Como escolher cortinas para o berçário de um menino?

Contente
  1. Regras básicas de seleção
  2. Tipos de cortinas
  3. Cores e padrões
  4. Materiais (editar)
  5. Levamos em consideração a idade
  6. Exemplos de sucesso no interior

Decorar o quarto de uma criança para um menino em crescimento é um assunto sério. E se papéis de parede e móveis com tema correspondente ao look "masculino" podem ser facilmente encontrados em lojas especializadas, então as opções de cortinas devem ser consideradas com cuidado, pesar todos os prós e contras e tomar a decisão certa.

Regras básicas de seleção

Na hora de escolher cortinas para o berçário de um menino, é preciso levar em consideração a idade, as características e as preferências do homenzinho. O principal requisito é o máximo de espaço, funcionalidade e, claro, segurança. Cortinas bem escolhidas podem enfatizar o interior da sala.

Hoje você encontra nas lojas uma grande variedade de cortinas, tule e outros tipos de tecidos para montras. As cortinas em um berçário podem se tornar um ponto brilhante de cor ou, inversamente, um elemento de design natural se forem escolhidas para combinar com a cor do papel de parede.

  • O principal requisito para um quarto infantil é muita luz e uma amplitude visual do quarto. Um fator importante é o respeito ao meio ambiente do produto: o menino não deve ser alérgico a sintéticos. É imperativo que você certifique-se de que cortinas bonitas e volumosas não acumulam poeira, o que pode provocar novamente um ataque de alergia em uma criança. Se você escolheu cortinas curtas de tecido grosso para o ambiente, elas precisam ser aspiradas várias vezes por mês.
  • Além da função de proteção contra a penetração de luz no quarto, as cortinas devem ser bem abertas, pois durante o dia a criança deve ter luz para se divertir, se desenvolver e, no futuro, fazer a lição de casa e trabalhar no computador.
  • Se o bebé nasceu há pouco tempo, no seu quarto as cortinas desempenham não só um papel estético, mas também garantem-lhe um sono saudável e profundo, protegendo-o da luz solar. E, é claro, a cor dessa proteção não deve ser chamativa, mas, ao contrário, calmante e gentil, para que o bebê não se assuste com um ponto brilhante desconhecido.
  • Para os meninos mais velhos, cortinas brilhantes são adequadas; você pode escolher produtos com desenhos animados, estampas originais e padrões geométricos extravagantes. Ele já conhece o mundo ao seu redor e cortinas multicoloridas e estampadas também podem se tornar um elemento do desenvolvimento criativo da criança. É verdade que, ao escolher cortinas com franjas ou várias correntes e cadarços, lembre-se que um homem em crescimento certamente se interessará por elas e começará a puxá-las, o que nem sempre é seguro. Portanto, é melhor corrigi-los de forma segura ou "para sempre".

Tipos de cortinas

Os fabricantes de cortinas estão prontos para surpreender os compradores em potencial com uma ampla variedade, adequada para qualquer projeto de sala para homens jovens. É apenas uma questão de gosto e imaginação, bem como da capacidade financeira dos pais.

Para decorar o quarto do menino, você pode escolher as seguintes opções.

  • Cortinas clássicas compridas até o chão.
  • Plissados ​​drapeados em tule transparente - cortinas francesas.
  • Cortinas inglesas - alcançam o peitoril da janela, feitas de tecidos densos.
  • As cortinas romanas de tecido denso, que não transmite luz, são fixadas em ripas rígidas.
  • Cortinas italianas e francesas são cascatas de tecido arejado que não se separam nas laterais, mas sobem ou se espalham pelas paredes.
  • As cortinas fotográficas são feitas de tecido muito denso e até mesmo de papel, que protegem perfeitamente o ambiente da penetração da luz, retêm o calor e isolam do ruído.Qualquer tipo de padrão pode ser facilmente aplicado a este tipo de cortina.
  • Não é tão frequente as cortinas japonesas serem penduradas no quarto das crianças - se os pais decidirem decorar o quarto em estilo oriental.
  • As listras de tecido que funcionam como cortinas também parecem originais no quarto do menino. Geralmente são combinados com tule leve e presos à cortina com prendedores de roupa originais.

Cores e padrões

Muitos pais, ao escolherem a cor das cortinas da janela do quarto dos filhos, se orientam pela idade do menino. Existem opções mais do que suficientes aqui, então a primeira pergunta - simples ou padronizada? É claro que cortinas da mesma cor são mais práticas e duram mais que as claras, com uma trama que pode entediar o menino e ele exigirá substituí-las.

Existem mais alguns critérios de seleção. Se o papel de parede da sala for simples, cortinas multicoloridas diversificarão o interior e vice-versa.

Os psicólogos não recomendam decorar o quarto de uma criança com cortinas fluorescentes - isso causa excitação do sistema nervoso.

Independentemente do temperamento, idade e hobbies de um jovem, existe uma opção universal para a decoração de seu quarto - um estilo marinho. Listras azuis e brancas horizontais ou verticais podem transformar uma pequena sala em uma ilha mágica. As cortinas de um azul calmo poderão equilibrar o excêntrico menino, tecidos com estampas brilhantes de navios e ondas furiosas, tartarugas marinhas e baús de piratas vão interessar o fleumático habitante da sala.

Um jogo de cores escolhido corretamente pode ampliar visualmente o quarto da criança. Se belas cortinas com listras verticais de diferentes tons forem escolhidas, o teto ficará automaticamente mais alto.

Tons de verde e azul escurecem perfeitamente a luz do sol forte, enquanto amarelos, laranjas e bege tornam o quarto mais espaçoso. Os psicólogos enfatizam que em adolescentes a partir dos 14 anos, o nível de agressão diminui se eles forem cercados por tons quentes - do pêssego ao laranja brilhante.

Mas a cor vermelha pode causar irritação, mas se não houver nada sem ela, então você pode usá-la como decoração. Os amarelos ajudam as pessoas criativas a se inspirarem, enquanto o azul pode acalmá-las. A propósito, se você decorar o quarto de um jovem com cortinas jeans, ele ficará muito estiloso.

Branco no quarto de um menino ajudará a aumentar sua auto-estima, mas não na infância. Para algumas crianças a partir de 3 anos de idade, essa cor está associada a um quarto de hospital. A solução original seria uma combinação de preto e branco. O estilo high-tech é cada vez mais popular até mesmo entre os jovens - cortinas com brilho de metal ficarão bem no quarto de um menino adulto.

Se você ainda acha que o papel de parede selecionado parece um pouco chato com cortinas contrastantes, adicione um lambrequim ou apliques elegantes ao tecido.

Não é recomendado o uso de cortinas de cores muito escuras nos quartos das crianças, o design do quarto ficará sombrio.

Materiais (editar)

As cortinas do quarto do seu filho devem ser, acima de tudo, de alta qualidade e ecológicas, e não causar alergias. Elimine tecidos inflamáveis, mesmo que seja o esquema de cores perfeito para o seu quarto. Escolha tecidos que sejam fáceis de limpar sem perder sua aparência original.

Ideal para produtos infantis em linho, flanela, chita e cetim, feltro, gabardine e algodão. Os designers recomendam prestar atenção ao blackout, pois as cortinas para fotos geralmente são feitas com ele, como um tecido que protege bem as janelas e absorve o ruído.

Os tecidos naturais são a escolha perfeita para o quarto de uma criança. Esse material serve por muito tempo e é fácil de limpar.

Os designers insistem que as cortinas romanas curtas são perfeitas para o quarto dos meninos. Eles são lacônicos, fáceis de usar e se encaixam em qualquer interior. Normalmente são feitos de tecido denso, fazem um excelente trabalho com raios escaldantes.Se a sala não for tão iluminada, você pode escolher cortinas romanas feitas de materiais translúcidos. No caso em que a criança não tenha reações alérgicas, também pode escolher produtos sintéticos.

Cortinas de linho, material hipoalergênico e seguro, serão uma escolha valiosa para o território dos homens. É verdade que terão de ser lavados e passados ​​com muito cuidado, gastando muito tempo nisso. A propósito, secar esse produto também será difícil - podem aparecer dobras dificilmente suavizadas.

O algodão bonito e natural irá criar uma aura única no quarto das crianças. A propósito, fantásticos tons romanos também são feitos a partir dele. É verdade que essa decoração de uma sala absorve muito fortemente os odores estranhos e, com lavagens frequentes, o tecido pode ficar mais fino.

Os tecidos de fios sintéticos são duráveis ​​e fáceis de cuidar, mantendo a cor e o brilho originais. Cortinas de feltro perfuradas darão um toque especial ao interior do quarto das crianças. Esse produto pode ser comprado pronto ou você mesmo pode fazê-lo.

Cortinas de feltro podem proteger a sala da luz forte e criar uma atmosfera única.

Levamos em consideração a idade

Claro, a escolha das cortinas depende diretamente do projeto do quarto do menino. No entanto, os designers sugerem escolher seus tons com base nas categorias de idade.

  • Para quartos de meninos recém-nascidos, cortinas bonitas e claras são adequadas; você pode combinar tecidos pesados ​​com tule voador. Somente em uma idade tão inocente no território dos futuros homens são permitidos babados, laços e laços nas janelas. Ao escolher cortinas para bebês, preste atenção à sua segurança e respeito ao meio ambiente.
  • Os jovens dos 3 aos 12 anos preferem escolher cortinas com um padrão interessante e luminoso. Esta é a idade em que o menino se interessa ativamente por todos ao seu redor, aprendendo sobre o mundo e, portanto, antes de tudo, seu quarto deve ser o lugar mais fascinante do apartamento. Animais engraçados, dinossauros, robôs, personagens de desenhos animados famosos e séries de filmes podem servir de estampa para cortinas - tudo o que atrai um menino dessa idade. Batman, Shrek, Mickey Mouse, Homem-Aranha - suas imagens ou mesmo enredos inteiros de filmes podem ser um excelente substituto para a leitura de contos de fadas em uma idade mais "respeitável".
  • Um adolescente de 12 anos já tem o direito de determinar por si mesmo quais cortinas devem decorar seu espaço pessoal. Definitivamente, seu corte deve ser simples, sem enfeites. Têxteis lisos ou com padrões geométricos serão mais apropriados aqui. Se um jovem é apaixonado por esportes, escolha cortinas compridas com estampas diferentes - bolas ou carros.

Muitos adolescentes preferem um estilo ascético, isso pode ser conseguido com a ajuda de cortinas romanas. Escolha-as sem um padrão, isso permitirá que o rapaz se concentre em qualquer atividade e as letras grandes podem distraí-lo.

Exemplos de sucesso no interior

Muitos meninos sonham com seu espaço pessoal, decorado no mais moderno estilo de alta tecnologia. Concisão, funcionalidade, tecnologia de ponta - esta é uma opção para cortinas neste estilo. Persianas ou cortinas de rolo farão um ótimo trabalho nesta função. Hoje, os fabricantes oferecem um desenvolvimento funcional - um controle remoto, com o qual as cortinas são movidas.

As naturezas criativas podem parar em um design fora do padrão - o estilo pop art: cores brilhantes e saturadas no design de toda a sala deixam uma impressão indelével. As mesmas cortinas de fotos inesquecíveis serão úteis aqui: neste estilo, você pode usar imagens de seus personagens de filmes favoritos, atletas, músicos e até personagens de desenhos animados. A abertura de uma janela com este design proporcionará um grande prazer ao proprietário do quarto.

Ao escolher um ou outro modelo de cortina, você deve lembrar que este elemento de design traz à tona o gosto do homem do futuro, por isso leve-o muito a sério.

Para informações sobre como escolher cortinas para o berçário, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário