Estilos populares de quarto

Contente
  1. Tendências modernas do século XXI
  2. Histórico
  3. Grupo étnico

O mundo do design de interiores é verdadeiramente ilimitado, nele coexistem pacificamente uma grande variedade de tendências de estilo: moderno, histórico e étnico, que interagem intimamente, muitas vezes complementando-se. Cada estilo é único à sua maneira e é uma fonte inesgotável de inspiração tanto para designers profissionais como para aqueles que estão apenas começando a se familiarizar com a arte de decorar espaços residenciais.... Esperamos que entre as orientações populares apresentadas, você encontre exatamente "o seu" para realizar seus planos 100%.

Tendências modernas do século XXI

Estes estilos estão unidos pela relativa simplicidade de execução, funcionalidade e comodidade - tudo o que é tão apreciado pelos habitantes da cidade habituados a um certo nível de conforto e progresso tecnológico. O design moderno é uma iluminação cuidadosa, espaço livre máximo, layout claro e simples... Independentemente de você levar um estilo de vida isolado ou estar acostumado a visitas frequentes de hóspedes, a variedade de idéias de design permite que você escolha uma solução interior original, levando em consideração suas próprias preferências estéticas e possibilidades orçamentárias.

Ecostyle

A formação dos eco-interiores, uma nova tendência do design, ocorreu no final do século passado e surgiu como resultado do desenvolvimento da moda "verde". Uma pessoa está farta de imagens do espaço vital no espírito do romance industrial, percebendo que é a natureza que é a verdadeira fonte de calor, felicidade e harmonia, e não o mesmo tipo de edifícios feitos de concreto sem rosto.

Escolhendo um estilo ecológico, você não apenas se torna o proprietário de um interior moderno, bonito e confortável, mas também tem a oportunidade de demonstrar sua atitude para com a poluição irracional do ambiente natural.

O ecodesign não é um prazer barato, embora os custos sejam totalmente compensados ​​pela atmosfera relaxante e incrível microclima da casa.

Boho

Nem todo mundo consegue apreciar o design, que lembra muito um interior do interior do país, onde muitas coisas fofas e desnecessárias são coletadas, que foram retiradas do apartamento da cidade ano após ano. O design boho multifacetado nega regras claras sobre o layout do mobiliário, o uso de decoração e cores combinatórias.... Se você valoriza a liberdade de expressão, uma abordagem criativa e não sofre de preconceitos, sinta-se à vontade para escolher o estilo boho. Além disso, existem várias subespécies nessa direção: hippie, boho-shic, glamour, clássico, eco, o que amplia as possibilidades do design de interiores.

Contemporâneo

Design tradicional aconchegante e confortável, diluído em soluções inovadoras e materiais modernos. Simples, funcional e discreto, o estilo é uma mistura de minimalismo e clássico, mas não limita a liberdade de escolha de mobília, decoração, tecidos e paleta de cores de combinações contrastantes e combinações neutras para tons brilhantes como acentos. Contemporâneo é caracterizado pelo uso ativo de técnicas de zoneamento espacial com a ajuda de cortinas de luz, divisórias transformáveis ​​e fixas, móveis.

Fusão

Os Estados Unidos são considerados o berço de um movimento que reflete a filosofia e as tradições de culturas completamente diferentes. Fusion não aceita o tédio e a monotonia, não há lugar para paletas pastel e cores indefinidas. Para que a temperatura da cor permaneça consistentemente alta, cores quentes, vibrantes e ricas devem prevalecer no design. Se uma escala fria for usada, a intensidade das sombras é importante.

Uma direção ousada como a fusão incentiva fortemente experimentos com soluções de cores que devem refletir seu estado interior e criar um clima festivo. Princípio semelhante é observado na decoração de ambientes, pois é permitido misturar diversos materiais e texturas, necessariamente dividindo o espaço em zonas.

O design de fusão envolve o uso de iluminação complexa, tecidos brilhantes de materiais sintéticos e naturais de alta qualidade e um grande número de elementos decorativos.

Grunge

A filosofia grunge pressupõe um olhar democrático nas soluções de cores e no layout dos móveis. Os interiores em estilo grunge mostram a maior simplicidade sem um toque de pathosenquanto ainda consegue permanecer respeitável. O acabamento é o mais simples com os materiais disponíveis. Painéis volumétricos, moldagem de estuque, douramento são inaceitáveis, mas pedra, tijolo, madeira, ladrilho, forja são bem-vindos. Os conjuntos de móveis são formas elegantes, universais e clássicas.

Uma excelente solução são os modelos de móveis estofados Chippendale e Biedermeier, atributos de móveis em estilo retro e armários em estilo ecológico.

Vintage

Os interiores estão imbuídos do espírito da antiguidade, romance e nostalgia do passado. Ao mesmo tempo, esse design tem um efeito calmante, ajudando a colocar os pensamentos em ordem. O design vintage permite a proximidade de antiguidades e coisas modernas, tornando-se sua principal tarefa criar um ambiente agradável, convidativo e confortável. A atmosfera desejada é criada por móveis em diferentes estilos, o principal é que pareça um pouco desgastado, e o uso de várias ninharias antigas, relógios antigos, estatuetas, caixinhas de música antigas.

Arte pop

Este estilo expressivo é caracterizado por esquemas de cores ousados ​​e um grande número de atributos de decoração em um design marcante. Muitas vezes, a primeira associação que vem à mente quando se fala em pop art é a imagem de Monroe, criada por Andy Warhol. O que é bastante esperado, porque é o uso de elementos da cultura pop no interior, incluindo imagens de publicidade popular, que torna o ambiente da pop art tão brilhante e reconhecível.

Ecletismo

O design eclético é geralmente uma mistura de vários estilos, refletindo uma abordagem criativa para o design do espaço vital. O ecletismo exige bom gosto, de cuja disponibilidade depende diretamente o resultado da mistura de objetos de diferentes períodos da história. A formação do estilo foi amplamente influenciada pela direção arquitetônica de mesmo nome.

Acredita-se que os estilos históricos básicos para o ecletismo foram o Novo Gótico, o Barroco e o Renascentista. Quanto ao design de interiores, o ecletismo se expressa aqui na competente combinação de estilos semelhantes ou completamente diferentes.

O estilo atrai aqueles que têm dificuldade em se decidir por uma solução de estilo específica e aqueles que priorizam a criação de uma imagem própria e única de habitação.

Histórico

O grupo de estilos históricos para a decoração de espaços residenciais inclui tendências de estilo antigo que há muito se formaram como tendências independentes no mundo do design de interiores. Durante sua existência, cada um deles não só provou seu valor, mas também foi capaz de permanecer em demanda no mundo moderno.

Art Deco

Um dos estilos mais brilhantes surgiu no início do século XX.Em comparação com as tendências então contidas no design de espaços residenciais, os interiores extravagantes, nobres e francamente luxuosos em Art Déco causaram uma impressão indelével, deixando poucas pessoas indiferentes. Tornou-se a personificação de tudo o que faltava aos sobreviventes das adversidades do tempo de guerra - cores vivas e acabamentos caros, combinados com conforto e funcionalidade. O principal componente do Art Déco são os clássicos modernos, que acolhem consistência e simetria na construção das composições, e isso se aplica não só ao planejamento, mas também à disposição dos móveis.

Estilo império

A tendência de estilo estrito, monumental e solene, imbuída do espírito do romance militar, tomou forma como uma tendência independente mesmo sob Napoleão I Bonaparte. Apesar da urbanização total da sociedade, o luxo imperial e a beleza sublime do estilo Império permanecem relevantes hoje, especialmente quando a demonstração de riqueza e status social é importante na decoração de instalações. Este estilo não tolera espaços confinados.portanto, sua implantação só terá sucesso em residências de campo, chalés e casas particulares.

Rococó

A pátria de uma tendência sofisticada e elegante é a França. Comparado com seu antecessor, o Barroco, o Rococó é muito mais suave e leve. Gravita em torno de linhas suaves e curvas, agrada aos olhos com uma agradável assimetria de formas, uma abundância de decoração luxuosa, tecidos requintados e tons deliciosos de paleta pastel, que são perfeitos para criar interiores arejados e românticos de quartos. O principal objetivo do Rococó é criar um ambiente descontraído e descontraído de férias que nunca acabam.

gótico

A direção de estilo mais misteriosa e mística. O gótico contribuiu principalmente para a arquitetura, graças à qual surgiram fantásticas estruturas vazadas com enormes torres e longas janelas decoradas com vitrais multicoloridos. A beleza dos detalhes góticos individuais permite que sejam usados ​​no design de espaços residenciais. Os interiores distinguem-se pelo jogo de texturas de madeira e pedra no acabamento superficial, símbolos heráldicos e uma variedade de técnicas de fresco.

O gótico com sua atmosfera sombria dificilmente pode ser chamado de a direção mais aconchegante. Em tais casas, a sensação da presença de forças sobrenaturais surge involuntariamente, embora os verdadeiros fãs de tudo que seja místico provavelmente não vejam isso como um problema.

Rústico

Essa tendência apareceu há relativamente pouco tempo, mas já se tornou popular. Os designers americanos e europeus foram os primeiros a combinar as tendências do design moderno com o “rusticismo”. A palavra inglesa "rústico" significa vida rural com suas realidades simples e até ásperas. Ao contrário do estilo country, é o estilo rústico que pressupõe uma aspereza brutal.

Ao mesmo tempo, no rusticismo, não há necessidade de manter o interior totalmente em estilo rústico. Permite apenas o uso de materiais, móveis e eletrodomésticos modernos. Aqui, texturas rurais ásperas interagem intimamente com detalhes modernos. - esse tipo de coquetel se destacou em um movimento à parte, denominado estilo rústico moderno ou rural moderno, cuja principal diferença é o ecletismo.

Grupo étnico

A definição de estilo étnico inclui tendências estilísticas que refletem as tendências no design de espaços residenciais, a cultura e as tradições dos povos de outros países. A popularidade dos grupos étnicos deve-se à possibilidade de criar interiores originais e confortáveis ​​com uma atmosfera especial de calor e conforto.

Mediterrâneo

O estilo italiano (toscano) ou mediterrâneo, que absorveu toda a paleta de tons ensolarados, é caracterizado pela moderação e tradição.

Características de design:

  • Solução de cor - uma paleta quente de tons de bege, amarelo, laranja, rosa pastel.
  • Iluminação - macio e difuso.
  • São bem-vindos plantas vivas em grande número.
  • Têxtil: almofadas decorativas, roupas de cama e colchas são bordadas com lantejoulas, miçangas e fios brilhantes.
  • Conjuntos de móveis são diferenciados por formas regulares, entalhes despretensiosos são permitidos... A cabeceira da cama é necessariamente decorada com ferro forjado.

grego

A atmosfera relaxante da sesta mediterrânea é a principal característica do interior em estilo grego. Ela não aceita pretensão, luxo e excessos, mas com a ajuda dela você pode criar um espaço muito prático e verdadeiramente confortável.

Sinais típicos:

  • Tectos altos, janelas grandes.
  • Máxima naturalidade em tudo.
  • O uso de materiais naturais - madeira, pedra, metal e uma paleta de cores neutras. As cores básicas incluem tons de branco e azul celeste. O auxiliar será amarelo e vermelho, com menos frequência - a gradação de verde.
  • Uma abundância de plantas vivas.
  • Móveis de madeira naturais feitos à mão, sofás macios com estrutura baixa e folheado claro. Uma cama com cabeceira esculpida pode ser decorada com um dossel.
  • Têxteis - as janelas são decoradas com persianas romanas ou cortinas comuns de linho ou algodão.

indiano

Uma direção de estilo excepcionalmente brilhante e colorida. Os interiores em estilo indiano são fascinantes com uma execução luxuosa, uma rica paleta de cores e uma beleza incrível de conjuntos de móveis. Apesar da profusão de cores, sensualidade e riqueza de elementos decorativos, o ambiente permanece muito harmonioso, cria uma atitude extremamente positiva e estabiliza o fundo emocional.

africano

Um destino enérgico, impulsivo e com muito sol, associado a países quentes. Este estilo se distingue pelo minimalismo em design e exotismo especial. É adequado para aqueles que começaram a esforçar-se pelo design industrial e pela contenção de estilo nano.

Tropical

Um belo e incomum estilo tropical é a solução perfeita para decorar quartos.

Peculiaridades:

  • Cores quentes tons discretos de azul, verde, amarelo, laranja.
  • Conjuntos de móveis de vime feito de rattan ou bambu, móveis de madeira rústica, estofados - com forro de couro ou tecido em um design simples e macio. É necessário um dossel transparente em uma cama ampla e confortável.
  • Têxtil: as janelas são drapeadas com persianas romanas, tule claro, persianas e portas com cortinas feitas de fios com miçangas.
  • Um grande número de plantas de interior.

turco

Os interiores turcos luxuosos, harmoniosos e sofisticados estão associados aos contos árabes. A decoração irá agradar aos verdadeiros conhecedores da beleza e do luxo da decoração oriental. O esquema de cores pode ser qualquer um, mas os tons clássicos são gradações de pêssego, bordô, dourado, lilás, vermelho. As combinações de acentos incluem tons de azul, roxo e verde claro. Uma abundância de grandes espelhos esculpidos, lâmpadas de cristal requintadas são bem-vindas, nas paredes há padrões e ornamentos intrincados nas cores que prevalecem na paleta de cores do interior.

É impossível imaginar um interior oriental sem cortinas e dosséis, que são usados ​​para decorar camas ou marcar os limites de áreas funcionais. As cortinas orientais são necessariamente decoradas com lambrequins, franjas, bordados originais, cortinas.

chinês

Ambiente harmoniosamente mobiliado de acordo com os ensinamentos do feng shui. Cada elemento do design chinês está repleto de um profundo significado filosófico, que é especialmente apreciado por pessoas com uma percepção sutil do mundo ao seu redor. O mais importante aqui é uma boa luz natural combinada com a livre circulação de ar. O Feng Shui nega ângulos agudos e linhas retas, dizendo sim para formas suaves e curvas suaves.

Um dos papéis principais no design é atribuído à paleta de cores, a escolha correta das cores contribui para a harmonia, o bem-estar e a prosperidade financeira, enquanto uma solução colorística malsucedida afetará negativamente a saúde e o estado de espírito. A filosofia chinesa não divide as cores em boas e más, considerando o principal - o equilíbrio das cores.

Inglês (Londres)

Decorar um quarto no estilo de Londres é considerado uma decisão bastante ousada. Embora, sujeitos à combinação hábil de elementos patrióticos inerentes à cultura da Grã-Bretanha dos anos 70 e detalhes clássicos, esses interiores parecem frescos e originais. Móveis naturais em design clássico são usados ​​aqui.... A bandeira nacional pode ser retratada em móveis. Uma estante de livros costuma ser estilizada como uma cabine telefônica. Às vezes, a bandeira britânica atua como um elemento decorativo separado e, neste caso, a combinação vermelho-azul-branco dá o tom para todo o design da sala.

espanhol

O romance, a serenidade e a beleza natural do estilo espanhol fazem com que pareça um design mediterrâneo. Um charme especial para esses interiores é dado por ornamentos coloridos, texturais e invulgarmente vivos que encantam os olhos e se sintonizam com uma onda positiva.

Peculiaridades:

  • A paleta de cores é predominantemente clara: tons verdes suaves, bege nobre, ocre quente.
  • Móveis naturais maciços, decorados com arte forjada. A cama certamente será decorada com um dossel luxuoso.
  • Materiais naturais são preferidos.
  • Detalhes decorativos decorativos em grande quantidade.
  • As lâmpadas são de cobre, estanho, ferro, ricamente decoradas com elementos e pinturas em ferro forjado.
  • O uso de uma decoração espanhola autêntica - vasos de cerâmica, estatuetas de barro, castiçais com douramento.

sueco

Essa direção de estilo gravita em direção à naturalidade e à simplicidade, negando todos os tipos de delícias decorativas. O design sueco não só compensa a falta de luz solar, mas também é uma demonstração clara de uma atitude respeitosa e respeitosa para com o meio ambiente. Deve o seu surgimento a países frios - Suécia, Finlândia, Noruega, onde a falta de luz é um fenómeno comum e, para o compensar, utiliza-se o design adequado do espaço habitacional. Tal tarefa pode ser resolvida precisamente pela paleta branca e seus tons relacionados.

O predomínio de cores claras na decoração e nos móveis é o principal diferencial do lacônico e contido interior sueco.

marroquino

A direção impulsiva do estilo exótico absorveu toda a riqueza das cores do continente africano e o calor do sol forte. A versatilidade do estilo marroquino contribui para a criação de seu próprio design exclusivo. Sua formação foi influenciada por três etnias ao mesmo tempo - oriental, mediterrânea e africana. Existem dois tipos de decoração marroquina. No primeiro caso, estamos falando de um interior luxuoso, que se embala com acessórios e tecidos caros, e no segundo, a situação já é mais simples e até um pouco áspera.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário