros sintomas aparecem, a pulverização e a rega devem ser interrompidas e tratadas com fungicidas.

Dos insetos, os mais perigosos para o crisalidocarpus são os apresentados a seguir.

  • Thrips. O aparecimento dessas pragas é indicado por manchas marrons e pequenos orifícios nas lâminas das folhas. O desenvolvimento de uma colônia desses insetos é facilitado pela excessiva secura do ar e pela falta de pulverização. Para o tratamento, é usado o tratamento com os medicamentos "Aktellik", "Fitoverm" e "Aktara".
  • Ácaro-aranha. Assim como os tripes, os ácaros aparecem no ar seco. Um sinal de derrota é uma teia de aranha prateada esbranquiçada nas folhas. Utiliza os preparados acaricidas "Appolo" e "Flumayt" contra as pragas, os inseticidas "Fitoverm" e "Actellik" proporcionam um bom efeito.
  • Nematóides. As raízes, caules e folhas da planta são afetados. É impossível curar tal arbusto, o melhor é descartar imediatamente a palmeira junto com o recipiente.
  • Mealybug. A atividade desta praga causa o murchamento da flor, um atraso no seu crescimento e desenvolvimento. Para evitar o seu aparecimento, é necessário observar rigorosamente o modo de humedecer e regar, bem como retirar regularmente todas as folhas secas. Para matar os insetos, são pulverizados com infusões de alho ou tabaco, uma solução de sabão verde, bem como com os preparados "Aktara", "Calypso", "Confidor" e "Fitoverm".
  • Escudo. Manchas castanhas nas folhas indicam o aparecimento desta praga. Para o tratamento, esfrega-se as folhas com uma solução de álcool-sabão e para o seu preparo, dissolvem-se 15 g de sabão líquido e 10 ml de álcool em um litro de água. As preparações prontas "Actellik", "Fosbecid" e "Aktara" dão um bom efeito.

A planta também sofre de falta de nutrientes. Então, o aparecimento de manchas amarelas e laranja com a torção simultânea das placas das folhas indica uma deficiência de potássio. Na falta de magnésio, aparecem faixas claras nas folhas, clorose pronunciada indica deficiência de manganês. E se as folhas estiverem cobertas por vários pontos necróticos, a planta precisa de uma porção de zinco.

Em geral, a doença é mais fácil de prevenir do que curar. O cumprimento das medidas preventivas básicas reduz significativamente o risco de pragas e patógenos de infecções fúngicas em animais de estimação verdes.

Inspecione a planta regularmente, observe um modo confortável de iluminação, irrigação e fertilização, replante a palmeira a cada 2-3 anos em solo fresco e evite aglomeração. Somente neste caso o crisalidocarpus o encantará com sua aparência saudável por muitos anos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário