Que tipo de zebrin é e como cultivá-lo?

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em arranjos de flores

Zebrina é uma perene pertencente à família Kommelinov. A planta é muito procurada pelos floristas, chama a atenção pela simplicidade de cultivo e cuidado despretensioso. Vale a pena examinar mais de perto os tipos de zebrins disponíveis, bem como os métodos de plantio e reprodução.

Descrição

Zebrina é uma flor herbácea decorativa que pode criar raízes em quase todas as condições. Muitos produtores observam que a planta pertence a Tradescantia, no entanto, existem muitas diferenças bastante perceptíveis entre as duas espécies.

  1. Presença de faixas nas chapas, cujo formato também é diferente. Os zebrins têm folhas ovais, ligeiramente pontiagudas na extremidade, e a parte de cima dá um brilho agradável. A cor das folhas da planta é próxima ao verde-prateado.

  2. Caules eretos. A principal característica da flor, pois com o tempo, os caules começam a descer gradativamente.

  3. Sistema de raiz superficial. A planta tem pouca vontade de desenvolver raízes, formando apenas pequenos rebentos.

E também entre as diferenças e características das espécies - cores atípicas, que deram o nome à zebrina. Entre as propriedades especiais da planta, destacam-se as medicinais, e antes a planta era ativamente usada para tratar várias doenças.

Curiosamente, com a ajuda da tecnologia moderna, foram descobertos vários componentes antibacterianos que podem levar a uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue. O resultado foi a possibilidade de usar a zebrina para fins medicinais - a planta luta ativamente contra micróbios e destrói vírus.

Se você estudar os ditados populares sobre uma flor listrada, muitos notarão as características extra-sensoriais da planta. Por exemplo, diz-se que a flor reage fortemente em áreas com energia positiva ou negativa, mudando sua aparência durante a floração.

Visualizações

Existem várias variedades da planta de casa popular. Vale a pena considerar cada um com mais detalhes.

Pendurado

Um dos tipos mais comuns de zebrins, a diferença é forte, mas pendura brotos. Características adicionais:

  • as placas das folhas são densas, oblongas, cobertas por faixas claras;

  • caules são poderosos;

  • o sistema raiz está subdesenvolvido.

Uma característica interessante reside no fato de a parte superior das folhas da planta ser verde escura e a inferior apresentar uma tonalidade púrpura-avermelhada.

Roxa

A peculiaridade da cultura roxa está nas folhas roxas brilhantes que atraem a atenção dos floricultores e designers de interiores. A variedade também apresenta listras nas placas das folhas, mas são visivelmente mais finas em comparação com outras espécies e apresentam menos contraste.

Floculosis

Uma variedade especial cuja principal característica reside na cor das placas das folhas. São brancas, e na superfície de cada folha há um pequeno pêlo, agradável ao toque. A cultura é frequentemente cultivada em casa devido à sua estabilidade e despretensão.

Aterrissagem

Plantar um zebrin é melhor feito na primavera, quando as folhas novas ainda não se formaram. Para realizar o trabalho necessário, você precisará de um recipiente especial (vaso), bem como de uma mistura de solo preparada por você ou adquirida em uma loja de jardinagem.

Recomendações:

  • na escolha do recipiente, deve-se dar preferência a potes de cerâmica ou plástico, a altura da estrutura não deve ser inferior a 10 cm;

  • furos de drenagem devem ser fornecidos no vaso;

  • antes do plantio, é necessário despejar argila expandida fina ou lascas de tijolo no fundo do recipiente.

Plantar uma zebrina não causará nenhuma dificuldade, até um florista novato pode lidar com o procedimento.

Etapas principais:

  1. primeiro, a planta é preparada pulverizando os elementos com compostos desinfetantes e estimulantes do crescimento;

  2. em seguida, encha o vaso com uma camada de drenagem e mistura de solo, deixando uma ranhura para a flor;

  3. a zebrina, junto com seu pequeno sistema radicular, é cuidadosamente transplantada para um vaso;

  4. cubra o espaço restante com terra;

  5. completamente o solo;

  6. regada, coberta com material transparente, se a planta for pequena, e colocada em local ensolarado.

Ao cultivar safras, os transplantes podem ser necessários. Normalmente, o procedimento é realizado para alterar a composição do solo, bem como para o crescimento confortável da flor, alterando o tamanho dos vasos.

Antes do replantio, recomenda-se regar abundantemente a flor para que a extração das raízes não cause problemas adicionais.

Cuidado

A Tradescantia variegada, como também é chamada a zebrina, prefere crescer em locais ensolarados. Normalmente os recipientes com uma flor são colocados onde os raios dispersos penetram, uma vez que linhas retas podem causar queimaduras nas plantas. A melhor solução seria colocar a cultura na parte oeste ou sudoeste de um apartamento ou casa de campo.

Para que a zebrina inicie um crescimento ativo e não adoeça, é necessário cuidar bem dela. Aqui estão os destaques.

  • O solo. Deve-se dar preferência a solos leves e soltos, nos quais a flor irá criar raízes rapidamente e começar a se desenvolver. Você pode preencher os vasos com substratos comprados adequados para plantas com folhas decorativas ou com suas próprias misturas. A última opção envolve o uso de areia, turfa e perlita na proporção de 1: 2: 1, respectivamente. É importante garantir que a planta receba luz por pelo menos 10 horas. Neste caso, a iluminação deve ser difusa, sendo que no período de inverno será necessário fornecer luz artificial. É possível determinar que a planta necessita de iluminação adicional pela folhagem começando a desbotar: as listras gradualmente se fundem com a cor principal das folhas, e a flor perde sua atratividade.

  • Temperatura. A temperatura ótima para um zebrin é 21-25 graus Celsius. No inverno, a temperatura pode ser mais amena, o principal é evitar correntes de ar. Quanto à umidade, a planta prefere moderada - até 65-70%.
  • Rega. A planta é bastante exigente para regar, por isso recomenda-se aplicar o líquido regularmente para garantir o crescimento ativo da cultura. Na primavera e no verão, a flor é umedecida 1 vez em 3-4 dias, no inverno o intervalo é aumentado para uma semana. Ao regar, é importante focar na camada superficial do solo. Se o solo estiver seco, vale a pena molhar a planta. Além disso, os produtores de flores recomendam afrouxar o solo após cada irrigação para garantir um fluxo ativo de oxigênio para as raízes.
  • Poda. A formação da copa da planta rasteira não é necessária, mas cortes de cabelo preventivos e higiênicos são necessários. Recomenda-se a remoção de caules e folhas secos, deformados ou danificados em todas as estações para evitar a morte da flor. A poda é realizada com instrumentos esterilizados afiados.

Zebrina também precisa de alimentação regular. O solo deve ser fertilizado com matéria orgânica, fazendo as composições necessárias na primavera e no verão.

Métodos de reprodução

A zebrina, infelizmente, não vive muito em comparação com outras plantas perenes, e essa é sua única desvantagem. A flor perde sua atratividade após 2-3 anos, portanto, há necessidade de propagação da cultura. Existem várias opções com as quais será possível propagar uma zebrina. Vale a pena considerar os mais populares.

Estacas

A maneira mais comum e fácil de implementar. O diagrama é assim.

  1. Primeiro, é determinado quais elementos da planta-mãe serão cortados. Deve-se dar preferência a brotos fortes e saudáveis, que se enraizarão rapidamente em um novo local e iniciarão um crescimento ativo. O comprimento ideal de um corte deve ser de 12 cm. Quando o material necessário é selecionado, ele é cortado na primavera.

  2. Depois que as estacas aparadas são colocadas em um recipiente com água para enraizar. Pode ser um vaso transparente ou um recipiente normal. Compostos desinfetantes e estimulantes do crescimento também são adicionados dentro do recipiente.

  3. Quando as mudas criarem raízes, elas serão transplantadas para um substrato fértil para o cultivo de plantas adultas. Normalmente, o transplante é realizado em caixas plásticas ou especiais para mudas. A profundidade máxima de plantio das estacas deve ser de 4 cm, sendo importante observar o declive. Ao final, as mudas devem ser cobertas com filme transparente ou vidro para obter o efeito estufa.

  4. A estufa caseira é ventilada regularmente e as plantações são irrigadas. Isso acontece até que as mudas produzam novas folhas. Nesse caso, o abrigo pode ser removido e os brotos prontos podem ser transplantados para recipientes separados.

O corte não é difícil e o procedimento não leva muito tempo. As duas primeiras etapas podem ser concluídas em um dia, assim como as duas restantes.

Dividindo o mato

Esta técnica é usada principalmente para transplantar ou rejuvenescer plantas velhas. O arbusto é umedecido abundantemente com água morna e estabilizada, esperando que o solo fique completamente encharcado. Quando o resultado desejado é alcançado, a flor, junto com as raízes, é cuidadosamente removida e transferida para uma bacia com água.

Outras ações:

  1. depois de lavar o resto do solo, o sistema radicular é puxado para fora da água para permitir que seque;

  2. remova brotos e raízes duvidosas;

  3. dividir a planta em várias partes, onde cada uma tem seu próprio caule e um pequeno número de processos de raiz;

  4. plantadas em recipientes separados.

Após o delenki, eles são colocados em um local quente e ensolarado para serem novamente transplantados com o tempo.

Sementes

O terceiro método mais popular, sem o qual é uma pequena chance de sucesso. Além disso, muitos produtores consideram esta opção bastante demorada e estressante. A segunda desvantagem dos zebrins é que as sementes são muito pequenas, e só podem ser plantadas em recipientes ou caixas com tampas fechadas. Estágios:

  1. primeiro, as sementes são espalhadas na superfície do solo;

  2. então, a mistura do solo é uniformemente coberta com uma camada de turfa e areia;

  3. em seguida, cubra a futura muda com um material transparente em forma de gaze, vidro ou pano.

Os primeiros tiros aparecem em média em um mês, se você começar a se preparar em abril ou maio.

Doenças e pragas

O processo de cultivo de uma lavoura é acompanhado por uma colisão com várias doenças e pragas. Portanto, vale a pena considerar os tipos de problemas mais comuns.

  1. Ácaro-aranha. Sua presença pode ser determinada por uma fina teia de aranha esbranquiçada na parte inferior das folhas. Para evitar a reprodução ativa de insetos, vale a pena usar acaricidas, por exemplo, "Aktara" ou "Actellik". Normalmente, os ácaros aparecem quando a umidade é muito alta, portanto, você também deve tomar cuidado para ajustar o microclima.

  2. Escudo. É um pequeno inseto que é uma das pragas mais perigosas para uma flor. Você pode lidar com o escudo com um cotonete e sabão em pó, com os quais você precisará tratar a superfície onde os insetos são encontrados.

  3. Mealybug. Um sinal claro do aparecimento de um inseto é a queda dos caules e o murchamento das flores. A lavagem completa das raízes e dos resíduos do solo ajudará a lidar com o problema.

  4. Podridão da raiz. Um fungo comum que se forma em condições de alta umidade, enquanto a planta começa a secar e amarelar. Portanto, para prevenir o desenvolvimento da doença, recomenda-se retirar a flor do recipiente anterior.

Ter problemas de saúde ou imunidade fraca é um alto risco de morte das plantas. Sintomas típicos de deterioração do estado de uma flor:

  • amarelecimento das folhas seguido de sua queda;

  • torção das chapas devido ao ar muito seco;

  • murcha gradual de caules e folhas;

  • a cor das listras se confunde com a cor principal do prato;

  • os caules descobertos impedem o desenvolvimento de novas folhas.

Se aparecerem manchas escuras ou vermelhas nas folhas, este é o primeiro sinal de deterioração das condições climáticas.

Aplicação em arranjos de flores

Zebrina é frequentemente usada para fins decorativos. Os designers usam para criar composições exclusivas com outras cores. O mais interessante é a combinação de zebrin com a maioria das diferentes subespécies.

O zebrin fica muito atraente se cultivado em vasos suspensos. A mistura é especialmente interessante quando várias plantas são colocadas em uma cesta ao mesmo tempo, que pendem com seus brotos de creme e flores roxas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário