O que é Gasteria e como cultivá-lo?

O que é Gasteria e como cultivá-lo?
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Gasteria é uma planta única que atrai a atenção dos floricultores e paisagistas. A pátria da flor é a África do Sul, a suculenta família - Asphodel. A planta recebeu esse nome devido à semelhança com o estômago na parte inferior do tubo perianto. Vale a pena considerar as principais características, variedades, bem como métodos de cultivo e cuidados com a cultura.

descrição geral

Gasteria hoje ocupa quase todo o planeta, encontrando-se tanto na África quanto na Ásia Central, e até mesmo nas regiões do norte. A planta suculenta demonstra excelente resistência a extremos de temperatura, destaca-se pelo cuidado despretensioso, pelo qual é apreciada pelos floricultores.

A aparência da cultura lembra haworthia e aloe, com as quais esta planta é freqüentemente confundida. E isso não é surpreendente, porque ambas as espécies também pertencem à família Asphodelic. Entre as principais características da planta:

  • haste encurtada;
  • folhagem dura, de tamanho médio, em espiral e de cor verde escura com um padrão característico de manchas ou riscas;
  • pedúnculos longos (até 40-100 cm);
  • botões de tons amarelos, verdes ou laranja.

As folhas das variedades convencionais de gasteria têm uma superfície ligeiramente rugosa, o comprimento máximo de um prato chega a 25 cm, as suculentas florescem principalmente na primavera-verão.

Tipos e variedades

No momento, são conhecidas mais de 70 variedades de gástrias, e isso se deve à criação ou formação independente de híbridos. Para o cultivo doméstico, existem cerca de 20 espécies que não requerem cuidados especiais. Subespécies comuns da planta popular incluem as seguintes opções.

  • Gasteria Armstrong... É uma suculenta bastante compacta com folhas enrugadas. As placas são de cor pantanosa e são colocadas em duas filas, o comprimento máximo de cada uma não ultrapassa os 10 cm. Durante o período de floração, a flor produz botões de tamanho médio, de rica cor laranja ou avermelhada.
  • Warty... A flor recebeu este nome devido ao aspecto invulgar de folhas ásperas, ligeiramente pontiagudas para o fim. Cada placa é coberta com pequenas verrugas brancas, o que parece incomum. As flores são rosa e vermelhas, as pétalas são cobertas de manchas verdes.
  • Keeled... A peculiaridade da planta reside na disposição não padronizada da folhagem. As placas são em espiral, e cada uma é equipada com uma quilha afiada, que dá nome à suculenta. A superfície das folhas da gasteria é decorada com pequenas verrugas, e há uma leve orla nas bordas.
  • Identificado... Não é difícil adivinhar como o nome da flor foi cunhado. Uma característica distintiva da espécie é um padrão mosqueado na superfície das placas de folhas verdes, lisas e carnudas ao toque. A cultura da floração é acompanhada pelo lançamento de flores vermelhas.
  • Anão... É a subespécie mais compacta, que é exteriormente completamente idêntica às espécies de gastria manchada, apenas na forma de uma cópia reduzida. Uma planta adulta produz placas com folhas verdes escuras com manchas características na superfície. As flores da variedade são rosa.
  • Gasteria Batesiana... Uma espécie especial com folhas verdes escuras, cujo comprimento chega a 18 cm. Entre as características das placas, vale destacar o formato lanceolado com ligeiro afiamento na ponta e superfície lisa.As saliências de cor clara na superfície dão à cultura uma aparência atraente. A variedade forma botões laranja e rosa de até 4 cm de comprimento na primavera.
  • Como um sabre. A diferença entre esta espécie e outras reside na ausência de um caule. As folhas formam uma roseta imediatamente após os rebentos suculentos, o comprimento de cada placa ultrapassa os 30 cm e a largura chega a 7 cm.O período de floração é acompanhado pelo lançamento de longas flechas, dentro das quais estão botões vermelhos.
  • Bicolor... Um dos maiores representantes da espécie, que se caracteriza por grandes folhas e rosetas. A planta forma placas de folha ovais, cuja superfície é decorada com manchas brancas.
  • Soddy. Esta espécie também não possui caule, e as folhas, localizadas quase na raiz, apresentam coloração verde escura e pequenas manchas claras na superfície. Os botões da subespécie são predominantemente vermelhos.
  • Esbranquiçado... O "destaque" da cultura está nas folhas largas, que em seu formato evocam associações com uma espada. O comprimento máximo da lâmina foliar é de 30 cm, e a largura chega a 7 cm As flores da cultura são escarlates saturadas.
  • Mármore... Uma planta com folhas que correm ao longo do caule em uma espiral e formando uma roseta bem grande. Entre as características, destacam-se manchas prateadas com as quais a lâmina foliar é pontilhada, o que parece bastante invulgar.
  • Triangular... A lâmina foliar desta subespécie chega a atingir 20 cm de comprimento, as folhas são pontiagudas para a extremidade e dotadas de um espinho duro e afiado para repelir as pragas. Durante o período de floração, flores rosa claro aparecem nas inflorescências.

Existem outras variedades de gasteria, que são populares entre os jardineiros e paisagistas. Assim, são conhecidas as variedades de gástria espinhenta e variegada. "Karinata", "Duval", "Little Varti" e outros... Portanto, não é surpreendente que as suculentas agora sejam onipresentes.

Aterrissagem

O plantio de Gasteria "Minima" ou de qualquer outra variedade pode ser feito tanto em campo aberto nas regiões sul como em casa.... Isso exigirá um pote, o fundo do qual precisará ser preenchido com uma camada de drenagem e, em seguida, com solo fértil. A planta é plantada com sementes, que primeiro devem ser selecionadas e embebidas em uma composição desinfetante. Assim será possível fortalecer a imunidade da planta e acelerar seu crescimento.

Cuidado

É possível alcançar rápida sobrevivência da cultura plantada, bem como acelerar seu crescimento, se cuidarmos bem da planta. Para isso, vale a pena levar em consideração algumas recomendações simples.

Em primeiro lugar, vale a pena cuidar da iluminação da flor variegada "Glomerata", "Flow" ou outras variedades... Melhor colocar um pote de Gasteria em locais ensolarados onde há luz difusa. Isso é especialmente verdadeiro para espécies variadas que mudam de cor ao sol. Ao mesmo tempo, não é recomendável colocar uma flor sob a luz solar direta, caso contrário, há uma grande probabilidade de que a planta simplesmente seque.

Condições

Em casa, é importante monitorar o clima interno. Uma planta suculenta se sentirá confortável a 25 graus Celsius e umidade padrão. No inverno, a temperatura pode ser reduzida para 10-15 graus, já que a flor está em repouso, e essa queda é necessária para que os botões de flores para a próxima estação.

Periodicamente, a sala onde o pote com Gasteria fica deve ser ventilarpara que a podridão não comece a aparecer nas raízes ou nos elementos da suculenta, o que pode levar à morte da cultura. Além disso, a ventilação regular da sala irá acelerar o crescimento e fornecer uma cultura de floração mais exuberante.

Rega

Gasteria cresce principalmente em desertos, por isso não requer muita rega. Normalmente rega-se a planta de 3 a 4 vezes por mês, acrescentando-se uma pequena quantidade de água e certificando-se de que o solo não fica seco. Se você exagerar no volume de líquido, há uma grande probabilidade de apodrecimento da raiz, o que levará à morte da flor.

No inverno, os produtores de flores recomendam reduzir a irrigação para 1-2 vezes por mês. Esta flor será suficiente para fazer você se sentir confortável. É melhor aplicar água embaixo da raiz, e não de cima, como fazem os inexperientes amantes das plantas.

Muitos estão interessados ​​em saber se é necessário pulverizar a folhagem. Isso não é necessário, especialmente durante a estação de aquecimento. Basta colocar vários recipientes com água ao redor das panelas ou usar um umidificador.

Top curativo

Gasteria se alimenta principalmente de fertilizantes inorgânicos. Portanto, eles usam formulações contendo nitrogênio ou fósforo. Porém, na hora de escolher um complexo, vale a pena levar em consideração a qualidade das substâncias incluídas na composição, pois disso depende o bem-estar da cultura.

Métodos de reprodução

Existem várias opções de como você pode propagar a gastria. Entre os mais comuns:

  • processos;
  • sementes;
  • sai.

Se você organizar o cuidado competente da planta, ela formará saídas filhas, que podem então ser transplantadas para um novo local e cultivar uma pequena suculenta. Para realizar o procedimento de criação, você precisará de:

  1. separe cuidadosamente o processo formado da flor-mãe e deixe as raízes secarem;
  2. transplante-o para um recipiente preparado cheio de solo fértil;
  3. despeje um pouco.

Não é necessário cobrir o recipiente com material transparente, caso contrário a planta apodrecerá sem nunca sair do solo.

O método da semente é um pouco mais complicado e leva mais tempo. Para obter o resultado, você precisará polinizar as flores com a ajuda de insetos ou de forma independente batendo na haste do pedúnculo. Além disso, a polinização é realizada com uma escova simples, que é realizada sobre todas as flores, distribuindo assim o pólen. Em média, as sementes são formadas em 3 meses. A seqüência de ações para a reprodução da cultura:

  1. sementes prontas são selecionadas, deixando amostras grandes e inteiras;
  2. colocado em uma solução de permanganato de potássio para desinfecção;
  3. seque e ao mesmo tempo prepare uma panela com uma mistura de solo adequada;
  4. plantado em um recipiente, coberto com terra e regado;
  5. cobrir com material transparente.

Periodicamente, recomenda-se ventilar e borrifar os brotos para evitar o desenvolvimento da podridão e acelerar o crescimento da suculenta.

O último método é a reprodução usando um fragmento de folha. Nesse caso, parte da lâmina foliar em posição vertical é enterrada em solo fértil e fertilizado por 1-2 cm, deixando um pouco mais da metade no topo. A desvantagem dessa técnica é que leva muito tempo para esperar que a folha brote.

Doenças e pragas

Gasteria tem uma imunidade bastante forte, mas isso não significa que a cultura não seja atacada por insetos e não seja afetada por doenças. As pragas comuns incluem os seguintes parasitas.

  • Pulgão... Embora raro, mas um dos fenômenos mais repugnantes, do qual é bastante difícil se livrar.
  • Escudo... Você pode detectar a presença de um inseto pelos pontos de luz que aparecem nas placas das folhas.
  • Mealybug... Neste caso, as folhas estão cobertas por secreções de pragas que apresentam uma flor cerosa.
  • Ácaro-aranha. Você pode vê-lo em uma teia fina e branca.

Livrar-se de insetos vai ajudar inseticidas... Porém, antes de usar o medicamento, é recomendável ler atentamente as instruções para não prejudicar a cultura. A luta mais difícil será com o ácaro-aranha, pois neste caso é necessário recorrer ao auxílio de medicamentos mais avançados - os acaricidas.

Quanto às doenças, os floristas distinguem as seguintes doenças.

  • Podridão... É formado principalmente devido ao transbordamento da planta. Manchas secas de tons marrons ajudam a detectar a podridão cinzenta. Para prevenir o desenvolvimento da doença, vale a pena ajustar a rega e retirar as áreas afetadas.Se a podridão avançou muito, é aconselhável retirar com cuidado a flor do vaso e limpá-la das lesões.
  • Fungos e infecções. Principalmente eles aparecem onde a planta pode estar fria. A doença se desenvolve lentamente e é quase invisível nas fases iniciais. No entanto, assim que o calor começar ou a temperatura subir ligeiramente, a planta começará a morrer.
  • Queimaduras... Um excesso de sol leva a tais consequências. Para evitar que tais situações aconteçam, você deve reorganizar a panela com Gasteria longe da luz solar direta. É melhor escolher áreas onde haja luz difusa.

Não é difícil cultivar Gasteria, independentemente da variedade da planta. Basta estudar as informações necessárias sobre a planta com antecedência e cuidar da construção competente para cuidar dela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário