Quão rápido o bambu cresce?

Contente
  1. Taxa de crescimento por dia
  2. Ciclo de desenvolvimento da planta
  3. O bambu cresce em casa?

O bambu é uma planta estranha, mais comum nos países asiáticos. Mas hoje você pode cultivar uma cultura única em casa. Vale a pena considerar as principais características do bambu, bem como como cultivá-lo em um apartamento.

Taxa de crescimento por dia

O bambu é uma planta que pertence ao grupo dos cereais e representa uma subfamília separada, onde também estão representados até 50 gêneros e 1000 espécies de cultura semelhante.... Cada bambu é diferente em forma e tamanho, mas todos compartilham um tronco leve e durável. É importante notar que, na maioria dos países, o bambu é valorizado apenas por seu tronco.

A planta é encontrada principalmente em regiões tropicais, onde existe um alto nível de umidade e outras condições ideais para o crescimento da cultura. Em casos raros, o bambu pode ser encontrado nas regiões subtropicais e até mesmo em zonas temperadas, e algumas espécies crescem nas montanhas. Hoje, também são conhecidas variedades adequadas para o plantio doméstico.

É sabido que o bambu cresce muito rapidamente. O membro mais antigo da subfamília é o dendrocalamus de crescimento rápido, que vai crescer mais de 40 centímetros por dia. Esta propriedade oferece fama e demanda em todo o mundo. A planta é usada para:

  • produção de materiais e ferramentas;

  • cozinhar todos os tipos de pratos;

  • fabricação de medicamentos.

Além disso, o bambu é muito procurado nas indústrias de móveis e construção. Em algumas regiões, edifícios residenciais e públicos de alta resistência e estabilidade são erguidos em longos troncos que podem durar muitos anos.

Curiosamente, nos tempos antigos, o bambu era usado para fazer arcos imperdíveis. Ainda hoje, os melhores arcos do mundo, como mostram as estatísticas, são feitos de bambu. E é o crescimento da cultura que o torna tão popular, pois em poucos meses você pode cultivar uma grande quantidade de material adequado para construção e outras áreas.

Mais alguns fatos interessantes sobre como o bambu era usado no passado.

  1. No Japão, eles fizeram nuku com isso. - um prato especial que envolve rebentos cozidos juntos. A farinha de arroz também era usada para cozinhar.

  2. As sementes de bambu também foram e ainda são usadas para alimentação. Externamente e no sabor, são um tanto semelhantes à aveia.

  3. Na China, há muito tempo, os pincéis de caligrafia eram feitos de troncos de cultura. E as placas de casca eram usadas para escrever nele. Com o tempo, o papel foi feito de celulose de bambu.

A fibra de bambu tem uma propriedade única - a capacidade de absorver umidade. Por isso, representantes dessa cultura, que literalmente em alguns meses ultrapassam a barra de vários metros, hoje também são usados ​​para fazer roupas respiráveis, encher travesseiros ou cobertores sob os quais seja confortável para dormir.

Ciclo de desenvolvimento da planta

Quem já viu as moitas de bambu notará que a vista é inesquecível. Como já foi mencionado, os representantes mais antigos da espécie são as variedades dendrocalamus, cujos caules são capazes de construir verdadeiras cidades lenhosas.

É interessante que se você parar na floresta por várias horas e observar os arbustos de bambu, notará como os caules de uma cultura única se estendem para cima. Nenhuma outra planta pode oferecer um espetáculo semelhante. O bambu emerge do solo na forma de um rebento em miniatura. No entanto, com a idade, os troncos da planta ficam mais fortes e ela começa a se esticar para cima. Normalmente uma cultura leva 5 anos para atingir um tamanho médio.

O ciclo de desenvolvimento da planta é o seguinte.

  1. Em primeiro lugar, a planta começa a formar raízes. Portanto, a princípio, o bambu cresce lentamente, pois é importante para ele estabelecer a extração de nutrientes e umidade do solo. Nesta fase, a cultura não cresce por muito tempo.

  2. Além disso, a planta ativamente ganha velocidade e inicia um crescimento desenfreado, ao longo do caminho formando um número incontável de ramos laterais - brotos. Normalmente, essa fase dura 10 anos, durante os quais o bambu tem tempo para crescer em crescimento.

  3. A terceira fase é a floração... Espécimes visivelmente crescidos começam a formar grandes botões. Se a espécie floresceu, então tem cerca de 20-30 anos.

  4. Cultura após a floração gradualmente morreparando seu crescimento.

Deve-se notar que o último estágio é típico apenas para as partes verdes e acima do solo. As raízes da planta continuam a viver. E se você não permitir que a cultura floresça, isso vai prolongar a vida da planta, já que ela não vai gastar energia para sustentar os botões.

O bambu cresce em casa?

Muitos jardineiros estão interessados ​​em saber se é possível cultivar bambu em casa, ainda que pequeno. Isso é perfeitamente possível se você comprar uma variedade de bambu de interior, que, é importante notar, não tem praticamente nada a ver com uma planta selvagem. A cultura recebeu esse nome apenas devido à sua semelhança externa com as espécies encontradas na natureza. Mais variedades "caseiras" de fácil manutenção. Entre as características de uma planta compacta, distinguem-se os caules verdes brilhantes, ao fim dos quais se formam regularmente novos rebentos de várias formas.

Condições para o cultivo de uma cultura.

  1. Para bambu compacto, a luz é importante. Uma planta exótica tenderá para cima apenas com iluminação difusa. Caso contrário, a cultura apodrecerá rapidamente, as folhas ficarão amarelas e a planta perderá toda a sua atratividade.

  2. Em casa, o bambu cresce mais lentamente do que na natureza. No entanto, a cultura ainda pode subir do solo a uma distância impressionante em um tempo relativamente curto, se você cuidar da proporção ideal de umidade e luz.

  3. Folhas de plantas de bambu são recomendadas limpe regularmente com um pano úmido para que não sequem.

  4. Para a correta formação da planta, deve-se cuidar da poda dos brotos.... Somente neste caso será possível aumentar a taxa de crescimento. Para a poda, é melhor usar tesouras ou tesouras de poda, que são recomendadas para serem selecionadas de acordo com suas próprias preferências. Para prevenir o desenvolvimento de doenças, recomenda-se que os locais de corte sejam encerados.

Os caules cortados podem ser usados ​​para propagar a cultura, replantando-os em novos vasos. Se o bambu praticamente parou de soltar brotos, vale a pena prender a borda superior com alfinetes, e então a planta recupera seu desenvolvimento anterior.

Se você seguir as regras de plantio e cuidados, o bambu crescerá intensamente e encantará outras pessoas com sua atraente aparência verde.

E se com o deixar tudo fica mais ou menos claro, então vale a pena nos determos nas características de plantar uma planta com mais detalhes.

Momentos básicos.

  1. O bambu não é exigente com o solo, mas para um crescimento ativo é melhor plantar a planta em solo fértil. Ao mesmo tempo, uma cultura deve ser transplantada a cada primavera para que o sistema radicular possa se desenvolver.

  2. Ao escolher um vaso para a cultura do bambu, deve-se dar preferência a recipientes largos e volumosos. É importante manter uma distância de 5 cm ou mais entre as paredes do vaso e as raízes.

  3. Deve haver orifícios no fundo do vaso - um sistema de drenagem que removerá o excesso de água e evitará o apodrecimento das raízes. A camada de drenagem ideal deve ser de 3 cm.

Para regar o bambu após o plantio, use água morna, que primeiro deve ser protegida. Além disso, os produtores de flores recomendam prestar atenção ao tamanho das raízes.Se necessário, se forem muito longos, eles precisarão ser aparados.

Para plantar bambu, primeiro use um vaso transparente cheio de água, onde um pequeno broto é colocado. É preferível dar preferência a recipientes transparentes para facilitar o monitoramento da qualidade da água e do estado do sistema radicular.

O cultivo aquático de brotos promove o crescimento ativo e a saturação da cor. Portanto, antes de transplantar para um vaso, a cultura adquirirá uma cor verde brilhante e se expandirá visivelmente. À medida que cresce, o bambu começa a liberar flores. Isso geralmente acontece a cada 30 anos, então o fenômeno é bastante raro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário