Projeto de quarto com área de 9-11 m². m

Projeto de quarto com área de 9-11 m². m
  1. Características do layout de uma pequena sala
  2. Exemplos de projetos de design
  3. Estilos
  4. Cores
  5. Acabamento
  6. Escolhendo móveis
  7. Técnicas de expansão de salas estreitas
  8. Iluminação
  9. Têxteis e acessórios
  10. Lindas ideias no interior

Habitações de pequeno porte geralmente estão associadas a apartamentos apertados de um cômodo do período pré-perestroika. Na verdade, o significado desse conceito é muito mais amplo. Um pequeno apartamento é caracterizado pela presença de uma pequena cozinha de 3 a 7 m². m, banheiro combinado ou separado (mas muito apertado) e um corredor estreito.

Mesmo em um apartamento de três quartos deste tipo com uma área total de 55-60 m². o tamanho do quarto m é de cerca de 10-11 sq. m. É sempre difícil planejar o interior de uma sala tão pequena. Precisamos de uma abordagem racional para usar quadrados preciosos. Vale a pena considerar com mais detalhes como criar um design de quarto com uma área de 9-11 m². m.

Características do layout de uma pequena sala

Existem dois tipos de apartamentos pequenos. No primeiro caso, as salas são isoladas e, no segundo, adjacentes.

Por esse motivo, os layouts do espaço de dormir serão diferentes.

Ao criar um interior para um pequeno quarto, eles são repelidos pelos seguintes fatores:

  • Formas de quartos. Em Khrushchev, os quartos costumam ter a forma de um retângulo fortemente alongado. A abordagem para organizar salas retangulares e quadradas será diferente.
  • Configurações de sala - a localização de janelas, portas, seus tamanhos, número e pontos cardeais. Este último é levado em consideração ao escolher uma temperatura de cor.
  • O número de lugares para dormir. A condição física e a faixa etária dos proprietários, que são importantes na escolha do modelo de cama e na opção de colocação do beliche.
  • Preferências estéticas. Com base nisso, é tomada uma decisão sobre a necessidade de redesenvolvimento.

Os proprietários de apartamentos pequenos devem considerar a combinação de um quarto com varanda. Aproveitando uma solução de design tão simples, você tem a oportunidade de organizar uma sala de jogos, um local de trabalho, uma área de relaxamento ou um camarim embutido nas praças "ganhas".

Argumentos para combinar um quarto e uma loggia:

  • Aumente a área útil.
  • Você obtém fontes de luz natural adicionais.
  • A sala fica mais quente (se o acabamento for feito corretamente).
  • Você pode planejar uma pequena sala adicional.

A única desvantagem é a necessidade de obter permissão para demolir as paredes das autoridades competentes.

Para se tornar o proprietário de um pequeno quarto com uma área de trabalho, você pode recorrer a uma forma menos drástica de transformar sua casa. Basta alocar uma pequena área para um escritório, onde ficarão uma cadeira e uma mesa de console. Para isso, é adequado um peitoril de janela, que é estendido e reforçado com um tampo de mesa de madeira. Outra opção é fixar a consola à cabeceira da cama, quando um painel decorativo funciona como encosto.

Outro método envolve o projeto da superfície de trabalho na forma de uma estrutura de rack suspensa. Neste caso, não são utilizados suportes verticais, pois o rack é montado diretamente na parede, o que acaba economizando o máximo de espaço possível.

Exemplos de projetos de design

Quando os profissionais estão envolvidos na formação de um projeto de design para um quarto, até os especialistas têm dificuldades.Temos que procurar uma opção de design alternativo para o espaço de vida, refletindo as tendências modernas do mundo do design de interiores e ideias universais que existem fora do tempo (devido à sua conveniência).

A auto-seleção de uma opção de design de quarto envolve uma filtragem completa das idéias que você gosta - pelo nível de complexidade de execução e não apenas. Muitas idéias de design são bastante difíceis de implementar, algumas são bastante realistas, embora nem todas as soluções sejam aceitáveis ​​em termos de praticidade quando se trata da vida cotidiana. Os projetos de design de pequenos quartos apresentados na seleção de fotos demonstram claramente como você pode equipar um pequeno espaço de um quarto para dormir e descansar.

Estilos

A variedade existente de tendências de estilo permite que você supere de forma interessante o interior de um pequeno quarto. Você pode tomar algum estilo como base e, ao criar um interior, refletir seus princípios básicos no design:

  • Estilos contemporâneos - uma fonte inesgotável de inspiração para a criação de imagens originais de quartos. As tendências do minimalismo aconchegante são ideais para espaços pequenos. Esta direção distingue-se pelo grau máximo de conforto e a utilização mínima de elementos decorativos.
  • Estilo vintage e conceito shabby chic - mais duas direções que podem ser implementadas decorando um quarto compacto. Ambos os estilos acolhem móveis restaurados ou de imitação de antiguidades, revestimento surrado combinado com decoração modesta e tecidos originais. Escolhendo o estilo adequado, é preciso observar a medida no uso dos elementos decorativos.

Caso contrário, a abundância de babados, babados e antiguidades tornará o ambiente francamente insípido.

  • Estilo ecológico É uma ótima oportunidade para criar um visual atraente e moderno para um quarto. Se a sala for pequena, mas o teto for alto o suficiente, a decoração com vigas de madeira trará um calor natural, tornando o ambiente incomumente aconchegante. Um efeito semelhante pode ser obtido diante de uma parede de realce com painéis decorativos feitos de madeira ou com uma textura que imita um belo padrão de madeira.

Cores

O esquema de cores corretamente selecionado ajudará a mudar o espaço de um pequeno quarto. Não se esqueça que a escala de cores afeta o fundo emocional, tendo a capacidade de mudar a percepção da realidade circundante.

Design contrastante

A opção de maior sucesso. Acabamentos brilhantes contrastam com a paleta neutra do conjunto de móveis - ou vice-versa. Mais algumas cortinas são utilizadas como auxiliares, pelo que a imagem da divisão é mais eficaz. As opções adicionais incluem cores espectrais, que constituem uma combinação de contraste absoluto: vermelho e verde, laranja e azul, amarelo e roxo.

Você pode usar o branco acromático e todos os tons de cinza. Ao mesmo tempo, algum elemento é contrastado, enfatizando sua importância. Tem a seguinte aparência: papel de parede listrado ou estofamento brilhante. Para acentuar zonas individuais, eles são jogados com pequenos objetos e decoração ativa.

Decoração pastel

As possibilidades de tons claros são infinitas. Eles contribuem para a expansão visual do espaço e removem quaisquer proibições ao fazer combinações com outras cores. Ao contrário dos verdes ricos, laranjas e tintos, que exigem um uso cuidadoso, trabalhar com tons de verde claro, rosa claro ou pêssego é um prazer.

A paleta de luz suave acalma, relaxa e tonifica de forma positiva. A gama pastel pode se tornar parte de quase qualquer direção de estilo, seja design clássico, minimalismo moderno encolher os ombros o populistaou o popular design de loft, que costuma usar tons naturais sutis.

Design monocromático

Aqui não é necessário escolher uma cor ou tentar vencer o espaço com a ajuda da clássica combinação preto e branco. Esse interior permite a presença de quaisquer sombras, e a gama monocromática permite criar efeitos de cor interessantes.

Com a ajuda de pequenas gradações de tons de uma paleta de luz, você pode empurrar visualmente os limites em um quarto muito pequeno.

Em um interior moderno branco como a neve, o uso de materiais diferentes é percebido de forma diferente. O papel principal neste caso é desempenhado pelo jogo de texturas. A combinação de tecidos de cetim e veludo, superfícies polidas e envelhecidas artificialmente, vidro fosco e carpete fofo tornarão o interior monocromático mais expressivo.

Acabamento

Qualquer que seja a sua preferência pessoal pela paleta de cores, ao decorar um pequeno espaço que tanto necessita de ampliação visual, seria estranho desprezar o acabamento claro (ou mesmo branco neve).

Ao escolher o papel de parede para um quarto pequeno, é aconselhável dar preferência a um padrão moderado. O papel de parede com letras miúdas frequentes em uma área limitada tem um efeito deprimente.

Algumas recomendações gerais:

  • Em uma sala estreita com tetos altos, o papel de parede com padrões horizontais ajudará a corrigir visualmente as imperfeições.
  • Se a prioridade for aumentar a altura visual, a impressão deve ser vertical.
  • Em um pequeno quarto com uma área de até 11 quadrados, o papel de parede claro liso em qualquer um dos tons pastel é ideal.
  • Você pode aumentar o espaço alternando tiras largas de papel de parede nas versões claras e escuras.
  • Ao decorar uma sala com papel de parede com estampa volumétrica, as paredes adjacentes são decoradas com papel de parede liso de tonalidade semelhante (sem padrões).

Ao escolher um esquema de cores para o piso, o esquema geral de cores do interior serve como um ponto de referência. Um conjunto de móveis escuros é adequado para um revestimento de piso claro - e vice-versa. O esquema de cores dos objetos deve estar em sintonia com a tonalidade do chão (idealmente, é monocromático, mas com intensidades diferentes).

Um padrão diagonal em uma placa de parquete ou laminado expande visualmente os limites de uma pequena sala.

Escolhendo móveis

Ao organizar quartos pequenos, um dos pontos-chave na criação de um interior funcional e confortável é um arranjo competente de móveis.

Métodos para colocar um beliche:

  • Encosto com cabeceira encostada na parede e com disposição tradicional de par de mesinhas de cabeceira nas laterais do beliche.
  • Em um dos cantos. A vantagem desta opção é uma área livre adicional onde você pode colocar uma cadeira ou um pequeno armário.
  • Em forma de ilha - adequado para quem não pretende colocar outros móveis no quarto.
  • Ao longo da parede, em fila com alguns dos móveis. Nesse caso, o berço é colocado com o lado comprido encostado na parede. Este método de layout deixa a parte central da sala livre.
  • Em um quarto com área de trabalho, é melhor encostar a cama em uma parede longa, posicionando-a ao longo. Pode ser colocado em um canto.

O problema de uma escassez aguda de quadrados em um pequeno quarto é parcialmente resolvido com a instalação de um guarda-roupa feito sob medida (levando em conta as peculiaridades do layout). A principal vantagem dessas estruturas é o aumento da amplitude (devido à altura do próprio teto, que permite maximizar o aproveitamento do espaço interno, colocando tudo o que você precisa). Os espelhos nas portas de correr fornecem uma ilusão de ótica impressionante de um espaço amplo e luminoso.

Vale a pena considerar com exemplos como você pode equipar quartos de diferentes formas e tamanhos.

9 sq. m

Com o tamanho extremamente pequeno do quarto, é perfeitamente possível sobreviver com o mínimo - uma cama e um guarda-roupa. Melhor ainda, use um armário alternativo na forma de uma pequena estrutura com cabides.

A TV pode ser colocada na parede, economizando espaço útil.

10 sq. m

Uma cama com sistema de arrumação com gavetão é uma excelente solução para um quarto pequeno. Nesse caso, não há necessidade de usar um gabinete separado, que ocupa um espaço significativo em uma sala pequena. Os casais geralmente querem uma cama de casal completa. Porém, em 10 praças, é aconselhável limitar a colocação de uma cama e meia, uma cama dupla medindo 140 × 160 cm, ou adquirir um sofá-transformador de canto.

11 sq. m

Uma alternativa a uma cama normal pode ser a instalação de um pódio para uma vaga. Esta solução oferece várias vantagens práticas ao mesmo tempo:

  • Permite que você economize na compra de uma cama, já que só precisa de um colchão.
  • Equipar o espaço funcional interno com uma caixa de linho como sistema de armazenamento adicional, o que é sempre conveniente.
  • Quando uma cama desdobrável é construída no espaço interno do pódio, uma área de trabalho pode ser organizada em sua superfície. A ergonomia de tal interior dificilmente pode ser superestimada.
  • Um pódio com um lugar para dormir com um dossel original não só parece muito impressionante, mas também contribui para a criação de condições completas para o relaxamento.

Técnicas de expansão de salas estreitas

Se você está planejando uma reforma em um quarto estreito e há uma oportunidade de expandir as aberturas das janelas, não negligencie a chance de aumentar a luz natural. O quarto parecerá mais espaçoso.

É aconselhável instalar o revestimento do piso na diagonal.

Não negligencie os métodos populares de ampliação do espaço visual, com a ajuda dos quais muitas desvantagens de salas compactas de uma forma altamente alongada são facilmente corrigidas:

  • Acabamentos de superfície em tons claros e piso em cores escuras são uma combinação de ganha-ganha. Não se esqueça da impressão vertical no papel de parede se a solução de estilo permitir a aplicação de imagens.
  • Uso de superfícies de vidro brilhantes, superfícies de espelho extensas. Paredes espelhadas não só criam ilusões ópticas, mas também aumentam os efeitos dos sistemas de iluminação.

Os tetos tensos brilhantes são um exemplo de mudança visual nas proporções de uma sala.

  • Formação correta do conjunto de móveis: uma cama de grandes dimensões (a única grande peça de mobiliário) e estruturas leves e móveis como elementos adicionais. Se você não pode viver sem um armário, que não seja comum, mas embutido, com portas espelhadas.
  • Fontes de luz locais e iluminação embutida "borram" os limites de uma pequena sala, criando uma atmosfera acolhedora e convidativa... Se você direcionar o fluxo de luz para a parede longitudinal, poderá expandir visualmente o espaço estreito.
  • Usando acentos de cor - têxteis claros e elementos decorativos, luminárias ou peças de mobiliário contrastantes.

Iluminação

A iluminação é o elemento de design mais importante. Fontes de luz artificial permitem ajustar as proporções da sala e enfatizar seu tamanho. Com a ajuda da iluminação, você pode criar o efeito de profundidade e holofotes - pontos de luz locais nos lugares certos.

Por localização, a iluminação dos níveis inferior, médio e superior é diferenciada.

O nível inferior é a iluminação do piso. Em quartos compactos, a iluminação tipo piso raramente é usada, geralmente para criar efeitos interessantes. Uma cama com iluminação forte permite que você passe sem lâmpadas de cabeceira.

O nível médio é representado por:

  • Lâmpadas de assoalho. O tipo mais popular de luminária de chão é uma luminária de estilo japonês com uma moldura de madeira ou arame decorada com papel de arroz. Você pode fazer isso sozinho.
  • Luminárias de parede... Em vez de lâmpadas de cabeceira, você pode usar arandelas de todas as formas e tamanhos.
  • Móveis iluminados. Para iluminar a cabeceira da cama, use luzes de néon ou halógenas coloridas ou faixa de LED. Com um painel decorativo com iluminação linear, você pode aumentar visualmente a profundidade da sala.
  • Candeeiros de mesa, candeeiros de cabeceira, que podem diferir no brilho da luz. Pode ser suave, sutil, moderado ou claro, permitindo que você leia ou escreva.

Nível superior - luzes de teto, holofotes e lustres. Quando a tarefa é vencer efetivamente um elemento separado, geralmente é usada uma iluminação embutida de teto ou piso brilhante. Uma estrutura de teto de vários níveis, onde a iluminação de cada nível é fornecida, bem como um grande plano de espelho, é capaz de dar profundidade a um pequeno espaço de quarto.

Se o projeto envolve um lustre clássico, o resto das luminárias é selecionado estritamente no mesmo estilo.

Têxteis e acessórios

Os têxteis desempenham um dos papéis principais na criação de uma atmosfera acolhedora e calorosa. Se você tiver uma abertura de janela ampla, é melhor usar uma cortina ampla e livre de parede a parede.

Evite beirais volumosos e maciços. Escolha uma coisa - ou cortinas com um padrão denso ou papel de parede. Caso contrário, você pode obter o efeito de um ponto de cor sólida. As vantagens dos têxteis naturais são a compatibilidade com o meio ambiente, excelente respirabilidade e transmissão de luz.

Grandes tapetes fofos, tecidos brilhantes e cores chamativas dominam a atmosfera. É melhor escolher molduras finas e elegantes para pinturas e fotografias de modo a não sobrecarregar o interior. O número de acessórios deve ser moderado. Os arranjos florais trazem notas de frescor.

Lindas ideias no interior

A seguinte seleção de exemplos inspiradores de projetos de design de pequenos quartos em diferentes estilos, paletas de cores e com diferentes conteúdos funcionais irão ajudá-lo a moldar o interior do seu próprio quarto. Ao escolher a opção mais adequada, você precisa levar em consideração uma variedade de nuances - então o resultado não irá decepcioná-lo. Se necessário, você pode entrar em contato com os especialistas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário