Características do cultivo de gengibre em casa

Contente
  1. Seleção de variedade
  2. Cronometragem
  3. Preparando-se para pousar
  4. Como plantar corretamente?
  5. As nuances do cuidado
  6. Doenças e pragas
  7. Dicas úteis

Cultivar gengibre em casa não é tão difícil. O principal é escolher o material de plantio certo e, futuramente, cuidar da cultura.

Seleção de variedade

Para o cultivo doméstico, apenas algumas variedades da cultura são recomendadas. Por exemplo, você pode plantar gengibre "Preto" ou "Barbados" em uma panela. Seus tubérculos têm gosto picante e cheiro forte. Antes de usar tal produto, você nem precisa descascar a casca - basta borrifar um pedaço com água quente e secar. Popular também é o gengibre "Branco", também conhecido como "Bengala". Esta variedade é caracterizada por um sabor suave e aroma discreto. Antes do uso, a polpa deve ser removida. As duas variedades acima também são as mais prolíficas.

Se a cultura é planejada para ser cultivada exclusivamente para fins decorativos, então vale a pena prestar atenção a variedades como "Roxo", "Japonês" e "Maravilhoso". "Roxo" lança um pedúnculo com um botão vermelho vivo, "Maravilhoso" agrada com inflorescências escarlates que não desaparecem por muito tempo, e "Japonês" é considerado o mais perfumado. As flores de "Zerumbet" parecem rosas e os botões brancos como a neve de "Kassumunar" lembram orquídeas.

Vale ressaltar que algumas variedades de gengibre, famosas por sua bela floração, não apresentam propriedades medicinais, portanto, este ponto deve ser esclarecido com antecedência.

Cronometragem

Para que o cultivo do gengibre tenha sucesso, ele é plantado no final de fevereiro ou nas primeiras semanas de março. No inverno, o procedimento não é realizado, pois a cultura pode não ter luz natural suficiente. Se um tubérculo adequado foi adquirido no inverno, é recomendável embalá-lo em um saco e armazená-lo no compartimento de vegetais do compartimento da geladeira. Tais condições permitirão que a cultura desperte gradualmente. Depois, no início de março, estará pronto para o plantio.

Preparando-se para pousar

Um passo importante na preparação para o plantio de gengibre é escolher o material certo. A reprodução da cultura pode ser feita pelo método de sementes, mas a divisão das raízes é considerada a forma mais fácil. É o segundo método mais usado para cultivar gengibre no campo ou em casa no parapeito da janela. A lombada adquirida na loja deve ser lisa, sem qualquer aspereza ou rugas. Além disso, é importante que em sua superfície existam pontos semelhantes aos olhos de uma batata. Quanto mais houver, melhor.

É necessário que dentro da raiz do tubérculo haja uma polpa elástica, suculenta, praticamente isenta de fibras. Quando pressionada, a raiz não deve deformar, permanecendo rígida. O material selecionado deve ser examinado para doenças - manchas escuras ou amassados. A cor também terá que ser avaliada: uma cor marrom rica indica que o tubérculo foi armazenado por muito tempo em condições inadequadas. Deve-se dar preferência aos rizomas de concha leve e estrutura delicada.

Antes de iniciar a germinação, a raiz precisará ser desinfetada. Será muito fácil diluir uma solução fraca de permanganato de potássio e mergulhar o material nela por 12 horas. Para que o gengibre brote rapidamente, você também precisará despertar seus botões. Isso é feito de várias maneiras.O primeiro consiste em manter as mudas em água fervida, aquecida a + 60 ... 70 graus, por 2-4 horas.

Você também pode germinar uma raiz plantada se colocá-la brotando em um recipiente entre camadas de musgo esfagno. Todo o conteúdo do recipiente é bem umedecido, após o que é transferido para um local bem iluminado e aquecido. Por fim, o gengibre germinará mais rápido se ficar algum tempo empalado em finos espetos de madeira, que, por sua vez, são fixados sobre um recipiente cheio de líquido. A parte inferior dos rizomas afunda alguns milímetros na água. Idealmente, um tubérculo grande processado é cortado em pequenos pedaços, cada um dos quais retendo um par de pontos de crescimento. Os fragmentos devem ser separados por espessamentos de conexão, uma espécie de jumpers. As feridas expostas são polvilhadas com cinza de madeira ou carvão ativado triturado.

É igualmente importante preparar a mistura de solo. O solo ideal para uma cultura é uma combinação de 1 parte de argila e 3 partes de turfa. Em princípio, não é proibido usar a terra deixada após o plantio de hortaliças, embora seja muito mais ideal comprar um substrato de solo pronto para frutas cítricas. Uma mistura de solo de jardim, areia de rio e húmus de folhas, em proporções iguais, também é adequada.

A escolha da capacidade é feita em função da finalidade para a qual se planeja o cultivo de gengibre: decorativo ou medicinal.

No segundo caso, você vai precisar de um recipiente baixo de tamanho médio com laterais largas e, no primeiro caso, você pode escolher qualquer plantador decorativo moderadamente livre. O pote deve ter furos para escoamento da água, bem como uma camada de drenagem de areia ou argila expandida quebrada. No topo da drenagem, cuja camada é de 3 a 5 centímetros, é despejada terra ou colocado musgo esfagno. Após o enchimento, o recipiente deve ficar um terço livre.

Como plantar corretamente?

Plantar gengibre é fácil. Não deve ser muito aprofundado, basta que não mais que 1-2 centímetros se escondam no solo. Nesse caso, os rins devem permanecer por cima, o mais próximo possível da superfície. Recomenda-se colocar a lombada não no centro do recipiente, mas na lateral - de forma que o corte fique apenas voltado para a parede do vaso. Este procedimento é realizado somente após o gengibre brotar os primeiros brotos verdes.

As plantações são abundantemente irrigadas com água à temperatura ambiente, após o que o recipiente é fechado com uma película e retirado para local bem iluminado e aquecido. É permitido remover o material de cobertura não antes de um mês após os brotos da eclosão da planta.

As nuances do cuidado

Para cultivar gengibre com sucesso da raiz da casa no parapeito da janela e no jardim, é necessário criar as condições adequadas para a planta. Então, nos meses de primavera, a cultura requer uma temperatura de +15 a +20 graus, e no verão - cerca de + 27 ... 32 graus. Não devemos esquecer que o gengibre reage mal aos saltos de temperatura, por isso não deve alterar drasticamente o regime. A cultura, por ser tropical, cresce bem apenas com a abundância de sol, mas não pode ficar sob os raios escaldantes - a exposição ao sol do meio-dia pode até causar queimaduras. Em casa, é mais correto colocar gengibre nas janelas oeste ou leste e em terreno aberto - com possibilidade de sombreamento.

Quando chega a estação de aquecimento, atenção especial deve ser dada para manter a umidade elevada. Se possível, a planta é removida dos dispositivos de aquecimento, mas se isso não for possível, será necessário pulverizá-la 2 a 3 vezes ao dia.

Rega

É impossível cuidar do gengibre sem irrigação regular - cerca de uma vez a cada 4 dias. A terra deve ser mantida úmida, mas não inundada. O excesso de umidade após cada irrigação deverá ser drenado do palete. Se a planta parece murcha e suas folhas estão se desfazendo, isso pode indicar falta de irrigação. Um líquido macio sedimentado, aquecido à temperatura ambiente, deve ser usado para o procedimento. No inverno, a rega é reduzida para uma vez por semana.

Top curativo

Recomenda-se alimentar o gengibre seguindo as instruções passo a passo. É permitida a introdução de nutrientes no solo uma vez a cada 12 dias, sendo os procedimentos realizados obrigatoriamente após o aparecimento dos primeiros rebentos e antes da floração direta. A cultura é adequada para complexos minerais equilibrados, bem como soluções diluídas de verbasco ou excrementos de pássaros. Do início de agosto até o final de novembro, o gengibre é alimentado com fertilizantes que contêm potássio.

Se uma variedade de gengibre florescer lindamente, com certeza precisará de fósforo.

Doenças e pragas

O gengibre tem boa imunidade e, portanto, raramente é infectado ou sofre ataques de insetos. No entanto, se as lâminas das folhas estiverem cobertas com uma flor pegajosa ou secas, isso indica a atividade vital de um ácaro, inseto escama ou pulgão. Para combatê-los, você precisará borrifar a planta com uma solução de sabão em pó a 70%. O procedimento deverá ser realizado 2 vezes com intervalo de três dias. Será possível livrar-se dos ácaros da aranha por tratamento com inseticidas químicos, bem como por meio de rega e pulverização regulares.

Neste caso, as raízes são protegidas com um filme ou saco, e a parte aérea é lavada com água quente aquecida a +40 graus. Após o procedimento, a coroa é apertada com filme plástico para criar um ambiente úmido e quente incompatível com a vida dos insetos.

Se a planta foi regada em excesso, ela precisará ser movida para um novo solo. Se as folhas e caules do gengibre ficarem amarelados, é recomendável normalizar o processo de umidificação do ar e do solo. Manchas marrons nas lâminas das folhas são evidências de queimaduras solares. Nesse caso, ele precisa ser sombreado.

Dicas úteis

Se os caules do gengibre começarem a se despedaçar e as folhas amareladas caírem deles, talvez o problema seja que é hora de fazer a colheita - isto é, de desenterrar os rizomas crescidos. É permitido remover as raízes apenas manualmente, uma vez que qualquer equipamento de jardim pode danificar o caule subterrâneo.

Também vale a pena mencionar o cultivo de gengibre ao ar livre. Nesse caso, a germinação das raízes é feita em casa ou em casa de vegetação, e em maio a cultura já é transferida para campo aberto. O gengibre ao ar livre responde bem à irrigação por gotejamento. É necessário remover regularmente ervas daninhas e limpar as ervas daninhas, bem como água e ração. Em setembro, as raízes são desenterradas e transplantadas para uma estufa. Também é possível deixá-los no solo até outubro, depois colocá-los em uma adega durante o inverno e depois transplantá-los de volta para uma cama desprotegida.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário