Tudo sobre a flor Tydea interna

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Tipos e variedades
  3. Condições de cultivo
  4. Reprodução

A tydea de planta de casa é considerada a favorita de muitos cultivadores de flores devido à sua aparência única. Durante a floração, o arbusto fica coberto por um grande número de botões, e a variedade de cores permite escolher a opção ideal para cada interior. O cuidado com esta tem certas características que devem ser levadas em consideração para o crescimento de uma planta saudável e charmosa.

Descrição da planta

Esta flor de interior pertence à família Gesneriev. É uma planta perene compacta que cresce na América do Sul (florestas tropicais), e o Brasil é considerado sua pátria. Tydea é encontrada em duas espécies: uma planta herbácea e uma semi-arbustiva, que atinge cerca de 50 centímetros de altura. As variedades cultivadas em casa não crescem mais do que 30 centímetros.

Os rebentos podem ser direitos ou caídos, o sistema radicular da flor é tuberoso. As folhas grandes são ovóides e crescem em longos pecíolos. A cor da massa da planta é um verde rico. As placas das folhas são cobertas por uma leve penugem. Durante o período de floração, tydea é coberta por pequenas flores em forma de sinos.

As seguintes características da planta são diferenciadas:

  • crescimento fácil que até mesmo um iniciante pode controlar;
  • o período de floração começa no final da primavera e vai até os primeiros dias do outono;
  • a taxa de crescimento é baixa.

Esta flor de interior é frequentemente confundida com coleria e gloxínia, mas essas são três representantes completamente diferentes da flora. Eles diferem na forma e na cor dos botões. Apenas a casa tydea é capaz de desabrochar flores rosa ou roxas, as outras duas plantas acima não têm esses tons. A gloxinia também difere na forma em concha dos botões.

Tipos e variedades

Distinguem-se as seguintes subvariedades, as quais apresentam vários traços característicos.

  • "Garota americana". Este tipo é escolhido devido à sua ternura e leveza encantadoras. As flores são muito grandes - de 10 a 12 centímetros. Cada pétala possui uma cor incomum que combina duas cores. As bordas são rosa e o meio é branco.
  • "Garota russa". A variedade é muito semelhante à "americana". Difere na cor gradiente das pétalas. O meio branco como a neve passa para uma borda azul brilhante com uma tonalidade roxa.

Se a flor cresce em uma sala fria, a cor perde sua saturação e torna-se mais pálida, mas as qualidades decorativas permanecem no seu melhor.

  • "Cacatua". A cor incomum das flores distingue visivelmente esta subespécie do resto. Pétalas rosa pálido cobrem manchas vermelhas, contrastando com o fundo da cor principal. As bordas são onduladas, onduladas, o que torna as flores volumosas e exuberantes. As pétalas, assim como as folhas, são felpudas. Com cultivo e cuidado adequados, a planta floresce por muito tempo e abundantemente.
  • "Anyuta". A próxima variedade floresce com botões brancos, que também são cobertos por pequenos pontos vermelhos. As bordas são onduladas. As flores têm formato semelhante ao dos gramofones.
  • Lavinia. Uma planta incrivelmente delicada e atraente. Pétalas brancas são cobertas com poeira rosa. Na área de sua junção, a cor adicional é mais pronunciada. As bordas estriadas fazem com que as flores pareçam uma franja. Até 50 botões podem se formar em uma planta ao mesmo tempo, que aparecerão e florescerão um após o outro.

Além disso, todos os tipos existentes são divididos em três categorias principais.

  • Mini. Isso inclui espécies de interior, mas as flores podem ter até 6 centímetros de comprimento.A cor da corola é variada, assim como a textura das pétalas.
  • Padrão. Esta categoria inclui arbustos maiores, mas o tamanho das flores permanece o mesmo (até 6 centímetros). As plantas desse grupo podem se orgulhar de sua despretensão. Existem botões de diferentes cores e tons.
  • Multibells. Um grupo de plantas com rosetas compactas, mas flores grandes (cerca de 10 centímetros). Durante o período de floração, as corolas se abrem amplamente. As bordas das pétalas são irregulares. As espécies de Terry nesta categoria são muito raras.

Nota: alguns produtores falam sobre tydea amarela, mas esta planta é sinningia, o segundo nome é gloxinia. A aparência dessas espécies é tão semelhante que mesmo jardineiros experientes muitas vezes as confundem.

Condições de cultivo

Cuidar da ideia em casa não é difícil. A principal tarefa é criar condições de conforto e rejuvenescer a planta periodicamente. A flor de interior não tem uma taxa de crescimento rápida e um período de dormência pronunciado pode estar ausente por completo.

Localização

O crescimento começa com a escolha de um local adequado. Thidea gosta muito de luz solar, então o local para sua colocação deve ser bem iluminado. Apesar dessa característica, é preciso proteger a flor da luz solar direta, que só vai prejudicá-la. Um peitoril de janela no lado leste ou oeste é o ideal. Ao instalar o vaso no lado sul, a planta é sombreada com um pano ou papel.

A falta de iluminação natural afeta negativamente o estado da flor. Os tiros se enfraquecem e se esticam. A floração também pode estar completamente ausente.

O solo

Solo leve, solto e respirável é considerado ideal. A acidez deve ser baixa ou neutra. Um substrato especial projetado para o cultivo de violetas caseiras é perfeito.

Você mesmo pode preparar um solo adequado. A mistura inclui uma camada dupla de solo frondoso com turfa, húmus e areia. Perlite pode ser usado em vez do último componente. Para tornar o solo mais fértil, uma pequena porção de farinha de ossos ou carvão é misturada a ele.

Aterrissagem

Antes de plantar, é necessário preparar com antecedência não apenas uma mistura de solo adequada, mas também um recipiente. Uma camada de drenagem de 2-3 centímetros de espessura é colocada na parte inferior. Em seguida, cerca de dois terços do pote são preenchidos com terra, na qual o jovem rebento é colocado.

Uma vez que a planta é fixada, o recipiente é preenchido com o solo restante. A terra está umedecida e comprimida. Se necessário, você pode adicionar um pouco mais de solo.

Rega

Somente água mole em temperatura ambiente pode ser usada para irrigação. Também pode estar um pouco quente. A água da chuva ou do rio é considerada ideal, portanto, se possível, deve ser estocada. No inverno, costuma-se usar neve derretida, que é aquecida à temperatura ambiente. A flor responde bem à água destilada. Se a água para irrigação for retirada da torneira, ela deve ser passada por um filtro, fervida e defendida por dois dias.

A rega é feita com cuidado para que o líquido não entre nas folhas e caules da flor. A rega inferior é ótima para a tedea, na qual o vaso de flores é colocado em um recipiente com água. Assim, o líquido penetra no solo e o nutre com moderação. Após 20 minutos de rega, o excesso de água é derramado para não umedecer o solo. O procedimento deve ser realizado com intervalo de 3 dias. Esse tempo é suficiente para o solo secar. Para tal irrigação, deve haver furos no fundo do vaso.

Com o início do outono, a rega é gradualmente reduzida para uma vez por semana. Se a planta entrou em um estado dormente, o que pode acontecer no inverno, ela é transferida para uma sala fria para um inverno confortável. Neste momento, a flor quase não é regada. Mas o pedaço de terra não deve secar completamente.

Top curativo

Durante o crescimento ativo, tydea deve ser fertilizado. Vai de meados da primavera a setembro. As formulações de nutrientes são dissolvidas em água e adicionadas juntamente com a rega (regularidade - uma cobertura uma vez por dia por semana). As formulações de complexos universais serão eficazes, mas devem ser usadas em uma dosagem reduzida pela metade. A planta tolera uma pequena deficiência de nutrientes muito mais facilmente do que uma quantidade excessiva deles.

A regularidade do uso de fertilizantes depende se a flor vai descansar ou não. Durante o período de descanso, a planta não pode ser alimentada, pois isso afetará negativamente o seu florescimento na próxima temporada. Quando a flor retém sua massa verde (ou seja, não se aposenta), formulações estimulantes, aliadas à falta de iluminação, levam ao alongamento dos brotos. Para restaurar a aparência atraente e a forma elegante da teidea, é necessário apará-la.

Uma flor que entra em um estado dormente acumula muito mais energia. Será necessário para o crescimento e floração no próximo ano. Além disso, graças a esse recurso, a necessidade de alimentação é significativamente reduzida.

Poda

De vez em quando, recomenda-se realizar podas formativas, com a qual as qualidades decorativas da flor se manterão no seu melhor. Este procedimento é opcional, mas floristas experientes aconselham você a dedicar algum tempo a ele. Durante o trabalho, remova a matéria vegetal deformada (brotos quebrados, folhas e flores murchas).

Reprodução

Você pode cultivar tydea a partir de sementes. O processo é realizado no inverno. A melhor época para semear é janeiro ou fevereiro. As sementes são gentilmente espalhadas sobre a superfície do solo umedecido. Para a germinação, um solo consistindo de areia e terra folhosa é usado. A semente não é aprofundada.

Para criar um efeito de estufa, as culturas são cobertas com uma película espessa ou vidro. Todos os dias você precisa remover o abrigo para ventilação. Os primeiros brotos se formarão em cerca de algumas semanas. Assim que cada broto tiver duas folhas verdadeiras, uma escolha é feita.

O segundo método é a enxertia (a estaca faz parte do caule, folha ou raiz). As estacas são colhidas no outono ou na primavera. As estacas são colocadas em água e as raízes aparecerão após cerca de 2 semanas. Assim que o sistema radicular atingir pelo menos um centímetro, as mudas podem ser transplantadas para o solo. Para formar uma planta exuberante, 2 brotos são plantados em um vaso.

A divisão do rizoma é considerada uma forma simples e eficaz de reprodução. O procedimento é realizado na primavera, durante o processo de transplante. Rizomas longos são cortados em partes iguais em comprimentos de 3 centímetros. Lembre-se de que partes individuais da bucha devem ser formadas para posterior desenvolvimento.

Antes de plantar as partes da planta em recipientes separados, os locais de corte são tratados com pó de carvão e secos. Em um microclima úmido e quente, os rizomas começam a se desenvolver rapidamente. Antes que os brotos apareçam, o solo deve ser regado com moderação. Com este método de reprodução, a tydea começará a florescer já na primeira estação.

Os iniciantes escolhem o método de dividir um arbusto adulto. Cada parte individual deve ter suas próprias raízes e brotos. A divisão é realizada na primavera. As partes resultantes são imediatamente plantadas em vasos separados. As plantas pequenas não são adequadas para este método de reprodução, uma vez que não se enraízam bem.

Na propagação de arbustos adultos, é praticada a divisão dos tubérculos, que é combinada com um transplante de flores. O tubérculo maciço é cuidadosamente dividido em várias partes. Cada um deles deve ter pelo menos um ponto de crescimento e raízes formadas. Faça a germinação da planta em solo fértil e solto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário