Por que as folhas de limão caem e ficam amarelas em casa e o que fazer?

Contente
  1. Condições inválidas
  2. Doenças e pragas
  3. Medidas de prevenção

Hoje, plantas exóticas em apartamentos estão longe de ser incomuns. E um dos exemplos mais populares nesse sentido é o limão. Muitos aprenderam a cuidar dele com sucesso e a obter bons frutos, mesmo em casa. Mas nem sempre tudo é tão tranquilo. E às vezes surge a pergunta: por que as folhas de limão ficam amarelas e caem em casa. Você deve lidar com isso com mais detalhes.

Condições inválidas

Todos os problemas que podem surgir em uma árvore cultivada em casa são sinalizados pelas folhas. Portanto, é importante monitorar sua condição. Se as folhas de um limão caírem em casa, você deve primeiro prestar atenção às condições de detenção. Talvez eles sejam violados. Então vale apenas otimizá-los, e o estado da planta voltará ao normal.

Iluminação insuficiente

O limão cresce naturalmente em países onde faz sol e faz calor o ano todo, por isso precisa de muita luz. Muitas vezes, em apartamentos, não é possível criar tais condições devido à posição incorreta do vaso com a planta ou horas de luz do dia muito curtas, especialmente no outono e inverno.

Mas, ao mesmo tempo, você também não deve expor a planta à luz solar direta. O peitoril da janela sul será uma decisão infeliz. A melhor opção é colocar o limão próximo à janela sudeste. Será bom se ao mesmo tempo houver apenas uma cortina de luz transparente na janela.

No inverno, é melhor usar um fitolamp, que vai compensar a falta de luz natural. Se a árvore for grande, você pode colocar papel alumínio ao redor do recipiente. Ele refletirá a luz da lâmpada e a direcionará para cima.

Nível de umidade inadequado

O ar seco é outro inimigo do limão. Ele precisa de um teor de umidade de pelo menos 70%. Se o ar da sala estiver seco, borrife o limão com água morna e sedimentada duas vezes ao dia. Uma boa solução seria instalar uma mini-fonte ao lado da árvore, ou um umidificador ou um recipiente comum com água ao lado da árvore também ajudará.

Violação de temperatura

O limão não tolera correntes de ar e ar frio. Nesse caso, a sala ainda precisa ser ventilada. Isso significa que a planta deve ser posicionada de forma que as correntes de ar frio não caiam sobre ela. A existência normal de uma árvore é possível na faixa de temperatura de 18 a 23 graus Celsius. Mas acima de 27 graus - esse já é o risco das folhas começarem a amarelar e cair. Portanto, é importante não estressar a planta e garantir valores de temperatura estáveis.

Pobre cuidado

As folhas do limão de interior ficam amarelas, as pontas ressecam, os ovários e as flores caem devido a cuidados inadequados. Se um limoeiro perder as folhas, algo precisa ser feito com urgência. Mas antes de correr para curar e fertilizar a árvore, você precisa entender exatamente quais são os erros e começar a cuidar bem da árvore.

Rega

O cultivo de limão em casa requer rega adequada. Aqui, tanto o excesso quanto a falta de umidade são destrutivos. Se o solo estiver excessivamente seco, as folhas amarelarão e cairão. Com umidade excessiva no solo, o sistema radicular começará a apodrecer. Com o tempo, a planta vai parar de se desenvolver, e um dia será possível descobrir que todas as folhas caíram.Nesse caso, para reanimar a árvore, você terá que desenterrá-la, retirar as áreas podres, secá-la e, em seguida, movê-la para um recipiente com terra nova.

Mas para evitar tais medidas extremas, é melhor simplesmente garantir inicialmente a rega adequada.

A água deve ser separada e quente, limão não gosta de água fria e clorada. A rega é melhor feita com base nas condições do solo. Não permita a secagem ou alagamento. No inverno, a planta precisa de menos água, no verão mais. Se no tempo frio, uma rega a cada 7 a 10 dias for suficiente, no verão, especialmente no calor, o número de regas pode aumentar até 2 a 3 vezes no mesmo período de tempo.

Top curativo

Para que a árvore se desenvolva corretamente, ela precisa ser alimentada. Mas em uma quantidade razoável, sem fanatismo:

  • se aparecerem manchas amarelas nas folhas, isso indica que o limão tem falta de nitrogênio;
  • quando as bordas das placas ficam amareladas, pode-se concluir que a árvore precisa de fósforo;
  • folhagem uniformemente amarela indica falta de ferro.

Para evitar tais problemas, o melhor é comprar fertilizante cítrico em loja especializada, diluir e aplicar de acordo com as instruções, que necessariamente estão presentes na embalagem.

Basta alimentar-se uma vez por mês. Se houver excesso de nutrientes, a árvore também responderá perdendo as folhas. Além disso, esse processo está acontecendo muito rapidamente.

Doenças e pragas

É um erro pensar que em casa a árvore tem seguro contra doenças e pragas. Muitas vezes acontece que o limão perdeu suas folhas ou frutos. E há uma razão para isso. É necessário detectá-lo a tempo e iniciar o tratamento.

Existem várias pragas que são perigosas para o limão.

  • Ácaro-aranha. Se ele atacou as plantas, as folhas ficarão amarelas, enrolarão e cairão. Se foi possível encontrá-lo a tempo, basta fazer uma solução à base de sabão de alcatrão e processar cuidadosamente as folhas com ele. Se as lesões forem grandes, você terá que comprar inseticidas em uma loja de jardinagem.
  • Aphid. Uma praga muito insidiosa que se espalha rapidamente e enfraquece as plantas. Aqui, também, a solução de sabão virá em seu socorro. Mas você precisa processar cuidadosamente cada folha em ambos os lados, uma vez que os pulgões se instalam no interior da folha. Você pode comprá-lo na loja Green Soap se não quiser fazer a solução sozinho. Não precisa ser criado, já está pronto para funcionar.

Quanto às doenças fúngicas, numa fase inicial, pode-se tratar a árvore com "Fitosporina". É também um bom meio de prevenção. Em caso de lesões graves, o líquido Bordeaux virá em seu socorro.

É melhor comprar uma solução líquida em frascos. É muito mais fácil utilizá-lo, assim como observar a dosagem correta.

Medidas de prevenção

O resgate e tratamento de uma árvore é um processo longo que requer esforço e tempo, e nem sempre qualquer manipulação leva ao sucesso. Tudo depende do grau de dano à árvore. Portanto, é melhor seguir medidas preventivas. Além disso, são bastante simples.

  • A árvore precisa fornecer uma boa fonte de luz, coloque-o no lugar certo e acenda-o no inverno. Não coloque uma árvore perto de aquecedores e baterias. Se no verão a árvore ficava perto da janela ao lado do radiador, no inverno ela terá que ser removida para outro lugar.
  • Rega adequada (água quente e oportuna) permitirá que as folhas, flores, frutos se desenvolvam corretamente. O conteúdo de umidade da terra deve ser controlado. Basta pegar um punhado de terra e amassá-lo nas mãos. Se não houver marcas nos dedos e a terra desmoronar, é hora de regar. Se as marcas pretas permanecerem na mão e a terra grudar bem em um caroço, definitivamente ainda não é necessário regar.
  • Top curativo vai apoiar a árvore, aumentar sua imunidade, o que significa que há uma chance de prevenir o desenvolvimento de doenças. É melhor usar fertilizantes cítricos especializados, onde todos os nutrientes e nutrientes são equilibrados.
  • Periodicamente, você precisa inspecionar cuidadosamente o limão., limpe a poeira das folhas e borrife para manter os níveis de umidade normais. A inspeção regular permitirá que você detecte as pragas a tempo e se livre das plantas.
  • Para fins de prevenção uma vez por mês, você pode borrifar a planta com Fitosporina ou água com sabão.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário