Tudo sobre pteris

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Condições de cultivo
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

Pteris é uma das variedades de samambaias de interior. As floristas o apreciam por sua atratividade e cuidado despretensioso. Qualquer iniciante pode lidar com seu cultivo.

Descrição

A planta de casa pertence à popular família dos pteris. As pessoas também o chamam de "samambaia". Isso se deve ao formato incomum de seu rizoma. Pteris pode crescer tanto na natureza quanto em casa.

A planta herbácea é coberta por folhas coriáceas. Pêlos pequenos às vezes podem ser vistos em sua superfície. A forma das folhas é dissecada. Isso faz com que a planta verde pareça muito bonita. Na natureza, a samambaia cresce até 2-2,5 metros de altura. A planta se reproduz por esporos.

Tipos e variedades

Nem todas as variedades desta flor são adequadas para o cultivo doméstico. Normalmente, os produtores escolhem um dos seguintes tipos de samambaias.

  • Cretense. Na natureza, esta flor variada cresce nas encostas. Ele pode ser encontrado no Cáucaso ou na Crimeia. A folhagem dessa samambaia é verde claro, sem pubescência. O pecíolo é castanho claro. Como outros pteris variegados, esta planta possui uma faixa branca no meio de cada folha. As variedades mais populares da flor são Albolineata e Maya.
  • Multi-cut. A pátria desta flor é a China. Possui folhas ovais emplumadas. Seu comprimento é de 30 centímetros. As folhas de tal pteris são brilhantes, portanto a planta pertence à categoria de altamente decorativa.
  • Xifóide. Esta flor é encontrada em países com climas quentes. As folhas inferiores desta planta são mais largas do que as superiores. A variedade mais popular de samambaia xifóide é a Enzyformis evergemienzis.
  • Folhas compridas. A folhagem desta samambaia incomum é de cor verde escura. O pecíolo da planta é alongado. Ele é coberto por folhas estreitas e oblongas com uma superfície brilhante.
  • Tremendo. Neste pteris, a folhagem tem uma forma dissecada. Em comprimento, as folhas individuais chegam a quase um metro. Eles crescem em pecíolos curtos. A folhagem é verde claro.

Variedades como Tricolor, Straminea, Parker, Longifolia e Silver também são adequadas para o cultivo doméstico.

Condições de cultivo

Ao planejar o cultivo de pteris, é importante saber com antecedência quais devem ser os cuidados com esta flor.

Localização

Em primeiro lugar, você precisa decidir onde "instalar" sua samambaia. Na natureza, a flor geralmente cresce à sombra. Como outras samambaias, não gosta de luz solar direta. Portanto, é recomendável sombrear a flor cultivada em casa. Caso contrário, a planta perderá rapidamente seu efeito decorativo. Ao mesmo tempo, você não deve colocar o pteris em um canto escuro da sala. É melhor colocá-lo em uma prateleira ou mesa. As plantas são colocadas no peitoril da janela com menos frequência. No calor, são sombreados com papel ou tule.

Recomenda-se que a sala onde se encontra o pteris seja regularmente ventilada. Nesse caso, a planta não deve ficar em um rascunho.

O solo

A maioria dos produtores prefere plantar pteris em uma mistura de solo destinada a samambaias. Pode ser facilmente encontrado em uma loja de jardinagem ou até mesmo em um supermercado. Em vez disso, você mesmo pode fazer o solo. O solo deve ser fértil e não muito ácido. Para obtê-lo, turfa, areia de rio, solo frondoso e grama são misturados em proporções iguais.

Despeje a terra em uma panela com orifícios de drenagem. Se um recipiente de plástico for usado para plantar flores, você mesmo pode fazer furos do tamanho necessário. No fundo do recipiente, você pode colocar uma camada de pedrinhas, argila expandida ou lascas de tijolo. Sua espessura deve ser de 2 centímetros. A presença de uma camada de drenagem protegerá as raízes da planta da decomposição.

Regras de pouso

Pteris cresce muito rapidamente. Portanto, é comum transplantar o arbusto a cada poucos anos. A planta geralmente é movida para vasos maiores. Os transplantes de samambaias são melhor realizados na primavera. A planta deve ser cuidadosamente removida do vaso antigo. Não há necessidade de sacudir a terra desde as raízes.

Uma flor retirada de um vaso deve ser cuidadosamente examinada. Toda folhagem seca ou danificada deve ser removida. Após o transplante, você deve monitorar cuidadosamente a condição da planta. Se a flor começar a secar, é necessário cortar com cuidado seus brotos. Nesse caso, a planta direcionará todas as suas forças para o seu enraizamento.

Rega

Pteris, como outras samambaias, adora alta umidade do ar. Portanto, é recomendável pulverizar regularmente as plantas com um borrifador. Normalmente, é usada água fervida para isso. As plantas também são regadas regularmente. Na estação quente, isso é feito 3-4 vezes por semana, no frio - com menos frequência. O solo no vaso não deve ser constantemente molhado. Isso pode levar à podridão das raízes.

A água para regar as plantas deve ser usada quente. O cloro é prejudicial às plantas, o que significa que o líquido deve ser sedimentado ou filtrado. Para que não se forme uma crosta densa na superfície da terra, o que atrapalha o fluxo de ar para as raízes, o solo deve ser regularmente afrouxado. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar as raízes das flores.

Top curativo

Como a maioria das flores de interior, os pteris precisam de alimentação. Recomenda-se a aplicação de fertilizantes na estação quente. É melhor usar alimentação líquida. Os produtos universais são adequados para fertilização de plantas. Eles são fáceis de encontrar em lojas de jardinagem. No outono e no inverno, a cobertura não é mais aplicada ao solo.

Reprodução

Um arbusto crescendo em casa pode ser propagado de duas maneiras.

  • Disputas. Na natureza, esta planta se reproduz por meio de esporos. Um florista também pode usar esse método de propagação. Vale a pena semear o esporo em março. O material de plantio é semeado em um substrato solto composto por uma mistura de turfa e areia limpa. Você precisa conectá-los em partes iguais. O substrato preparado é colocado em uma panela grande. Depois disso, o solo é pulverizado com água morna. Os esporos se espalham no solo sem se aprofundar. Em seguida, cubra o recipiente com esporos com vidro ou filme transparente. Até que apareçam os primeiros brotos, o vaso deve ficar em local escuro. Assim que os esporos germinarem, o filme precisará ser removido e o recipiente com as mudas deverá ser movido para um novo local. Se houver muitos brotos, alguns deles devem ser removidos. Quando as mudas germinarem um pouco mais, elas precisarão ser transplantadas para recipientes separados. No futuro, as mudas serão cuidadas da mesma forma que as plantas adultas comuns.
  • Ao dividir a raiz. Este método ajuda a obter uma planta saudável e bonita. Mas você precisa dividir o arbusto com cuidado. A planta deve ser cuidadosamente retirada do vaso e o rizoma cortado em dois com uma faca afiada. Recomenda-se cortar as seções com carvão. Isso ajudará a desinfetá-los. Os arbustos divididos são plantados em vasos fundos. Eles se adaptam muito rapidamente às novas condições.

Se o pteris crescer em um vaso grande, ele se autopropagará. Com o tempo, novos brotos verdes podem ser vistos ao lado do arbusto principal. Quando crescerem, precisarão ser cuidadosamente depositados em recipientes separados. Eles criam raízes muito rapidamente.

Doenças e pragas

Como qualquer outra planta, a samambaia pode ser atacada por pragas. Os seguintes insetos são perigosos para ele.

  • Escudo. Pequenos insetos marrons podem se instalar em ambos os lados da folha. As pragas se alimentam da seiva das folhas.Por causa disso, a planta perde rapidamente sua atratividade. Para combatê-los, a droga "Actellik" é usada. É necessário processar os arbustos com esta ferramenta várias vezes com um intervalo de 10 dias.
  • Thrips. Essas pragas são muito pequenas em tamanho. O principal perigo é que eles se escondem em locais de difícil acesso. Portanto, pode ser difícil lidar com eles. Actellik, diluído em água morna, também é usado para combater.
  • Aphid. Essas pragas atacam os pteris com menos frequência. Para combatê-los, geralmente são usados ​​remédios populares. Via de regra, as plantas são pulverizadas com infusões aromáticas à base de folhas de tabaco ou copas de erva-moura. Uma pequena quantidade de sabão líquido ou detergente de lavar louça é adicionada a este produto para torná-lo mais eficaz.

Existem outros problemas enfrentados pelos proprietários de pteris.

  • Folhagem murchando. Se a folhagem da flor ficar sem vida e letárgica, a planta deve ser removida para um local menos iluminado.
  • Folhagem ondulada. Em uma sala com ar muito seco, a folhagem começa a amarelar e enrolar. Para evitar que isso aconteça, a samambaia deve ser regularmente borrifada com água morna.
  • O aparecimento de manchas marrons na superfície das plantas. Manchas na superfície da folhagem aparecem se a flor estiver em um ambiente com temperatura muito baixa. O uso de água fria para irrigação também afeta negativamente o estado da planta.
  • Brotos podres. Se as folhas ou o pecíolo começarem a apodrecer, o cultivador está regando a planta com mais frequência do que deveria. Se você notar esse problema, a folhagem danificada precisa ser removida. É necessário recusar regar durante algum tempo. Se possível, a planta deve ser levada para a varanda ou para fora.

Se você cuidar bem da flor, os pteris permanecerão verdes e bonitos por muito tempo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário