Como cultivar um limão a partir de uma semente em casa?

Como cultivar um limão a partir de uma semente em casa?
  1. Seleção e preparação de material
  2. Condições adequadas
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Enxerto
  6. Doenças e pragas
  7. Dicas úteis

Na natureza, os limoeiros prosperam nos trópicos. Atingem seis metros de altura e frutificam bem. Uma perene perene pode ser cultivada em casa. Claro, não ficará tão alto e os frutos serão mínimos. Em princípio, podem nem existir, uma vez que, para isso, os criadores recomendam o cultivo de limoeiros através do procedimento de estaca. Mas o mais importante é cuidar da planta em tempo hábil.

Seleção e preparação de material

Você pode cultivar um limoeiro em casa a partir de uma semente tirada de uma fruta comprada em uma loja. Para calibrar as sementes corretas, você precisa selecionar os limões maiores e maduros. Eles não devem apresentar sinais de podridão e deterioração. As sementes devem ser extraídas da fruta e, em seguida, as mais adequadas devem ser selecionadas de todo o volume. Eles devem atender a vários critérios:

  • forma correta;
  • integridade;
  • neo-secura.

Para que as sementes germinem mais provavelmente, é recomendável retirá-las de 2 a 3 limões diferentes. Depois de selecionadas as sementes adequadas, recomenda-se realizar as medidas preparatórias com elas. Eles consistem em vários estágios:

  • as sementes devem ser bem, mas cuidadosamente enxaguadas em água corrente;
  • seque em papel toalha ou guardanapo;
  • mergulhe por várias horas na solução de Kornevin.

O último ponto é especialmente importante, uma vez que esta solução promove a germinação rápida das sementes. Mas isso pode ser feito sem ele. Para isso, deixe as sementes de molho por vários dias em um pequeno pedaço de pano umedecido com água morna. À medida que seca, a matéria pode ser processada adicionalmente a partir de um borrifador.

Condições adequadas

Enquanto as sementes estão germinando, você deve começar a preparar o solo e o recipiente. Os principais requisitos para a terra são frouxidão e fertilidade. Essa mistura pode ser adquirida na loja. Nesse caso, a escolha deve ser dada a uma mistura certificada de solo estéril. Se por algum motivo não foi possível comprar tal composição, você mesmo pode prepará-la. Para fazer isso, em proporções iguais, você precisará misturar os seguintes componentes:

  • terra do gramado;
  • húmus;
  • turfa.

Todos esses componentes devem ser bem misturados. Se falamos sobre o recipiente mais adequado, então a melhor opção seria vasos de flores de plástico ou cerâmica.

O limoeiro é melhor cultivado em uma janela voltada para o sul... Recomenda-se proteger a cultura em todas as fases de desenvolvimento das correntes de ar e evitar a exposição excessiva ao sol.

Como os limões são originalmente adaptados a climas tropicais, é importante resistir a umidade elevada. Ao mesmo tempo, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de 25 graus Celsius.

Aterrissagem

Depois que as sementes germinarem e todos os materiais e dispositivos necessários já estiverem preparados, você pode prosseguir com o processo de plantio. Para começar, uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do recipiente selecionado. A opção mais adequada é a vermiculita. Suficiente 1,5–2 cm. Todo o resto do espaço no vaso deve ser coberto com substrato preparado ou comprado em loja.Após o enchimento, não deve haver mais de 2-3 cm de espaço livre no topo.

Agora você precisa plantar as próprias sementes, aprofundando-as em cerca de 2 cm. Uma semente não será suficiente, então 7-10 sementes podem aderir ao vaso. Apenas 25-30% deles serão viáveis. Já deles será necessário escolher o broto mais viável. Se desejar, você pode deixar todas as opções ascendidas.

Como já disse, a temperatura do ar não deve cair abaixo de 25 graus. Se você não conseguir suportar esse indicador no parapeito da janela, pode colocar aquecimento adicional ou apenas cobrir a panela com um saco plástico.

Como as sementes são inicialmente colocadas em solo úmido, nos primeiros 5-7 dias elas não precisam de manutenção. A umidade excessiva hoje em dia só pode fazer mal. Este período pode ser designado com segurança como um estado de repouso. Após 7 dias, a pulverização abundante de um frasco de spray é realizada. Em seguida, o procedimento deve ser repetido à medida que o solo seca.

O mais importante é evitar rachaduras, pois isso pode danificar os brotos.

Cuidado

Quando as sementes finalmente germinarem, devem ser cuidadas de forma adequada e oportuna. Cuidar da árvore em casa não é difícil. Mas a abordagem deve ser abrangente. O evento inclui procedimentos padrão: regar, afrouxar, formar a copa correta da árvore, beliscar.

Rega

A rega é muito importante para qualquer planta. O limoeiro não é exceção. Para não prejudicar, você precisa regar com o máximo de cuidado possível. Um grande número de requisitos é imposto a este processo, que são os seguintes.

  1. Regar é melhor derreter ou água da chuva (dependendo da época). O líquido deve estar à temperatura ambiente, sem impurezas.
  2. A rega deve ser feita dosado à medida que o solo seca.
  3. Em nenhum caso você deve regar o limoeiro sob a raiz de um regador ou garrafa. Essas ações logo levarão à morte inevitável da planta. O fato é que, se a umidade atuar constantemente e diretamente no sistema radicular, ele logo começará a apodrecer.
  4. Precisa regar nas bordas do vaso, mas não na raiz.

No período primavera-verão, as regas devem ser especialmente abundantes, pois a planta está em fase ativa, necessita de nutrientes. À medida que o outono se aproxima, o número e a frequência das regas devem ser gradualmente reduzidos ao mínimo. No inverno, a umidificação raramente é realizada, apenas quando a camada superior do solo seca.

Se por algum motivo houver muita umidade, você pode soltar o solo. Mas você também precisa fazer isso com cuidado para não danificar o sistema raiz com suas ações.

Top curativo

Para que a árvore seja bela e forte, recomenda-se alimentá-la periodicamente. Também é importante seguir as regras aqui.

  1. Nos primeiros 1-3 meses desenvolvimento do broto, geralmente é necessária qualquer alimentação excluir.
  2. Substâncias minerais são permitidas para entrar no período primavera-verão, não mais do que 2 vezes por mês.
  3. No inverno, o enfeite superior é excluído. E no outono, é permitido alimentar-se com fertilizantes minerais complexos na frequência de 1 vez por mês.

Cultivar um limoeiro em casa é quase impossível sem cobertura. Mas aqui é importante não exagerar, uma vez que uma grande quantidade de fertilizantes introduzidos terá um efeito prejudicial no desenvolvimento geral da cultura.

O limoeiro em si é muito sensível a qualquer alteração. Isso pode ser muito ou pouco sol, rega excessiva e muito mais. A primeira reação da planta ao desconforto é a queda das folhas. Se a situação não for corrigida em tempo hábil, as folhas cairão completamente.

Formação

A formação da copa deve ser tratada desde o início do desenvolvimento de uma árvore jovem.... Deve-se começar estimulando o crescimento dos brotos laterais.Para fazer isso, aperte os botões dos brotos superiores. Os rebentos que crescem na parte interna da copa, e também por algum motivo se deformam, devem ser retirados prontamente com uma poda afiada.

O limoeiro reage muito rapidamente às mudanças no fluxo luminoso. Para que a coroa esteja correta, você precisa virar o vaso com a planta cerca de 10 vezes por dia em 25% de toda a volta. Não só a aparência atrativa da planta depende da copa uniformemente formada, mas também o aparecimento de futuros frutos sobre ela.

Se depois de um ano as primeiras inflorescências aparecerem na árvore, elas precisam ser cuidadosamente pinçadas e removidas.... Se isso não for feito, a planta gastará grande parte de sua força com eles, e como resultado pode murchar e morrer. A floração é permitida apenas se a proporção estiver correta. Portanto, uma flor deve ter pelo menos 15 folhas.

Se esta regra não for observada, recomenda-se eliminar as inflorescências em tempo hábil.

Transferir

Depois que o broto finalmente ficar mais forte ou crescer, ele terá que ser transplantado para um recipiente mais espaçoso. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível para não danificar o sistema radicular da planta. Além disso, se possível, não é recomendável tocar nas folhas. O processo de transplante passo a passo é o seguinte.

  1. Prepare um recipiente de tamanho adequado.
  2. No fundo, faça uma camada de drenagem de vermiculita, despeje um pouco de solo fértil.
  3. Mova a árvore para o vaso. Especialmente com cuidado, você precisa lançar as raízes. Melhor se nenhum deles estiver quebrado.
  4. Polvilhe com o solo restante e regue bem.

É melhor replantar na primavera, para que na estação quente o limoeiro tenha tempo de se acostumar e ficar mais forte em um novo vaso. Se possível, não altere a localização da planta, ou seja, deixe-a no mesmo parapeito da janela.

Enxerto

Um limoeiro cultivado com sementes deve ser enxertado. Existem várias razões óbvias para tal procedimento:

  • a floração e a frutificação ocorrem muito mais cedo;
  • o talo compartilha muitas qualidades positivas com a planta de casa;
  • a árvore do vaso fica mais forte e muito mais rápido;
  • com ele, você pode obter mudas para outros limoeiros no futuro.

A vacinação é um processo bastante complicado, requer certas habilidades e conformidade com as condições. Os mais significativos deles estão listados abaixo.

  1. Condições estéreis.
  2. O caule ou botão do enxerto foi retirado de uma árvore com características decentes. É melhor usar mudas de limoeiros de baixo crescimento como rebento.
  3. Antes da enxertia, a própria árvore precisa ser regada vigorosamente por várias semanas.
  4. A vacinação deve ser feita com bisturi esterilizado.
  5. Após o procedimento, é necessário remover o excesso de folhas e cobrir com papel alumínio.
  6. A rega após o procedimento deve ser feita com moderação. É importante que a umidade não entre no local da vacinação.
  7. É necessário ventilar regularmente a estufa, em tempo hábil para se livrar do condensado acumulado.

Recomenda-se vacinar limão nos “parentes” mais próximos, ou seja, frutas cítricas: laranja, tangerina, toranja, limão e alguns outros. Desta forma, diferentes frutos úteis serão obtidos em um tronco. A opção de vacinação mais comum é a divisão.

Doenças e pragas

O limão dentro de casa é freqüentemente atacado por várias pragas e doenças. E isso acontece com uma planta enfraquecida. O cuidado impróprio leva à supressão da imunidade:

  • alimentação, iluminação e rega incorretas;
  • falta de quaisquer oligoelementos: ferro, fósforo, manganês;
  • cuidado correto, mas inoportuno.

As pragas mais comuns que atacam o limoeiro doméstico estão listadas abaixo.

  • Escudo e escudo falso. Os sintomas do aparecimento de tais pragas são gotículas marrons (os próprios insetos, escondidos sob as conchas), queda de folhas, secagem de ramos.Se você não se livrar da cochonilha, a planta morrerá em breve. Para começar, as pragas precisam ser removidas com cuidado com uma colher ou algum objeto idêntico. Trate a planta com água e sabão.
  • Ácaro vermelho cítrico. Suas larvas aparecem nas faces externas das folhas. Se você não se livrar deles em tempo hábil, os carrapatos enredarão a planta com teias de aranha, o que levará à morte inevitável. A causa mais comum de uma praga é o ar excessivamente seco. Para se livrar dele, recomenda-se borrifar a planta com solução de Athletica na concentração de 0,15%. Três tratamentos precisam ser feitos em um mês.
  • Mealybug... Outra praga comum, cujo principal sinal de aparecimento são os resultados visíveis da atividade vital nas folhas da planta. Com essa exposição, eles secam e caem gradualmente. Os frutos da árvore também sofrem influência negativa: manchas e rachaduras se formam em sua superfície. O único método de controle é a remoção mecânica de larvas e adultos, principalmente fêmeas.
  • Pulgão cítrico São pequenas pragas de cor preta ou verde. Os tiros jovens atacam em maior extensão. Você pode se livrar dos pulgões com a ajuda da solução Athletic 0,15%. A pulverização deve ser realizada 3 vezes em um mês até que os insetos desapareçam completamente.
  • Mosca branca, que deposita as larvas no interior das folhas. É muito difícil se livrar dessa praga, mas se você pulverizar constantemente com inseticidas, o inimigo será derrotado. Dentro de 3-5 dias, você precisa processar uma árvore doente 5 vezes.

Os limoeiros de interior estão sujeitos a uma grande variedade de doenças. Os agentes causadores são bactérias fúngicas, vírus, micoplasmas. Se a planta for suscetível a qualquer tipo de infecção fúngica, uma flor cinza-esbranquiçada aparecerá nas folhas e no tronco. Em casos avançados, pontos pretos podem ser observados - são esporulação. Para a prevenção e tratamento de infecções fúngicas, o medicamento Fitosporin é bem adequado.

Dicas úteis

Para que o limoeiro agrade com um aspecto atraente e frutifique abundantemente, recomenda-se seguir dicas úteis. Eles são os seguintes.

  1. Não há necessidade de alterar a localização da planta sem necessidade especial, porque quando muda, experimenta um estresse tremendo.
  2. Se o limoeiro estiver no peitoril da janela, você não pode movê-lo muito perto do vidro, pois existe o risco de queimaduras solares.
  3. É permitido o uso de cobertura comprada em lojas confiáveis. Compostos de baixa qualidade são destrutivos para uma planta tão delicada.
  4. As frutas não devem ser tocadas com frequência com as mãos.
  5. Inspecione a árvore periodicamente para verificar se há alterações. Se aparecerem sintomas de doenças ou ataques de pragas, eles devem ser tratados em um estágio inicial.

Se cuidar bem do limoeiro em todas as fases do seu desenvolvimento, pode regularmente obter uma boa colheita de frutas caseiras e utilizá-las na alimentação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário