Membrana de osmose reversa

Contente
  1. O que é isso?
  2. Princípio da Operação
  3. Métodos de descarga
  4. Como verificar a facilidade de manutenção?
  5. Como substituir e instalar?
  6. Como escolher?

Sistemas de filtração modernos que operam com base no princípio de osmose reversa são muito procurados. Eles garantem águas quase cristalinas, independentemente da qualidade e condição original. No entanto, certas peças desse equipamento, incluindo a membrana de osmose reversa, requerem diagnósticos, manutenção e substituição periódicos.

O que é isso?

A membrana de osmose reversa é um elemento chave do sistema de filtração. É constituído por células, e as características principais são determinadas, via de regra, pelo tamanho dos poros. Apenas moléculas de água passam por essas células. Assim, é efetivamente purificado de contaminantes de várias origens, bem como de vírus. O ponto importante é que a membrana converta uma solução altamente concentrada em uma solução menos concentrada. Como resultado dessa filtração, a água se livra de sais, orgânicos, bactérias, ou seja, é totalmente purificada.

É importante observar que existem instalações industriais e domésticas que são projetadas de forma diferente e têm certas características de manutenção. Normalmente, os modelos domésticos são mais fáceis de usar, mas o filtro pode não ser limpo. Nessas situações, com forte contaminação, a peça precisará ser substituída. Mas também vale a pena considerar que a membrana é o componente mais caro de todo o sistema de osmose reversa, embora seja caracterizada por uma maior sensibilidade à qualidade primária do líquido. Isso explica a necessidade de pré-limpeza.

Uma característica chave de um elemento de membrana é sua vida útil. É determinado pelo funcionamento dos pré-filtros, bem como pelo estado inicial da água. A vida útil é de 2 a 4 anos. É importante ter em mente que a compra da instalação mais cara nem sempre garante um máximo de 4 anos de operação.

Princípio da Operação

Analisando as características de funcionamento das plantas de osmose reversa e para que serve a membrana, é importante notar que neste caso a qualidade da purificação da água depende da condutividade elétrica. Todas as impurezas em um líquido têm uma certa carga elétrica. Isso também é válido para o próprio elemento de membrana. Devido a essas propriedades, as partículas separadas são ativamente repelidas umas das outras. Se eles começarem a passar pelo elemento filtrante, então, em tais situações, a restauração (regeneração) da membrana é necessária.

Quando o sistema está operando, a água em grande volume passa pela unidade de membrana e é purificada. É importante levar em consideração que a contaminação mais agressiva (principalmente química) tem um efeito extremamente negativo no desempenho dos elementos filtrantes descritos, acelerando seu desgaste. Para passar pelos filtros, é necessária uma pressão adequada, que é reduzida pela contaminação. É por isso que a chave para a operação eficaz do equipamento de limpeza é a substituição oportuna dos cartuchos.

Caso contrário, você pode encontrar vários problemas, a saber:

  • água de má qualidade passará pelo filtro principal;
  • a unidade de membrana ficará constantemente sobrecarregada;
  • o desempenho do elemento será reduzido ativamente;
  • a qualidade da água de saída irá se deteriorar.

É preciso lembrar a importância, do ponto de vista do desempenho de todo o sistema e da unidade de membrana, em particular, os mineralizadores e o pós-filtro. A inodoridade e o sabor da água potável dependem do pós-processamento.

Métodos de descarga

Atualmente, são utilizados dois métodos de lavagem de filtros de membrana de dispositivos para purificação de água pelo método considerado: mecânico e químico. Vale a pena prestar atenção especial à eficácia dessas duas tecnologias. No segundo caso, falaremos sobre a escolha correta do agente químico e o cumprimento das instruções para seu uso. Mas, independentemente do método de descarga utilizado, é importante, numa fase preliminar, determinar o tipo de origem do problema, ou seja, o próprio tipo de poluição.

Tendo em conta a composição, as seguintes opções podem ser distinguidas.

  • Orgânico. Estamos falando de plâncton, microorganismos, produtos de biodegradação e muito mais.
  • Polímeros sintéticos (reagentes), que são usados ​​na purificação de água.
  • Polímeros aniônicos. Essas substâncias são adicionadas aos sistemas de encanamento para evitar a formação de sedimentos (principalmente referindo-se ao ferro e uma série de outros metais).
  • Produtos de petróleo.
  • Compostos do tipo coloidal.
  • Lodo e outras matérias orgânicas.
  • Minerais, cuja lista, entre outras coisas, inclui fosfatos e carbonatos de várias substâncias.

Mecânico

Este método é baseado na mudança de pressão no sistema. Devido à pressão na direção oposta, todos os detritos são empurrados para fora pela água e a placa é removida. Quando se trata de sistemas industriais, os filtros de membrana são lavados dessa forma até 5 vezes por hora. Além disso, a duração de cada ciclo é de cerca de 30 segundos. É importante levar em consideração que o resultado da limpeza mecânica é determinado diretamente pela velocidade do fluxo gerado.

Químico

Existe uma gama bastante ampla de produtos usados ​​para limpar instalações de filtração industrial. Se estamos falando sobre a lavagem da membrana de osmose reversa, que entupia em casa, o ácido cítrico pode ser usado com bastante sucesso. Essa abordagem permite que você se livre de forma eficaz e rápida de substâncias coloidais e depósitos inorgânicos de complexidade variável. Para reduzir a acidez do agente utilizado, recomenda-se a adição de cloridrato de amônio.

A segunda opção popular é limpar a membrana usando ácido clorídrico. Esta é uma solução ácida que atua de forma bastante agressiva. Neste caso, o campo de aplicação aqui é semelhante à situação com o ácido cítrico. Para remover contaminantes biológicos, incluindo filmes, fungos e mofo, é necessário lavar o elemento descrito com uma solução alcalina, que contém dodecil sulfato e hidróxido de sódio.

Como mostra a prática, na maioria das vezes é necessário limpar as membranas, incluindo as de ultrafiltração, de contaminantes biológicos. O fato é que eles são capazes de se espalhar por todo o contorno em tempo recorde. Também é importante levar em consideração que, via de regra, vários depósitos diferentes são formados no elemento de membrana. Tendo em consideração todas as características, a limpeza é frequentemente efectuada em duas fases, utilizando preparações ácidas e alcalinas.

Como verificar a facilidade de manutenção?

A concentração previsível de sais e várias impurezas na água tratada determina diretamente a vida útil dos elementos do filtro. Também é importante considerar que um dos principais indicadores de uma membrana é o desempenho. Acontece que o principal sintoma de qualquer mau funcionamento é uma diminuição perceptível no volume de fluido que passa pela instalação. Um ponto igualmente importante é que a pressão no próprio sistema de abastecimento de água deve ser levada em consideração. É desejável que este indicador comece em 2,8 atm. A maneira mais fácil de verificar a condição e o desempenho da membrana é passar água diretamente pela unidade de filtro.

Isso exigirá:

  • feche o abastecimento de água do sistema para o tanque;
  • abrir a torneira responsável pelo abastecimento de água potável;
  • deixe a água do sistema ir diretamente para os filtros.

Essas ações permitem avaliar visualmente o fluxo da água tratada. Nesse caso, é importante que seja contínuo e uniforme. Qualquer desvio da norma indicará a presença de contaminantes no sistema. Mas não se esqueça de possíveis quedas ou indicadores de baixa pressão no próprio abastecimento de água.

Como substituir e instalar?

A membrana, que é um filme com células, é envolta em um estojo plástico especial que, por sua vez, faz parte do sistema de filtragem por osmose reversa. Como parte do trabalho em consideração para restaurar o equipamento para funcionar, será necessário trocar apenas o próprio filme. Na maioria dos casos, esse processo não requer habilidades especiais e custos de tempo significativos.

O próprio algoritmo incluirá as seguintes etapas.

  • Com a ajuda de uma válvula de esfera, o abastecimento de água do sistema de abastecimento de água é totalmente fechado. Ao mesmo tempo, é importante fechar o bloco do filtro e o tanque de armazenamento.
  • Certas operações são realizadas com o chamado pós-filtro. Estamos falando sobre a desconexão de todos os tubos e a subseqüente desmontagem do elemento especificado do sistema junto com os fixadores.
  • Desconexão do bloco de plástico, dentro do qual está localizada a própria membrana. Será necessário separar cada tubo o mais cuidadosamente possível, após o que o corpo da unidade de membrana é removido dos fechos.
  • Abrindo o invólucro e removendo a própria membrana. Em geral, pode ser jogado fora imediatamente.
  • Coloque um novo elemento na caixa aparafusando-o.
  • Instalação consecutiva de toda a estrutura executando as etapas acima na ordem inversa. É importante aqui conectar os tubos corretamente de acordo com o diagrama de conexão. Instale alternadamente uma unidade de membrana de plástico e um pós-filtro.
  • Verificar o desempenho da instalação de filtragem com um fluxo de água estável.

É importante fazer uma pausa (cerca de 5 minutos) antes de concluir a última etapa. Essa necessidade se deve ao fato de que todo o excesso de ar deve sair do sistema. Só então é recomendável abrir a torneira para verificar o abastecimento de água.

Como escolher?

Em primeiro lugar, deve-se notar que na esmagadora maioria dos casos, os elementos descritos dos sistemas de filtro do mesmo fabricante são intercambiáveis. Ao mesmo tempo, ao escolher este componente da estrutura de osmose reversa, é importante considerar:

  • consumo diário de água e desempenho do sistema;
  • pressão no abastecimento de água;
  • propriedades da água tratada;
  • presença de restritor de fluxo de drenagem;
  • equipar o filtro com uma bomba de reforço.

Além de todos os itens acima, é importante lembrar que existem diferentes tipos de membranas de osmose reversa. Ao mesmo tempo, os elementos espirais são os mais solicitados no momento. São dois diafragmas posicionados apropriadamente ao redor do tubo de saída.

Para obter informações sobre como limpar uma membrana de osmose reversa, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário