Projeto de quarto com área de 16 m². m

Projeto de quarto com área de 16 m². m
  1. Peculiaridades
  2. Soluções estilísticas
  3. Layout e zoneamento do quarto
  4. Projeto de design
  5. Escolhendo uma cor
  6. Decoração de parede, piso e teto
  7. Como mobiliar um quarto?
  8. Cortinas, tecidos e decoração
  9. Ideias de interiores

O quarto é o lugar onde a pessoa descansa de todos os problemas, ganha forças para o dia futuro. Deve ser o mais relaxante e confortável possível para uma boa noite de sono. Hoje em dia, existem muitas mudanças de interiores para atender às necessidades individuais de cada pessoa. Considere uma versão média com uma área de 16 metros quadrados.

Peculiaridades

Existem muitas nuances ao renovar e preencher os quartos com móveis, dependendo de sua área. Em um espaço pequeno, é difícil organizar muitos móveis e você precisa otimizar o espaço ao máximo. Em uma sala grande, há o problema oposto, que é necessário planejar e colocar tudo para que não haja nenhum vazio que se destaque. No formulário, que é considerado aqui, existem "armadilhas". A questão de uma área muito pequena não é tão óbvia aqui: 16 metros quadrados é o suficiente para um quarto.

Porém, qualquer pessoa quer mais, então para este tipo de problemas existem vários movimentos interiores que, embora não fisicamente, mas visualmente expandem o espaço. É a utilização de tons mais claros no desenho de paredes, cortinas, a ausência de acessórios maciços, a disposição ideal dos móveis.

Soluções estilísticas

Um dos pontos mais importantes na renovação ou decoração do local de descanso principal é a escolha do desenho estilístico geral. O conceito pode ser desenvolvido do zero, mas no momento existem muitas direções de design prontas e exigidas. Várias dessas variedades são as mais populares:

  • clássico;
  • rústico;
  • alta tecnologia;
  • minimalismo;
  • étnico;
  • moderno.

O mais comum é o design clássico. Cada um o entende à sua maneira, mas é baseado em um visual icônico para todos. São cores pastéis nas paredes, teto e cortinas. Móveis feitos de madeira de vários tons e notas de luz são os mais preferidos. Os móveis, na maioria dos casos, são uma grande cama de casal, mesas de cabeceira, guarda-roupa e arandelas. Essa solução de design é mais frequentemente escolhida por pessoas de visões conservadoras que valorizam a solidez, o conforto e o aconchego. Pastel, madeira e luz fraca de uma arandela são conducentes à paz.

O estilo rústico é adequado para quem quer relaxar de forma simples, mas ao mesmo tempo perto da natureza.... Este tipo de design envolve não apenas um apelo ao interior da Rússia, mas também aos franceses, ingleses e muitos outros. Também é chamado de "país". As peculiaridades desta solução são a madeira, móveis ligeiramente ásperos, materiais naturais em todos os detalhes de interiores. Bordados caseiros e estampados, que estarão parcialmente presentes nos elementos de cortinas, colchas e almofadas decorativas, serão uma ótima adição.

Alta tecnologia - uma opção para os amantes do moderno e progressivo. Máxima simplicidade, brevidade, formas geométricas regulares. O interior é bastante funcional, prático, não há nada de supérfluo. O esquema de cores de tal quarto não difere em variedade, e a base é preto, branco e cinza. Uma característica dessa tendência é a inserção de metal cromado brilhante nos móveis.Este exemplo é adequado para pessoas que acompanham os tempos e olham para o futuro.

A decoração, que corresponde à tendência do minimalismo, é geralmente semelhante à alta tecnologia, mas ainda mais ascética. Na maioria das vezes, as mesmas cores são usadas aqui, embora sejam frequentemente diluídas com alguns insertos brilhantes. A principal característica distintiva é o uso mais útil do espaço. A mobília geralmente combina várias funções. Por exemplo, uma cama é usada como cômoda e uma mesa de cabeceira pode ser transformada em mesa. Essa escolha é adequada para aqueles que não gostam de preencher o ambiente ao redor da sala com atributos desnecessários.

A direção étnica se aproxima no espírito de "país" pela rejeição do uso de elementos artificiais, mas a diferença está em um design mais colorido e pronunciado no estilo da herança de alguma cultura antiga. Motivos africanos, indianos e árabes são freqüentemente usados. Também há variedade de cores com predomínio do marrom, vermelho, verde e amarelo. Naturalmente, tudo isto é complementado por elementos decorativos, sustentados no conceito geral da nacionalidade escolhida. Pessoas com visão e pensamento fora do padrão fazem sua escolha em favor deste design original e enérgico.

Quem escolhe Art Nouveau para seu quarto prefere linhas suaves, sem cantos vivos. A paleta de tons é suave, como nos clássicos, propensa a tons claros. Ao mesmo tempo, tudo é mais intenso e sofisticado. A presença de vários acessórios que acentuam o charme vão completar o look que veio do passado. Um conceito tão nobre se encaixa bem na realidade moderna, combinando sofisticação e suavidade com materiais modernos e uma aparência harmoniosa.

Layout e zoneamento do quarto

Antes de iniciar o projeto do futuro cômodo, é necessário levar em consideração a individualidade de cada casa ou apartamento. Dependendo do número de quartos e de sua forma geométrica, existem várias saídas para um planejamento ideal. Primeiro você precisa considerar as opções de layout:

  • um quarto;
  • multi-room;
  • casa privada;

Na primeira opção, pretende-se combinar um local de dormir e um hall num mesmo quarto. Esta opção é difícil para um quarto clássico, mas hoje em dia existem muitas maneiras de fazer dois ambientes completos a partir de uma sala de estar, de acordo com as tarefas definidas. Isso pode ser conseguido com estruturas de gesso cartonado, que irão dividir claramente a sala em zonas. Além disso, uma das opções para destacar cada parte da sala pode ser um acento de cor no local da separação necessária. Cada metade terá sua própria borda e uma compreensão clara de cada área desta sala aparecerá.

No caso de haver uma área separada especificamente para a sala necessária, você pode preenchê-la um pouco com elementos adicionais. Isso irá expandir a utilidade do espaço usado. Como alternativa, uma pequena mesa ou algum tipo de mobília. Uma solução muito interessante seria uma estante ou rack. A maioria das pessoas adora ler antes de dormir, portanto, ter livros por perto tornará esse hábito mais agradável.

Dependendo da forma do espaço, o preenchimento com acessórios é um pouco diferente. Se o quarto for retangular, a cama deve ser colocada paralela à janela, na metade mais próxima a ela, e o restante dos elementos internos devem ser colocados no restante espaço. Outra pequena regra diz que você não deve organizar os móveis ao longo de paredes compridas, para não sobrecarregar desnecessariamente o espaço.

Com uma geometria quadrada, a cama deve ficar no meio, perto da abertura da janela e todo o resto deve ser colocado em torno dela. Portanto, a disposição dos móveis em um cômodo como essa é mais fácil, já que sobra mais espaço utilizável.

As casas particulares têm a particularidade de o quarto poder ter uma forma original. Por exemplo, um teto inclinado ou janelas em duas paredes.Conseqüentemente, tudo isso requer soluções de design individuais.

Projeto de design

O conceito geral de renovação deve ser escolhido antes mesmo do início dos trabalhos de acabamento. Naturalmente, você precisa entender quais cores, materiais e estilo geral devem estar presentes no local principal para relaxar no apartamento. Posteriormente, este modelo incluirá acessórios, peças de decoração e móveis. O desenvolvimento de um plano de reparo passo a passo completo irá facilitar e agilizar a conclusão. Afinal, tendo consciência das suas preferências, pode escolher tudo o resto durante a renovação sem receio de que pareça deslocado no futuro interior. Nesse caso, é preferível confiar em um profissional que, atendendo a todos os desejos, transfira a visão para o papel e depois para o computador.

No entanto, custa dinheiro, o que ajudará a economizar a internet, mas não é tão confiável. Há uma grande quantidade de trabalho de design neste tópico e é possível simplesmente escolher uma versão pronta do interior. Se não houver dúvida quanto ao seu paladar, existe uma forma de emprestar parcialmente de diferentes obras, para então compor algo de sua preferência. Tal escolha agregará individualidade e originalidade, embora ao mesmo tempo, no caso de uma combinação incorreta, leve à perda do senso de integridade.

Em um caso como esse, cada detalhe é importante.

Escolhendo uma cor

O esquema geral de cores em que o quarto será decorado determina a direção estilística e a ideia de todo o design. Na maioria dos casos, uma paleta quente e calma é escolhida para esta sala para criar uma atmosfera relaxante para um descanso completo.... É o predomínio de tons pastéis e tons suaves de outras cores que não vão "cortar" os olhos. Existem cores que vão bem. Por exemplo, branco e bege, rosa e roxo também ficarão bem.

Um dos pontos na escolha da ideia principal pode ser a localização das janelas em relação ao sol. Considere o lado da sombra como uma das opções. Aqui você não pode usar tons escuros, que são mais permitidos em salas claras. Nessa situação, é necessário iluminar o ambiente o máximo possível para compensar o efeito das janelas na sombra, que rouba a área. Os designers costumam usar um sotaque brilhante. Pode ser uma pintura colorida acima da cabeceira da cama ou algumas inserções de cor nos detalhes do interior. Essa solução ajudará a diluir um pouco a monotonia de uma decoração tranquila e adicionar frescor.

Além disso, dependendo de qual lado do mundo as janelas estão voltadas, certas combinações de cortinas devem ser evitadas. Se as aberturas das janelas são direcionadas para o norte ou oeste, então, o interior não deve incluir as cores verde, amarelo, cinza e vinho.

No caso oposto, isso é com janelas para o leste ou sul, não é recomendado o uso das cores azul, rosa, marrom. O fato é que durante o pôr-do-sol ou o pôr-do-sol, essas sombras criam uma sensação de envelhecimento.

Decoração de parede, piso e teto

Cada parte do quarto tem suas próprias características. O ponto chave ao decorar um teto é sua altura. Quanto maior for, mais espaço para decisões de design. Em casas comuns "Khrushchev", onde a altura é de cerca de 2,5 metros, eles geralmente apenas nivelam o topo e pintam. Existem papéis de parede que são usados ​​com frequência em tais casos, que também requerem uma superfície muito plana. Mas, mesmo com a colagem mais lisa e precisa, não há como escapar das juntas. O ganho de popularidade pode salvar "o papel de parede líquido", com o qual você pode cobrir o teto por igual, sem juntas.

As estruturas de tensão podem ser outra forma de colocar o teto em ordem. É verdade que eles "comem" a altura já pequena, mas em troca oferecem uma superfície perfeitamente plana e proteção parcial contra inundações vindas de cima.Isso se deve ao fato de que o material aqui utilizado é puxado para a moldura e, ao fluir dos vizinhos, a água se acumula nessa moldura e não flui para o apartamento. A crescente popularidade desta tecnologia está se tornando cada vez mais barata, devido à concorrência, e de instalação bastante rápida.

No caso em que as dimensões da sala permitem, muitos usam estruturas de gesso cartonado de vários níveis... Usando-os, você pode criar decoração, iluminação e ambientes individuais para toda a sala.

Decorar paredes em reformas modernas pode parecer uma questão simples, embora nem sempre seja o caso. Porque agora o papel de parede não domina, sendo praticamente a única opção para este tipo de design. Agora pintar paredes ou a mesma cobertura de papel é muito comum, mas também é adequado para pintura. Para caminhos especialmente originais no interior, o tecido é usado.

O mercado de papel de parede moderno tem um grande número de variações de textura, material, cor, estilo e padrão. Devido à variedade de tipos, cada tipo é único em sua própria maneira, mas há uma divisão principal de acordo com o tipo de material utilizado:

  • papel;
  • vinil;
  • não tecido;
  • têxtil;
  • papel de parede de vidro.

A primeira opção inclui os papéis de parede mais baratos e de curta duração. Eles são feitos de papel liso ou fosco e vêm em uma ou duas camadas. Eles servem por 2 a 3 anos e se deterioram rapidamente, por isso é melhor usá-los em casas alugadas, durante reparos temporários ou durante o período da vida em que as crianças gostam de pintar nas paredes.

O segundo tipo é mais prático e durável. Consiste em uma camada interna de papel ou têxtil que proporciona adesão à superfície e uma camada externa de plástico. Mais prático e conveniente, pois pode ser lavado e repintado periodicamente. As desvantagens incluem o fato de que o plástico não permite que as paredes "respirem", pois não deixa passar o ar ou a umidade e pode exalar um cheiro pela primeira vez.

O próximo tipo consiste em fibras de celulose entrelaçadas de duas camadas. Devido à sua estrutura microporosa, são mais amigas do ambiente do que as anteriores e aderem perfeitamente à parede.

Os têxteis parecem caros e luxuosos, mas deve-se ter cuidado ao usá-los. Com o excesso de cola, as manchas ficarão no tecido, o que estragará toda a aparência. Eles também precisam ser aspirados de vez em quando.

A última opção é muito durável e amiga do ambiente. e é uma estrutura composta por filamentos de fibra de vidro rígidos e finos. Além disso, eles podem ser recoloridos em até 10 vezes, o que o ajudará a mudar facilmente os designs no futuro.

Os revestimentos para pisos no mundo moderno também têm muitas variações. Cada decisão depende das preferências individuais da pessoa. A divisão principal em tipos de piso é baseada no material usado:

  • parquete;
  • laminado;
  • tapete;
  • azulejo de cerâmica;
  • linóleo.

Parquet sempre foi uma ótima opção para um revestimento aconchegante e prático. A escolha de tonalidades é grande, e a madeira nobre combina com a versão clássica do interior do quarto. Mas como a árvore pode ser arranhada facilmente, essa solução não é adequada para amantes de animais de estimação. O laminado se tornará um revestimento mais resistente ao desgaste, que é um revestimento feito artificialmente, que é feito de placa HDF, com uma camada de polímero aplicada na superfície e uma película protetora. A sua principal vantagem é a boa dureza e também a fácil remoção de toda a sujidade doméstica.

Uma opção muito popular para o quarto é o carpete.... É tão bom andar sobre um material macio e felpudo. Sua principal diferença em relação ao carpete é que ele ocupa toda a área da sala, e não parte dela. O tratamento difícil torna-se uma desvantagem para muitos.Freqüentemente, é necessário aspirar e a contaminação severa exige muito esforço para ser limpa.

As telhas cerâmicas, como uma espécie de saída de designer no quarto, pareciam absolutamente incríveis. O resultado final é que, devido à alta condutividade térmica, a pedra não retinha calor e o piso era frio e desconfortável. Mas com o advento da tecnologia de aquecimento de fundo, essa espécie começou a subir no ranking. Praticamente não fica sujo nem riscado.

O mais barato e mais popular ao mesmo tempo poderia ser chamado de linóleo... Esta área de pavimentos privilegia o preço, a facilidade de utilização e o facto de qualquer pessoa o poder colocar sem conhecimentos especiais.

Como mobiliar um quarto?

Para quartos com uma área pequena, é simples e difícil escolher um ambiente. Simples - porque em qualquer caso, a cama ocupará a maior parte dela e você não precisa se preocupar em como preencher o espaço restante. E é difícil - devido ao desejo de todos de extrair o máximo das condições oferecidas. De acordo com o esquema de mobiliário clássico, o quarto de dormir deve conter:

  • cama;
  • armário;
  • Criados-mudos;
  • penteadeira com espelho.

Cada um desses elementos carrega sua própria carga funcional. A cama é o centro em torno do qual tudo o mais é construído. É escolhido com base nas preferências pessoais de cada um: altura, suavidade, estilo geral, dimensões. Tudo o que importa para a cama perfeita. Claro, o colchão desempenha o papel aqui. Os ortopédicos têm altas classificações, devido ao seu ajuste para cada pessoa.

É melhor escolher o armário e sua localização de acordo com o formato do cômodo. Com um quadrado, vale a pena comprar um guardião de canto para roupas. No caso de a geometria ser retangular, é melhor comprar um guarda-roupa padrão e colocá-lo junto à parede. Você também pode equipar prateleiras para livros.

As mesas de cabeceira, próximas à área de dormir, desempenham um papel importante. Eles armazenam principalmente várias coisinhas, que, na maioria das vezes, não as deixam. São livros, revistas, medicamentos, algum tipo de equipamento de passatempo. Eles contêm muitas coisas que você pode usar sem sair da cama.

O vidro do cais é um detalhe de interior usado principalmente por mulheres. E este tipo de mobiliário em nosso tempo é absolutamente essencial em cada quarto. É como um pequeno tesouro para cada mulher. A penteadeira gasta muito tempo para conseguir o visual perfeito.

Cortinas, tecidos e decoração

Após a reparação e colocação dos móveis, começa a fase final de qualquer projeto de design. Esta é a introdução de detalhes no interior que irão trazer qualquer quarto à perfeição. Naturalmente, tudo isso deve seguir o estilo geral e complementar o conceito construído anteriormente. Porém, se antes se optou por cores moderadas, tons contidos, então vários elementos que se destacam no esquema geral de cores vão agregar originalidade e colorido ao design cinza. E, é claro, esses pontos de diversidade serão peças de decoração, como inserções em almofadas decorativas, pinturas ou fotografias, que podem se tornar realces brilhantes.

As cortinas têm uma função importante, separando o quarto dos ruídos do mundo envolvente e da luz forte que não lhe permite relaxar. A textura, o material, a cor e o estilo do tecido para cortinas podem estar no conceito estilístico geral e ao mesmo tempo ter individualidade. Para tal, você deve escolher um tecido meio tom mais escuro ou mais claro que o esquema de cores principal. Outro ponto que permite realçar as cortinas de uma maneira especial é a textura e o padrão delas. Claro, para espaços pequenos, você não deve usá-los com um padrão grande. Isso reduzirá visualmente o espaço. Mas um pequeno desenho, não muito pretensioso e cortante, ajudará a adicionar personalidade.

Claro, não se esqueça das colchas que adornam a cama montada. Idealmente, eles devem ser combinados com cortinas e elementos decorativos para manter a ideia geral do design. Pequenos pufes cobertos com tecido igual ou semelhante em cor e textura serão uma boa adição. Travesseiros pequenos adicionam aconchego e suavidade ao ambiente relaxante.

Ideias de interiores

Aqui você pode ver o quarto clássico. O esquema de cores é projetado em tons de branco e verde claro. Essa paleta está em voga, já que agora o tema ecológico está no topo. Isso confirma a presença de plantas vivas e do terreno, existem linhas suaves, um mínimo de cantos agudos. O acento acima da cama é emoldurado por espelhos, a fim de, em primeiro lugar, separar a imagem das cores principais e, em segundo lugar, expandir um pouco o espaço das imagens acima da cabeceira, que desempenha o papel de um acento. Olhando para o teto, percebe-se que aqui foi utilizada uma estrutura em gesso cartonado, que delimitou uma parte do teto para acentuar a parte verde do topo.

Todos os elementos do interior têm linhas suaves, um mínimo de cantos vivos. O destaque acima da cama é emoldurado por espelhos para, em primeiro lugar, separar o quadro das cores principais e, em segundo lugar, para expandir um pouco o espaço. Todos os móveis no conceito geral são feitos de madeira clara, o que dá uma sensação de boa qualidade e conforto.

Se alguém quiser criar algo pessoal, misturar estilos é uma boa opção. Neste exemplo de design, a presença de clássicos pode ser notada, o que é expresso na paleta geral. Tons de bege e marrom claro criam uma atmosfera calorosa. A alta tecnologia inclui elementos metálicos, decoração de teto com zoneamento de iluminação, uso de iluminação das linhas de estruturas de teto e luminárias localizadas ao longo do perímetro da moldura. Também nesta direção existe uma parede oposta ao caixão e cortinas.

Uma manifestação parcial de minimalismo pode ser atribuída à combinação de uma cama e um complexo de guarda-roupa e prateleiras. O piso é feito de laminado com uma imagem de parquet de madeira clara. A sala é funcional o suficiente, não parece pequena e tem um estilo geral e partes individuais pronunciadas.

Nesse caso, são utilizadas tonalidades de marrom: do muito claro ao café. Devido ao jogo de cores, a sala se expande visualmente. O uso do tema madeira na decoração dá uma sensação de confiabilidade e durabilidade. O armário de canto está localizado da maneira mais ideal. Tem dimensões bastante impressionantes para um grande número de coisas, mas ao mesmo tempo não ocupa muito espaço. Os esquemas de cores e a iluminação calma e distribuída tornam essas reformas e móveis um ótimo lugar para dormir.

Devido à excelente disposição dos objetos, a sala não parece estar desordenada e não há a sensação de um espaço pequeno. Cada detalhe cria e complementa a imagem e tudo parece tão interconectado e holístico quanto possível. Esta opção de design atrairá pessoas mais conservadoras.

Mais ideias para decorar um quarto estão no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário