Tudo sobre calamondine e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Aterrissagem
  3. Visualizações
  4. Cuidado
  5. Top curativo
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas

Romã, limão, abacaxi - que tipo de planta não é cultivada pelos amantes da flora exótica em casa. Neste artigo, iremos apresentar-lhe um incrível representante de citrinos chamado citrofortunella calamondina, iremos informá-lo sobre os seus tipos e características de cultivo.

Descrição

Calamondin é um representante da família Rutov, fruto da seleção do kumquat e da tangerina, surgido na Europa do abafado Sudeste Asiático. Em casa, a calamondina cresce como uma árvore comum, mas para nós é um bebê cítrico, não mais alto que 1-2 m, residente em apartamentos e estufas.

Os amantes das flores apreciam a cultura por sua aparência marcante. A copa da árvore é densa e limpa. A folhagem é verde brilhante, de formato oval e firme. Os brotos da árvore são bem ramificados, sem espinhos pontiagudos. Flores - em forma de estrelas de cinco pontas, de aroma delicado e agradável, aparecem em abundância no início do verão.

A planta pode dar frutos e florescer ao mesmo tempo até o final do outono. A árvore é caracterizada por autopolinização e grande número de ovários. Frutos pequenos de laranja brilhante, pesando não mais do que 10-15 g, que podem ser comidos, aparecem pela primeira vez em uma árvore jovem 2-3 anos após o plantio. Seu sabor é doce e azedo, às vezes com um toque de amargura.

Os proprietários de Calamondin aconselham o uso da fruta junto com a casca, pois assim o seu sabor torna-se muito agradável e não amargo.

Alguns produtores cultivam citrofortunella para fins decorativos, como uma cultura padrão ou bonsai. Outros valorizam a planta pelo longo tempo de floração, aroma delicado e frutas deliciosas que vêm com muito cuidado. E o cuidado adequado começa com a aterrissagem adequada.

Aterrissagem

Depois que a árvore se mudou do armazém para a casa, é um grande erro transplantar a citrofortunela para um novo vaso logo após a compra e colocá-la no parapeito da janela junto com outras flores. A planta deve passar pelo menos 5 dias em quarentena, em um parapeito de janela leve em esplêndido isolamento. Durante esse tempo, descobre-se se o seu novo inquilino está saudável, se ele gosta do novo habitat ou se deve se mudar para outro lugar.

Duas semanas depois, se o arbusto estiver ótimo, a citrofortunella pode ser transplantada para uma mistura de nutrientes de solo de grama, areia e estrume podre, tendo previamente derramado uma camada de drenagem de argila expandida e tijolos quebrados nos vasos.

Os frutos, por pior que sejam, devem ser retirados da planta. Para se acostumar com as novas condições e sobreviver ao transplante com segurança, a calamondina precisa de força. O desperdício de energia para o amadurecimento dos frutos será supérfluo.

Estágios do transplante

  • Despeje o solo preparado em uma panela para cobrir a camada de argila expandida.
  • Remova a calamondina da embalagem de transporte.
  • Examine cuidadosamente o pedaço de terra da planta.
  • Se houver vestígios de podridão, mofo ou insetos no solo e nas raízes, é melhor remover cuidadosamente o solo entre as raízes com os dedos ou com um espeto de madeira e enxaguar as raízes em uma solução fraca de permanganato de potássio.
  • Se a bola de barro estiver intacta, basta colocar o arbusto em um novo pote.
  • Segure a planta e despeje terra no plantador em volta das bordas, tentando fazer isso uniformemente.
  • Depois de cobrir a planta com terra até a linha do colo da raiz, regue o solo.
  • O solo vai se assentar e você ainda precisa adicionar terra aos vasos.
  • Regue a planta novamente e coloque-a em um local bem iluminado e quente, preparado para isso.
  • O calamondin não é necessário para fertilizar após o transplante: o novo solo é rico em todas as substâncias necessárias.

Visualizações

Um favorito das floristas de interior - o fruto da calamondina ou microcarpo de citrofortunella é encontrado em várias variedades.

  • "Senteniel variegado" (ou "manchado", que significa na tradução do inglês). Sua característica distintiva é uma cor incomum e variada de frutas e folhas. Os pequenos frutos da variedade Senteniel variegada parecem mais melancias do que limões.
  • "Meiva". Uma árvore com frutos muito doces, de forma oval, sem caroço, laranja brilhante.
  • Peters. A variedade agrada com uma floração incrivelmente bela, mas seus frutos são completamente insípidos.
  • "Boneca". Planta com copa densa e bem desenvolvida. O fruto é em forma de pêra, com casca comestível doce e polpa agridoce.
  • "Tigre". A variedade apresenta uma bela borda decorativa dourada ao redor da folhagem. O sabor da fruta é normal, doce e azedo.
  • "Margarita Nagami". Uma variedade resistente à geada com pequenos frutos que lembram laranjas em miniatura. Calamondin floresce durante todo o verão e começa a dar frutos no inverno.
  • "Obovata Fukushi". Uma árvore com copa esférica regular, ideal para o cultivo padrão. Proporciona uma rica colheita de grandes frutos com aroma perfumado.
  • Margarita Big. Variedade em miniatura, resistente à geada, com frutas doces e ácidas em forma de pêra.

Cuidado

Se você decidir adquirir um Calamondin, considere que você tem um novo animal de estimação. A planta não é exigente com as condições, mas exige cuidados, mas paga para se cuidar com generosa gratidão.

Cuidar de uma árvore é fácil. Ele vai dizer por si só se algo der errado. Quem cultiva citrofortunela em casa nota que se aprender a compreender a "linguagem" de uma planta e a cuidar dela como um ser vivo, certamente se tornará a sua preferida e a melhor decoração da sua casa.

O delicado aroma das flores vai alegrar-se e os frutos ensolarados vão deliciar os olhos e o paladar: o chá com uma rodela de calamondina é perfumado e aromático, com uma agradável acidez ácida.

Condições

Como todas as plantas de continentes quentes, a cultura não tolera correntes de ar forte e ar frio. É melhor colocar a planta em um local bem iluminado, mas longe da luz do sol escaldante. Eles também são prejudiciais à calamondina suave. A temperatura ambiente deve ser moderada - de 18 a 22 graus.

Calamondin se sente melhor nas janelas ocidentais. Uma janela escura ao norte ou quente ao sul não será do seu agrado. Na estação quente, é bom levar a planta para uma varanda ou varanda envidraçada.

Observe a árvore para determinar se as condições são adequadas para a citrofortunella. Uma planta saudável o informará imediatamente que algo deu errado. Por exemplo, os ramos da citrofortunella começam a murchar e as folhas tornam-se opacas e amarelas e a planta as perde completamente. Se você notar a menor mudança, mova o pote para outro lugar. Se a calamondina for confortável, ela aumentará instantaneamente e o encantará.

Rega

Citrofortunella é uma cultura que adora umidade. A rega abundante e regular é necessária para a planta durante a estação quente, especialmente durante a floração e a frutificação. Nos meses frios, Calamondin é regado não mais do que 2 a 3 vezes por mês. Umedeça a terra no vaso assim que a camada superficial do solo secar em 1 a 2 cm.

Apesar do amor pelos procedimentos da água, a estagnação do excesso de umidade no fundo do vaso é perigosa para a árvore. É necessário que haja um bom escoamento de água da plantadora. Seus restos devem ser despejados do palete em tempo hábil para que as raízes da planta não apodreçam.

Calamondin realmente não gosta de secura, muitas vezes é indesejável pulverizá-la e durante a floração é impossível. É necessário umedecer a atmosfera ao redor da árvore com um borrifador, especialmente se a cultura estiver localizada perto de aparelhos de aquecimento.

Top curativo

Eles alimentam a cultura durante todo o ano. A planta floresce por um longo período e depois dá frutos, só precisa de mais nutrição. Durante a estação de crescimento, a calamondina é fertilizada duas vezes por semana.No inverno, a citrofortunella descansa, mas não se aposenta completamente. Fertilize uma vez por mês com uma mistura de minerais adequada para plantas cítricas, contendo todos os oligoelementos e vitaminas necessários. Dilua os fertilizantes em água de acordo com as instruções.

Citrofortunella é fertilizada com drogas:

  • Bona Forte;
  • "Céu das flores";
  • "O poder da vida";
  • Alegria;
  • Pokon.

Poda

É melhor podar a safra na primavera, antes do início da estação de crescimento ativa. Em primeiro lugar, fazem a poda sanitária da citrofortunela:

  • remover galhos doentes e quebrados;
  • elimine os brotos que crescem na direção errada - "topos".

Depois disso, eles começam a formar uma bela coroa esférica. Com a ajuda da poda, você pode fazer um pequeno arbusto bem cuidado ou uma árvore compacta com uma copa densa de Calamondin. A poda ajuda não só a dar à planta um aspecto decorativo, mas também contribui para o aparecimento de mais rebentos que irão florescer activamente e dar frutos.

No verão, a planta deixa de ser a poda cardeal, mas a pinça é feita na parte superior dos brotos para preservar o belo formato do arbusto.

Período dormente

Do final de novembro até o final do inverno, é melhor mover o calamondin para uma sala fria. A temperatura da sala não deve ser superior a 15 graus e a umidade deve ser mantida alta o suficiente. A árvore é colocada em um local bem iluminado, isolada da bateria.

No tempo frio, a calamondina pode perder suas folhas, mas isso não significa que a árvore esteja morta. A planta fica nua por um curto período de tempo e então fica verde novamente. O principal é não se esquecer de regar o mato e fertilizar 2 vezes no inverno, além de umidificar o ar ao redor da calamondina.

As horas de luz do dia perto da árvore duram pelo menos 10 horas, então certifique-se de cuidar de um fitolampo para a planta.

Transferir

Um novo pote para calamondina deve ser 3-4 cm maior do que o anterior. Escolha um recipiente adequado de madeira ou cerâmica. Você também pode plantar calamondina em um vaso de plástico, mas deixe a camada de drenagem 1-2 cm mais espessa.

Algoritmo de ações:

  • remova a árvore do antigo plantador;
  • examine cuidadosamente o sistema raiz;
  • usando tesouras esterilizadas, remova raízes podres e danificadas;
  • polvilhe os locais de corte com pó de carvão ativado;
  • para o plantio, use um solo especial para plantas cítricas;
  • após o procedimento, regue a árvore apenas com água normal decantada sem quaisquer fertilizantes, caso contrário corre o risco de queimar as raízes da planta.

Reprodução

A cultura é propagada por sementes, por enxertia e estacas. Os dois últimos métodos são considerados os mais bem-sucedidos por jardineiros experientes. A propagação de sementes é um método menos atraente.

A calamondina cultivada com sementes nem sempre herda as melhores qualidades da árvore-mãe, e a frutificação de tal espécime não começa antes de 3-5 anos depois.

Do osso

  • Para cultivar calamondina a partir de uma semente, as sementes das plantas são colocadas em recipientes com solo úmido e solto e cobertas com vidro ou um saco.
  • Eles são colocados em um local quente e ventilado regularmente.
  • Quando os brotos aparecem, a estufa é aberta.
  • As mudas crescidas mergulham após o aparecimento de 3 folhas verdadeiras.

Estacas

  • As estacas são feitas no verão, quando surgem os rebentos da árvore.
  • Os rebentos da parte superior do rebento com 2-3 botões desenvolvidos são cortados com 10-12 centímetros de comprimento e colocados numa solução de Kornevin, Zircon ou Heteroauxin durante a noite. Os estimulantes de crescimento aceleram a formação de um sistema radicular de planta forte e saudável.
  • Pela manhã, as mudas são plantadas em taças com substrato e cobertas com garrafa ou filme, não esquecendo de retirar para arejar.

Você pode entender que as mudas são enraizadas pelo aparecimento de novas folhas jovens.

Vacinação

A enxertia é feita durante a estação de crescimento ativa da planta.Um caule forte e saudável de uma árvore varietal adulta é usado como enxerto, e o caldo é um arbusto de citrofortunela jovem no segundo ano de vida, cultivado a partir de sementes.

Doenças e pragas

Gommoz

No tronco e nos galhos de uma árvore, a partir de rachaduras e feridas, aparecem secreções pegajosas de âmbar, viscosas e de consistência densa, engrossando com o ar. A árvore enfraquece e murcha diante de nossos olhos.

As causas da doença da citrofortunella são solo saturado com nitrogênio, deficiência de potássio, resfriamento excessivo do substrato ou colo da raiz da planta que é muito profundo durante o plantio.

A ferida na árvore é tratada com uma solução de permanganato de potássio e coberta com piche.

Para recuperação, a planta precisa de rega adequada, tratamento com solução de fungicidas, boa drenagem.

Antracose

Um sinal do fungo da antracose é o aparecimento de manchas amarelo-acastanhadas nas folhas da calamondina. As folhas estão se desintegrando e secando ativamente. Mofo e caroços marrons aparecem nos galhos.

A planta é tratada com o medicamento "Fitosporina-M", tratada com fungicidas. Certifique-se de remover todas as folhas e galhos doentes, queime-os para evitar a propagação do fungo. Desinfete o local onde estava o pote de calamondina.

A causa do aparecimento da doença é a alta umidade e temperatura ambiente. Na hora do tratamento da planta, é preciso reduzir a rega e retirar a pulverização, deslocar o arbusto para um local mais seco e fresco.

Fungo fuliginoso

As folhas da planta são cobertas por numerosos pontos cinza-escuros, que aparecem no lugar dos restos da atividade vital dos insetos-praga: pulgões, cochonilhas, minhocas. Nas folhas cobertas por placa, todos os processos vitais são interrompidos e a planta morre.

Para salvar a árvore, é necessário lavar a placa preta das folhas, fazer o condicionamento ácido das pragas com Actellik e, em seguida, eliminar o fungo com a ajuda de fungicidas.

Oídio

Uma flor branca aparece nas folhas da planta, elas ficam amarelas, ondulam e caem. O sistema radicular da planta sofre principalmente de esporos de oídio.

A razão é que o fungo aparece no solo devido ao excesso de rega e umidade no ambiente. Livre-se da doença com a ajuda dos produtos biológicos "Fitosporin-M", "Gamair" ou use fungicidas.

As principais pragas da calamondina são os insetos que causam danos irreparáveis ​​à planta com sua atividade vital:

  • pulgão;
  • escudo falso;
  • mosca branca;
  • ácaro-aranha;
  • escudo.

Você precisa lutar contra os inimigos da citrofortunella de todas as maneiras possíveis. Manualmente - colete e destrua os parasitas, limpe cada folha com um cotonete com uma solução de sabão verde. Usando produtos químicos - trate a planta com drogas eficazes:

  • Fitoverm;
  • Aktara;
  • Actellik;
  • Iskra-M;
  • Akarin.

Para evitar o aparecimento de insetos em seu animal de estimação verde, é necessário inspecionar regularmente a planta em busca de doenças e pragas. É bom arranjar periodicamente o tratamento do arbusto com uma solução de sabão verde ou uma decocção de alho.

O solo para o qual a planta é transplantada deve ser calcinado no forno ou esterilizado no microondas para se livrar de larvas de pragas e esporos de fungos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário