Tudo sobre a membrana de proteção contra vento e umidade para a fachada

Contente
  1. O que é isso?
  2. Materiais (editar)
  3. Principais fabricantes
  4. Como escolher?
  5. Nuances de instalação

Depois de aprender tudo sobre a membrana de proteção contra vento e umidade para fachada, você pode usá-la corretamente. A membrana não combustível "FibraIzol NG" e produtos de várias outras marcas são apresentados no mercado. Portanto, é importante saber qual escolher e de que lado deve ser colocado.

O que é isso?

O uso de membranas para a fachada começou há relativamente muito tempo. Essas estruturas são usadas principalmente em montagens de fachada ventilada. Eles têm um bom desempenho porque protegem o isolamento e a parede externa da entrada de água. Este não é o fim da sua função, pois junto com a impermeabilização, a proteção contra as intempéries, levando ao adelgaçamento da camada isolante, também é muito importante. Portanto, os especialistas falam principalmente sobre revestimento de proteção contra vento e umidade e preferem-no a soluções menos universais.

Até recentemente, essas películas de proteção eram criadas com base em materiais altamente inflamáveis. As chamas se espalharão rapidamente dentro da sala com qualquer incêndio. Isso levou a consequências tristes mais de cem vezes.

Portanto, nos últimos anos, deu-se preferência a membranas não combustíveis inovadoras. Tanto as empresas nacionais como as estrangeiras estão empenhadas na sua produção e a escolha de opções específicas é bastante grande.

Em geral, as propriedades à prova de umidade podem ser descritas de forma muito simples - assim como o uso de um material hidrofóbico. Mas a proteção contra o vento é muito mais complicada, mesmo do ponto de vista de um profissional. O material de proteção combinado contém pelo menos 2 camadas. Quando o filme (membrana) é aquecido, nenhuma substância prejudicial ou perigosa será liberada. Estas estruturas garantem um microclima completo no edifício, protegem as paredes dos efeitos da humidade e das intempéries, incluindo a ocorrência de bolores e outras infecções fúngicas.

Materiais (editar)

Vários materiais podem ser usados ​​na produção de membranas à prova de vento. No segmento ultra-econômico, destacam-se o glassine e o polietileno. Sua vida útil é curta. Esses produtos são adequados principalmente para a proteção temporária de estruturas de edifícios. Sim, e pode ser chamado de incombustível apenas condicionalmente - se esses materiais não espalharem a combustão, eles próprios serão destruídos pelo aquecimento com muita facilidade.

Os filmes de superdifusão têm uma estrutura de multicamadas. As fibras de um polímero especial são tomadas como base.

Esse produto é muito permeável ao vapor de água. Sujeito à instalação adequada, a vida útil excederá 25 anos. Proteção contra o vento em um nível muito alto.

Para fins de acabamento, membranas de filme à base de PVC são ativamente utilizadas. Eles são muito econômicos e práticos. O reforço raramente é praticado. A parte inferior da estrutura é composta por polímero, ao qual é adicionada uma certa quantidade de corantes. As membranas de PVC são resistentes às soluções ácido-alcalinas e seus sais, podem ser aplicadas com sucesso em contato direto com qualquer tipo de solo e são facilmente fixadas, independente da temperatura.

A membrana perfilada, junto com a proteção contra vento e água, também serve como um sistema de drenagem da parede. Geralmente é feito à base de polietileno de alta densidade. O material de partida tem saliências de forma arredondada. Graças a ele, a pressão do ambiente externo será distribuída de maneira uniforme.

Membranas perfiladas:

  • elástico;

  • tolera o contato com uma ampla gama de meios agressivos;

  • eles trabalham com confiança não apenas na vertical, mas também em superfícies horizontais;

  • mecanicamente forte;

  • permanecer flexível em baixas temperaturas;

  • pouco sujeito a deformação.

A maior lista de vantagens é possuída por membranas universais. Seu alto custo é justificado pela possibilidade de operação por 45-50 anos. Essas soluções mostraram-se bem na construção de vários andares e até mesmo no projeto de tetos com moldura.

Eles resistem com confiança à radiação ultravioleta. Vento forte para um filme desses também é quase tranquilo.

Principais fabricantes

Empresa "TECHNONICOL" pode fornecer membranas de superdifusão reforçadas. Eles consistem em 3 camadas e têm poros microscópicos. O polipropileno não tecido é colocado acima e abaixo, que se torna a moldura. No meio, há um filme de polipropileno. Sua característica é a passagem do vapor d'água com corte da água em estado líquido.

Outros pontos:

  • comprimento padrão 50 m;

  • largura 150 cm;

  • densidade 0,15 kg por 1 sq. m;

  • alongamento na força de ruptura em comprimento e largura - 60%;

  • permeabilidade ao vapor - 1 litro por 24 horas;

  • a capacidade de sobreviver 4 meses sob a influência dos raios ultravioleta.

Uma membrana impermeabilizante não inflamável com uma opção adicional de proteção contra o vento foi criada no Centro de Pesquisa e Produção do Estado de Khrunichev. "FibraIsol NG" adequado para a proteção do isolamento e das principais estruturas dos edifícios. É freqüentemente usado em fachadas de ventilação articuladas. O material é capaz de resistir ao aquecimento de até 1200 graus e dispensa faixas de proteção contra incêndio em aço. "FibraIzol NG" é útil para trabalhar perto de condições extremas.

Sob tal membrana, o isolamento será protegido de forma confiável contra:

  • emissão de fibra;

  • destruição de componentes de ligação;

  • chuva.

A alternativa acaba sendo membrana Tyvek... Ele evita de forma confiável vazamentos e a entrada de condensação. A permeabilidade ao vapor do material é bastante alta. A fibra não tecida correspondente foi desenvolvida em 1955, e um produto à prova d'água com base nela é usado desde 1990. Já possui as certificações ISO 14001 e ISO 9001.

Os produtos Tyvek podem ser aplicados diretamente no isolamento térmico e nos elementos de estrutura. Eles são resistentes à radiação ultravioleta por 3-4 meses. A temperatura permitida chega a 100 graus. A capacidade de dispensar uma grelha de balcão adicional permite uma economia significativa. A estrutura do produto é totalmente única e é um segredo comercial da empresa. A camada de proteção atinge 450 mícrons - pelo menos 6 vezes mais do que os revestimentos mais comuns.

Em 2012, um novo material apareceu - Firecurb housewrap... É adequado para a impermeabilização e proteção contra vento de edifícios de diferentes alturas. Este revestimento é autoextinguível. Mesmo com um incêndio severo, emite pouca fumaça. O nível de segurança contra incêndio atende aos requisitos da Euroclass B tanto para instalação gratuita quanto quando fixado em lã mineral.

Uma membrana não inflamável com proteção contra água e vento também está disponível sob a marca Izolteks... É produzido pela empresa Ayaskom, que possui modernas instalações de produção. Izoltex NG200 é branco por padrão.

Mas também existe uma variedade preta, cuja cor está associada ao uso de filler de carbono. Esta solução funciona bem se o material de revestimento tiver lacunas claramente visíveis.

Modelo NG200 metalizado distingue-se por uma camada de alumínio no interior. Essa camada reflete o calor da mesma forma que em uma garrafa térmica. Como resultado, a eficiência do isolamento da fachada aumenta. O processo tecnológico está se desenvolvendo de forma constante. E as versões modernas do Izoltex não são mais suscetíveis a fragilidades particulares, o que permite agilizar o trabalho de instalação e melhorar sua qualidade.

Como escolher?

Uma das principais características de uma membrana de construção de fachada com proteção contra vento e umidade é sua densidade.Normalmente, este valor é de pelo menos 0,09 kg por 1 sq. m. Neste nível, vazamentos e infiltração de fluido são excluídos. Um material com propriedades semelhantes também é bastante difícil de danificar.

Mas, ao mesmo tempo, a resistência à tração em muitas fontes é analisada separadamente. É dividido em indicadores nos planos longitudinal e transversal. A membrana para uma fachada ventilada em um tipo de substrato isolado deve ser bem permeável ao vapor. Indicador inferior a 1 litro de vapor por 1 sq. m é completamente inaceitável. Somente em um nível alto deste parâmetro pode ser garantida uma rápida liberação de vapor de água para o exterior. Existem também alguns critérios mais importantes:

  • resistência aos raios ultravioleta (permite não ter medo de que falte o revestimento final por algum tempo);

  • falta de propriedades tóxicas e fumos tóxicos;

  • conveniência econômica;

  • duração de uso (e pela soma dessas propriedades, as membranas de superdifusão são geralmente preferidas).

Nuances de instalação

Qual lado colocar, você precisa descobrir em relação a cada marca específica separadamente. Normalmente, o lado liso é orientado para o isolamento. É útil cortar o rolo em fragmentos do comprimento necessário antes da instalação e fazer uma marcação cuidadosa. A instalação em si vai de baixo para cima com uma certa sobreposição.

Uma fita de montagem é necessária para selar as juntas.

Quaisquer furos são estritamente inaceitáveis. Todos os pontos de intersecção devem ser hermeticamente fechados. Isso é garantido apenas com uma alternância competente de telas. A sobreposição deve ser de pelo menos 15 cm. O uso de um grampeador de construção é recomendado para a fixação. A montagem também inclui revestimento, contra-ripa e material de isolamento adicional.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário