Tudo sobre centros de torno

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Características de operação

O torno é o equipamento exigido na indústria. A fixação dos elementos na instalação é realizada por meio de um componente especial denominado centro de torneamento. O design especial permite que você fixe a peça com segurança na superfície de trabalho da máquina e organize um trabalho eficiente em altas velocidades.

Peculiaridades

O centro de torneamento é um componente forte e durável usado para fixar as peças a serem usinadas em uma ranhura cônica. A construção do elemento inclui:

  • diretamente no centro;
  • rolamentos de esferas ou agulhas;
  • batentes feitos de materiais duráveis;
  • haste cônica.

Este último é responsável por montar o centro em uma pena. Em algumas máquinas, o centro vem completo com um dispositivo embutido para determinar as forças axiais que ocorrem durante a operação. A peça é solicitada na fixação de peças grandes e pesadas. A presença do centro garante uma fixação confiável da peça de trabalho, evitando que ela se mova. É especialmente importante se você planeja formar aplainamento em seções grandes.

Ligar um torno é um processo impossível sem fixar a peça em um mandril especial. Fixar o produto nas extremidades do torno é possível nos seguintes casos.

  • O torno permite o ajuste do número de revoluções feitas... Um aumento na velocidade leva à transferência de cargas adicionais para a peça, o que reduz a precisão com que a usinagem ocorre. Portanto, torna-se necessário usar o centro. Caso contrário, existe uma grande probabilidade de um grande erro no processamento.
  • As peças de trabalho de grande peso e comprimento médio requerem uma fixação segura com contraponto. Caso contrário, o produto se deformará rapidamente com seu próprio peso e o corte de metal será ineficaz.
  • Quando você altera dois parâmetros importantes do equipamento - velocidade e modo de rotação do fuso - a probabilidade de uma alimentação forte do tipo cruzado com subsequentes aumentos de reversão desagradáveis. Se este momento não for levado em consideração, e se você não cuidar da fixação adicional da peça em tempo hábil, a precisão de corte diminuirá.

Os centros de pivô resolvem o problema de fixação da peça de trabalho e evitam quaisquer desvios durante o corte e aplainamento. Os pontos positivos do elemento incluem vários fatores.

  • Versatilidade... O uso de um bico permite o processamento de diferentes tamanhos e configurações, mas vale a pena adquirir um bico para isso.
  • Alta performance... Os centros são mais confiáveis ​​do que os grampos padrão e têm uma longa vida útil.
  • Trabalho eficiente mesmo sob cargas excessivas... A peça é capaz de suportar cargas aumentadas, muitas vezes maiores do que aquelas que os grampos convencionais podem suportar.
  • A única desvantagem é o desvio radial da peça. O problema pode ser resolvido usando ferramentas reversas ou reduzindo a velocidade do equipamento durante o acabamento.

Fixar a peça de trabalho com um centro de torneamento é uma forma eficaz de obter um produto de alta qualidade. Você mesmo pode instalar a montagem sem o envolvimento de especialistas. O procedimento não demorará muito, enquanto a peça de trabalho fica imóvel.

Visualizações

Os fabricantes produzem diferentes tipos de centros de torneamento, cada um dos quais adequado para executar tarefas específicas ou equipar modelos específicos. Todos os centros de torneamento de acordo com GOSTs podem ser divididos em dois tipos.

  • Peças de impulso. Neste caso, o elemento possui uma haste e uma ponta quase com as mesmas dimensões. Para a produção de peças, é utilizado aço endurecido ou metal de alta qualidade, regulamentado pela GOST 13214-79.

  • Partes fúngicas... Uma variante com pequenas diferenças da anteriormente nomeada. Conforme declarado em GOST 8742-75, o elemento deve ter um diâmetro aumentado e um cone de trabalho truncado. Os centros de fungos são adicionalmente divididos em fechos equipados com uma haste centrada ou um acessório especial. As vantagens de tais peças são a possibilidade de usar um dispositivo especial onde são fixados corpos com furos nas extremidades. Esta solução permite um processamento eficiente.

Para atingir as condições ideais de torneamento da peça de trabalho com o efeito desfavorável da força centrífuga, que se forma no processo, será possível com a ajuda de um centro sólido, cujo desenho também inclui um rolamento. O equipamento pode ser variado, mas o princípio de funcionamento, independente do tipo, é praticamente o mesmo.

Características de operação

Antes de começar a trabalhar com o equipamento, o torneiro deve considerar algumas recomendações para o uso de centros e tornos com eles.

  • Levando em consideração o erro de runout. Desvios às vezes ocorrem como resultado de desgaste nos rolamentos ou na ponta central, resultando em corte ou aplainamento inadequado. Freqüentemente, a razão para esse fenômeno é a fixação insuficientemente rígida do elemento. Artesãos experientes aconselham a substituição do equipamento por outro mais confiável ou novo.
  • Tendo em conta a localização dos eixos que passam pelo centro e pelo spindle. Eles devem corresponder, caso contrário, há uma grande probabilidade de obter erros durante a operação.
  • Fazendo provisões para material de acabamento. Um procedimento obrigatório quando se trata de partes de uma classe de precisão aumentada. Neste caso, por meio da pinça, verifica-se que garante uma fixação confiável da peça de trabalho para que ela não se mova. Mas, ao mesmo tempo, a rotação do produto deve ser gratuita.
  • Contabilidade de batimento central... O problema é o subseqüente runout da peça em torno do eixo. Não fazer isso resultará na incapacidade de processar a peça em outra máquina devido ao risco de incompatibilidade de eixos. Portanto, se for encontrado batimento excessivo, a ponta deve ser substituída o mais rápido possível ou lixada com uma ferramenta.

Somente após uma inspeção completa do equipamento de corte da peça e do centro giratório, o trabalho de processamento de metal pode começar. Além disso, deve-se observar que girar em altas velocidades reduz significativamente a vida útil da ponta central e quebra o orifício de centralização. Para evitar a necessidade de substituição prematura, recomenda-se que a peça de mão seja tratada com compostos especiais, como lubrificantes.

Para centros para tornos, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário