Tudo sobre máquinas de lavar louça

Contente
  1. Características e propósito
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Funcionalidade e acessórios
  5. Top models
  6. Como escolher o caminho certo?

Atualmente, não é possível ver uma máquina de lavar louça em todas as cozinhas, então pode-se ficar com a impressão de que esse equipamento é caro e exótico. É bastante difícil compreender a que se refere esta opinião dos cidadãos russos - seja devido à falta de espaço na cozinha ou devido ao hábito de fazer todo o trabalho de rotina com as próprias mãos. Na verdade, você pode escolher a máquina certa para quase todas as cozinhas, o principal é saber quais critérios procurar. Além disso, a máquina de lavar louça protege a pele das mãos, economiza tempo e reduz significativamente o consumo de água. Neste artigo, consideraremos as características, variedades e funcionalidades das máquinas de lavar louça e também daremos algumas dicas úteis para a escolha de tais equipamentos.

Características e propósito

A primeira máquina de lavar louça foi inventada em 1850, mas naquela época o produto era inconveniente e pouco confiável, por isso não ganhou demanda generalizada. Depois disso, houve várias outras tentativas de introduzir uma técnica tão útil, mas todas elas também falharam. Uma máquina verdadeiramente utilizável que facilita as tarefas domésticas foi criada pelo inglês William Howard Leavens em 1924. Era semelhante ao moderno, mas ainda precisava de melhorias. O projeto final foi feito em 1940, mas o produto ainda era muito caro para o público em geral usar.

As máquinas de lavar louça tornaram-se populares apenas no final dos anos 1970 e, em 2012, o dispositivo foi instalado em 75% dos apartamentos na Alemanha e nos Estados Unidos.

A máquina de lavar louça faz as tarefas que muitas pessoas ainda fazem manualmente. A finalidade do aparelho é limpar, enxaguar e, em alguns casos, secar a louça. O princípio de funcionamento da maioria das máquinas consiste em 5 ciclos de processamento dos utensílios: preparação, imersão, lavagem, enxaguamento e secagem. Propomo-nos a considerar mais detalhadamente cada etapa do trabalho.

  • Preparação. O primeiro passo para usar uma máquina de lavar louça é colocar os pratos em bandejas especiais, semelhantes a um escorredor de pratos. Em seguida, você precisa colocar o detergente na forma de pó ou pastilhas ou um detergente concentrado especial projetado para esse equipamento na máquina. Depois disso, você deve selecionar um modo e pode fazer seu trabalho enquanto o dispositivo faz seu trabalho.
  • Absorver. Para que nenhum pedaço de comida queimado ou seco permaneça nos pratos, eles são ensopados. O design da máquina de lavar louça borrifa água fria e um pouco de detergente nos utensílios e espera um pouco. A imersão garante fácil remoção de resíduos de alimentos.
  • Lavando. Para lavar a louça, a máquina borrifa-a com jactos de água sob pressão (a temperatura da água depende do programa seleccionado). Dependendo do modelo, os sprays de água estão localizados na parte inferior, na parte superior ou em ambos os lados ao mesmo tempo. Os pulverizadores giram e a pressão da água remove os restos de comida e a gordura dos utensílios.
  • Lavagem. Após a lavagem, a máquina enxágue a louça várias vezes com água limpa ou com abrilhantador. Se colocar abrilhantador na máquina de lavar loiça, não haverá vestígios de gotas de líquido seco nos utensílios.
  • Secagem. Esta etapa não está incluída em todas as máquinas de lavar louça, mas na maioria delas. Existem três tipos de secagem: ar quente, condensação e mineral (secagem zeólita).O primeiro método consiste na evaporação da umidade devido ao fornecimento de ar quente, para isso os mecanismos são dotados de um trocador de calor especial. O segundo método pressupõe que, após o enxágue, a máquina aqueça a água (e, consequentemente, a louça) e, em seguida, drene a água fervente. As paredes da máquina arrefecem mais rapidamente do que os utensílios, pelo que qualquer líquido que se evapore dos utensílios quentes condensa no interior do aparelho. No terceiro método, um tanque com zeólita é instalado sob o tanque da máquina de lavar louça - durante a lavagem, a água aquece o mineral, que por sua vez começa a liberar calor, que seca a louça.

A vantagem dessa secagem é que o vapor não escapará do tanque quando a porta for aberta.

Visualizações

As máquinas de lavar louça são principalmente divididas em duas categorias principais: industriais e domésticas. Vamos considerar cada grupo com mais detalhes.

  • Industrial. A máquina de lavar loiça industrial destina-se a ser utilizada em hotéis, cafés, restaurantes e outros estabelecimentos onde é necessário lavar uma grande quantidade de pratos. Uma máquina profissional é projetada de forma que limpa com eficiência uma grande quantidade de utensílios em um curto espaço de tempo, além de utilizar recursos de maneira econômica. O design dos produtos é de três tipos: túnel, cúpula e frontal. Dispositivos industriais são um prazer caro para grandes empresas, sendo impraticável instalá-los em apartamentos e residências.
  • Doméstico. Uma máquina de lavar louça doméstica deve atender às necessidades de uma ampla gama de pessoas, de modo que os fabricantes criam uma gama impressionante de modelos de produtos. O dispositivo para uso doméstico se distingue não apenas por sua ampla funcionalidade, mas também por sua aparência atraente.

A segunda classificação importante das máquinas de lavar louça ocorre de acordo com a forma como são carregadas, existem dois tipos no total: carregamento horizontal e carregamento vertical. A forma como os pratos são carregados não afeta a funcionalidade e o desempenho do dispositivo. Vamos dar uma olhada em cada tipo de download.

  • Carregamento vertical. As máquinas de lavar louça com carregamento superior envolvem colocar os pratos em cestos e bandejas através da tampa. Esses modelos têm capacidade limitada - você pode lavar no máximo 10 jogos de louça por vez.
  • Carregamento horizontal. O design é mais comum do que vertical. Às vezes, esses modelos são chamados de frontais pelo fato de possuírem um painel frontal externo que se abre ao invés de uma tampa.

O próximo critério de acordo com o qual as máquinas de lavar louça são divididas em vários tipos é o método de instalação. No total, existem quatro tipos de máquinas de lavar louça de acordo com o método de instalação: totalmente embutida, parcialmente embutida, independente e compacta. O princípio de funcionamento de cada tipo de equipamento é o mesmo, a funcionalidade também não difere. Essa variedade de formas de tecnologia existe para que cada pessoa possa escolher uma máquina que seja adequada para integração em um interior de cozinha existente ou planejado. Sugerimos que dê uma olhada mais de perto na classificação das máquinas de lavar louça por método de instalação.

Construídas em

A máquina de lavar louça embutida encaixa-se perfeitamente em quase todas as cozinhas, pois está completamente oculta por um painel decorativo para móveis feito do mesmo material que todos os móveis de cozinha. O lado positivo do dispositivo é que apenas os proprietários do apartamento saberão de sua existência. Se os hóspedes não souberem que está instalada uma máquina de lavar louça na cozinha, nem vão notar, porque está embutida nos móveis.

O dispositivo é controlado por meio de um painel especial localizado na extremidade superior da porta. Quando a máquina é fechada, o painel fica escondido sob a peça decorativa do móvel. Isso protege os elementos técnicos da estrutura contra sujeira e danos, mas ao mesmo tempo não permite olhar no display para saber em que ciclo de lavagem a máquina está atualmente. Vários fabricantes populares como Bosch, AEG e Siemens oferecem uma solução para este problema. - eles fazem modelos projetando o temporizador no revestimento do piso ao lado da porta.

No entanto, tal função não é necessária - o produto pode ser usado confortavelmente sem olhar para o visor.

Autônomo

Você pode instalar uma máquina de lavar louça independente em uma cozinha existente, o principal é encontrar um local adequado para ela. O aparelho não faz parte do mobiliário da cozinha, pelo que pode ser instalado em qualquer parte da divisão. Este modelo é adequado para aqueles apartamentos que já possuem uma cozinha nova, mas ainda não dispõem de máquina de lavar louça.

No entanto, ao comprar um aparelho autônomo, você precisa pensar com antecedência sobre como ele se encaixa no design do apartamento. Os fabricantes não criam tantas opções de cores para o case - existem apenas modelos branco, prata e preto. Porém, cada cor é universal, pois a cozinha provavelmente possui outros equipamentos (máquina de lavar ou forno a gás), que também possuem uma cor semelhante.

Tabletop

As máquinas de lavar louça instaladas na mesa são pequenas - na maioria dos casos tem 45x55x45 cm. Esse dispositivo é geralmente escolhido por pessoas que são completamente incapazes de colocar outros tipos de eletrodomésticos na cozinha. A compactação é a única qualidade positiva de uma máquina de mesa, o que na maioria dos casos não supera as desvantagens.

A desvantagem do design é que não é possível colocar mais de 4 jogos de pratos nele. Além disso, os parâmetros da máquina de lavar louça não permitem que panelas e frigideiras caibam nela, então alguns dos utensílios ainda terão que ser lavados à mão. Além disso, muitos usuários observam que a qualidade do trabalho dos equipamentos de mesa deixa muito a desejar, portanto, tais modelos são adquiridos apenas em casos extremos.

Parcialmente recuado

As características de uma máquina de lavar louça parcialmente embutida são quase idênticas às dos modelos totalmente embutidos, a única diferença é a instalação do painel de controle - ele está localizado não na parte superior da porta, mas na sua frente. O painel frontal permite operar o dispositivo com a porta fechada e também não oculta o display que indica o ciclo de operação.

Essa máquina de lavar louça não se esconde dos olhos dos hóspedes, mas é igualmente conveniente e funcional.

Como os modelos totalmente embutidos, a máquina parcialmente embutida se encaixa nos móveis da cozinha. Adquirir e instalar tal dispositivo em uma cozinha existente é uma tarefa muito difícil. As máquinas de lavar louça deste tipo são adequadas para os proprietários que estão apenas a planear o interior do seu apartamento ou que vão proceder a grandes renovações com a substituição de móveis.

Dimensões (editar)

As dimensões da máquina de lavar louça são um dos critérios de seleção mais importantes. Antes de comprar, é necessário considerar as dimensões da cozinha e dos utensílios que você planeja colocar no dispositivo. Existem três tamanhos de máquinas de lavar louça no total: tamanho normal, estreito e compacto. A capacidade das máquinas do mercado moderno varia de 4 a 15 pratos. Um conjunto de pratos é três pratos diferentes, um copo, xícara, pires, faca, garfo e três colheres. Vamos dar uma olhada em cada tipo.

Tamanho real

O modelo em tamanho real é considerado padrão e pressupõe que será utilizado por uma grande família, pois pode acomodar de 12 a 14 conjuntos de utensílios de cozinha. Os usuários podem se perguntar por que tanto espaço é necessário, e a resposta é bastante simples - para pratos grandes como potes, panelas e assadeiras. Tal dispositivo tem as seguintes dimensões: largura - 60 cm, profundidade - 60 cm e altura - 80 cm. Os modelos em tamanho real, via de regra, têm ampla funcionalidade com muitas opções adicionais.

Estreito

Em muitos apartamentos na Rússia, nem tanto espaço é alocado para a cozinha, então os proprietários tentam usar cada centímetro da forma mais eficiente possível.A máquina de lavar louça fina é uma ótima alternativa para aparelhos de tamanho normal que ocupam muito espaço. A altura desses produtos é de 70 a 85 cm, a profundidade é de 50 a 60 cm. As máquinas de lavar louça estreitas têm uma largura muito pequena - de 30 a 45 cm.

A capacidade dos aparelhos deste tipo é de 8 a 10 conjuntos, portanto a escolha do mesmo pode ser interrompida para famílias de 3 a 4 pessoas. Uma máquina de lavar louça estreita se encaixa perfeitamente em uma nova cozinha se você escondê-la sob a bancada de móveis novos.

Compactar

A máquina de lavar louça compacta é baixa, rasa e leve, literalmente uma campeã em miniatura. Os parâmetros padrão de tais máquinas são: largura - 45 cm, profundidade - 55 cm, altura - 45 cm. A máquina de escrever baixa e estreita ocupa muito pouco espaço - pode até ser colocada no balcão da cozinha.

A desvantagem de um dispositivo compacto é sua pequena capacidade - não mais do que 4-5 jogos de pratos. Por este motivo, a máquina de lavar loiça só é adequada para solteiros e jovens casais sem filhos que não tragam convidados para casa.

Funcionalidade e acessórios

Todas as máquinas de lavar louça estão equipadas com três modos de lavagem padrão: normal, rápido e intensivo. Para modelos de fabricantes diferentes, essas funções podem diferir no tempo de ciclo e na quantidade de recursos usados, portanto, você precisa comparar e selecionar os dispositivos cuja funcionalidade é adequada a você. Três modos são o conjunto mínimo de recursos da máquina de lavar louça com os quais cada modelo está equipado. A funcionalidade dos dispositivos modernos pode ser melhorada com um grande número de opções adicionais que melhoram a qualidade da lavagem da louça. Vamos examinar mais de perto várias funções úteis.

  • Início atrasado. Esta opção permite que os proprietários liguem o carro a qualquer hora que lhes seja conveniente. Por exemplo, para não lavar a loiça durante o dia, basta colocá-la no cesto e ligar a lavagem durante a noite para que possa voltar a usar os utensílios limpos de manhã sem problemas desnecessários.
  • Cuidados com o bebê. Uma função muito prática para os pais jovens - foi concebida para lavar e desinfetar a louça, os acessórios e os brinquedos das crianças.
  • Lavagem delicada. Programa de limpeza de louças frágeis - copos, taças e outros utensílios de cristal ou vidro.

Algumas máquinas estão equipadas com outro recurso útil que não se aplica aos modos de lavagem - o sistema AutoOpen para abrir a porta. As máquinas de lavar louça com abertura automática limpam a seco os pratos com muito mais eficiência e rapidez.

Os acessórios da máquina de lavar louça incluem cestos, bandejas e bandejas de pratos. A maioria dos modelos tem dois níveis de grelha - o inferior para pratos, panelas e outros pratos grandes, o superior para canecas, copos e copos. Às vezes, existem modelos com um terceiro nível, projetados para talheres, mas isso é uma verdadeira raridade - mais frequentemente o lugar para colheres, garfos e facas é colocado no meio do primeiro ou segundo nível.

Top models

Não apenas a funcionalidade e as dimensões da máquina de lavar louça desempenham um papel importante na escolha do modelo certo - as empresas também desempenham um papel significativo. A qualidade de trabalho e durabilidade do equipamento muitas vezes depende da marca do aparelho, por isso é necessário prestar atenção ao fabricante do “auxiliar doméstico” de sua preferência. Sugerimos considerar alguns dos melhores modelos de máquinas de lavar louça de empresas populares.

  • Bosch Silence SMS24AW01R. Aparelhos alemães de grande porte de alta qualidade com boa capacidade de armazenamento (até 12 jogos de pratos). O funcionamento noturno do aparelho não causará desconforto para os moradores da casa, pois o modelo pertence a uma série de carros silenciosos.
  • Gorenje GS54110W. Uma máquina de lavar louça estreita e espaçosa da Eslovênia - pode lavar até 10 jogos de pratos por vez. Os fabricantes forneceram uma zona de lavagem intensiva na máquina para pratos com alimentos queimados ou secos.
  • Miele G 5481 SCVi. Uma empresa checa que recolheu inúmeras críticas positivas dos proprietários de eletrodomésticos desta marca.A máquina de lavar louça Miele G 5481 SCVi é um modelo elegante e confortável que está totalmente integrado em móveis de cozinha. A funcionalidade do dispositivo inclui um programa especial para a limpeza suave de cristais e vidros. A capacidade máxima do Miele G 5481 SCVi é de 9 talheres.
  • Bosch ActiveWater Smart SKS41E11RU. Uma das poucas máquinas de lavar louça compactas de alta qualidade projetadas para uso no país ou em uma pequena família. A capacidade do aparelho é de 6 conjuntos de utensílios de cozinha. A máquina está equipada com um motor silencioso, 4 modos de lavagem e um sensor que ajuda a colocar a loiça nos cestos de forma correcta.

Como escolher o caminho certo?

O fator mais importante que determina a escolha de uma máquina de lavar louça é a sua finalidade. Para catering, cantinas, cafés e outras instituições públicas, é necessário adquirir equipamentos industriais que possam lidar rapidamente com uma grande quantidade de pratos. Ao comprar um dispositivo para uma casa, você precisa selecionar um modelo de acordo com o número de pessoas que vivem:

  • espaço em 4-5 conjuntos é suficiente para 1-2 pessoas;
  • um carro com capacidade de 6 a 10 conjuntos é adequado para famílias de 3 a 5 pessoas;
  • A máquina de lavar louça com capacidade para 10-14 conjuntos destina-se a famílias de 5-6 pessoas.

A seleção por parâmetros também é importante, porque nem toda cozinha é capaz de acomodar um carro de tamanho normal. Na maioria dos casos, o modelo estreito embutido, que está incluído no novo conjunto de cozinha, torna-se a melhor opção.

Se você decidir comprar um modelo autônomo, certifique-se de verificar todos os critérios para que ele se encaixe na cozinha e atenda às necessidades dos residentes.

Para selecionar individualmente um modelo de alta qualidade, é necessário prestar atenção ao software adicional e às funções mecânicas. Os conselhos de especialistas irão ajudá-lo a fazer a escolha certa:

  • a qualidade do modelo afeta muito a vida útil, por isso você não deve economizar dinheiro, preferindo o produto de uma marca desconhecida;
  • se você tem filhos pequenos em casa, preste atenção às máquinas de lavar louça com proteção "trava para crianças";
  • as máquinas com o programa "meia carga" economizam recursos perfeitamente, pois para a lavagem não é necessário esperar que as bandejas estejam cheias - isso ajuda muito nos momentos em que os cestos de utensílios não ficam cheios em um dia;
  • recursos adicionais afetam muito o custo de uma máquina de lavar louça, portanto, pense cuidadosamente sobre quais recursos você precisa e quais não;
  • a falta de espaço obrigará os proprietários a lavar pratos grandes à mão, por isso é melhor dar preferência a modelos concebidos para 7 a 10 jogos de loiça.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário