Tudo sobre laminadores

Contente
  1. Dispositivo
  2. Compromisso
  3. Tipos de equipamento
  4. Como fazer isso sozinho?

O desenvolvimento da metalurgia levou a um aumento nas necessidades de equipamentos usados ​​tanto no setor industrial quanto na construção. Hoje, o metal é laminado usando instalações modernas - máquinas de laminação. Vale a pena olhar mais de perto as características do equipamento, sua estrutura e saber se é possível montar a máquina com as próprias mãos.

Dispositivo

Uma laminadora é uma estrutura dimensional que serve para deformar tarugos de aço por meio de rolos e para realizar o transporte ou operações auxiliares. A principal tarefa de tal instalação hoje está na produção de produtos laminados acabados de acordo com tamanhos e formatos predeterminados na quantidade necessária para a produção. Ao mesmo tempo, os fabricantes de laminadores estão tentando reduzir os custos ao máximo e aumentar a eficiência dos mecanismos.

O projeto de um laminador padrão inclui três componentes:

  • bancadas de trabalho;
  • motor elétrico;
  • dispositivos de transmissão.

O primeiro contém adicionalmente:

  • rolos;
  • mecanismos;
  • cama;
  • fios.

Os motores elétricos são a força motriz por trás dos equipamentos. Eles são responsáveis ​​pela rotação dos rolos, que é realizada por meio de dispositivos de transmissão, cujo projeto inclui acoplamentos, engrenagens e fusos.

Os fabricantes prestam atenção especial ao diâmetro do eixo de trabalho ao montar a máquina.

Compromisso

A produção de laminados é uma das áreas mais importantes do setor... Os perfis metálicos são procurados na construção e em outras áreas, por isso, todos os dias, as fábricas produzem novos produtos para entrega em várias instalações. A produção de grandes volumes de blanks metálicos requer a utilização de equipamentos especiais, no papel de laminadores. Hoje é impossível imaginar uma área industrial em que não houvesse metalurgia. A demanda humana por aço está crescendo e os fabricantes regularmente melhoram e modificam as instalações, expandindo a funcionalidade dos dispositivos e aumentando sua eficiência. O principal objetivo das laminadoras é dobrar tarugos de aço. Funções adicionais incluem:

  • fornecimento de matérias-primas;
  • calibração de material;
  • inclinação e transporte de produtos acabados.

A maioria dos modelos é automatizada, então o operador só pode definir uma tarefa.

Tipos de equipamento

A laminadora em uma planta metalúrgica é um equipamento especial, de design confiável e de alta produtividade, por meio do qual é possível laminar o aço na forma desejada. Os fabricantes produzem uma ampla gama de modelos de máquinas de laminação. Existem várias classificações de equipamentos, vale a pena considerar a mais popular.

Por sortimento

Esta categoria inclui máquinas para a produção de vários tipos de produtos laminados. No grupo de máquinas, de acordo com o sortimento, os modelos se distinguem com o auxílio dos quais são feitos:

  • chapa de aço;
  • cantos;
  • canais;
  • trilhos.

E esta não é uma lista completa de produtos longos. Adicionalmente, as máquinas deste grupo são classificadas de acordo com a sua funcionalidade, destacando-se os modelos de seção grande, seção média e laminação sobre trilhos. No último, perfis de diferentes seções são executados, pré-carregando a tarefa no sistema. A produção de chapas perfiladas é realizada por deformação a frio ou a quente. Essas máquinas são consideradas as mais populares, pois são utilizadas para a fabricação de chapas, tiras e chapas de aço.Os produtos acabados são posteriormente enrolados em rolos, cujo comprimento chega a 50 m.

Por processo tecnológico

As laminadoras também são classificadas de acordo com o tipo de processo tecnológico. Nesta categoria, é comum distinguir as seguintes opções de instalação.

  • Instalações de extensão contínua. Neles, os tubos são laminados, cuja seção chega a 110 mm.
  • Curto prazo... Também são utilizados na fabricação de tubos, cujo diâmetro transversal varia de 60 a 450 mm.
  • Equipamento com três eixos em construção... Projetado para a produção de tubos com paredes espessas e diâmetros de 35 a 200 mm. Entre os diferenciais dos laminados, destaca-se o baixo grau de espessura da parede, o que garante uma alta qualidade do produto.
  • Pilgrim fio-máquina. Eles são usados ​​principalmente para laminar tubos sem costura de grande diâmetro: de 400 a 700 mm.

Além disso, na produção moderna, existem máquinas do tipo laminador, onde ocorre a formação de produtos moldados ou tubulares com comprimento de até 3 metros. Esses equipamentos se diferenciam por sua funcionalidade avançada, o que os torna muito procurados por empresas de médio e grande porte. Se necessário, usando uma laminadora detalhada, você pode organizar uma liberação rápida de parafusos de alta qualidade, tubos, rodas e perfis de telhado de costura dobrados.

Como fazer isso sozinho?

As oficinas privadas não podem comprar instalações em grande escala, e a questão nem sempre se limita ao dinheiro. Em salas pequenas, grandes equipamentos não funcionam, razão pela qual muitas vezes surge a ideia de montar sua própria máquina. Se você quiser fazer uma máquina de enrolar com suas próprias mãos, você pode, basta seguir uma série de regras e um esquema simples. Para começar, é importante notar que você não pode subestimar o equipamento doméstico. Com a montagem adequada, será possível organizar a produção de fios de alta qualidade, bem como realizar trabalhos de endireitamento ou corte de chapas com espessura de até 1,5 mm. O diagrama de montagem é simples.

  • Em primeiro lugar, eles preparam os materiais e ferramentas necessários. Para fazer uma laminadora com suas próprias mãos, você definitivamente precisará de parafusos, hastes de aço de até 5 cm de diâmetro, buchas, rolamentos em bronze, molas e batentes, bem como uma roda dentada e 2 engrenagens pequenas. Também vale a pena procurar os desenhos feitos à mão.
  • Depois de preparar os materiais e ferramentas, eles começam a montar. As estantes com a laje são conectadas com parafusos e pernos de modo a formar uma gaiola resistente. Preliminarmente, 2 rolos são usinados a partir da barra, que são então endurecidos para aumentar as propriedades de resistência e dureza.
  • A terceira etapa envolve a instalação do eixo inferior... É instalado em racks por meio de buchas de mancal.
  • A quarta etapa é conectar o eixo superior. O elemento é colocado nos controles deslizantes para que a peça de trabalho possa se mover livremente no plano vertical. Batentes e molas especiais ajudarão a limitar o movimento da peça, por meio dos quais também será possível afastar os rolos.
  • A rotação síncrona das paradas é garantida por meio de um mecanismo simples - um trem de engrenagens que é montado na área da placa superior. O desenho do mecanismo inclui uma roda dentada e engrenagens, que, quando a primeira gira, transmitem o torque aos batentes da haste.
  • O próximo passo é instalar a alça para ajustar o funcionamento da máquina. Ao girar, ocorre um giro e as engrenagens entram em operação, transmitindo torque.

Além disso, no design da máquina de enrolar feita à mão, são fornecidas facas circulares, com a ajuda das quais organizam o corte da chapa. Além disso, os rolos cilíndricos são frequentemente instalados, equipados com ranhuras moldadas projetadas para enrolar o fio da seção necessária. Se as nervuras de reforço forem necessárias na peça de trabalho, serão usados ​​rolos especiais com uma ranhura e uma saliência, localizados simetricamente.

Uma laminadora de tubos feita por ela mesma, montada manualmente a partir de meios improvisados, não é pior do que um equipamento industrial em termos de características.

Para obter informações sobre como fazer uma máquina para fortalecer um tubo de perfil com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário