Escolha do design do quarto

Contente
  1. Soluções originais
  2. Layout
  3. Materiais (editar)
  4. Dicas de arranjo
  5. Estilos e acabamentos populares de interiores
  6. Soluções de cor
  7. Seleção de móveis e acessórios
  8. Acessórios
  9. Iluminação e roupa de cama

Harmonia e conforto são as características de uma casa ideal, com que só quem já tem uma não sonha. É difícil discordar do fato de que é mais agradável cozinhar na cozinha, equipada com o máximo de funcionalidade e bom gosto, receber convidados em uma luxuosa sala de estar, cuidar de si em um belo banheiro. Ao mesmo tempo, o design do quarto muitas vezes fica em segundo plano, uma vez que este quarto não se destina a receber convidados. O quarto é geralmente isolado do resto dos quartos, mas seu design deve pelo menos em pequenas coisas se sobrepor ao design de toda a casa, só então será holístico e harmonioso.

Soluções originais

Os projetos de design moderno se esforçam para garantir que o quarto pareça fresco, espaçoso, elegante - e ao mesmo tempo aconchegante. É necessário algum tipo de "intimidade", que conduz a um estado de relaxamento e individualidade inerente à zona íntima.

As janelas com cortinas fechadas e uma cama de casal no centro do quarto, independentemente de seu tamanho e forma, são relíquias do passado. Designers experientes aconselham experimentar a posição dos móveis na divisão, a sua forma e dimensões, os acessórios e a decoração.

É importante ser capaz de dar uma nova olhada em todas as falhas no layout e encontrar aplicação para zonas anteriormente inoperantes. Talvez seja neles que você possa instalar uma estante de canto, móveis embutidos, sistemas de armazenamento abertos. Talvez esta alcova pouco prática na cabeceira da cama seja o lugar perfeito para uma lareira elétrica.

Layout

A forma da sala é muito importante ao escolher os elementos que formam o estilo.... A forma retangular ou de "caixa de lápis" da sala é uma ocorrência frequente nas casas de construção soviética. Alguns deles são tão estreitos que se assemelham a carruagens de segunda classe, o que não os torna absolutamente convenientes para a criação de um design de quarto original.

O objetivo principal de organizar um cômodo estreito é trazer visualmente sua forma para mais perto do quadrado querido. É melhor não usar apenas técnicas padrão para expandir o espaço - como superfícies reflexivas e paredes de cores claras. Vale a pena recorrer a todos os truques dos designers:

  • A combinação correta de cores na decoração das paredes. A recepção é projetada para ampliação visual das paredes curtas e redução das longas. A primeira sombra deve ser clara, deve ser colocada no lado oblongo, e a segunda deve ser escura (para destacar a curta).
  • Papel de parede fotográfico com perspectiva. A paisagem urbana que se estende em direção ao horizonte, a cordilheira se distanciando e quaisquer outras imagens com o plano de fundo mais distante aumentam significativamente a profundidade da longa parede.
  • Decoração de janela. Quanto mais luz natural houver na sala, mais espaçosa ela será, por isso é melhor recusar cortinas densas. Mas cortinas leves desviarão a atenção das paredes.
  • Zoneamento correto da sala... Vários pódios, móveis compactos, tapetes claros, divisórias móveis - tudo o que cria verticais de vários níveis ajuda a transformar visualmente o espaço da "caixa de lápis".
  • Projeto de nicho. Mesmo um pequeno recesso na parede longitudinal adiciona dinâmica ao ambiente. Você não precisa torná-lo funcional, deixe o nicho funcionar apenas para expandir o espaço.
  • Espelhos grandes. Uma técnica tradicional que amplia visualmente o ambiente por meio de uma superfície espelhada ao longo de uma das longas paredes.
  • Linhas horizontais. Parquet, laminado, grés porcelânico, tábuas - qualquer um desses materiais no chão deve criar uma perpendicular com paredes longas.
  • Suavização de cantos. As cores das paredes, a decoração e os móveis originais suavizam as linhas retas e ajudam a eliminar o efeito de compartimento em salas estreitas.
  • Móveis minimalistas... Quanto menos armários em uma sala pequena, melhor. As paredes longas oferecem ótimas oportunidades para organizar prateleiras abertas para armazenamento ou montar guarda-roupas embutidos.
  • Iluminação artificial. A iluminação adicional (pontos) diversifica o interior e "expande" as paredes em uma sala estreita. A colocação correta dos realces simula a luz natural, tornando o ambiente mais espaçoso.

Em uma sala com tetos altos, é importante usar a área superior da sala. Vigas de teto, lustres com lâmpadas de vários níveis, cortinas de papel claro e outras decorações dentro de um estilo específico podem ajudar nisso.

Um quarto quadrado ou ligeiramente alongado com uma janela é a melhor opção em termos de layout. Não requer nenhum truque de design especial para alterar visualmente a forma, mas em uma sala pequena, algumas técnicas são necessárias:

  • Acabamento claro... Se no caso de salas retangulares isso não for muito eficaz, em salas quadradas funciona perfeitamente. Quanto mais clara for a decoração da sala, menos visíveis serão os limites entre as paredes e o teto. A sala parece espaçosa, cheia de ar e luz.
  • Monocromático. Um quarto completamente branco parecerá muito maior do que realmente é, mas vale a pena considerar a praticidade de tal interior e sua percepção estética.
  • Minimalismo. Quanto menos desorganizado o espaço, mais livre ele parece. Você pode otimizar a área de uma pequena sala com móveis em transformação.
  • Falta de grandes desenhos nas paredes e cortinas... É melhor substituir as próprias cortinas por cortinas de luz ou persianas, que não “ocuparão” 30-40 centímetros adicionais de espaço.
  • Uso inteligente de acentos brilhantes... Alguns itens grandes que chamam a atenção são sempre melhores do que um grande número de bugigangas.
  • Você também pode usar prateleiras abertas, superfícies reflexivas, falta de zoneamento claro da sala, linhas diagonais no chão.

Os quartos com um layout não padrão (triangular, trapezoidal, com um teto inclinado) são o tipo mais difícil de criar um projeto. Num quarto de formato irregular, é muito importante transformar as falhas em vantagens, e não tentar disfarçá-las de maneiras diferentes. Uma janela saliente pode ser um ótimo lugar para ler livros se o peitoril da janela for projetado corretamente e as colunas e o arco formarem a base para o estilo antigo.

Qualquer que seja a forma incomum do quarto, ele exige precisão e profissionalismo no design.

Recomenda-se olhar para uma seleção de projetos para salas idênticas e tentar criar o seu próprio - usando programas de computador. Idealmente, você precisará da ajuda de um profissional de design.

Materiais (editar)

Deve-se prestar atenção especial à escolha dos materiais para reparo. Esta escolha está diretamente relacionada com a direção do estilo dominante no interior da casa. Para estilos históricos, papel de parede denso com um padrão, estofamento de tecido, gesso decorativo são relevantes, e as tendências modernas preferem negligência leve e texturas incomuns.

Para teto

O teto branco é um clássico do gênero em design de interiores, mas outras soluções são aceitáveis ​​no design moderno de quartos. A gama de materiais de construção está em constante expansão, oferecendo novas soluções para o interior. Os seguintes tipos de revestimento são populares entre designers e reparadores:

Branqueamento ou manchamento. À primeira vista, pode parecer que esta é a opção mais econômica e fácil de executar, mas na realidade, muitas nuances imprevistas podem aparecer. A superfície para caiação ou pintura deve ser absolutamente plana, portanto é necessário selar previamente as costuras, tratar o teto com massa, limpar e aplicar primer a superfície de trabalho. As paredes, o chão e todos os objetos da sala devem ser embalados em película de construção para não pintar nada desnecessário.

A cor não precisa ser neutra, as tonalidades transformarão o branco em qualquer tom desejado.

Gesso. Barato e alegre, mas ao mesmo tempo prático e esteticamente agradável. Você pode engessar o teto com suas próprias mãos. Este material é fácil de usar, inofensivo, não tira preciosos centímetros da altura das paredes e não requer reparos estéticos por muito tempo.

Teto extenso. Um tipo prático de revestimento, que pode ser facilmente montado e desmontado, ajuda a esconder a fiação, não requer nivelamento da superfície do teto antes da instalação. As estruturas de tensão mantêm sua aparência original por muito tempo e são fáceis de limpar. Com a ajuda deles, você pode criar uma estrutura de vários níveis e jogo de luz na parte superior da sala. A superfície brilhante reflete a luz natural, expandindo visualmente o espaço da sala.

Uma ampla gama de soluções de cores também se refere às vantagens de tal revestimento.

As desvantagens incluem o fato de que é necessário espaço adicional para a instalação de tetos tensos e em uma sala pequena pode não estar disponível.

Cobertura de rack (suspensa)... As ripas de metal de várias cores distinguem-se pelo bom desempenho e pelas propriedades estéticas. Com a ajuda deles, é possível criar um interessante forro de teto em relevo em uma sala com o formato correto, com cantos chanfrados e outras nuances do layout. São versáteis, práticos, ecológicos, escondem as imperfeições de superfícies e fiações irregulares, são fáceis de instalar e desinfetar com detergentes comuns.

Ao escolher as ripas para decorar o teto, é importante lembrar que tal solução custará uma soma redonda, e a altura total da sala perderá pelo menos uma dezena de centímetros.

Drywall. Este é um material plástico que permite criar um teto perfeitamente plano ou formas volumétricas bizarras ditadas pelas tendências do design moderno. Não há "efeito estufa" e, portanto, este material é mais amigo do ambiente. Com a sua ajuda, é fácil eliminar grandes diferenças entre as placas de forro, e o forro acabado pode ser usado tanto de forma independente quanto como base para pintura, estofamento, papel de parede.

Deve-se ter em mente que reparos usando drywall serão longos e complicados. O material em si é pesado, com má fixação, podem aparecer rachaduras.

Telhas do teto. Placas de espuma finas e quase sem peso, que têm um padrão de relevo na parte frontal, são uma opção de revestimento barata e popular. São acessíveis (até modelos coloridos, espelhos e superfícies brilhantes), fáceis de colar e segurar com segurança. As placas do teto podem ser lavadas e, se necessário, substituídas uma vez.

Se você vai começar a colar o teto com ladrilhos, precisará eliminar todos os desníveis da superfície de trabalho.

Madeira. Mais caro que todos os outros, um tipo de acabamento de elite. Pode ser usado como base ou decorativo (ilha).

É muito procurado em modernos interiores "rurais".

Papel de parede do teto. Disponível em duas versões: papel de parede branco gofrado com ampla escolha de texturas e opções de coloração. Os papéis de parede em relevo estão disponíveis apenas em branco e são produzidos por fabricantes russos. Eles são difíceis de manter, mas criam um alívio benéfico no teto. O papel de parede estrangeiro pode suportar até 10 camadas de tinta de cores diferentes.

Para paredes

As paredes são as que mais chamam a atenção, já que suas dimensões são maiores do que a área do teto ou do chão, elas ficam no nível dos olhos. Eles formam a base do estilo, por isso a escolha do material para o acabamento é especialmente importante. Nenhum deles é considerado ruim, mas cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas antes de escolher.

Os acabamentos tradicionais e comprovados incluem pintura e papel de parede.

O tingimento é um método econômico e fácil de usar... Pode ser muito diferente - de simples e suave a texturizado e colorido. Com a ajuda de tinta, volume adicional é criado na sala, desenhos 3D com perspectiva, acabamento texturizado original. Você pode usar pincéis, pistolas, estênceis. Você terá um acabamento lavável de alta qualidade.

A decoração do papel de parede é ainda mais popular. Os rolos de papel estão gradualmente se tornando uma coisa do passado devido à sua impraticabilidade. Os tipos populares hoje são:

  1. Papel de parede não tecido feito de fibras de tecido e celulose... Eles podem ser adquiridos tanto em cores quanto para tingir.
  2. Papel de parede de vinil de alta densidade. Material elástico, que não desbota, lavável, que adere facilmente e tem bom desempenho.
  3. Fibra de vidro. Material conveniente e barato para colorir.
  4. O papel de parede líquido. Tipo de acabamento mais moderno, o material é aplicado na parede com rolo, tipo tinta. Após a secagem, não restam costuras ou juntas, e a superfície pode ser lisa ou gofrada, dependendo do método de aplicação.

O papel de parede e a tinta são confiáveis, mas se tornaram enfadonhos com o passar dos anos. Eu quero fazer reformas em um quarto moderno mais interessantes e relevantes, e para isso existem outros tipos de materiais:

  • Painéis de cortiça. São simples, amigos do ambiente, têm uma bela aparência nas paredes, adaptam-se à maioria dos estilos modernos, aumentam o ruído e o isolamento térmico da divisão.
  • Gesso decorativo... Revestimento durável, inofensivo, resistente à umidade e sem desbotamento. É aplicado em todos os tipos de paredes, sem necessidade de preparação prévia da superfície. Com sua ajuda, você pode mascarar defeitos, irregularidades, rachaduras e criar um design texturizado interessante das paredes. Imitação de âmbar, mármore, malaquita, a criação de moldes em estuque, a personificação do estilo palaciano - estas são apenas algumas das possibilidades de reparação do gesso decorativo.
  • Azulejo de cerâmica... Isso é confiabilidade, alta qualidade estética, material ecológico e higiênico. O ladrilho é popular entre os designers devido à variedade de soluções de decoração e cores, além da capacidade de combinar com qualquer outro material.
  • Uma pedra natural. Uma pedra na parede é uma decisão ousada na decoração de uma sala. Pode ser grande ou pequeno, plano ou gofrado, depende do tamanho da divisão e do efeito pretendido. Mas essa superfície parece muito boa de qualquer maneira.

Ao escolher um acabamento de pedra, você não precisa pensar no que colocar em uma parede vazia. Um padrão texturizado pode ser definido com uma pedra, e o acabamento é totalmente autossuficiente, sem decoração desnecessária.

  • Painéis decorativos. Na verdade, eles são idênticos aos tetos tensos (em termos de suas propriedades e princípio de instalação). Podem ser coloridas, com impressão de fotos, relevos e iluminação adicional. Como os painéis são caprichosos em relação a altas temperaturas e umidade, na prática eles não são muito comuns.

Muitos estilos modernos (especialmente soluções criativas) usam acabamentos não convencionais:

  • Alvenaria ou imitação. Parece bom natural e pintável.
  • Paredes de concreto "nuas" à la "renovação apenas começaram." Um bom cenário para decoração de paredes e estilos industriais.
  • Janelas com vidros duplos e blocos de vidro. Paredes de cores translúcidas usadas em apartamentos tipo estúdio para zoneamento de salas.
  • Madeira. Um revestimento caro para estilos ecológicos e adeptos de tudo que é natural e seguro para a saúde.

Os mais ousados ​​escolhem um design de curta duração, mas original.

O uso de gesso decorativo, molduras de estuque e rosetas de teto nas paredes é um dos tipos de acabamentos espetaculares “não como os de todos”, que ainda não tiveram tempo de se aborrecer. Mas "colocar a casa de cabeça para baixo" (usar guarnições de teto nas paredes) costuma ser bastante caro, mesmo que as molduras sejam usadas para simular a moldagem de estuque.

Nesse caso, existe uma solução econômica - o uso de jornais velhos para decoração de paredes. Cuidado com a escolha da edição. Anunciar estufas ou contratar funcionários dificilmente enfeitará uma sala, mas manchetes atraentes e belos retratos são exatamente o que você precisa.

Se você quiser algo mais prático, a solução serão painéis OSB, estofamento em couro ecológico, painéis plásticos com retroiluminação LED, pedra flexível.

Para chão

O conforto e a comodidade do quarto são proporcionados por um piso quente, fácil de limpar e que não escorrega. Os seguintes materiais atendem a estes critérios:

  • Linóleo. Revestimento econômico, bonito e durável. Em uma versão moderna, pode imitar materiais mais caros.
  • Laminado. Estético, prático, relativamente barato, fácil de encaixar, vem em diversas cores. O revestimento é quente e agradável aos pés descalços.
  • Pisos autonivelantes. Um revestimento difícil de executar, mas ideal do ponto de vista estético e prático. É bonito, como bom parquete, e agradável ao toque, como borracha.
  • Parquet... Acabamento de prestígio em tábuas de madeira envernizadas. O parquet fica bonito, mas não tem boa resistência ao desgaste e é caprichoso na manutenção.
  • Bambu. Aparência de madeira herbácea. Parece indistinguível do parquet, mas supera em desempenho.
  • Borracha... Revestimento durável, resistente a sujeira, umidade e temperatura. Uma vantagem adicional é o excelente isolamento acústico. Borracha de alta qualidade deve ser produzida no Ocidente; seus substitutos sintéticos são tóxicos e prejudiciais à saúde.
  • Grés porcelânico... Um belo material que "não tem medo" de sujeira, umidade e arranhões. No entanto, deve-se notar que sem aquecimento o piso ficará muito frio.
  • Tapete. Piso quente, macio e agradável ao toque, o que também aumenta o nível de isolamento acústico. É fácil de cuidar, mas essa superfície deve ser protegida do sol.

É importante lembrar que o design não é uma escolha rápida de material, cor e silhueta. É um todo único, um conjunto formado por texturas, cores, móveis e decoração. Com sua combinação harmoniosa, o interior adquire completude e originalidade

Dicas de arranjo

Como tornar um quarto aconchegante, prático e funcional são as primeiras questões que surgem às vésperas de uma reforma. Ao mesmo tempo, os interiores estereotipados e tradicionais já se tornaram enfadonhos e quero ser substituído por soluções mais criativas e fora do padrão.

Um quarto moderno deve manter a personalidade e as características de um espaço pessoal. A maneira mais fácil de conseguir isso é se você se concentrar no gênero, na idade, na ocupação e nos interesses da pessoa para quem a sala está sendo configurada.

Os quartos das crianças e dos adolescentes costumam ser locais para brincar, estudar e relaxar ao mesmo tempo, por isso devem ser pensados ​​com especial cuidado. É importante zonear adequadamente a sala para que cada atividade tenha seu próprio lugar, e escolher materiais de alta qualidade, seguros e ecológicos para reparos e móveis.

É muito bom que a criança também participe da elaboração do projeto de design, então a sala definitivamente não parecerá chata e comum para ela.

Os quartos individuais podem ser masculinos ou femininos.

Um quarto "adulto" (em oposição a uma creche) combina as funções de um estudo e um local de descanso. Menos comumente, destina-se apenas ao sono.No entanto, isso não significa de forma alguma que deva ser banal. Um ambiente interessante é agradável à vista e deixa você de bom humor em qualquer lugar, portanto, atenção especial deve ser dada ao design de um quarto para um adulto.

O quarto das mulheres costuma ser luxuoso e claro... É necessário equipá-lo com uma cama confortável, um cantinho feminino, um lugar para guardar coisas. O quarto perfeito com que toda mulher sonha é um quarto com closet embutido.

Também vale a pena considerar uma área de criatividade, trabalho ou hobby. Os amantes da leitura precisarão de uma poltrona funda e uma estante de livros, as mulheres de negócios precisam de uma área funcional com uma mesa de computador e as costureiras precisam apenas de um canto para costurar no quarto.

O quarto dos homens também pode servir como um local para relaxar e trabalhar.... Deve ser finalizado com materiais que não necessitem de muitos cuidados e fornecido apenas com os itens mais necessários. Seus traços característicos são simplicidade, "brutalidade" e máxima clareza na direção estilística.

Ao zonear uma sala, os representantes de escritórios e especialidades técnicas precisam pensar em uma área com uma mesa confortável e equipamentos de escritório, indivíduos criativos precisarão de espaço livre, bem como móveis que possam ser facilmente movidos de um lugar para outro. Os músicos devem cuidar do isolamento acústico de alta qualidade.

Um quarto duplo é uma ocasião especial. O ambiente nela deve ser um compromisso, unindo características masculinas e femininas e mantendo alguma intimidade.

O papel principal é atribuído a um dormitório de alta qualidade, cuja largura é de pelo menos 140 cm.

O tipo de local é de grande importância. Uma coisa é quando se trata de arranjar um quarto em um pequeno apartamento, e outra bem diferente é se os reparos são planejados em uma casa particular ou em uma cabana. Em um apartamento, é necessário usar com competência as técnicas de aumento visual do espaço, e em uma casa e uma cabana vale a pena abordar com inteligência a criação de um layout incomum.

Estilos e acabamentos populares de interiores

Quando se trata de design histórico ou contemporâneo, não é fácil definir os limites de uma direção específica. No entanto, isso é possível se você observar mais de perto suas características. Existem três direções principais - histórica, étnica e moderna. Eles são divididos em várias outras áreas.

Estilo histórico inclui os estilos antiguidade, vanguarda, art déco, império, barroco, vitoriano, gótico e romântico, classicismo e neoclassicismo, construtivismo, renascimento, moderno, rococó, ecletismo. Requer grandes áreas, um sentido de gosto desenvolvido, além de medida, uma compreensão de que o historicismo não é um cenário de museu. Dadas essas nuances, não será difícil recriar o romance luxuoso, a respeitabilidade e a severidade de eras passadas em sua própria casa.

Estilo antigo (grego)

Está enraizado na antiguidade profunda, mas ao mesmo tempo é bastante popular hoje. Sua base é o luxo refinado. Características distintas:

  • Símbolos e ornamentos gregos. Motivos de vinificação, flora e fauna, formas geométricas no desenho do piso e das paredes são bem-vindos. Mosaicos, afrescos (podem ser substituídos por pinturas nas paredes), intercalados com mármore, colunas e arcos parecem autênticos.
  • Simetria e linhas retas.
  • Paredes de cores claras com um destaque brilhante na forma de um padrão ou tapeçaria.
  • Iluminação suave simulando a luz de velas e tochas, cornijas claras, luminárias de parede de formas não triviais.
  • Estofados com tecidos, cortinas, tapetes, peles artificiais de animais.
  • Móveis enormes e baixos.
  • Portas claras.

Vanguarda

O estilo tem um nome autoexplicativo, o que implica mudanças revolucionárias no século XX - nas idéias bem estabelecidas sobre o design "correto" das instalações. É caracterizado por:

  • Combinações de cores ousadas e contrastes.
  • Silhuetas incomuns, linhas quebradas, contornos expressivos de móveis e paredes.
  • Simetria incomum: uma planta viva em um vaso duplica sua imagem na parede.
  • Materiais decorativos para decoração: tectos falsos, brilho, papel de parede líquido.
  • Móveis de formas não triviais, concentrados no centro do quarto, e móveis embutidos funcionais.
  • Um grande número de fontes de iluminação artificial.

Classicismo

Uma aristocracia corporificada caracterizada pela elegância, moderação e minimalismo. A caligrafia do classicismo é perceptível nos seguintes elementos:

  • O carácter decorativo da decoração da sala e mobiliário: pintura, estuque, parquet, tipos de madeira nobres.
  • Relevo claro e itens volumosos.
  • A presença de grandes espelhos.
  • O elemento central em que toda a atenção está focada. No quarto, pode ser uma cama de dossel.
  • Móveis atarracados e sólidos com impressionantes pernas encaracoladas.
  • Tons cremosos, bege, esverdeados e castanhos.
  • Lareira e boa iluminação.
  • Acessórios típicos: vasos, esculturas, flores.

Neoclassicismo É conservadorismo. Itens de interior semi-antigos minimalistas e luxuosos são feitos de materiais modernos, e esta é a principal diferença do classicismo.

Moderno representa o estilo mais "epocal", extravagante, pretensioso, combinando eficácia tecnológica e "decoração", permanecendo para sempre na fase de transição ativa das formas estabelecidas para as novas. Seu sucessor é o art déco, que se distingue por opções mais modernas e ousadas, mas não caóticas, combinações de objetos de diferentes direções.

Estilo império - respeitabilidade e elitismo, exigindo grandes áreas para móveis maciços com pernas cacheadas. Barroco e Rococó - multicamadas, pompa, pompa, tendência aos excessos, característica dos interiores de palácios. As mais bonitas para os padrões da época, as coisas chiques e caras são a base desses estilos. Os estilos renascentista e vitoriano estão próximos dos padrões reais.

"Minha casa é minha fortaleza" - este é o credo Estilos românico e gótico, com sua solidez e monumentalidade, paleta escura e materiais brutos. Em parte, tem algo em comum com o construtivismo, em que tudo é chamado pelo nome próprio. Uma cadeira é uma cadeira, é apenas uma peça funcional de mobiliário e não são usados ​​itens não funcionais.

Expressionismo - esta é uma tentativa criativa de absorver as características de todas as esferas (do teatro ao cinema), ao mesmo tempo que deforma as formas usuais, transformando a habitação em um palco para apresentações do dia a dia. E na junção de todos os estilos está o ecletismo, combinando habilmente o melhor deles.

Os estilos étnicos têm personalidades verdadeiramente únicas. inglês tem traços de pedantismo e rigidez aconchegante, os africanos e marroquinos reproduzem o sol escaldante, a grama seca e o céu sem nuvens nas cores marrom-amarelado, terracota, tijolo e azul.

oriental (incluindo chineses e japoneses) reúne todos os elementos da identidade dos povos asiáticos. O estilo oriental é bom para o quarto, já que não é muito típico da cultura asiática exibir as circunstâncias da casa, então o quarto será aconchegante, fabuloso e muito íntimo.

egípcio o estilo evoca associações persistentes com as pirâmides e faraós, e as pirâmides são simetria, geometria clara, colunas e símbolos característicos, amplamente decoradas com ouro, cortinas e acessórios interessantes.

indiano o estilo combina o ascetismo da pobreza das camadas inferiores da população e o luxo da riqueza das castas superiores, o mexicano é repleto de sabor nacional, misturando cultura material com idéias europeias de conveniência.

escandinavo o estilo é baseado na simplicidade e no contraste de estruturas e decoração funcionais. Mediterrâneo - são coisas volumétricas lacônicas, muitas vezes feitas à mão e feitas de materiais naturais, com traços das culturas da Grécia, Turquia e Itália. Esse estilo é propício ao relaxamento e ao distanciamento da agitação da vida cotidiana.O estilo tropical ecoa.

russo estilo não é, de forma alguma, uma confusão de lembranças étnicas (como uma boneca aninhada e um samovar). Trata-se de uma abundância de madeira na decoração e no mobiliário, a presença obrigatória de têxteis, uma bonita cómoda ou cómoda, uma lareira ou a sua imitação, um mínimo de lembranças, sobretudo estrangeiras.

americano estilo é flexibilidade e democracia, liberdade completa para autoexpressão e demonstração de preferências.

Provença com um toque de burguesia, "com história", abundância de tons claros e suaves, está mais próxima das tendências modernas.

As tendências modernas populares estão focadas no design de instalações sem o uso de móveis pretensiosos, materiais caros e decoração em abundância. Eles se concentram na simplicidade, funcionalidade e espaço livre. Entre eles existem mais de uma dezena de direções, e algumas delas merecem atenção especial.

Grunge

Esta é uma combinação democrática de modernidade e antiguidade, uma demonstração de coisas e materiais elegantes e sólidos, escolhidos com gosto. Móveis no estilo do classicismo são desprovidos de padrões dourados e esculpidos, os pisos de mármore são substituídos por um verniz mais prático e acessível. Cortinas com muitas pregas tornam-se cortinas feitas de tecidos voadores translúcidos. Entre as características distintivas são especialmente notáveis:

  • Itens lacônicos, mas enormes.
  • Alto custo falso ou imitação de materiais nobres.
  • Abundância de tecidos naturais: linho, algodão, seda.
  • Antiguidades, antiguidades, itens vintage.
  • "Valores hereditários" na forma de estatuetas de bronze, castiçais, espelhos.

Contemporâneo

Estilo jovem, em que tudo é feito sem frescuras. Dizem sobre isso "simplesmente e com bom gosto". Ao mesmo tempo, um ambiente agradável e confortável a qualquer momento pode ser diluído com um novo objeto, como se continuasse a composição inacabada da situação. Isso torna o estilo contemporâneo dinâmico e um tanto eclético. Traços específicos:

  • Móveis facilmente móveis (modular, transformável, sobre rodízios, dobrável).
  • Cada coisa é funcional.
  • Economia de espaço devido à disposição compacta dos itens.
  • A presença de acentos brilhantes, cativantes e memoráveis.
  • Indica a presença de elementos de estilos estranhos.

Fusão

Criatividade concentrada para quem não gosta do mundano, chato e tradicional.

No entanto, a expressividade do estilo é alcançada mais pelo contraste e pelo efeito de surpresa do que por um amontoado geral de elementos brilhantes. Assim, por exemplo, um quarto em estilo fusão pode ser decorado com um vaso de chão - se não for uma garrafa transparente de dez litros, mas ocupar todo o espaço do chão ao teto (um ponto brilhante no canto da sala).

É fácil definir a fusão entre outros estilos por suas características inerentes:

  • Maximalismo e extravagância do meio ambiente. Se acessórios, então volumosos, se chiques, então impressionantes.
  • Joias caras, porque estamos falando de produtos de grife.
  • Uma mistura de elementos de diferentes estilos: uma pintura acadêmica da Renascença e um pôster de uma banda de rock jovem ao lado.
  • Paleta brilhante, combinações de cores interessantes.
  • Textura expressiva de materiais.
  • Boêmio.

Loft

Loft é um estilo de juventude favorito que tem muitas encarnações (do industrialismo ortodoxo com um toque de criatividade até uma lembrança distante deles - usando materiais modernos). Os sinais são os seguintes:

  • Descuido do mobiliário: recintos "desabitados", objectos móveis fáceis de movimentar pela divisão, imitação de reparações na fase final.
  • Uma abundância de tons claros e luz natural.
  • Texturas ásperas e naturais na decoração do quarto.
  • Janelas do chão ao teto sem cortinas.
  • Uma combinação do antigo e do novo, expressa na vizinhança de uma cama de madeira com eletrodomésticos novos.
  • Características industriais: móveis rústicos, fiação e encanamentos expostos, superfícies de metal e vigas de teto à vista.

Arte pop

Design moderno, luminoso e enérgico, que se monta a partir de tudo o que pode vir à mão na loja. Produtos de consumo populares são transformados em obras de arte, e verdadeiras obras de arte fora do comum são cultivadas e ocupam o centro de sua composição. Características de design:

  • A predominância de materiais sintéticos.
  • Acessórios baratos: cartazes de filmes nojentos, almofadas macias em forma de coração, dramáticas peles de animais artificiais.
  • Colocando os mesmos itens em níveis diferentes.
  • Itens de decoração "pop": um cartaz publicitário da "Coca-Cola", um retrato incompleto de um revolucionário cubano.
  • Carpetes e tapetes em diversos tamanhos, texturas e cores.
  • Móveis em plástico ou couro ecológico.

Soluções elegantes no espírito de "bangalôs" e "chalés são comuns"- com conforto e romance originais, rodeado de materiais naturais. O estilo ecológico é popular, minimizando a importância das tecnologias mais recentes na vida moderna. Eles são próximos em espírito ao romântico chique gasto, country urbano, amante da liberdade e boho aconchegante.

O pós-modernismo é voltado para indivíduos criativos, vintage - para conhecedores de beleza de eras passadas. Eles se opõem à alta tecnologia ultramoderna, cultivando o desenvolvimento de tecnologias digitais e gadgets para melhorar a vida, techno com predominância de formas geométricas e superfícies de polímero-cromo.

Para quem não gosta de correr de um extremo a outro e está à beira de um boom criativo e tecnológico, existe um minimalismo belo, funcional e ao máximo descarregado.

Os designers aconselham o uso de dicas universais para decorar um quarto:

  1. Escolha um estilo específico como guia.
  2. Crie um projeto de design baseado em programas de computador, amostras prontas ou com a ajuda de um especialista.
  3. Escolha um esquema de cores que seja agradável aos olhos.
  4. Considere colocar a área de trabalho próxima a uma fonte de luz natural.
  5. Encontre a melhor forma de zonear o quarto (iluminação, cor, pódio, tela, disposição dos móveis, tapetes).
  6. Use técnicas de otimização de espaço em salas pequenas.
  7. Calcule a largura necessária do berço - pelo número de travessas.
  8. Escolha cuidadosamente a base ortopédica certa e a cama de qualidade.
  9. Fornece acesso à cama de casal de ambos os lados.
  10. Considere o tipo de sistema de armazenamento e roupa de cama.

Soluções de cor

Novas tecnologias e materiais de construção modernos substituem as soluções tradicionais na escolha de cores para acabamento de tetos, paredes e pisos. Agora a paleta depende apenas das preferências dos proprietários, e a escolha certa é baseada nas recomendações de especialistas no design de cores do quarto.

cor branca continua a ser o favorito de muitos designers, pois é um "parceiro" versátil para qualquer outra cor e um pano de fundo para detalhes brilhantes. Além disso, manchas de elementos coloridos em um fundo branco não parecem espalhadas, elas são combinadas em uma determinada composição. Essa cor é universal para acabamento de teto e paredes (com materiais diversos), mas para o piso deve-se escolher uma opção mais prática.

Quase branco cor leitosa. Este tom quente destina-se a interiores acolhedores em estilos históricos, enquanto para interiores mais modernos um branco "sinal" fresco é adequado.

Parece original e autossuficiente cor pulverulenta. É profundo, macio e é ótimo para performances monocromáticas, além de combinar com elementos mais brilhantes.

Uma paleta delicada é apropriada no quarto, propícia ao relaxamento e tranquilidade.

A decoração é relevante para o banheiro em tons de pêssego. Creme, linhaça, azeitona, pistache, verde claro, bases de hortelã são adequadas para um grande número de interiores recriados no quarto.Para que a monotonia não pareça impessoal, vale acrescentar suculentos acentos de cores: ameixa, coral, ouro, café, esmeralda, terracota, cereja.

Psicólogos afirmam que paleta verde em uma combinação de diferentes tons é o mais calmante e agradável aos olhos e ao sistema nervoso. Não será muito enfadonho e simples - e ao mesmo tempo, não o irritará ou aborrecerá por muito tempo. Verdes escuros combinam bem com branco, dourado, castanho, vinho, wengé africano. Borgonha e lilás são combinados com sucesso.

Aparência fresca e moderna combinações de cores brilhantes, mas não chamativas: argila amarela e azul da Prússia, cremosa e âmbar, creme e ameixa, amarela ensolarada e celestial, pêra e sangria, creme de limão e pedras preciosas (esmeralda, safira, rubi), mel e canela.

Não tenha medo da faixa escura... Tons frios de azul, marrom e cinza tornarão o quarto moderno e incomum, e nada sombrio.

Seleção de móveis e acessórios

Independentemente de você estar planejando uma redecoração econômica ou uma reforma de luxo, a tarefa principal é pensar sobre o mobiliário do quarto nos mínimos detalhes. Nem todo mundo consegue descobrir imediatamente como mobilá-lo, como decorá-lo, onde equipar esta ou aquela área funcional.

A aparência, dimensões e funções do mobiliário determinam o estilo com que é feito o interior da divisão. Para estilos históricos, móveis de elite, de alta qualidade e duráveis, são mais adequados. O estilo étnico ou colonial exige algo autêntico e reconhecível, e as tendências modernas podem pagar tudo, incluindo produtos de design e móveis feitos à mão. No entanto, este não é o único critério. Existem outras "folhas de cola" úteis para a escolha de móveis:

  1. Considere o propósito da sala. No quarto, que é usado apenas para relaxamento, o lugar principal é reservado para dormir, portanto uma cama grande e confortável pode ocupar uma parte significativa do quarto. Para o quarto de estudo, são necessários sistemas de dormir mais compactos, que são transformados durante o dia e não ocupam muito espaço.
  2. Escolha uma cama ou sofá com estrutura robusta e base ortopédica. Acessórios e mecanismos de transformação devem estar em perfeito estado de funcionamento.
  3. Dê preferência a materiais ecológicos e seguros.
  4. Leve em consideração a altura, o peso e a quantidade de pessoas dormindo, observe as normas permitidas nas instruções, caso contrário o produto se tornará rapidamente inutilizável.
  5. Não compre uma cama e meia e camas de casal já com 140 cm.
  6. Se você tiver escolha, dê preferência a móveis embutidos em vez de móveis de gabinete.
  7. Observe a medida. Todas as coisas não funcionais são um desperdício de dinheiro e espaço livre.

Acessórios

Pensando no interior, cada proprietário pensa em como decorar o ambiente, o que pendurar na parede, como decorar a janela, que acessórios escolher. As respostas a essas perguntas são estabelecidas nas características de um estilo particular, mas também há opções de design universal que são apropriadas na maioria dos casos:

  • Pinturas. A direção da arte a que pertence o quadro depende do estilo que prevalece no interior. A decoração da tela com uma moldura de madeira simples fica linda, uma boa opção é uma baguete feita de madeira, plástico ou alumínio.

Vale a pena prestar atenção não só nas fotos usuais, mas também nas colagens, painéis, mosaicos e patchwork.

  • Foto. Um famoso trabalho fotográfico ou uma bela foto de família tornarão o ambiente no quarto mais caseiro e aconchegante. Cartazes são apropriados para o quarto dos jovens.
  • Desenhos. Paisagens nas paredes com efeito e perspectiva 3D, pintar na parede em vez de tela e qualquer outra imagem darão personalidade ao ambiente. Você pode aplicar um desenho com suas próprias mãos usando tinta spray e estênceis.
  • Feito à mão. Coisas feitas à mão ajudam a criar uma atmosfera original: cobertores de malha, abajures, souvenirs.
  • Têxtil... Acessórios macios (cortinas, cortinas, dossel, cobertores e colchas, travesseiros) tornam o quarto aconchegante.
  • Antiguidades e vintage... Relógio de pêndulo, lâmpada de chão da "avó", baú decorativo e outros atributos dos últimos anos são apropriados na maioria dos estilos, eles tornam o design mais interessante e "caro".
  • Tapetes e tapetes de cabeceira... Não só complementam o interior, como são práticos se os pisos não forem aquecidos.
  • Luminárias... A iluminação artificial desempenha um papel especial no ambiente. Um candeeiro decorativo é bom por si só e para criar volume adicional e realçar áreas na divisão. Uma lareira elétrica ou um grande aquário com iluminação original parece ótimo como fonte de luz.
  • Móveis associados. A cama no quarto raramente é suficiente. Alguém carece de uma cômoda ou de um armário, alguém precisa de prateleiras suspensas e alguém precisa de um banco inteiro para obter o valor total de um interior no estilo russo. O principal é não exagerar na hora de montar um conjunto de móveis.
  • Molduras - faixas decorativas para o acabamento de quaisquer superfícies, conferindo-lhes um aspecto mais completo.
  • Um destaque do designer para interiores complexos.

Em um apartamento estúdio, divisórias móveis podem ser necessárias para que a cozinha, a banheira, o chuveiro e o toalete fiquem isolados do quarto.

Iluminação e roupa de cama

O sucesso está nos detalhes, e não são apenas acessórios óbvios, mas também pensando nas pequenas coisas que criam estilo.

A iluminação artificial desempenha um papel importante no interior do quarto... Com a sua ajuda, o espaço aumenta visualmente, as áreas funcionais da sala são destacadas e o conforto é criado.

Técnicas de transformação do espaço:

  1. Aumento da altura do teto. Isso ocorre devido à instalação de lâmpadas nas paredes, cujos raios são direcionados para cima. Essa iluminação aumenta visualmente a linha do teto.
  2. Estreitamento do quarto "sala dos lápis". Colocar uma fonte de luz no centro de uma sala é um erro comum. A solução ideal para salas estreitas e compridas é a localização das lâmpadas em uma das paredes longas ou o arranjo em forma de L ao longo da parede longitudinal e muito estreita.
  3. Você pode alongar uma sala apenas colocando as mesmas lâmpadas em uma fileira no centro do teto. Isso criará a perspectiva necessária.
  4. Alterar o tamanho geral de uma sala... O truque principal é criar luz refletida e difusa. Quanto mais superfícies reflexivas e brilhantes, melhor.
  5. Zoneamento de quarto... A iluminação local perto de móveis, acima da mesa, ao redor de espelhos ou pinturas delimita o espaço melhor do que qualquer outra técnica.

Na escolha da roupa de cama, é necessário levar em consideração sua conformidade com o esquema de cores do interior, praticidade, qualidade e naturalidade dos materiais e a estação do ano.

Você pode ver ainda mais ideias de design de quartos no próximo vídeo.

1 comentário

Obrigado pelo artigo útil e interessante!

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário