Tudo sobre bambu

Contente
  1. É grama ou árvore?
  2. descrição geral
  3. Tipos e variedades
  4. Aterrissagem
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas

Agora ficou muito fácil aprender tudo sobre o bambu, incluindo as peculiaridades de seu cultivo, inclusive em casa. Uma grande quantidade de informações relevantes é publicada, incluindo instruções que descrevem passo a passo todos os procedimentos previstos pela tecnologia agrícola. O aumento do interesse por esta planta se deve à sua singularidade. Hoje, o bambu é amplamente utilizado como material de construção. Paralelamente, tornou-se uma planta de casa popular, apreciada por suas excelentes qualidades decorativas.

É grama ou árvore?

Uma das principais características do bambu é que externamente parece grama e uma árvore... Além disso, muitos consideram erroneamente que se trata de uma árvore. Mas, na verdade, o considerado representante da flora pertence às ervas e, o mais interessante, é parente do arroz e do trigo.

No entanto, ao contrário deles o bambu não é comido. E também deve-se ter em mente que seus brotos são herbáceos e lignificados.

descrição geral

A planta exótica descrita é uma planta perene, que é membro da família dos cereais... O bambu selvagem cresce em regiões tropicais da Ásia e Europa, América, Austrália, África e também é bastante confortável na Oceania. É importante notar que em seu habitat natural, este representante da flora, único em todos os aspectos, atinge tamanhos incríveis (até um recorde de 50 metros).

As seguintes características principais do bambu devem ser destacadas.

  • Os caules lignificados com topos ramificados, também chamados de palhas, são caracterizados por taxas de crescimento recorde. A propósito, esta planta é considerada, com razão, a campeã entre os representantes de crescimento mais rápido da flora moderna.

  • As folhas têm pecíolos muito curtos e são lanceoladas. É importante notar que espiguetas multicoloridas simples ou agrupadas são formadas em brotos com folhas escamosas.

  • O desabrochar de flores bissexuais ocorre apenas uma vez em várias décadas. Porém, em tais situações, pode-se observar uma floração abundante. É digno de nota que começa quase sincronicamente em todos os membros da população.

  • Após o amadurecimento completo, os cariopses ficam do lado de fora. e estão espalhados por distâncias impressionantes por representantes da fauna ou pela água.

  • Assim que termina o período de frutificação, o bambu morre.... Em alguns casos, o sistema raiz pode ser preservado.

Além de tudo isso, vale a pena focar no fato de que o bambu é bastante resistente. Mas isso não significa que quando ela é cultivada em parcelas em regiões com clima severo, certas dificuldades não possam surgir.

É importante seguir as regras da tecnologia agrícola e preparar adequadamente a planta para o inverno.

Tipos e variedades

Cultivados hoje, os representantes da família descrita são divididos em caule reto e herbáceo, de pequeno porte. Vale a pena destacar as seguintes variedades mais populares e comuns.

  • Ordinário - uma planta herbácea, classificada como caduca, com caules rígidos, lenhosos e densamente folhosos de uma rica cor amarela. E também as características dos caules são paredes grossas (de 40 a 100 mm) e altura de até 20 m, sendo variegadas, bem como hastes verdes e amarelas.

  • Saza - é caracterizado pela máxima resistência ao gelo. O gênero inclui cerca de 7 dúzias de variedades e, na natureza, esses bambus podem ser encontrados na Ásia Central e Oriental. A principal característica distintiva é a formação de matagais densos.
  • ​​​​​​Fargesia - Bambu chinês, cujo habitat natural são regiões montanhosas. Este gênero já foi descoberto por missionários franceses na década de 1880. Hoje é representado por quatro dúzias de variedades de sempre-vivas.
  • Indocalamus - bambu relativamente baixo (cerca de 2 metros) de folhas largas com rizomas curtos e nós fracamente expressos, cujo lar é a China.
  • ​​​​​​Pleioblastus - um gênero cujos representantes são plantas de rizoma curto e longo, nativas do Império Celestial e da Terra do Sol Nascente. Algumas espécies são caracterizadas por uma boa resistência à geada.
  • Phyllostachis - bambus com entrenós curtos. Eles são distinguidos por um sistema de raízes rastejantes e placas de folhas verdes brilhantes. Em altura, seus brotos podem atingir 5,5 m.

Aterrissagem

Para plantar bambu no país, você precisará executar de várias maneiras as etapas padrão e mais simples.

  1. É feito um buraco, que em seu volume deve ser o dobro do sistema radicular da muda.

  2. No fundo, coloque primeiro solo fértil com adição de húmus, esmague levemente.

  3. Uma muda em um recipiente (pote) é imersa em água por várias horas.

  4. Assim que as bolhas param de subir à superfície, é realizada uma transferência, ou seja, o bambu com um torrão de terra é transferido da água para o solo, ou seja, para o buraco.

  5. Todo o espaço livre é preenchido com um substrato preparado com solo de jardim e húmus, compactando-o com pouco esforço. É importante que a camada superior com uma espessura de 2 a 5 cm não condense.

  6. Na fase final, é realizada rega abundante.

Cuidado

O bambu pertence a plantas despretensiosas. No entanto, para fazer crescer com sucesso este habitante único dos trópicos, mantendo totalmente as suas propriedades decorativas e outras características, será necessário cuidar devidamente dele. Em primeiro lugar, é necessário escolher corretamente um local e criar condições favoráveis.

Nesse caso, vale a pena focar nos seguintes pontos-chave.

  1. Iluminação... Na hora de determinar exatamente a localização da planta, é recomendável dar preferência a locais bem iluminados. Mas é importante, ao mesmo tempo, excluir os raios ultravioleta diretos, uma vez que a exposição prolongada a eles é prejudicial ao bambu. Em casa, quando o vaso está localizado na janela sul, é recomendável usar cortinas comuns para criar um microclima ideal. Eles permitirão que você regule efetivamente as horas de luz do dia para a planta. Ao reduzir o último, os fitolampos são usados ​​com sucesso.

  2. Regime de temperatura... Para bambu termofílico, a leitura ideal do termômetro vai de 22 a 32 graus. Quando a temperatura cai, as placas das folhas se enrolam e escurecem rapidamente. No verão, é recomendável levar os animais de estimação ao ar livre para tomar banhos de ar, pois eles têm um efeito mais favorável no seu crescimento e desenvolvimento.

  3. Umidade... Aqui é importante lembrar sobre a inadmissibilidade do alagamento do solo. Com base nisso, ao transplantar, é imprescindível a criação de uma camada de drenagem. Pulverize a folhagem em climas quentes. Durante o uso de dispositivos de aquecimento, a planta deve estar localizada o mais longe possível deles.

  4. Preparando-se para o inverno. No primeiro ano de vida do bambu, quando o termômetro cai para -17, o rizoma congela com grande probabilidade. Se os indicadores caírem para -20 e abaixo, então as partes das hastes que estão acima da cobertura de neve morrerão. Se houver a possibilidade de um inverno gelado e sem neve, recomenda-se dobrar os caules até o chão, ou melhor, até a cobertura morta, e cobri-los com ramos de abeto.É importante levar em conta que, se uma planta jovem suportar com segurança seu primeiro inverno, no futuro geadas abaixo de -20 graus serão inofensivas para ela.

  5. Crie restrições.

O último ponto merece atenção especial, já que atualmente são cultivadas principalmente duas variedades - o chamado bambu corrido e espesso. Este último, via de regra, cresce em grupos bastante próximos, sem tentar capturar o território de todo o local. A situação com as espécies correndo é diferente: como as raízes dessas plantas são rasas (5-20 cm), elas frequentemente se espalham pela superfície do solo.

Para que o bambu não atrapalhe os outros habitantes do jardim ou da casa de veraneio, ele terá que ser cortado várias vezes por temporada e é imperativo remover todos os segmentos que possam se desenvolver independentemente do solo.

Na prática, a construção de barreiras ao longo do perímetro do patamar deste “ocupante” de rápido crescimento tem demonstrado a sua eficácia. Ardósia ou folha de metal são enterradas no solo até um metro e meio de modo que a cerca se eleve cerca de 5 a 10 cm acima do solo. É importante garantir que as bordas das folhas não fiquem de ponta a ponta, mas se cruzem, caso contrário, as raízes penetrarão além do limitador.

Uma alternativa é usar um filme de barreira ou a chamada barreira de raiz. Isso se refere a uma fita flexível, porém resistente e durável, feita de plástico e com 6 mm de espessura. A altura da fita varia de 50 cm a 1 m. Como nas situações com chapas e ardósia, ela é enterrada ao longo do contorno da área onde o bambu é plantado.

É importante levar em consideração que tal barreira não deve ser colocada verticalmente, mas em um pequeno ângulo: de forma que a borda superior fique um pouco mais distante da área alocada do que a inferior.

Rega

Imediatamente após o plantio do bambu, ele é irrigado com bastante intensidade. Paralelamente, é necessário cobrir o solo com matéria orgânica para evitar a evaporação excessiva e rápida da umidade. Assim que começa o crescimento ativo da muda, a rega é realizada com um intervalo de 2-3 dias.

Previsivelmente, a frequência dos procedimentos e o consumo de água são determinados pelo clima e, em particular, pela precipitação.

Deve-se ter em mente que a grama descrita, como seus parentes de cereais, gosta muito de uma abundância de umidade... Com sua escassez crítica, a planta começará a desenvolver ativamente seu sistema radicular por conta própria. Portanto, o bambu tenta obter os recursos necessários das profundezas do solo.

Top curativo

Com o início dos meses de primavera, o bambu precisará de fertilizantes à base de nitrogênio, potássio e fósforo na proporção de 4: 2: 3. Ao aplicar curativos no outono, as proporções ficarão assim:

  • nitrogênio - 2 horas;

  • potássio - 4 horas;

  • fosfórico - 4 colher de chá

É importante lembrar que após a alimentação de outono, é necessário remover os rebentos velhos cortando-os ao nível do solo. Paralelamente, no inverno, o local deve ser coberto com folhagem ou casca de pinheiro. A camada de cobertura morta, neste caso, é de cerca de 100 mm. Quando se utiliza matéria orgânica, a alimentação é realizada mensalmente ao longo da temporada, até o início do período de outono.

Poda

Todos os anos, na primavera, é necessário remover os caules (troncos) congelados, velhos e perdidos que perderam as propriedades decorativas. Não se esqueça de uma técnica agrícola tão eficaz e importante como a poda sanitária.

O desbaste dos arbustos de bambu é realizado de forma a garantir uma iluminação total e uniforme de todas as partes da planta, inclusive em profundidade. Ao realizar o trabalho adequado, é importante lembrar que se o caule for cortado sobre o chamado nó, é muito provável que volte a crescer.

Transferir

O bambu novo é transferido para um novo local a cada ano. Se falamos de variedades de interior, então a cada vez será necessário aumentar o volume do recipiente. Os adultos preocupam-se em “mudar-se” com muito menos frequência (não mais do que a cada 3 anos).

Os melhores momentos para transplantar o bambu com sucesso em casa são Abril e maio... A propósito, a cobertura durante este período é opcional. Pela primeira vez, fertilizantes minerais são usados ​​somente após 3 semanas.

Reprodução

No momento, existem três maneiras de criar a planta descrita, exótica para a Rússia. O bambu se propaga por sementes, estacas e pela divisão do sistema radicular... Cada um dos métodos tem certas características, bem como vantagens e desvantagens não menos significativas.

Se considerarmos a reprodução das sementes, vale destacar a laboriosidade e a baixa eficiência do processo. Esta tecnologia é utilizada, via de regra, por jardineiros experientes envolvidos na criação de variedades raras de variedades.

O próprio algoritmo inclui várias etapas.

  1. Coloque as sementes em gaze umedecida até germinar.

  2. Prepare recipientes com camada de drenagem e substrato nutritivo.

  3. Plante as sementes que germinaram.

  4. Construa uma mini estufa que forneça abrigo para criar um microclima favorável. O calor e a alta umidade serão fatores importantes aqui.

  5. Verifique o estado das mudas diariamente e pulverize-as para fins de irrigação.

  6. Quando os brotos atingirem 5 cm de altura, plante-os em recipientes separados.

Com um transplante de bambu planejado, você pode atingir dois objetivos ao mesmo tempo. Trata-se de melhorar as condições de cultivo, bem como a possibilidade de obtenção de novos exemplares. No segundo caso, será necessário separar cuidadosamente as estacas e plantá-las no solo. O principal é fornecer rega abundante na fase inicial, bem como proteção da luz solar direta. Será útil equipar uma pequena estufa.

O mais adequado para iniciantes seria propagar o bambu dividindo a raiz. Antes de separar os segmentos do rizoma, é necessário verificar se há botões ou brotos.

Doenças e pragas

Falando sobre o cultivo de bambu como planta doméstica, deve-se notar que os produtores de flores raramente têm de lidar com doenças. Mas se, no entanto, uma doença se manifestou, então, antes de tudo, é importante entender o que exatamente o animal está tentando dizer. Portanto, o amolecimento e a torção das chapas indicam falta de calor. A desaceleração e a interrupção do crescimento do bambu são indicadores de falta de luz e nutrição.

O amarelecimento dos brotos indica o encharcamento do solo. Em tais situações, é necessário tomar medidas adequadas imediatamente, pois o risco de decomposição da raiz aumenta. É necessário moderar a rega e certificar-se de que remove a parte danificada da planta.

Se aparecerem manchas de ferrugem nas folhas, é muito provável que falemos de infecção por fungo. Nesse caso, será necessário realizar tratamento com fungicidas.

Como mostra a prática de longo prazo de cultivo de bambu, é resistente a ataques de doenças e pragas... No entanto, algumas variedades são muito atraentes para o verme e o ácaro-aranha. Os meios eficazes de combate ao primeiro e ao segundo são os inseticidas e acaricidas, respectivamente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário