Tudo o que você precisa saber sobre tornos

Contente
  1. O que é isso?
  2. História da aparência
  3. Visualizações
  4. Os melhores fabricantes e modelos
  5. Componentes e peças sobressalentes
  6. Dicas de Seleção
  7. Características do trabalho
  8. Nuances de reparo

Sem um torno, tornear, afiar e nivelar as superfícies das peças não podem ser feitos com extrema precisão. O trabalho manual exigirá várias vezes mais tempo.

O que é isso?

O torno trabalha com madeira, materiais compostos, bem como metais e suas ligas. Esta máquina produz torneamento de baixa corrente e alta precisão de peças esféricas, cilíndricas, cônicas e outras. O torno corta roscas externas e internas várias vezes mais rápido do que um mestre faria com uma matriz manual ou um macho, corta e arredonda as pontas das peças, perfura e escarea componentes para produtos e desenvolve furos tecnológicos.

A máquina é composta pelos seguintes componentes: uma base, um acionamento com fuso (a unidade funcional também inclui os cabeçotes dos fusos dianteiro e traseiro), um suporte, uma caixa de engrenagens, uma caixa de engrenagens (se o dispositivo for acionamento indireto), um eletromecânico ou dispositivo de controle eletrônico (um ou mais circuitos de controle são usados ​​com base na construção modular mono-placa ou cassete), controle remoto com botões e interruptores. O módulo CNC põe em funcionamento a produção de peças, reduzindo ao mínimo o fator humano.

História da aparência

As tentativas de criar máquinas-ferramentas primitivas remontam aos tempos antigos. Até recentemente, que foi marcado por uma industrialização massiva - primeiro nos países ocidentais e depois na URSS - as máquinas-ferramentas eram bastante primitivas. Eles não são adequados para produção em grande escala. As tentativas de criar uma máquina para afiar espadas e punhais não tiveram sucesso: no século 4 aC. NS. os chineses usavam dispositivos que proporcionavam uma lâmina relativamente reta.

O suporte mecânico como meio mais eficaz de controle da máquina surgiu apenas no início do século XVIII. A máquina da época possuía um porta-faca de corte que, movido manualmente, aderia firmemente à peça a ser processada. Rosquear parafusos e roscas de parafusos era considerado uma habilidade de alta tecnologia.

Dispositivos mecanizados começaram a ser amplamente utilizados apenas no início do século XX. O motor elétrico eliminou a necessidade de usar tração equina e combustível combustível nessas máquinas.

Durante a era soviética, os tornos do grupo 16K20, bem como os dispositivos 1K62, se espalharam.

As máquinas soviéticas são dispositivos poderosos, confiáveis ​​e duráveis ​​que, com os devidos cuidados e substituição de consumíveis, podem durar até 150 anos (sujeito às regras de operação).

Visualizações

Os tornos atingiram uma certa diversidade de espécies: madeira e pedra, metal, vidro e tornos compostos, etc. Um tipo separado são as máquinas de goivagem decorativas, que permitem, por exemplo, obter maçanetas com um desenho redondo.

Tipos específicos de máquinas são apresentados na lista a seguir.

O torno para rosqueamento é produzido para trabalhos em metais ferrosos e não ferrosos. Ele retifica peças cônicas, corta roscas métricas, em polegadas, modulares e de passo - e é projetado para produção de pequenos lotes. A unidade 16K20 é exatamente isso.As máquinas de torneamento de rosca possuem três classes de precisão: P - aumentada, H - normal, B - alta, A - ultra-alta, C - processamento ultra-preciso.

Para produtos de torneamento e carrossel, o eixo de rotação é localizado verticalmente. Esta máquina corta peças cilíndricas e cônicas, apara as extremidades e as bordas da ranhura. Graças à modernização, é possível lixar superfícies modeladas de acordo com uma fonte de cópia, e cortar e lixar produtos simples.

O mecanismo frontal (lobotocar) é mostrado ao girar peças de grande diâmetro e encurtadas - ele as tritura frontalmente. Adequado para retrabalhar componentes encurtados com comprimento curto e peso acima de uma tonelada. Se a carga no acionamento for aumentada e o alívio das peças for significativamente complicado, então os tornos frontais são substituídos por tornos-mandriladoras.

Um torno revólver afia peças de uma barra calibrada, fura, perfura, escarifica, desdobra girando para componentes moldados, corta roscas por fora e por dentro. Está equipado com copiadora e módulo CNC.

A máquina com cabeça deslizante tritura peças de barras laminadas a frio, aço perfilado e arame. Em larga escala trabalha com metais ferrosos e não ferrosos, podendo ser equipada com dois ou mais fusos.

A máquina de torneamento e fresagem está equipada com um trocador de corte automático. Combina atividades simples de fresamento e torneamento para uma ampla gama de aplicações.

Classe de precisão

Máquinas de alta precisão são projetadas para acabamento e máquinas de baixa corrente para desbaste. As unidades originalmente nomeadas, de acordo com o esquema cinemático, são equipadas com fresas que fazem ranhuras em uma sequência arbitrária, e as de baixa corrente apenas realizam o corte preliminar e lixamento da superfície, permitindo, por exemplo, fazer um corte esférico ou oval parte de um cubo.

Por peso

As máquinas portáteis de baixa potência não pesam mais do que alguns quilos. Facilmente transportado e transportado para outra oficina. Máquinas massivas - dispositivos de chão: há uma mesa ou suporte separado, para o qual é conveniente trabalhar. Peso do produto - de dezenas de quilogramas a toneladas.

Pelo grau de automação

As máquinas parcialmente automatizadas têm apenas uma função de desligamento de proteção - devido ao superaquecimento do motor e da caixa de engrenagens. Os totalmente automatizados estão equipados, para além do módulo de controlo numérico (CNC), com um dispositivo de bloqueio de segurança para o visor, por exemplo: na ausência de iluminação na oficina e na perigosa proximidade das mãos do contramestre à área de trabalho.

Pela flexibilidade do sistema de produção

Por exemplo, se uma máquina "sabe" como retificar peças cilíndricas e cônicas, mas "não é capaz de fazer peças esféricas", tal máquina não é muito flexível em termos de reaproveitamento da produção - sem comprar uma unidade mais totalmente funcional.

A maioria das máquinas-ferramenta modernas afia peças e peças de qualquer formato, executa cortes e torneamentos artísticos simplificados.

Essa conversão não se limita a atividades pacíficas. Assim, as empresas de construção naval de Leningrado e Moscou, que antes da Grande Guerra Patriótica produziam peças para navios a vapor e quebra-gelos, começaram a produzir tanques T-34. Isso se deve ao fato de peças para motores a combustível serem utilizadas tanto em navios militares quanto em tanques.

Por propósito especial

Um torno, independentemente de sua classificação, pode ser personalizado para uma produção específica. Por exemplo, uma montagem que faz chaves duplicadas é equipada com cortadores especiais para tamanhos comuns e execução de recessos de código que compõem o código de canal da chave. Para que a duplicata copie com precisão o código da chave original, o torneiro coloca esta chave na área de trabalho - e coloca as fresas sob suas lacunas de código. Em seguida, o assistente insere um novo espaço em branco em vez da chave original - e tritura o mesmo código nele.

Claro, o acionamento do fuso é capaz não só de fazer chaves, mas também, por exemplo, esmerilhar garfos de aço inoxidável de qualidade alimentar - tudo o que você precisa fazer é trocar as ferramentas de corte nele, com a ajuda dos talheres são criados .

Uma retificadora de garfos que produz chaves duplicadas dificilmente triturará, por exemplo, peças de reposição para o carburador de um carro, como válvulas.

Isso requer um reequipamento mais profundo da unidade.

Por versatilidade ou foco estreito

Um exemplo típico: uma máquina para afiar agulhas, facas, lâminas de barbear reutilizáveis ​​e bisturis não se destina a polir madeira e maçanetas compostas para portas, fechaduras e acessórios anti-roubo para janelas de plástico. A máquina utilizada para a produção de engrenagens também fará o giro de peças para relógios mecânicos internos e de pulso, metrônomos e temporizadores, mas não será possível girar peças sobressalentes para motores de carburadores de automóveis. Todos os exemplos acima são para máquinas altamente direcionadas.

As máquinas universais têm alta potência, controle de velocidade suave e podem ser usadas com igual sucesso para afiar brocas, afiar bisturis médicos e para girar peças de caixas de engrenagens e mecanismos de relojoaria. Os modelos mais caros são equipados com vários fusos ao mesmo tempo, cada um com seu próprio equipamento. Esta abordagem é aplicável para artesãos universais que, em caso de crise em relação a determinados tipos de produtos, são redesenhados para peças e peças de uma espécie completamente diferente, que hoje têm maior procura.

Os melhores fabricantes e modelos

Das máquinas operatrizes dos tempos da URSS, vale citar a série 16K. O modelo 16K20 é usado para torneamento básico, independentemente da complexidade das peças torneadas. Dos mais modernos - para 2021 - são apresentados os seguintes modelos.

  • Unidade de rosqueamento DMTG CDS6250B / 1000 - a energia consumida da rede é de 7,5 quilowatts, a alimentação é de uma tensão interfase de 380 volts, o peso é 2170 kg. Projetado para processar peças de aço, ferro fundido e metais não ferrosos. Volume de negócios - 2500 a cada minuto.

  • Unidade universal DMTG CDS6250B / 1500 para tornear e aparafusar funciona a uma frequência de 2240 rotações, peso - 2310 kg, os outros parâmetros são os mesmos.
  • Máquina universal CDS6250B / 2000 - o análogo mais próximo de 16K20. É procurado na maioria das fábricas de metalurgia e no serviço de automóveis, trabalha com metais ferrosos.
  • JET BD-11GDMA - equipamento de torneamento e fresagem. Volume de negócios - 2000, funciona a partir de uma rede monofásica simples de 220 V, pesa apenas um quarto de tonelada.
  • Modelo WM180V - 2500 rpm, 600 W, peso - 60 kg. Projetado para iniciantes, trabalha com metais não ferrosos, compostos e plásticos. Adequado para trabalho doméstico ou escolar em aulas de trabalho.

Os usuários escolhem um dispositivo que pode resolver a maioria das tarefas mais exigidas de acordo com o orçamento disponível.

Componentes e peças sobressalentes

Antes de fazer a manutenção e reparar a máquina, não é supérfluo familiarizar-se com a lista dos principais componentes que precisam ser substituídos à medida que seus recursos se esgotam.

Uma transmissão é fixada na cama - um motor com um fuso, o cabeçote e o contraponto são combinados com ele. O fuso permite que você fixe os cortadores (broca, cortador, facas planas) no ângulo desejado.

Uma máquina totalmente depurada, com cortadores particularmente fortes e rígidos, com lubrificação regular e sistemática, corta aço com placas finas - assim como uma faca de cozinha corta manteiga congelada.

Completo com o acionamento, o kit de montagem para a instalação inicial da máquina inclui um suporte, um avental, unidades de comutação de velocidade e alimentação, além de um painel de controle. Máquinas automáticas totalmente funcionais também são equipadas com um "cérebro" - uma unidade CNC. Todos os nós acima são fixados na estrutura do dispositivo. Guias (assim chamados.slide) permitem que você mova a peça de trabalho estritamente dentro de certas projeções, não permitindo que ela se desvie arbitrariamente, o que levaria imediatamente a danos em toda a peça de trabalho. O porta-ferramentas (mandril do fuso) segura com segurança as fresas usadas para cortar metais e ligas de acordo com os desenhos da peça.

Dicas de Seleção

Ao escolher, concentre-se principalmente na potência que sua fiação suportará. Ao selecionar uma máquina que consuma mais de 3 kW, será necessário substituir as máquinas de 16 amperes por 25, 50 ou 100 amperes, bem como substituir um medidor com uma potência de pico de produção superior a 3,2 kW.

Iniciantes que estão apenas dominando o básico da produção de máquinas-ferramenta param de escolher máquinas de menor desempenho: é importante aqui que um dispositivo, no qual mais de dezenas de milhares de rublos foram investidos, seja comprado não apenas por um hobby , mas compensaria, idealmente, traria uma receita várias vezes maior item de despesa.

Se você está ocupado com o processamento fino de peças de trabalho, precisará de um dispositivo com muito mais recursos, embora nem sempre seja muito poderoso.

Uma máquina que pesa mais de uma tonelada pode exigir uma fundação reforçada na sala onde está instalada. Um piso de madeira comum pesando duas ou mais toneladas entrará em colapso em algumas semanas ou meses após o início do trabalho.

Características do trabalho

O torque do motor é transmitido através da caixa de mudanças, na qual são trocadas as velocidades, para o fuso e, deste, com o auxílio do cabeçote, para a tesoura. Os movimentos da fresa são controlados por guias que carregam a peça de trabalho para virar para a área de trabalho.

A máquina para cortar metal, madeira e madeira serrada, compósito e vidro, de acordo com a classificação e sua estrutura, é um dispositivo de mecânica relativamente precisa. Durante o trabalho, não deve vibrar excessivamente, bater, se contorcer de um lado para o outro - isso pioraria a qualidade das peças processadas em dez vezes. O acionamento e o fuso, nos quais as fresas são fixadas, funcionam idealmente bem, o desalinhamento do motor e da transmissão é praticamente excluído. O ideal é que os cortadores estejam sempre afiados.

Se, apesar da facilidade de manutenção e operacionalidade da máquina, a qualidade do corte permanecer baixa e com imprecisão, a fresa deve ser afiada, endireitada e, se necessário, substituída por uma nova.

Nuances de reparo

O mau funcionamento do torno pode incluir o seguinte:

  • o corpo apresenta fissuras, lascas, desnudamento de ligações roscadas, não linearidade e violação da geometria;

  • os eixos se desgastam com o tempo, sua centralização é perturbada;

  • os flanges podem não se encaixar bem entre si, bem como apresentar rachaduras e lascas nos orifícios dos pontos de fixação dos componentes;

  • as engrenagens se distinguem pelo desgaste dos dentes e pela presença de um "ovo", a partir do qual surge um desvio radial do elemento de transmissão;

  • parafusos de chumbo e pinos têm desgaste da rosca e afinamento das superfícies adjacentes.

Reparos de rotina são realizados quando os componentes com superfícies de atrito estão desgastados. Trata-se da substituição de rolamentos e escovas de motores, limpeza e lubrificação de unidades e mecanismos de fricção. Revisão - substituindo principalmente eixos e engrenagens, reparando danos à estrutura ou substituindo seus componentes defeituosos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário