Projeto de um pequeno quarto de 9 m². m

Projeto de um pequeno quarto de 9 m². m
  1. Quais estilos são adequados para você?
  2. Cores
  3. Decoração de parede, piso e teto
  4. Iluminação
  5. Truques para expandir a sala
  6. Características do layout e zoneamento da sala
  7. Ideias de interiores
  8. Nós arranjamos móveis

Ao escolher o design de um quarto, você precisa decidir que tipo de lugar será: relaxante, um lugar para relaxar, apenas um quarto para dormir, se você precisa trabalhar nele ou será um quarto de criança. Aqui está esta pedra angular, a partir da qual pode realizar o sonho de um quarto bonito e agradável. Projeto de um pequeno quarto de 9 m². m deve ser cuidadosamente considerado.

Quais estilos são adequados para você?

  • Falando em estilo para uma sala pequena, você pode pensar em minimalismo. Sim, esta é uma das direções certas ao organizar uma pequena sala, mas aqui você precisa saber a abordagem certa. Não é necessário limitar-se a uma cama, um armário e um armário. A direção mais adequada é “minimalismo confortável” - uma combinação de um mínimo de itens com seu máximo conforto. Simplicidade, funcionalidade e combinação de itens de mobiliário com acessórios são mais adequados ao estilo de um pequeno quarto moderno.
  • O estilo provençal é muito adequado para quartos pequenos.... Vasos de lavanda (reais ou falsos), cortinas de renda, cores pastel e móveis de madeira clara criam a sensação de uma manhã francesa.
  • Para destacar o quarto e torná-lo um local agradável de se estar, basta escolher um estilo moderno memorável. - principalmente com um arranjo lacônico de móveis e cores claras do interior. Os amantes de clássicos e móveis sólidos em um quarto como esse estão em melhor situação se controlarem seu ardor. Uma mistura significativa de acessórios, estuque e móveis esculpidos reduzirá visualmente o espaço já pequeno.

No entanto, mesmo um interior rígido pode ser diluído com acessórios. Algumas velas com o seu perfume preferido, várias molduras de uma cor adequada com fotografias ou pinturas queridas no seu coração - não tenha medo de criar um clima!

Cores

Limite a escolha de cores para um quarto pequeno em duas direções. Os amantes de aconchegantes "ninhos" para dormir combinam com os tons de café, cereja e chocolate ao leite, de modo que o quarto fica mais confortável. As cores claras ajudam a expandir visualmente o espaço do quarto.

Em um quarto bem iluminado, há muito mais opções para "brincar" com detalhes coloridos. Escolha bege, noz ou marfim. Nesse interior, você pode encaixar perfeitamente vários detalhes brilhantes em acessórios ou móveis. Um grande número de cores claras será equilibrado por acessórios atraentes, o interior ficará harmonioso.

Experimentar! O quarto é um espaço pessoal onde você pode fazer tudo do jeito que quiser. Concentre-se em uma parede ou peça de mobiliário. Você encontrará algo que chamará sua atenção e o quarto brilhará com novos tons.

Decoração de parede, piso e teto

Ao decorar paredes, pisos e tetos, considere como eles podem ser descartados. O zoneamento funcional será útil em um quarto pequeno.

O item mais importante no quarto é a cama. Vale a pena começar por aí. Coloque em 9 sq. Uma cama grande não é a melhor ideia. Um tamanho duplo ou queen é suficiente. O principal é que o espaço restante é conveniente para se mover.

As camas do loft ajudam a economizar espaço. Sob eles, você pode colocar um guarda-roupa, um local de trabalho ou (se for um berçário) colocar um tapete macio e organizar um local para jogos pendurando uma cortina de bambu ou tecido grosso.Você pode fazer seu próprio forte.

O desenho de um quarto de criança tem características próprias, abre as portas a um mundo cheio de imaginações. O design no estilo de obras de culto terá uma aparência bastante atmosférica. Uma sala no estilo do mundo de Harry Potter, Nárnia ou um dos desenhos animados da Disney não só criará a sensação de um conto de fadas, mas também apoiará adequadamente o conforto do apartamento.

Um armário alto, mas estreito, é melhor para guardar roupas e itens grandes - para liberar espaço... Prateleiras de teto são adequadas para itens que não são usados ​​com muita frequência.

Vai funcionar bem para decorar o interior com prateleiras para livros e acessórios na metade superior da sala.... É melhor libertar o inferior do empilhamento excessivo, vale a pena deixar o máximo de espaço possível para um movimento conveniente.

Se o quarto precisa de uma mesa para trabalhar, mantenha-a pequena.... Modelos conversíveis se encaixam bem em um espaço pequeno, mas funcional. Durante o trabalho, a mesa desdobrada junto à janela criará um ambiente de trabalho e dobrará de forma a não ocupar espaço nas horas de lazer.

O chão ajudará a transformar o quarto. Existem diferentes revestimentos para pavimentos - laminado, linóleo, parquet, cortiça, vinil. É melhor não deixar o piso muito escuro, escolha materiais mais claros, mas lembre-se - deve ser vários tons mais escuros do que o nível superior da sala.

É melhor colocar o piso na diagonal. Isso não só permitirá que você expanda ligeiramente os limites da sala, mas também criará uma atmosfera mais confortável.

Iluminação

A iluminação pontual das áreas funcionais é uma boa escolha. Lâmpadas ou pequenas luzes acima da cama, cadeira de leitura ou fone de ouvido parecerão muito mais vantajosas do que um lustre comum com iluminação forte. O quarto é um espaço para relaxamento pessoal, e a iluminação muito forte será supérflua.

A iluminação pontual também ajudará a superar o ambiente de trabalho. A luz concentrada acima da área de trabalho ajudará a focar no trabalho e não se destacará do interior do quarto.

Decorar um quarto deve torná-lo mais confortável.... Se houver uma janela, é melhor prestar atenção às cortinas de luz. Cortinas grossas e pesadas não são a melhor opção para um quarto deste tamanho. Cortinas grandes e pesadas apenas reduzem o espaço livre.

Por falar em iluminação, vale a pena perguntar sobre os acentos visuais no espaço livre. Afinal, a iluminação escolhida corretamente dará leveza à aparência do quarto, e ele não ficará bagunçado com móveis para cima e para baixo.

Se os tetos não forem muito altos, é melhor colocar a fonte de luz mais alta, em direção ao teto. Se o teto for alto, isso permitirá que você coloque até mesmo um grande lustre e tornará possível fornecer iluminação para o teto em todo o perímetro. Nos quartos com pé direito alto, as possibilidades de instalação de focos de luz são muito ricas, desde que haja espaço suficiente por cima.

Os candeeiros de mesa ajudam a iluminar até os cantos mais escuros, mas numa sala normal não deve colocar vários candeeiros, é muito mais lucrativo ficar em um. O modelo ideal de lustre é sem frescuras, com tons simples.

Truques para expandir a sala

Caso não seja possível aumentar o espaço do quarto organizando os móveis ou reduzindo o número de itens, pode-se fazer uma ampliação visual do espaço. Existem truques para isso:

  • Tente evitar padrões grandes em cortinas, papel de parede e outras superfícies.... Detalhes grandes parecem comprimir o resto do espaço também.
  • É melhor escolher móveis com portas de correr do que com portas de vaivém.... Esta opção fornecerá uma oportunidade de colocar outros elementos mais próximos.
  • Superfícies reflexivas e espelhos são verdadeiros auxílios de design para pequenos espaços... Uma das técnicas preferidas é ampliar o espaço. Até mesmo a aparência do quarto em Khrushchev será transformada se você adicionar alguns raios de sol de verdade a ele.
  • É melhor pendurar cortinas e cortinas na cornija logo abaixo do teto. Isso ajudará a aumentar visualmente a altura da sala. O olhar deslizará de baixo para cima.
  • As luminárias devem ser colocadas de forma que os raios de luz sejam direcionados para as paredes ou para baixo, mas não para o teto. Isso ajustará as proporções do quarto e o fará parecer maior.
  • Não use muitos pequenos detalhes. Eles se concentrarão em si mesmos e o quarto parecerá desleixado, o que não parece muito vantajoso em uma área pequena.
  • Considere o tamanho da janela ao escolher o tipo de cortina. Mais luz entra na grande janela, aumentando o tamanho da sala. Não bloqueie seu caminho com cascatas de tecido.
  • As cores claras tornam o ambiente não apenas mais amplo, mas também mais claro. Deve ser lembrado que o fundo deve ser vários tons mais escuro do que o topo, caso contrário, o teto ficará pesado.

Características do layout e zoneamento da sala

Para “pegar o seu zen” na disposição dos móveis, não são necessários truques e marchas com fita métrica nas lojas de móveis. Basta definir para você várias etapas importantes:

  • Comece com a forma do quarto - retangular ou quadrado. Em quartos quadrados, o processo de planejamento é muito mais simples - para qualquer posição da cama, o espaço restante será sempre o mesmo em todos os lados. Com um retângulo, é um pouco mais complicado. Tente colocar a cama contra paredes mais curtas, caso contrário, o movimento livre será difícil.
  • Em seguida, enfrente o teto. Hoje em dia, os tectos falsos estão em voga, mas numa pequena sala de 3x3 metros só podem adicionar uma sensação de estreitamento - reduzindo a altura do tecto. Uma opção mais adequada seria um teto de dois níveis: mais baixo nas bordas e mais alto no meio. Teto pintado comum, guarnecido com um pedestal de teto, também é adequado.
  • Escolha a iluminação... Os profissionais preferem colocar acessórios em todo o perímetro da sala. Essa iluminação cria uma sensação de amplitude e a iluminação pontual das zonas torna o ambiente mais confortável.
  • O papel final é desempenhado pelo chão. Por exemplo, coberturas macias tornam o ambiente mais aconchegante, mas em um ambiente pequeno é mais provável que criem uma sensação de aperto. O piso laminado funciona bem para aumentar o espaço. O chão escuro e as paredes de cores claras tornam a sala maior - graças ao seu contraste.

Ideias de interiores

Quartos pequenos até hoje continuam sendo uma espécie de "espinho" para muitos residentes da Rússia que vivem em Khrushchevs. Casas de painéis e layouts de prédios antigos não são desprovidos de modéstia e austeridade, mas as soluções de design moderno podem extrair o máximo desses apartamentos.

Uma abordagem moderna para o design de pequenos espaços torna a vida e o descanso o mais confortável possível. Basta levar em consideração algumas recomendações:

  • Funcionalidade é tudo! Móveis conversíveis, prateleiras deslizantes, armários extraíveis. Essa orientação no design de móveis permite que você mantenha o espaço o mais livre possível.
  • Não armazene itens grandes em seu quarto, mesmo se você tiver um guarda-roupa alto.... Lembre-se dos princípios do minimalismo no design moderno.
  • Escolha detalhes mais claros no acabamento... As agradáveis ​​cores claras criam um bom humor pela manhã e surpreendem com uma sensação de amplitude.
  • Use mais superfícies espelhadas... Isso tem um efeito benéfico no aumento do espaço.
  • Não sobrecarregue o espaço com um grande número de peças pequenas, acessórios e objetos pesados.
  • Considere a ideia de formas verticais em seu design, a geometria vertical aumenta visualmente a altura, o que adiciona um pouco de espaço.

Um dos bônus agradáveis ​​na disposição do quarto pode ser a presença de uma varanda. Abre portas não só para o ar puro, mas também para novas possibilidades. Você pode expandir a sala com suas próprias mãos e dentro de um orçamento, removendo a divisória. Você pode fazer um local separado para relaxamento, leitura ou café da manhã.Esses reparos não exigirão muito investimento.

Nós arranjamos móveis

Uma etapa importante é a disposição dos móveis. Se isso não for feito corretamente, todos os outros esforços para economizar espaço serão em vão. Mesmo as soluções de design mais ousadas no minimalismo não vão ajudar se você colocar os móveis ao acaso.

Se a largura do quarto permitir, é melhor colocar a cama com as costas contra uma parede longa, deixando uma passagem livre para a cama de um lado. Uma distância conveniente para a passagem será de cerca de 70 cm. Se a distância permanecer insuficiente, é melhor pensar na largura da cama.

Normalmente, a cama é colocada perto da parede. Quando o acesso à cama por vários lados é importante (por exemplo, se um jovem casal mora no apartamento), é melhor colocar a cama na diagonal do quarto. Com tal arranjo, você terá que sacrificar um pouco de espaço vital, mas a aparência do cômodo mudará, o cômodo adquirirá seu sabor. Obviamente, móveis com um design de canto embutido se encaixam perfeitamente aqui.

Se o quarto tiver uma forma oblonga, será muito melhor colocar a mobília de forma que as gavetas da mesa ou as portas do armário não interfiram na sua movimentação pela sala. Não se apresse em destruir os antigos nichos da sala, eles podem ser usados ​​para zoneamento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário