Nefrolepis em crescimento

Contente
  1. Visualizações
  2. Cuidado
  3. Doenças e pragas
  4. Reprodução

Por muito tempo, muitos cultivadores de flores cultivaram com sucesso a nefrolepis. Esta samambaia verdadeiramente luxuosa é conhecida por seu esplendor, delicadeza e, o mais importante, despretensão. Esta planta, quando cultivada em casa, não requer cuidados específicos. Outra característica importante é que a flor pode ser guardada em casa, e nos meses mais quentes pode ser levada para fora (para o jardim, para o terraço ou para a varanda). Esta planta tem um aspecto harmonioso em vasos suspensos (vasos) ao decorar um interior, mas o seu valor reside tanto nas qualidades decorativas como nas propriedades úteis.

Visualizações

Analisando a variedade de espécies desta planta, deve-se ter em mente que hoje existem certas divergências nos catálogos botânicos quanto ao pertencimento da nefrolepis. De acordo com uma das versões, ele é um representante dos Davallievs. De acordo com seus oponentes, esta linda samambaia pertence a Lomariopsis. Em todo caso, estamos falando de uma herbácea perene, capaz de se alimentar de duas formas: como representante terrestre da flora ou como epífita. A segunda opção prevê o desenvolvimento de nefrolepis à base de plantas sem usá-la como doadora.

Todas as variedades e variedades são caracterizadas por tenazes, com elementos bastante curtos do sistema radicular. As rosetas foliares são formadas por placas foliares dissecadas com pontas curtas, atingindo o comprimento de 0,7 m. Uma característica da nefrolepis é a borda serrilhada dos segmentos foliares. Outro ponto importante é a presença de brotos em forma de bigodes escamosos. Eles são um dos órgãos reprodutivos vegetativos da samambaia. Ao chegar ao solo, esses bigodes rapidamente se enraízam e imediatamente formam novas rosetas.

As florestas tropicais da Ásia são consideradas o local de nascimento de todos os representantes dessa grande família de samambaias. Além disso, diferentes tipos de nefrolepis podem ser encontrados na América do Sul, Austrália e no Continente Negro.

É importante considerar que no habitat natural existem cerca de 4 dezenas de variedades desta planta. Mas, ao mesmo tempo, nem todos eram adequados para o cultivo doméstico.

Exaltado

Este tipo de nefrolepis, levando em consideração as condições do habitat, pode ser não apenas uma planta rizoma, mas também uma epífita. Além disso, em ambos os casos, seu sistema radicular cresce verticalmente.

Na zona da raiz, uma roseta muito exuberante é formada, que consiste em placas de folhas complexas e pinnadas assentadas em pecíolos curtos. O comprimento da fronde (folhas de samambaia dissecadas) pode chegar a 70 cm.

Ressalta-se que os segmentos são lanceolados, articulados e com borda serrilhada.

Forte

O habitat natural desta espécie é mais do que amplo e se estende aos subtropicais de dois hemisférios. É cultivada desde 1841, e sua característica é o inchaço nas raízes. É interessante notar que esse espessamento dos brotos no solo são visualmente muito semelhantes aos tubérculos. Em sua superfície, você pode distinguir pequenas escamas de cor branca ou prateada.

Outra característica importante são os ramos orientados em altura, ou seja, verticalmente. E também vale a pena focar nos segmentos densos dos caules com contornos arredondados, que se organizam de acordo com um princípio que lembra a colocação de telhas em telhados.

Devido às suas propriedades decorativas, a folhagem desta espécie de samambaia é frequentemente usada por floristas na decoração de arranjos de buquê.

Xifóide

Outra variedade comum do representante descrito da enorme família de samambaias difere de suas contrapartes no comprimento dos segmentos das lâminas foliares. Como a altura em situações com tais flores de interior não importa muito, vale ressaltar que, com os devidos cuidados e condições favoráveis, seu comprimento pode chegar a 20 cm. Acontece que a principal característica distintiva da nefrolepis xifóide é o tamanho recorde do arbusto.

Considerando essa característica da forma de vida, é mais racional colocá-la em salas de tamanho correspondente.

De outros

Além das espécies listadas, também vale a pena prestar atenção à nefrolepis falciforme. Este é um representante bastante grande da família das samambaias com frondes, capaz de se estender até 1 metro ou mais. Eles próprios têm uma cor verde-amarelada e bordas irregulares dos segmentos, cujo comprimento é de cerca de 10 cm.

Hoje, há um grande número de variedades das espécies sublimes acima mencionadas. Assim, para o cultivo no jardim e em ambientes fechados, as variedades populares de nefrolepis foram criadas.

  • Nefrolepis de Roosevelt - samambaia bastante grande, que se distingue das outras pelas frondes que se projetam em todas as direções, apresentando segmentos ondulados.
  • Nephrolepis de Maas - uma variedade cuja principal característica é a compacidade, assim como as chapas de papelão ondulado.
  • Nefrolepis de Scott - outra pequena samambaia. Pode ser facilmente distinguido de seus companheiros pelas bordas curvas dos segmentos de folha.
  • Senhora verde - uma planta que, no contexto de muitos análogos, se destaca pelo seu aspecto decorativo. A principal vantagem da samambaia é um verdadeiro chafariz formado por folhas onduladas perfuradas com pontas pontiagudas. Eles coroam um rizoma que cresce verticalmente.
  • Nephrolepis Emina - outra variedade varietal subdimensionada. Nesse caso, o traço característico é a presença de brotos quase eretos com folhas encaracoladas, decoradas com dentículos nas bordas.
  • Boston, também chamada de Nephrolepis Boston É uma samambaia vertical originalmente desenvolvida nos Estados Unidos. A propósito, esta variedade foi imediatamente capaz de ganhar popularidade recorde entre os cultivadores e criadores de flores. Tornou-se a base para a introdução de variedades de viyas, que apresentam diferentes penas e crescem em comprimento até 1,2 metros. Os segmentos são de dois tipos: torcidos ou ondulados.
  • Hills e Fluffy Roughs - tipos de samambaias, caracterizadas por folhas de dupla penugem.

Entre outras coisas, variedades como nephrolepis de Whitman e Smith são dignas de atenção. A primeira é uma planta com folhagem de três penas. No segundo caso, estamos falando de uma samambaia decorada com folhas de quatro pinadas.

Cuidado

Em geral, essa flor predominantemente de interior pode ser chamada de despretensiosa. Mas, ao mesmo tempo, você precisa saber como cuidar adequadamente dele, incluindo a prevenção de doenças e ataques de pragas. É importante levar em consideração que as variedades híbridas podem ter suas próprias características importantes que se relacionam com as condições de manutenção e regras de cuidado. É por isso que os cultivadores novatos, depois de comprar uma samambaia em uma loja, são fortemente aconselhados a estudar cuidadosamente as instruções, se houver.

Condições climáticas

Um dos pontos-chave é a iluminação do local escolhido para a nefrolepis. É importante considerar que esta espécie, como todas as outras samambaias, não tolera bem a luz solar direta. Para uma planta, é mais preferível a luz bruxuleante e difusa, que em seu habitat natural penetra através das copas das árvores. Com base nisso, é melhor não colocá-lo em peitoris de janelas e varandas. Os lados norte e nordeste são a exceção.

Entre outras coisas, a duração da luz do dia é importante. Levando em consideração as características do representante da flora tropical em consideração, deve ser de 14 a 16 horas. Naturalmente, para cultivar uma bela e exuberante samambaia, você precisará usar iluminação artificial adicional, se necessário.

É importante notar que o nephrolepis se sente bem e cresce ativamente sob lâmpadas, com base no qual pode ser diluído com sucesso, mesmo na completa ausência de luz solar.

O próximo fator importante é o regime de temperatura. Em clima quente, a samambaia se sentirá confortável se o termômetro estiver na faixa de +20 a +24 graus. Com o aumento dos indicadores, é necessário compensar o calor aumentando a umidade do ar. Uma ferramenta eficaz em tais situações será a pulverização regular da planta com um borrifador. Com o início do outono, a temperatura diminui gradualmente nos locais onde a nefrolepis é cultivada. No inverno, o indicador ideal será +15 graus.

Como todas as samambaias, a nephrolepis prefere umidade elevada. Em condições ideais para o crescimento e desenvolvimento de cultura completos, deve ser de pelo menos 60%. No inverno, quando os sistemas de aquecimento estão envolvidos, é recomendável colocar a planta longe de aparelhos de aquecimento. Deve-se lembrar que o ar excessivamente seco pode secar as pontas das chapas. Os produtores experientes aconselham o uso de hidratantes modernos sempre que possível.

No contexto de umidade, a nefrolepis pode receber condições confortáveis ​​das seguintes maneiras.

  1. Pulverização regular da samambaia.
  2. Colocar um vaso com uma planta em paletes com argila expandida úmida ou seixos. É importante aqui que o fundo do recipiente não entre em contato com a água.
  3. Em dias quentes e durante a estação de aquecimento, você pode usar um banho quente. Isso permitirá que você hidrate e ao mesmo tempo limpe a flor da poeira e dos insetos. Recomenda-se cobrir o solo durante esses procedimentos com uma película.

Ao avaliar as características de cuidar das plantas descritas e criar as condições ideais para elas, deve-se levar em consideração sua capacidade de absorver substâncias nocivas, bem como a radiação eletromagnética. Recomenda-se colocar samambaias o mais próximo possível de computadores em funcionamento e outras fontes de campos elétricos. Nephrolepis purifica efetivamente o ar em salas onde grandes grupos de pessoas são encontrados regularmente.

Mas é importante lembrar que, apesar de todas as habilidades únicas da flor, ela é muito suscetível à fumaça do tabaco. A samambaia sob sua influência perde suas qualidades úteis.

Top curativo

Nephrolepis deve ser fertilizado regularmente, mas a fertilização deve ser aplicada com moderação. O fertilizante ideal, é claro, será um complexo especialmente projetado para samambaias. No entanto, também será possível alimentar com uma composição voltada para colheitas decíduas decorativas.

É importante considerar que, ao escolher uma opção alternativa, a dosagem deverá ser reduzida em um quarto.

O curativo de cobertura é aplicado no período de março a setembro com um intervalo de 2-3 semanas. Execute os procedimentos adequados em paralelo com a rega. Com o chamado inverno frio, geralmente os fertilizantes não são necessários para a planta e todas essas atividades são interrompidas antes do início da primavera. Se a temperatura for superior à recomendada, deve-se continuar a fertilizar o solo, dobrando os intervalos entre a fertilização e reduzindo a concentração.

Rega

Recomenda-se regar as plantas descritas de acordo com o princípio do meio áureo. É altamente indesejável permitir o alagamento do solo, bem como a sua secagem. Na primavera, verão e início do outono, a rega é realizada 2 a 3 vezes por semana, à medida que a camada superior do solo seca. No inverno, a frequência dos procedimentos aumenta para 1 vez por semana, reduzindo a quantidade de água.

É altamente recomendável usar água limpa (filtrada, sedimentada ou fervida) e água derretida. E também não se esqueça da necessidade de pulverizar periodicamente (1-2 vezes ao dia) a samambaia. A rega de fundo é ideal, onde a panela é colocada em uma panela com água.

Transferir

À medida que o sistema radicular do nefrolepis cresce, ele precisa ser transplantado. Até os 3 anos de idade, um procedimento semelhante é realizado anualmente, e posteriormente - conforme a necessidade e levando em consideração o crescimento e desenvolvimento da samambaia. Como regra, as plantas são transplantadas para grandes recipientes na primavera. E o próprio algoritmo de ações inclui as seguintes etapas.

  1. Um novo pote mais espaçoso é selecionado, que deve ser largo o suficiente e ao mesmo tempo não muito profundo.
  2. No fundo do recipiente, forma-se uma camada de drenagem de seixos ou argila expandida, que evita a estagnação da umidade e, ao mesmo tempo, dá acesso ao ar para as raízes.
  3. A planta deve ser removida do vaso antigo junto com um pedaço de barro.
  4. Nephrolepis é colocado em um novo local, após ter derramado uma fina camada de mistura de solo sobre a drenagem. Nesse caso, você pode usar tanto uma compra pronta quanto uma opção feita em casa. No segundo caso, o substrato é feito misturando-se solo de estufa e coníferas em proporções iguais, além de turfa, adicionando farinha de osso ou cinza.
  5. As raízes, com cuidado, para não danificar, são borrifadas nas laterais, deixando o colo da raiz na superfície.
  6. O nefrolepis transplantado é regado.

Nas primeiras duas semanas após o transplante, é necessário monitorar constantemente se o solo permanece suficientemente úmido e as folhas inferiores da samambaia não secam.

Doenças e pragas

Na esmagadora maioria dos casos, a fonte de problemas no cultivo de nefrolepis é a violação das principais regras de cuidado com as plantas. Ao mesmo tempo, aparecem sintomas de várias doenças. Então, se as pontas das folhas secam e mudam de cor para marrom, então, na maioria das vezes, estamos falando de umidade do ar insuficiente. Ao mesmo tempo, torcer as placas indica falta de umidade ou, inversamente, rega excessiva. Além disso, a lista de motivos pode incluir o uso de água dura para irrigação e a exposição regular a correntes de ar.

Muitas vezes, logo após a compra, os proprietários se deparam com um incômodo como a queda da folhagem. Em situações como essa, geralmente é uma mudança nas condições que é a causa. A planta levará apenas algum tempo para se adaptar.

Um dos problemas mais sérios associados ao crescimento da nefrolepis é a podridão da raiz. Isso é causado por fatores como umidade estagnada e flutuações de temperatura. Como mostra a prática, se as medidas apropriadas não forem tomadas em tempo hábil, a planta pode morrer. As medidas destinadas a eliminar as consequências das doenças incluem a remoção das áreas afetadas e o tratamento com medicamentos adequados.

Além das doenças que são conseqüências da violação das regras de cuidado e que levam à deterioração das qualidades decorativas da samambaia, deve-se prestar atenção a possíveis ataques de insetos nocivos. Na maioria das vezes, a nefrolepis se incomoda com:

  • verme farináceo;
  • ácaro-aranha;
  • pulgão;
  • escudo.

A presença de um ácaro-aranha pode ser identificada por pequenos pontos brancos na folhagem e uma mudança em sua cor. As plantas mantidas em condições excessivamente secas são mais freqüentemente atacadas. Hidratar o solo, borrifar regularmente e tomar um banho quente ajudará a livrar-se da praga.

Para outros insetos indesejados, os inseticidas serão os agentes de controle mais eficazes.

Reprodução

Em casa, as variedades internas de nefrolepis podem ser propagadas de várias maneiras. E neste caso estamos falando de disputas, tubérculos, brotos e divisão do rizoma. A primeira opção é muito interessante, mas está longe de ser a mais fácil e rápida.

Também é importante considerar que, quando cultivada em ambientes fechados, a samambaia muito raramente produz esporos adequados para reprodução.

Este método será relevante principalmente para quem gosta de experimentar. Os esporos - pequenas formações marrons na parte inferior das folhas - são raspados suavemente. O procedimento adicional é o seguinte:

  1. o solo é abundantemente umedecido e as sementes são distribuídas em sua superfície;
  2. o recipiente é coberto com filme ou vidro, transferido para um local escuro e ao mesmo tempo quente;
  3. a miniestufa é ventilada todos os dias e o solo é irrigado;
  4. após o surgimento dos brotos (de 1 a 3 meses), o abrigo é retirado e o recipiente trazido para a luz;
  5. as mudas em crescimento são desbastadas, deixando intervalos de pelo menos 3 cm entre as mais fortes;
  6. um mês depois, os jovens estão sentados em 2-3 cópias em um contêiner.

Nephrolepis freqüentemente produz brotos aéreos sem folhas. Esses chicotes são notáveis ​​pelo fato de se enraizarem facilmente. Eles precisarão ser pressionados ao solo e fixados com pinos ou arame comum e levemente polvilhados. Após 10-14 dias, os brotos criarão raízes e a folhagem começará a se formar neles. Depois que a planta jovem é forte o suficiente, ela é separada da mãe e plantada.

Uma das formas incomuns é a propagação de tubérculos. Como já foi observado, espessamentos peculiares são formados nas raízes de variedades individuais da samambaia descrita. Eles precisarão ser cuidadosamente separados durante o próximo transplante de planta e plantados no solo. Como mostra a prática, um novo nephrolepis cresce a partir de um desses tubérculos.

O método mais popular, simples e confiável de propagação de samambaias hoje é a divisão do rizoma ou divisão do arbusto. O período mais favorável será o início da primavera. Os espécimes mais saudáveis ​​e fortes são divididos quando transplantados. Depois disso, cada parte que tem um ponto de crescimento é plantada em um vaso separado, e removida para um local aquecido e bem iluminado, coberto na frente desta bolsa. Depois que as plantas estiverem fortes, o abrigo pode ser removido.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário