O que é paquifito e como cultivá-lo?

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos populares
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

Pachyphytum é uma planta pequena, despretensiosa de cuidar. Cresce bem em casa. Com esta suculenta, é conveniente criar várias composições no interior da casa e no desenho do terreno.

descrição geral

A planta pertence à família Fat... A suculenta apresenta folhas de vários formatos: ovóides a facetadas. A massa foliar da "pedra da lua" é suculenta, volumosa, em cores variando do cinza claro ao roxo, coberta por uma flor de cera do lado de fora. O tamanho da flor é sempre pequeno: raramente sua altura chega a mais de 30 centímetros. Entrenós foliares de todas as variedades se desenvolvem em espiral, com exceção da longifolia pachyphytum. Antes da floração, a suculenta produz longos pedúnculos com pequenos botões em forma de espinhos. A flor é composta por cinco pétalas, semelhantes a um sino.

A gama de cores vai do branco ao rosa avermelhado. No lugar de uma inflorescência esmaecida, formam-se vagens, nas quais as sementes amadurecem. Flor longa: do início de julho a meados de setembro. Pela primeira vez a planta foi cultivada nos EUA e no México, portanto a cultura tolera facilmente o calor e a seca.

Antes de comprar uma planta exótica, você deve ler as seguintes informações:

  • duração do ciclo de vida - 10 anos;
  • floração - anual, uma vez por ano;
  • na floração, emite uma espécie de aroma adocicado;
  • a planta não é considerada venenosa, mas é melhor não prová-la.

Tipos populares

No ambiente natural, os cientistas contaram 10 variedades desta planta, mas apenas algumas espécies são cultivadas em casa.

  • Oviferum produtora de ovos "Rubra" tem rebentos rastejantes de até 20 centímetros de comprimento e até um centímetro de diâmetro. Na base do caule, os ramos crescem sem folhas, mas com cicatrizes. A massa foliar de forma oval é cinza com uma flor. O comprimento de cada folha é de até 5 centímetros. A floração é inflorescências branco-rosa.
  • Brácteas "Bracteosum" tem brotos de 30 centímetros de comprimento. As folhas são densas, ligeiramente alongadas, com até 2 centímetros de espessura. A floração é observada de agosto a novembro, a planta floresce com inflorescências em forma de espinhos com pétalas vermelhas. O comprimento dos pedúnculos chega a 40 centímetros.
  • "Compactum" tem um tamanho em miniatura. As hastes de 10 centímetros de comprimento são cobertas por uma grande quantidade de massa foliar. As folhas são cilíndricas. Ela floresce a partir de meados de abril com flores vermelhas ou laranjas em forma de sino.
  • Variedade "Roxa" tem folhagem alongada. Além disso, o comprimento de cada chapa chega a 7 centímetros. Ele floresce com flores rosa escuro.
  • Variedade "Ganzhou" tem uma cor rosa das folhas, que se agrupam em uma elegante roseta. Quando uma grande quantidade de sol atinge as plantas, as folhas mudam de cor para rosa-púrpura. Esta variedade raramente é cultivada em casa.
  • "Glutinicaule" tem folhas oblongas com pontas rombas. Toda a superfície da massa foliar é coberta por uma floração de tom cinza-azulado, a cultura floresce com flores rosa.
  • Uma grande variedade é considerada Fitkai Green. A folhagem em forma de dedo tem uma tonalidade roxa, muda de cor sob luz intensa.
  • Variedade "Amethystium" é a variedade mais rara em nossa área. As folhas são pequenas e têm uma tonalidade rosa.
  • Dedo de bebê - uma planta compacta com uma exuberante massa de folhas cinza-lilás.Cada folha possui uma mancha escura no final. Ela cresce na parte montanhosa do México.
  • Paquifito Verderman tem folhagem verde densa. As placas das folhas são suculentas, curtas e cilíndricas, com até 3 centímetros de comprimento.
  • "Kimnachi" - Esta é uma planta bastante grande, com folhas acinzentadas e afiadas. A planta apresenta uma placa peculiar concentrada nas placas das folhas, que se apaga ao toque de leve. A variedade é propagada principalmente por estacas.

Cuidado

A cultura da flor não requer condições especiais para si mesma. Portanto, floristas experientes e iniciantes podem mantê-lo.

Condições

"Moonstone" adora iluminação forte, mas deve ser ligeiramente protegida da luz solar direta... A planta se sente muito bem no lado leste ou oeste. Na parte norte da casa, ele também vai crescer, mas sua cor mudará um pouco. A planta vai parar de florescer. Mas, no inverno, o paquifito se sente melhor no lado sul.

Na estação quente, para o paquifito, é necessário criar um regime de temperatura de 20-26 graus. Se a sala ficar abafada e não houver circulação de ar, o vaso com a planta deve ser levado para fora.

A cultura adora exibição frequente. Sente-se bem no verão na varanda ou terraço, mas sem contato com as correntes de ar e precipitações.

Com o início do outono, a cultura da flor descansa. Portanto, pode ser colocado em um local onde a temperatura não suba acima de mais de 16 graus.

O gráfico de temperatura média é semelhante a este:

  • de meados de abril ao final do verão - 20-26 graus;
  • os primeiros dois meses do outono - 18-20 graus;
  • de novembro a fevereiro - cerca de 16 graus, mas não inferior;
  • Março a meados de abril - 18-20 graus.

A planta não precisa de poda e suporte. Os topos às vezes são cortados para fins de rejuvenescimento e as partes cortadas são retiradas para enraizamento. O transplante pelo método de transbordo é realizado no máximo uma vez a cada dois anos. O recipiente é sempre levado raso, mas um centímetro maior que o anterior, com excelente drenagem. Uma planta recém-adquirida é mantida em um recipiente por uma semana e depois transplantada. Como regra, o solo de armazenamento é turfa pura, mas não para suculentas. A planta não se desenvolverá nela, por isso precisa de um transplante de acordo com todas as normas.

Rega

Esta é uma planta resistente à seca, portanto, a umidade frequente do solo não é necessária. Se o solo no vaso estiver seco, você precisa pensar em regar. Mas você não pode derramar água em grandes quantidades, caso contrário, o sistema radicular começará a apodrecer. Recomenda-se derramar água morna da borda da panela. Como regra, em seu ambiente natural, a suculenta cresce em áreas montanhosas bastante áridas, por isso em casa você não precisa umedecê-la ou borrifá-la de alguma forma.

O cronograma de irrigação correto é o seguinte:

  • da primavera ao final do outono - uma vez por semana;
  • no verão quente - uma vez a cada cinco dias;
  • no inverno - não mais do que uma vez por mês.

Top curativo

Com o início da primavera e até meados do outono, é necessário fertilizar a cultura da planta. É necessário usar fertilizantes líquidos para as suculentas e aplicá-los de acordo com as instruções até 4 vezes durante toda a estação de crescimento. Recomenda-se o uso de formulações com alto teor de potássio, mas baixo teor de nitrogênio.

É melhor usar uma dosagem duas vezes mais fraca do que a indicada nas instruções de uso.

Reprodução

O paquifito pode ser propagado de três maneiras: por sementes, estacas e uma folha.

A propagação de sementes raramente é usada. Isso ocorre porque é um caminho difícil. A semente é muito temperamental, perde rapidamente a germinação devido ao prazo de validade expirado. As sementes são semeadas em solo solto, consistindo de areia e solo frondoso. Recomenda-se uma caixa larga e plana. As sementes são enterradas 0,5 centímetros no solo pré-umedecido. Em seguida, cubra com polietileno ou vidro, envie para local moderadamente iluminado.É necessário ventilar o solo todos os dias e, após o surgimento dos primeiros brotos, é necessário retirar totalmente o abrigo. Você não deve mergulhar na planta.

O corte é a forma mais aceitável para todos os produtores. Para fazer isso, escolha pecíolos laterais de até 7 centímetros de comprimento. Recomenda-se cortar com lâmina afiada para não ferir o caule. A parte cortada é deixada secar por vários dias. Após o vencimento, o pecíolo pode ser enterrado em uma mistura de areia e turfa. É melhor regar todos os dias, mas aos poucos, na borda do recipiente. Assim que o exótico tiver novas folhas, significa que pode ser transplantado para um recipiente permanente.

A propagação de folhas também é praticada. Para isso, na parte central da saída, é necessário cortar cuidadosamente a folha. A chapa deve ser deixada secar por um dia. Em seguida, a folha deve ser enviada para solo umedecido. Assim que a nova roseta criar raízes na parte inicial da folha, ela pode ser replantada.

Importante: durante o transplante, não se deve cobrir a chapa ou talo com polietileno, vidro. Isso pode provocar o aparecimento de podridão, o que significa que o futuro da cultura estará em questão.

Para uma planta, é melhor usar solo pronto para suculentas ou cactos. O solo deve ser neutro ou ligeiramente ácido. Durante o plantio, misture o solo preparado, cascalho fino e areia peneirada na proporção de 3: 1: 1. Você pode combinar a mistura pronta com areia fina e vermiculita nas mesmas proporções. Alguns também usam carvão picado de lenha de bétula. Isso é feito para saturar a planta com fertilizantes minerais. Se houver carvão no solo, os fertilizantes não serão mais necessários.

É melhor usar solo frondoso apodrecido, na forma triturada. Se for usado solo de grama, então é melhor pegar aquele que cresceu no prado com uma mistura de argila. A areia é retirada do rio, peneirada. Seixos, tijolos quebrados ou pedra triturada são usados ​​na forma triturada. A terra comprada precisa de fertilização.

Doenças e pragas

Pachyphytum é uma planta forte e, portanto, raramente surgem problemas com ela. Mas às vezes os cultivadores de flores violam a técnica de cultivo, o que se torna a causa de doenças e ataques de pragas.
  • O problema mais comum é considerado uma infestação de cochonilhas. Se repentinamente durante o período ativo houver problemas com o crescimento e desenvolvimento da suculenta, ela deve ser removida do recipiente e examinada cuidadosamente. O aparecimento de flor branca nas raízes sinaliza o efeito da praga. Para fazer a planta voltar ao normal, é recomendável sacudir a mistura das raízes e enxágue-as delicadamente em água morna. Com a tesoura, é necessário cortar as raízes podres, mortas e afetadas, deixar o paquifito secar e plantar em uma nova mistura.
  • Mais um problema - feltro... Uma substância como o algodão se forma no sistema radicular. Se isso acontecer, então é melhor soltar as raízes do solo, enxaguar levemente e enxaguar suavemente com uma solução de álcool. Após a secagem, transplante a flor.
  • Se de repente as folhas mudam de cor, a planta começa a murchar, então ela é superada podridão devido à grande quantidade de umidade. Para fazer isso, é recomendável mudar o solo e instalar uma rega rara.
  • Folhas enrugadas indicam falta de umidade no solo. A rega precisa ser ajustada.
  • Manchas marrons nas placas das folhas - decadência do sistema radicular devido ao alagamento do solo.
  • Os brotos são esticados - isso significa que o exótico não tem iluminação suficiente... Você precisa mudar a localização do pote.

Uma suculenta de origem sulista, o paquifito, há muito está firmemente estabelecida no círculo amador de plantas das floristas domésticas. O cuidado despretensioso e a decoratividade tornaram a "pedra da lua" uma cultura floral popular.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário