Por que o bambu fica amarelo e o que fazer?

Contente
  1. Cuidado impróprio e más condições
  2. Doenças e seu tratamento
  3. Pragas e a luta contra elas
  4. Profilaxia

Muitas pessoas que cultivam bambu ornamental em casa reclamam de problemas como o amarelecimento das folhas e do caule dessa planta. Este fenômeno pode ser causado por uma variedade de razões - por exemplo, condições inadequadas de cultivo, pragas ou doenças. Vamos falar sobre o que fazer com o bambu amarelado e como tratá-lo em nosso artigo.

Cuidado impróprio e más condições

Se o bambu caseiro ficar amarelo, então, com grande probabilidade, a razão do que está acontecendo está nas condições erradas, que são incômodas para a planta.

  • Portanto, um dos motivos é a quantidade insuficiente de fertilizantes aplicados. O bambu pode simplesmente carecer dos nutrientes necessários para o crescimento, desenvolvimento da planta, fortalecimento de sua imunidade e manutenção da massa verde. Por exemplo, se um bambu carece de nitrogênio, o tronco e as folhas ficam amarelos, começando nas pontas. Um fenômeno semelhante também pode ser observado com a escassez de cobre e potássio na terra. Para contornar o problema, basta ajustar o modo de alimentação. Porém, notamos que não se deve zelar por isso, pois o excesso de nutrientes também prejudica a planta: por exemplo, se você aplicar muito curativo com alto teor de manganês, o caule do bambu também começará a virar amarelo.
  • É possível que a razão do amarelecimento do bambu esteja na água, nomeadamente na sua qualidade. Ao cultivar bambu para ambientes internos, é importante que a água que você traga esteja em temperatura ambiente e macia, sem excesso na forma de cálcio ou cloro. Para isso, deve ser filtrado, fervido ou protegido.
  • A falta de umidade também prejudica o bambu, causando problemas não só nas folhas, mas também nas raízes: elas começam a morrer.... Normalmente, o bambu precisa ser regado a cada cinco dias durante o verão. Mas em clima úmido e frio, a rega pode ser feita em intervalos semanais.
  • O excesso de luz também é prejudicial ao bambu doméstico, embora na natureza essa planta cresça muito ativamente e sem problemas sob a influência da luz solar.... O bambu de interior não tolera bem a luz solar, porque inibe seu crescimento e desenvolvimento, fazendo com que as folhas amarelem em cima e morram subsequentemente.
  • O bambu também pode amarelar devido ao espaço insuficiente no vaso, porque esta planta tem um sistema de raízes poderoso... Se não houver espaço suficiente para isso, a planta começará a desacelerar no crescimento, amarelecer e murchar. Idealmente, recomenda-se que as plantas jovens sejam transplantadas pelo menos uma vez por ano, e os adultos - uma vez a cada poucos anos.

Observe que, ao cultivar bambu em casa em uma panela, a drenagem deve ser feita na forma de uma camada de argila expandida. Sem ela, a umidade restante azeda, por isso se forma posteriormente bolor verde, que provoca o amarelecimento da planta.

Doenças e seu tratamento

As doenças precipitam todas as plantas cultivadas, não ignoram o bambu doméstico, que costuma ser a razão do amarelecimento das folhas e caules. Como regra, o bambu geralmente sofre de doenças putrefativas de origem fúngica. É muito fácil identificá-los: tais patologias causam o murchamento das folhas das plantas. Eles começam a ficar mais desbotados, perdendo a cor, depois ficam amarelos, depois morrem e começam a cair.

Na maioria das vezes, esse fenômeno é causado pela rega muito zelosa da planta, em particular, em clima frio, e pela falta de drenagem adequada. Claro, a água é importante para o desenvolvimento e crescimento de uma planta, mas seu excesso é muito prejudicial.

Não é difícil salvar a planta quando esse problema ocorre. Primeiro você precisa parar de adicionar água e também transplantar o bambu para o solo seco. Nesse caso, o vaso de cultivo da planta precisa ser atualizado, pois podem ficar fungos nocivos no vaso antigo, que são ativados mesmo em solo seco e vão causar muitos danos à planta.

Além disso, para dar ao bambu uma proteção mais completa, ele deve ser tratado com preparações especiais contra fungos, que podem ser adquiridas em loja especializada. Um dos remédios mais eficazes para o fungo do bambu pode ser considerado "Fundazol". Use-o dissolvendo um grama do produto em um litro de água.

Não se esqueça de remover também a parte deteriorada do sistema raiz antes de replantar. Você não deve se arrepender, caso contrário, todas as suas ações não terão sentido e o bambu morrerá como resultado.

A desinfecção adicional da raiz da planta, que pode ser realizada com uma solução à base de permanganato de potássio ou um bom agente fungicida, também será uma grande vantagem.

Pragas e a luta contra elas

Thrips

Os tripes podem ser considerados as pragas mais perigosas do bambu doméstico. Este é um inseto muito pequeno que, apesar de seu tamanho minúsculo, causa muitos danos. Via de regra, os tripes se instalam na área das folhas e galhos de bambu.

Este parasita tem um corpo alongado, cujo tamanho geralmente não ultrapassa 1,5 mm. Ele tem dois pares de asas e pode voar, e também se reproduz muito ativamente. As fêmeas desses insetos podem ser distinguidas por seu tamanho maior e corpo mais largo.

Tanto os adultos quanto as larvas se alimentam ativamente da seiva das células vegetais, que recebem dos tecidos vegetais. Isso causa grandes danos ao bambu, ele começa a enfraquecer e perder sua imunidade. Como resultado, as partes da planta que foram danificadas por parasitas começam a morrer e ficam amarelas, pequenos buracos podem ser facilmente vistos nelas. Ao mesmo tempo, as folhas da planta murcham e caem, o que afeta sensivelmente a aparência da planta da casa: perde o seu efeito decorativo.

Se você não intervir a tempo, os insetos parasitas começam a roer os botões de bambu, que podem causar danos a quase todos os tecidos das plantas. Recomenda-se combater o tripes assim que perceber os primeiros sinais de seu aparecimento. Para fazer isso, você deve usar inseticidas.

Entre os meios mais eficazes deste tipo estão Fitoverm, Aktellik e Vertimek.

Pulgão

Um inseto tão nocivo como os pulgões não é menos perigoso do que os mesmos tripes, porque tem forte imunidade e boa resistência a todos os tipos de inseticidas. Por isso, o combate a esse parasita é bastante difícil.

Este inseto é muito pequeno em tamanho e suas cores podem ser diferentes - e branco, verde e preto. Via de regra, essa praga se instala no dorso da folha, por isso é extremamente difícil notá-la imediatamente. Instalado na planta, o pulgão começa a se alimentar de seus sucos, causando enormes danos à cultura, e ao mesmo tempo secreta uma substância pegajosa especial. Essa substância também é prejudicial, pois pode provocar a ocorrência de doenças de origem fúngica.

Como resultado, a planta, se o parasita não for eliminado a tempo, começa a murchar, amarelar e simplesmente morrer. Para evitar isso, é necessário lutar contra os pulgões aos primeiros sinais de seu aparecimento. Produtos químicos como Karbofos e Kinmix são perfeitos para isso. Além disso, você pode recorrer ao uso de receitas populares. Portanto, para combater os pulgões, as soluções à base de cebola, alho, cinza ou sabão de alcatrão são perfeitas.

Separadamente, notamos que no outono esse parasita, via de regra, realiza a postura de ovos, razão pela qual uma nova geração de pragas aparece na primavera.

Portanto, após o processamento usando ferramentas especiais, certifique-se de inspecionar o bambu em busca de ninhos com ovos.

Profilaxia

A conformidade com as medidas preventivas permite que você lide com os problemas da planta a tempo, se houver, ou evite-os completamente.

  • Para começar, recomendamos que você inspecione regularmente o bambu em busca de sintomas de doenças ou ataques de pragas. Se você perceber isso, tome medidas concretas imediatamente. Ao mesmo tempo, recomendamos eliminar as áreas amareladas da planta em tempo hábil para que não cresçam. Você pode remover áreas doloridas com um podador.
  • Prestar cuidados de qualidade ao bambu caseiro, pois não só a imunidade, mas também o aspecto da planta depende muito disso. Não se esqueça da rega de boa qualidade e oportuna, fazendo a quantidade necessária de curativos e trocando o local de cultivo.
  • No verão, não se esqueça de borrifar a planta com um borrifadorao limpar suas folhas com um pano embebido em água.
  • Além disso, vale a pena fornecer bambu doméstico e iluminação de qualidade. Ele não tolera a luz solar direta, mas a luz difusa, ao contrário, contribuirá para seu crescimento e desenvolvimento.

Também recomendamos dar à planta acesso a ar fresco, mas as correntes de ar não devem ser permitidas: elas são destrutivas para ela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário