Tornos para metal

Contente
  1. Tipos e características
  2. Compromisso
  3. Dispositivo e princípio de operação
  4. Revisão dos melhores modelos
  5. Critérios de escolha
  6. Exploração

Um torno não é apenas um atributo de qualquer fabricante que produz, por exemplo, kits de rolamentos, rodas dentadas, engrenagens, discos, bielas e outros elementos. Tornos domésticos são uma ocorrência cada vez mais comum para uma cabana de verão e um mestre de garagem.

Tipos e características

Um torno de metal tem algumas diferenças em relação a um dispositivo semelhante que executa trabalhos em madeira. Uma unidade industrial ou doméstica, escolar ou garagem, de perfil estreito ou mais universal tem sua própria classe de precisão e tem um certo peso. A descrição do produto permite destacar uma classificação exaustiva por tipo e finalidade do dispositivo.

Tabletop

Ao adquirir o equipamento certo, o mestre economizará significativamente na produção que desejava abrir. Os tornos domésticos, que são principalmente de bancada, pesam até 20 kg. Pode adquirir uma máquina de maior peso e dimensões se esta opção for compatível com uma bancada (cerca de 1x2 m ou mesmo uma mesa mais impressionante em termos de área). O consumo de energia das máquinas de bancada começa em 400 watts.

As tarefas do mestre não são tão extensas, mas ele conseguirá lidar com sua lista de trabalhos em tal máquina. Um exemplo é o uso de tais unidades por pequenas oficinas de serviço de automóveis. Há momentos em que, digamos, é necessário retificar algumas peças do carburador para substituir os componentes com defeito que já queimaram no modo de operação intensiva e severa. Tendo comprado aço de qualidades adequadas em blanks, o mestre começará a girar essas peças.

Com a ajuda de uma máquina doméstica de mesa, você pode retificar peças cônicas e cilíndricas, corrigir e aparar suas extremidades, retificar um componente já usinado, fazer um orifício limpo usando o método de alargamento, perfurar um orifício existente ainda mais, cortar um rosca externa ou interna.

Semi-profissional

Se a experiência que você já adquiriu parecia insuficiente para um desenvolvimento bem-sucedido e você gostaria de avançar ainda mais como torneiro profissional, então você pode estar interessado em modelos de um nível mais alto do que um torno doméstico comum. A energia consumida por tais dispositivos excederá um quilowatt. As funcionalidades das máquinas domésticas de perfuração e fresagem são combinadas em tais dispositivos. Eles são usados ​​com sucesso no caso de pequena capacidade de produção e para cópias em pequenos lotes do mesmo tipo de peças de um ou mais tipos.

Você não poderá produzir peças grandes e / ou grandes séries. Porém, o produto final não será de menor qualidade: a tarefa da máquina é facilitar o trabalho do mestre. A área de aplicação dessas máquinas são pequenas oficinas, bem como reparos de carros em garagem.

Profissional

Uma das últimas etapas de desenvolvimento são as máquinas-ferramentas de controle numérico (CNC). Tendo dominado as habilidades de trabalho em máquinas sem esta unidade, um trabalhador profissional e um capataz em desenvolvimento ativo prossegue para uma produção de peças em larga escala. Os indicadores de desempenho são os mais altos em comparação com os modelos convencionais e semiprofissionais, mas a principal desvantagem das máquinas é grande massividade. Nesse sentido, seu uso é significativamente limitado pelas condições das fábricas e fábricas.

Com base nas vantagens e desvantagens acima mencionadas, uma máquina profissional para uso doméstico ainda não o será. No entanto, é possível produzir componentes de pequeno porte em tal máquina usando o suporte do módulo CNC. Ao mesmo tempo, a eficiência e a qualidade atingirão um novo patamar.

Uma máquina universal é o caminho mais curto para a produção em alto volume e alta qualidade de componentes de qualquer complexidade. Ele suplantou os modelos de perfil estreito, permitindo que muitas oficinas e fábricas se reequipassem e convertessem para uma produção de formato mais amplo, produzindo bens de consumo e consumo altamente especializado em quantidades significativas, enquanto sua produção se tornava mais barata e mais rápida.

Compromisso

Para uma casa e uma garagem, uma oficina é organizada, via de regra, dentro de um pequeno intervalo - cerca de 10-15 m2. Não é um problema moer uma bola na máquina, fazer souvenirs de qualquer complexidade, usar o refinamento dos blanks que passaram pelo torneamento preliminar e principal, porém, neste caso, um acabamento mais sutil dos blanks ao planejado olha, a imagem ainda é necessária.

As máquinas domésticas, além da retificação direta, também precisam da remoção oportuna do excesso de material raspado das peças que estão sendo processadas. Isso é conseguido com a ajuda de um aspirador de pó técnico, que é uma coifa rotativa - uma espécie de ciclone ou mecanismo de sifão, e este último não tem medo de entupir com resíduos. Isso garantirá a uniformidade e a precisão do trabalho realizado: se os cortadores percorressem os locais das aparas recém-limpas e do pó de metal, parte da energia cinética dos mecanismos seria extinta, como resultado, a qualidade do trabalho seria torne-se menos ordenado, mais caótico.

As máquinas domésticas são um pouco mais leves do que as de garagem... Para não entupir o local de trabalho sobre a mesa da sala de trabalho, inclusive aquela convertida em sala de estar, são impostos requisitos mais rigorosos quanto à proteção contra lascas que voam em todas as direções, coleta oportuna e completa de poeira de metal. Mas as máquinas, principalmente trabalhando com aço, ainda são usadas em uma despensa ou garagem.

Se julgarmos a finalidade específica da máquina, então existem modelos exclusivamente para o processamento de metais não ferrosos e para trabalhar com blanks de aço. As máquinas projetadas para o primeiro não serão capazes de trabalhar com o segundo, embora a compatibilidade com versões anteriores seja possível (e aceitável).

A finalidade das máquinas para metais não ferrosos e aço é justificada não só pela potência do motor e de outros mecanismos, mas também por trabalharem com cortadores de aço rápido e possuindo pulverização de diamante, bordas vitoriosas, etc. máquina ferramenta para escola. Ele facilmente permite que você retifique qualquer peça simples, enrole e moa de forma não pior do que um modelo mais altamente profissional.

Dispositivo e princípio de operação

A primeira coisa com que qualquer máquina começa é uma mesa de corte (de trabalho). Os equipamentos e acessórios da unidade são determinados pela sua classificação (por tipo, tipo), realizada pela estrutura, na qual são fixados tais elementos auxiliares e principais como cabeçote e contra-ponto (elementos que interagem com o fuso), cabeçote divisor, cavalete (ou plataforma móvel), guias, a própria cabeça de perfuração / rotação com os cortadores fixos ao seu mandril.

A máquina é projetada de forma que sua fresa de corte, usada no momento, e os guias que movem a peça a ser processada, interagindo, complementem a ação uma da outra. Comando automático, do qual depende a regularidade, a qualidade do torneamento, conforme referido anteriormente, deve-se à coordenação da cabeça de fresagem do lado da unidade CNC.

Assim, todas as mesmas máquinas escolares são subdivididas em máquinas de mesa e de chão. Eles incluem uma estrutura de ferro fundido ou liga de aço, que é resistente a vibrações.O cabeçote e cabeçote móvel, o suporte do cortador e o módulo de suporte são montados na estrutura. Não há troca de marchas em veículos escolares: ela é implementada apenas com base em uma transmissão por correia. O principal componente do aparelho não possui canal tecnológico especial. O dispositivo de resfriamento de líquido (óleo) flui através do sistema de alimentação de meio líquido. Caso contrário, este líquido é introduzido manualmente após um certo tempo ou número de ciclos de produção.

Cada máquina está necessariamente equipada com um sistema de travagem de emergência manual. A frenagem manual reduz a taxa de rejeição de peças, em cuja produção o artesão poderia exagerar.

Revisão dos melhores modelos

Marcas famosas apresentam constantemente novos modelos. A atividade das máquinas-ferramenta penetrou tão profundamente em todas as áreas da produção amadora e profissional que é impossível aconselhar um iniciante a escolher um modelo específico. O topo (classificação) dos modelos está em constante mudança, mas vale a pena dar uma explicação para vários modelos.

  • Jet BD-7 funciona com uma fonte de alimentação doméstica. O modelo de mesa trabalha com metais não ferrosos, plásticos e madeira. Dimensões - 86x33x37 cm, distância entre centros - 30 cm, diâmetro de giro sobre o suporte base - 11-18 cm Potência consumida da rede - até 590 W. Rotativo - de 100 a 3000 rpm a cada minuto. Peso unitário - 44 kg. O quadro altamente maciço não permite que a unidade vibre, há um ajuste suave da velocidade do fuso, a possibilidade de reversão, a exibição de informações sobre a rotação do motor em um display digital.
  • Máquina de garagem "TV-4" foi realizado para escolas como uma modificação educacional especial. É bastante completo, além de compacto, por isso ainda é usado ativamente em oficinas domésticas. Este dispositivo consome 1 kW, permite girar peças de até 30 cm de comprimento, velocidade - até 710 rpm. No entanto, seu peso é de 280 kg. Seção da peça (comprimento de corte) - até 20 cm.
  • "TV-6" (irmão de "TV-4") faz furos, lixa pontas, corta peças de trabalho em pedaços, aplica roscas métricas, perfura cones e cilindros. Desvantagem - sala empoeirada, você deve usar um respirador e óculos de proteção, fones de ouvido. Esta fonte consome 1100 W, retifica peças de até 35 cm de comprimento, sua seção de corte - até 20. Fornece 700 rotações do motor a cada minuto. Pesa três centners. O comprimento da ranhura da peça é em um intervalo de 30, não 35 cm. Este modelo é adequado para usinagem de rodados, kits de embreagem e outras peças semelhantes em princípio de operação e estrutura.
  • Máquinas-ferramentas "TV-7" tem um design diferente do conjunto do fuso (em comparação com a versão anterior). O resto dos parâmetros serão os mesmos do TV-6.
  • Jet JWDP-12 716000M - um dispositivo que funciona com peças de metal e madeira. Equipado com um mecanismo de transmissão de correia em V, devido ao qual a velocidade do fuso é definida em uma marca específica. Possui mesa com dispositivo de fixação de morsa.
  • Proma E-1720FVL / 400 - opção ao ar livre. A mesa de corte gira livremente em todas as direções. A máquina está equipada com um regulador para profundidade de furação e velocidade do fuso. Equipado com balança digital, que mostra o valor das rotações por minuto, e lâmpada de iluminação.
  • "Enkor Corvette-441 94410" - furadeira vertical, acionada por motor assíncrono, dotada de tanque para refrigeração do líquido. Possui módulo de segurança e recarga e escala para rastrear o movimento vertical das peças.
  • Dewalt Dwe1622k pequeno em tamanho, perfura metais de forma rápida e eficiente. Ele trabalha com brocas de 5 cm de diâmetro.
  • Proma BY-3216PC / 400 - dispositivo de qualidade premium e campos de aplicação. Altura - 14 dm, existe um módulo de refrigeração e um dispositivo de alimentação automática da peça. Faz furos de até 2,4 cm de diâmetro em ferro fundido e até 2 cm em peças de aço.

Critérios de escolha

Você pode escolher a máquina necessária com base nos valores específicos dos parâmetros de cada um dos modelos. Até mesmo as mini-máquinas para odontologia estão incluídas na categoria desses equipamentos.

O tamanho do dispositivo afeta significativamente não apenas o preço, mas também a potência. É irracional criar uma unidade de grande porte, mas insuficiente em termos de unidade de produção de energia. O oposto também é verdadeiro: nenhum fabricante ainda criou dispositivos potentes e de pequeno porte. Os custos de manutenção e reparo também são reduzidos, dependendo do tamanho da unidade.

Junto com as dimensões, o peso também cresce. Faz sentido instalar máquinas de grande tonelagem apenas em salas para as quais uma fundação reforçada foi colocada. Assim, os maiores produtos de garagem pesam 21 centners, o peso do componente fixado no cartucho é de 3 centners e o que está instalado no centro tem cerca de 13 centners.

Em termos de dimensões da peça de trabalho, a amostra passada pela pinça do fuso é de 4,5 cm com uma largura de furo de 4,7 cm. O diâmetro da parte acima da moldura não deve ser superior a 40 cm, acima do módulo de suporte - cerca de 22 cm.

As dimensões entre os centros são de 1 m. O comprimento do dispositivo é de até 281,2 cm, a largura é de 116,6 cm e a altura é de 132,4 cm. Finalmente, a potência de acionamento não deve ultrapassar 10 kW: um grande carga, como mostra a prática, não é uma única rede doméstica (apartamento) vai suportar.

No entanto, todas as máquinas com potência de até 1 kW são capazes de operar a partir de um gerador a gás com dupla ou tripla reserva de potência (2 e 3 kW, respectivamente), excluindo-se uma queda de tensão superior a 22 V.

Exploração

Observe as precauções de segurança antes de usar a máquina. A troca dos cortadores é feita somente com o equipamento totalmente desenergizado. Lembre-se de lubrificar as peças de fricção dos mecanismos nos intervalos prescritos pelo fabricante do seu dispositivo. Cortadores e outros consumíveis, bem como peças de reposição, são armazenados em uma prateleira especial fechada dentro da máquina.

Ao utilizar uma ferramenta multifuncional que trabalha com várias fresas ao mesmo tempo ou alternadamente, mas sem trocar as cortadoras, instale essas fresas na seqüência prescrita pelo fabricante.

Fixe a máquina com segurança colocando-a sobre uma superfície plana e remova todas as interferências desnecessárias com o trabalho. Verifique a máquina no modo ocioso antes de executar. Não deixe o dispositivo de operação, bem como suas ferramentas (cortadores) sem vigilância e restrinja o acesso de pessoas não autorizadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário