Quarto lilás

Quarto lilás
  1. Peculiaridades
  2. Significado
  3. Com que tons é combinado?
  4. Como aplicar?
  5. Em que você deve prestar atenção?
  6. Idéias de design

O quarto é a parte mais íntima da casa. Eu gostaria que seu ambiente fosse aconchegante e convidativo. Hoje, o foco está em tons incomuns, designs em tons de bege desbotados e familiares estão desatualizados e parecem chatos. O quarto lilás é uma solução de design original. Esta sombra é única e possui vários recursos.

Peculiaridades

O lilás não é uma cor independente, como muitos acreditam erroneamente: é um dos tons mais bonitos, incluído no grupo do roxo multifacetado. Embora pareça simples, a tonalidade lilás é complexa, pois se baseia em uma combinação de cores fortes, embora diluídas com o branco. A combinação de dois princípios (masculino e feminino) torna o tom contraditório e atraente.

Devido à dualidade do início, o tom lilás pode ser frio ou quente. Esta característica deve ser levada em consideração ao criar um projeto para que a aparência geral do ambiente seja harmoniosa e confortável.

Com a adição de uma nota de azul, o lilás fica fresco e traz uma sensação de frescor ao interior.

Um tom rosado dá um clima festivo (ou mesmo romântico) especial.

Um tom neutro, em que o equilíbrio das duas cores é mantido, dá uma sensação de paz e relaxamento.

A escolha da concentração da tonalidade no desenho do dormitório não pode ser acidental. É necessário desenvolver a ideia geral para trazer o clima e a atmosfera certos para a sala. Além disso, deve-se ter em mente que o lilás é um tom especial, não se combina com todas as cores da paleta de cores: se você quebrar a harmonia das cores, não vai querer entrar no quarto.

O tom suave é multifacetado, mas mais feminino. É apropriado em um quarto feminino, design de corredor e quarto de criança das meninas.

Não é adequado para os homens, mesmo que o azul seja perceptível na sombra.

Significado

O tom lilás há muito faz sucesso entre as famílias reais e a nobreza de diferentes países. É considerado misterioso e mágico, simboliza requinte e fala de uma natureza forte, em cuja alma se esconde um furacão de sentimentos. O desenho do quarto em tons lilás é escolhido por personalidades criativas, altruístas, generosas e sensuais com um carácter atípico e excêntrico, mas não desprovido de impulsividade.

O tom "respira" com nobreza, proporciona cromoterapia, porém, dependendo da concentração, afeta a pessoa e a aparência geral do interior. Ele pode mudar o estilo pretendido de positivo, esperançoso e alegre para triste (e até deprimente). Como o destaque principal do quarto, ele não pode ser o único plano de fundo do design.

No mínimo, você terá que adicionar dois contrastes suaves a ele.

Se você pode ver um tom azulado na sombra, você definitivamente deve adicionar um tom quente a ele. Além disso, para deixar o design lilás mais claro, você pode adicionar alguns toques pretos ou marrons (detalhes do interior - por exemplo, a cor do móvel, porta-retrato, poltrona, penteadeira).

Com que tons é combinado?

O tom lilás é um tanto exigente na escolha. Para encontrar um contraste, você pode usar uma variedade de combinações de cores.

Em frente à sombra lilás está o amarelo, próximo a ela - verde e laranja. Como o tom é leve, os contrastes também devem ser leves.

O lilás combina bem com as cores clássicas da paleta:

  • Branco e bege transmitem uma atmosfera de leveza, acrescentam luz, enchem o quarto de aconchego e aumentam visualmente o espaço da divisão.
  • O marrom é um ótimo componente no interior. No entanto, você precisa usá-lo corretamente. Não é recomendado interromper o tom principal (lilás), portanto, deve haver cor escura suficiente para destacar o lilás contra o fundo geral.
  • Preto - outra cor de sucesso com uma capacidade única de iluminar qualquer cor da paleta. Uma das melhores opções é uma combinação de lilás e cinza.
  • A cor lilás é combinada com sucesso com ouro e prata... Essas tintas trazem luxo ao design e enfatizam a singularidade da ideia.

Como aplicar?

Existem duas maneiras de aplicar a cor. Você pode pintar ou colocar papel de parede em paredes, tetos e escolher um método que use cores como acentos. No segundo caso, você pode transmitir cores por meio de móveis e quaisquer itens de interior (por exemplo, lustres, cortinas, pufes, luminária de chão, pinturas, papel de parede).

Interior

Os acentos podem ser não apenas óbvios, mas também enfaticamente modestos (um padrão discreto em roupas de cama ou cobertores têxteis, almofadas decorativas, cortinas, elementos de imagem e até velas).

Uma característica do uso da cor é a possibilidade de usar dois tons lilás: um é mais claro, o segundo é um pouco mais claro. Isso vai livrar o quarto do entorpecimento e "reviver" o quadro geral. Um tom mais claro pode ser enfatizado com um tom mais brilhante (por exemplo, para adicionar calor e alegria ao design, você pode adicionar um pequeno acento em fúcsia).

Paredes e telas

Quanto às paredes, uma das técnicas modernas mais relevantes é a utilização de papel de parede. Se antes era considerado bonito decorar uma parede com uma única cor e padrão, hoje essa técnica está desatualizada. É melhor usar tons diferentes - independentemente de haver uma impressão no papel de parede ou não.

Além disso, é ainda mais interessante se o design incluir papéis de parede de cores contrastantes.

Não é muito difícil transmitir a beleza de um tom lilás: você pode acentuar a área acima da cama, adicionar um tom mais claro nas bordas e fazer a transição suave com uma terceira cor. Considerando esta nuance, não podemos esquecer que para a composição é necessário repetir as tonalidades nas peças de interior.

Se as paredes ou o teto dominam, não sobrecarregue a parte inferior da sala com uma abundância de cores. Basta, por exemplo, transmitir harmonia através de cortinas têxteis, pêlo de tapetes ou flores frescas. É mais fácil esticar o teto. Desta forma, você pode mostrar não só a beleza da cor, mas também a perfeição da superfície.

Sotaque usando uma foto

Os murais de parede são uma técnica de design interessante com a qual você pode demonstrar uma ideia e transmitir o clima desejado. Muitas vezes, é o papel de parede da foto que ajuda a criar a atmosfera certa e dar o estilo do quarto. Por exemplo, flores de sakura na parede e delicados vasos de porcelana indicam o estilo japonês, delicadas flores rosa e lilás sugerem romance.

O desenho pode ocupar toda a área de uma parede ou ser seu pequeno destaque, dependendo do tamanho da sala, do estilo e do tema escolhido. Escolher papel de parede em cores lilás está certo.

A sombra em si não permite agressões, por isso o tema também deve ser “suave”.

Se diferentes motivos são permitidos na impressão do papel de parede (rendas, listras, geometria, flores - e as crianças têm seus próprios padrões), os temas mais relevantes para o papel de parede fotográfico são flores, plantas, sakura. Sem corpos femininos nus, a sexualidade é necessária aqui: a atmosfera geral fala do sublime. Essas fotos vão estragar a ideia toda, porque essa é a "fachada" da sala.

Em que você deve prestar atenção?

Para não violar a harmonia do design lilás dos quartos, vale a pena considerar algumas nuances:

  • a influência da cor não deve ser excessiva (bastam alguns acentos);
  • você não pode adicionar mais de três contrastes ao tom lilás;
  • é necessário enfatizar a beleza e a ternura da tonalidade com contrastes suaves - levando em consideração a compatibilidade das tonalidades;
  • ao escolher um método de aplicação de cor, você não deve usar todas as técnicas ao máximo (isso é desprovido de gosto e vai sobrecarregar o aspecto geral do quarto);
  • você não pode adicionar os tons originais de lilás (vermelho ou azul) ao design: eles destruirão o fundo lilás claro e criarão uma percepção negativa do ambiente;
  • ao escolher papel de parede fotográfico lilás ou materiais comuns, vale a pena correlacionar o tamanho do padrão com a área da sala (quanto menor a sala, menor o padrão);
  • esta sombra é capaz de alterar o espaço visual da sala, não deve ser muito clara (um tom claro aumenta o espaço mesmo de uma sala pequena).

Idéias de design

Graças a profissionais criativos, o design de um quarto moderno muitas vezes se assemelha a uma verdadeira obra de arte. Tudo é muito bonito, harmonioso e deixa uma impressão agradável.

Com rosas

Se a área do quarto permitir, você pode fazer um design shabby chic em um tom lilás suave com rosas. Toma-se como base um delicado tom de lilás, combinando-o com o branco e o cinza claro. A parede da cabeceira é decorada com botões em flor. O teto, a porta, a mesa de cabeceira e o espelho devem ser brancos. O resto das paredes pode ser pintado com tinta lilás para combinar com a cama.

Para tornar o interior harmonioso, você deve escolher lindas roupas de cama e travesseiros que combinem com a cama (ou paredes), pendurar cortinas brancas com estampa lilás e complementar o design com duas poltronas macias, além de uma capa no parapeito da janela. O toque final da ideia será o acabamento dourado do lustre, do abajur e da porta.

Crianças

Você pode equipar o viveiro em tons de verde-lilás. Como o contraste pode desviar todas as atenções para si mesmo, ele é usado ao mínimo, deixando o lilás o direito de prevalecer.

Para desenvolver a criatividade de uma criança, basta iluminar uma das paredes, deixando as demais brancas. Os itens de interior (cama, mesa, dois armários e um bloco com prateleiras) são selecionados na cor branca.

Para realçar o branco, você pode colocar um carpete ou apenas um laminado cinza claro no chão. O cinza suaviza a transição entre o lilás e o verde.

Você pode adicionar verde junto com um tom lilás relacionado: por exemplo, roxo escuro. Pode ser pequenas cortinas, estofamento de almofadas decorativas, padrão de roupa de cama.

Fúcsia

Um projeto de quarto original pode ser criado com um uso moderado de cores. Para mostrar a beleza da cor lilás, pode-se tomar como base um tom fúcsia diluído, pegando roupas de cama com travesseiros, cortinas e papel de parede sobre a cabeceira.

Como contraste, você pode usar um trio de diferentes tons clássicos: cinza, branco e marrom. Você pode decorar a poltrona e parede de acento (exceto para a pintura) com uma tonalidade cinza, o teto e outras paredes - branco. O chão, a mesa de cabeceira, a secretária e a porta ficarão harmoniosos se forem castanhos claros.

O tom lilás parece bastante simples, mas não cede: o tamanho da flor define claramente o papel principal do tom principal.

Jogo de cores

Uma das opções de design interessantes é a transição suave dos tons de lilás. Você pode escolher o bege quente como cor principal. Para não violar a ternura da composição concebida, a cor bege deve ser escolhida de forma a ser quase idêntica à cor do móvel ou do piso.

Por exemplo, a cor bege pode ser repetida no acabamento dourado do guarda-roupa original.

Pode-se escolher uma cama, armários, zonas de teto e piso em bege, e nas paredes do quarto, um vaso, tecidos de linho de cama e almofadas decorativas - em lilás. O terceiro tom será o branco, que vai decorar a frente do gabinete com um padrão rendado, além de várias almofadas macias. A iluminação é uma técnica suave que garante uma transição suave de tons neste design: as lâmpadas acesas enfatizam os limites o melhor possível, mas ao mesmo tempo os conectam com um tom branco e bege.

Para "reviver" o estilo da sala, é melhor escolher almofadas de diferentes tons de saturação.Sem um toque brilhante, mesmo o design delicado mais atraente pode se tornar enfadonho.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário