Como plantar limão em casa?

Contente
  1. Datas do procedimento
  2. Preparação
  3. Métodos de vacinação
  4. Cuidados de acompanhamento

O limão é uma fruta saudável, mas ao mesmo tempo caprichosa. É muito difícil cultivar em casa. A árvore da loja se aclimata com relutância e, quando cultivado de forma independente, o limão dá apenas verduras. Vamos falar sobre os métodos e possibilidades de enxertar uma planta exótica em casa.

Datas do procedimento

É melhor vacinar a planta durante o fluxo de seiva ou de meados de abril ao final de maio. Isso se aplica a estacas.

Para a cópula, o momento é diferente: com o início da primavera e antes do início do processo de fluxo de seiva.

Preparação

A preparação é tão importante quanto o próprio procedimento. Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar todas as ferramentas:

  • quaisquer trapos úmidos;
  • campo de jardim;
  • polietileno ou um saco;
  • um pedaço de tecido grosso ou fita;
  • qualquer ferramenta afiada.

Recomenda-se tratar ferramentas com uma substância à base de álcool, também as mãos. Este trabalho é melhor executado longe de vegetação, cães, pássaros e gatos.

Métodos de vacinação

Antes de falar sobre métodos, é útil entender a terminologia.

Um enxerto é uma árvore que já dá frutos de uma certa variedade. Para tais propósitos, pegue uma árvore frutífera que cresça bem em condições de apartamento.

Sob o porta-enxerto, entende-se uma árvore que cresceu a partir de uma semente de limão em um ambiente. Além disso, esta planta não é frutífera.

É possível plantar limão em casa de três maneiras. Isso é copulação, brotamento e divisão.

Existem diferenças significativas entre eles: localização diferente da copa no porta-enxerto, diferentes locais de corte.

É preciso decidir sobre o estoque. Para que o exótico dê frutos no futuro, é melhor pegar uma planta anual com um diâmetro menor que 5 milímetros, cultivada a partir de uma pedra. Recomenda-se usar o arbusto até a idade de 2,5 anos. No futuro, todos os processos de vegetação ficam mais lentos e, no tronco com casca endurecida, os materiais estranhos não criam raízes ou criam raízes com dificuldade. Para ter frutos no futuro, recomenda-se prestar atenção às variedades destinadas ao cultivo doméstico: limão de Meyer, Dioscuria, Ravlovsky, Kursk, Maykop.

Você precisa observar a árvore por pelo menos dois meses. Se houver pelo menos alguma suspeita de doença, presença de pragas ou sistema radicular fraco, então a vacinação não vale a pena. Você também precisa prestar atenção aos rins: eles devem estar saudáveis ​​e intactos.

O entorpecimento é considerado um dos métodos mais comumente usados ​​e mais simples.

Os especialistas escolhem uma parte da filmagem com um olho ou botão. O enxerto é fixado em uma incisão na haste. É realizada em agosto em um botão adormecido ou durante o fluxo de seiva no final da primavera.

Para a enxertia, um talo é levado para a divisão, fixado em uma incisão no talo do tronco. O evento ocorre no início da primavera.

Ao copular, um caule é retirado de uma árvore frutífera no inverno ou no início da primavera, numa época em que os botões ainda não floresceram. O galho da árvore é conectado ao cabo, bem amarrado. Pegue um galho e um talo do mesmo diâmetro.

Oferecemos instruções corretas sobre os métodos de vacinação passo a passo.

Brotando

Para a brotação, é melhor escolher um arbusto cujo tronco tenha 6 milímetros de diâmetro. Todo o trabalho é feito assim.

  • Na parte lateral do tronco, é feita uma incisão em forma de T: horizontalmente até 1 centímetro, verticalmente - até 2,2 centímetros.Os especialistas aconselham o corte com cuidado especial, procurando não tocar nas camadas profundas do tronco.
  • O invólucro é lentamente empurrado para trás.
  • Um arbusto com botão é cortado de uma planta frutífera. Conecte com uma incisão de forma que fique sob a casca até o fim.
  • A área da incisão é torcida com um pedaço de pano ou fita sem tocar o rim.
  • Depois de enraizar, é necessário cortar o porta-enxerto cinco milímetros acima da incisão, é constantemente recomendado cortar novos ramos das hastes que não sejam necessários no futuro.

Nesse caso, dois rins também podem ser enxertados.

Na fenda

Para este método, recomenda-se tirar um caule com botão de uma planta que já está dando frutos. O local da muda e do corte é tratado com um pano levemente umedecido. Em seguida, eles agem de acordo com o seguinte esquema:

  • a uma altura de 5 a 6 centímetros do solo, um talo é cortado de uma árvore não fértil;
  • faça um corte vertical, fazendo uma fenda de até 3 centímetros de profundidade;
  • cortes rasos de até 3 centímetros são formados no rebento;
  • insira suavemente o rebento na fenda;
  • tudo é torcido com uma fita adesiva, o local da poda na selva é manchado com piche.

O procedimento pode ser realizado em uma semi-clivagem ou em uma clivagem completa. Na realização de semi-fendilhamento, um lado do porta-enxerto é afetado.

Cópula

Este método envolve a preparação do tronco e do rebento com o mesmo diâmetro da brotação. Então você precisa agir assim.

  • É feita uma incisão no porta-enxerto e no rebento, a casca é descascada com até 4 centímetros de comprimento.
  • Prepare seções transversais de até um centímetro de profundidade.
  • As peças de trabalho são inseridas firmemente umas nas outras. No porta-enxerto é necessário aprofundar o corte, e o galho é fixado na copa com entalhe.
  • Todos os pontos de contato são rebobinados com fita ou qualquer outro material elástico.

Portanto, você pode plantar alguns galhos ao mesmo tempo. Após a vacinação, a planta deve ser cuidadosamente cuidada e monitorada.

Cuidados de acompanhamento

Após tal procedimento, é necessário criar condições quase estéreis para o exótico. Recomenda-se imediatamente equipar uma mini-estufa:

  • a bucha enxertada junto com o container é enviada sob polietileno ou em um grande saco;
  • recomenda-se colocar um pequeno recipiente na estufa para manter a umidade ideal;
  • para arejar de manhã e à noite, a bolsa deve ser aberta levemente por alguns minutos, aumentando o tempo gradativamente.

Após duas semanas, ficará claro se a vacinação foi bem-sucedida ou não.

Se os pecíolos e as folhas se separam facilmente, está tudo bem, e se o tronco mudou de cor para uma cor escura, então todo o trabalho foi em vão.

Existem vários motivos para o fracasso: a planta não foi preparada, entrou uma infecção, o procedimento foi incorreto. Para ter sucesso, é recomendável preparar várias plantas de uma vez para enxertia. Não se esqueça das ferramentas de processamento, você pode usar um podador afiado especial. Dentre as vantagens desse tipo de poda, vale destacar que se obtêm cortes iguais e idênticos, há grandes chances de evitar a infecção, uma fusão mais rápida e melhor do material de enxerto. Curiosamente, o instrumento possui vários tipos de bicos para a realização de vacinações com diferentes métodos.

Se tudo correr bem, o curativo pode ser retirado após duas semanas. Em seguida, você precisa fixar o galho jovem na posição vertical. A planta precisa de rega regular e manutenção da umidade, um determinado regime de temperatura. Após a enxertia, o período de frutificação de uma árvore cultivada varia de 2 a 4 anos. Existem variedades com floração no próximo ano após a vacinação.

Digamos que tudo tenha corrido bem e o limão nunca tenha florescido - isso não significa que houve um erro em algum lugar. A floração sempre começa na primavera em temperaturas de +15 graus.

Flores exóticas são polinizadas cruzadas. Para simplificar, eles transferem o pólen de uma flor para outra com um pincel.

Existem também fatores ambientais, com base nos quais a planta se recusa a florescer.

  • Não há luz suficiente.A iluminação contínua e forte é recomendada, mas não a luz solar direta e escaldante. Se a luz for muito forte, o exótico enxertado queima ou as folhas caem.
  • Temperatura ambiente baixa. Não guarde o limoeiro próximo ao ar condicionado, em locais com correntes de ar ou baixas temperaturas. O regime de temperatura ideal é de + 20-25 graus.
  • A poda prejudicou a planta.
  • O solo apresenta baixa acidez.
  • Modo errado de manter a umidade. É necessário irrigar o limão todos os dias com um borrifador com água morna (+ 30-32 graus), o ambiente deve estar úmido.
  • Rega inadequada. É necessário regar regularmente, observando o teor de umidade do solo, evitando que a mistura de solo seque até a profundidade de 1 centímetro.
  • Pouca fertilização foi aplicada à planta. A cada 2 semanas após o procedimento, a fertilização é realizada com fertilizantes marcados como "para frutas cítricas".

3 semanas após a vacinação, recomenda-se cobrir o solo com húmus. Com o rápido crescimento dos brotos e a ausência de floração, aconselhamos o fósforo, e não alimente com nitrogênio ou remova-o.

Depois de realizar a tecnologia agrícola necessária, pode-se aguardar o florescimento da primavera. Além disso, de maio a novembro, os limões amadurecem. No início de dezembro, você pode comê-los.

Claro, a técnica não é fácil, mas se todas as recomendações e regras forem seguidas, a vacinação oferece muitas vantagens:

  • tornando-se um citricultor experiente, você pode decidir enxertar não só no limão, mas também em outra árvore cítrica, por exemplo, tangerina, toranja, laranja;
  • ajuda a acelerar o tempo de colheita da árvore frutífera domesticada;
  • em casa, você pode colher frutas de alta qualidade e ecologicamente corretas.

Você pode plantar um limão sozinho, mas é muito difícil. Nem sempre tudo funciona da primeira vez, então os especialistas aconselham pegar vários wilds de uma vez.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário