Tudo sobre banheiras de madeira

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Compromisso
  4. Como fazer madeira com as próprias mãos?

As banheiras de madeira têm uso doméstico: fermentam o repolho, umedecem melancias com maçãs e picles de tomate. Os recipientes de madeira natural são indispensáveis ​​para o armazenamento temporário de cereais, açúcar, frutas, vegetais, bem como kvass e compotas.

Ao contrário dos recipientes de plástico, lata e vidro, os produtos em tal cuba mantêm seu frescor por muito tempo e, além disso, adquirem um sabor e aroma delicados e agradáveis.

O que é isso?

A banheira é um recipiente de madeira em forma de cone truncado. Além disso, o diâmetro da parte inferior é ligeiramente maior do que o diâmetro da parte superior. As paredes são uniformes, a expansão característica dos barris está ausente na parte central. O recipiente é armazenado verticalmente, não pode ser colocado de lado. Pode ter tampa com uma ou duas pegas. Os rebites para banheiras são presos com um aro.

As principais vantagens dos recipientes de madeira.

  • 100% amiga do ambiente - a madeira natural não contém substâncias tóxicas que possam prejudicar a qualidade dos produtos.
  • A maioria das espécies de árvores com as quais a alvenaria é feita contém anti-sépticos naturais, bem como fragrâncias. Isso evita a reprodução da microflora patogênica e, além disso, confere aos picles um aroma e um sabor picante.
  • Alta capacidade de armazenamento com um volume relativamente pequeno.
  • Com os devidos cuidados, esse recipiente pode durar até 30-40 anos.

Desvantagens:

  • a madeira é um material natural, por isso deve ser tratada regularmente com impregnações especiais;
  • o preço da madeira natural é muito superior ao do vidro e do plástico.

Visualizações

As características das banheiras dependem em grande parte dos materiais de onde foram coletadas.

  • Carvalho. Eles têm um efeito antimicrobiano pronunciado, evitando o aparecimento de fungos e mofo. Ótimos para decapagem de pepinos e tomates, eles podem ser usados ​​para colher carne, bem como banha e peixes. No entanto, vegetais leves costumam escurecer neles.
  • Linden. Este recipiente tem um leve cheiro floral, razão pela qual as maçãs são muitas vezes embebidas nele, o repolho é salgado, as frutas doces são armazenadas. Pode-se armazenar o mel em potes de tília, o que nesses pratos só melhora suas características gustativas.
  • Cedro. Eles têm propriedades antimicrobianas pronunciadas. Os pickles em tal recipiente são armazenados por muito tempo, já que as substâncias antimicrobianas secretadas pela madeira de cedro inibem a atividade bacteriana. No entanto, é muito difícil encontrar esse tipo de contêiner à venda, na maioria das vezes é feito sob encomenda.
  • Aspen. O material possui características organolépticas neutras. A madeira de Aspen contém uma grande quantidade de conservantes naturais, de modo que os vegetais retêm seu sabor e cheiro naturais por muito tempo. Aspen é considerada a melhor opção para repolho. Sabe-se que antigamente as donas de casa, obrigadas a usar banheiras de outro tipo de madeira, costumavam colocar um tronco de choupo no interior do recipiente - aí o repolho ficava mais suculento e elástico. A madeira de Aspen é facilmente encharcada; como resultado, os rebites criam uma estrutura única, de modo que as costuras entre eles são quase invisíveis.

Compromisso

As banheiras são amplamente utilizadas na vida cotidiana e nas residências. Alguns encontraram uso para armazenar alimentos e cozinhar. Outros são para o banho e outros ainda para o cultivo de flores.

Dependendo da finalidade funcional, existem vários tipos de shells.

  • A gangue. Este é um grande recipiente com duas alças, usado para armazenar água.A madeira retém o calor por muito tempo, de modo que o nível de aquecimento do líquido na cuba é mantido de forma estável.
  • Jarro. O recipiente é estreitado na parte superior. Pode ter torneira, serve para guardar kvass e bebidas alcoólicas.
  • Banheira. Cuba compacta com uma alça, projetada para 3-5 litros. É tradicionalmente utilizado em saunas e banheiros para captação de água.
  • Banheira de pickles. Tal recipiente tem uma tampa de opressão, de cima o recipiente estreita. O modelo é útil para embeber melancias, maçãs, conservas de repolho e pepinos. Esses potes também podem ser usados ​​para amassar massa.
  • Banheira para plantas. Esse recipiente é usado como um vaso para o cultivo de plantas ou vasos de interior. Nos últimos anos, tornou-se moda cultivar rosas e até nenúfares em vasos. Requer isolamento obrigatório do fundo ou palete.

Como fazer madeira com as próprias mãos?

Se você vai fazer uma cuba, a madeira que vai usar deve ser seca por 3 a 6 meses.

Além disso, esse processo deve ocorrer em condições naturais - a exposição aos raios ultravioleta e ao vento tornará o material mais denso e durável.

E agora vamos direto ao trabalho.

  • Para começar, a divisão é realizada. Para isso, são feitos pequenos entalhes nas extremidades da peça, o machado é pressionado com uma ponta e, com um leve toque, o bloco de madeira é cuidadosamente partido.
  • Depois disso, os rebites são aparados para dar-lhes a forma ideal, que depende diretamente da configuração do futuro produto. Os rebites mais comumente usados ​​são retangulares ou quadrados.
  • Em seguida, você deve preparar os aros - eles são colocados na parte superior, inferior e também no meio da banheira. São fabricados em aço inoxidável - é um material prático, não enferruja ao entrar em contato com a água e o ar.
  • Antes de prosseguir com a montagem, as almofadas são vaporizadas. Isso torna a madeira flexível e facilita muito o trabalho posterior.

A própria montagem inclui várias etapas.

  • O aro é colocado verticalmente, rebites são inseridos e suas extremidades são fixadas com grampos. Primeiro, três rebites são fixados e, em seguida, todos os restantes são cuidadosamente fixados neles. Se os cálculos preliminares e os desenhos foram feitos corretamente, os rebites ficarão em pé como uma luva. Em seguida, os aros do meio e inferior são unidos.
  • Depois que a estrutura é montada, o fundo da cuba é feito. Tradicionalmente, são usados ​​blanks redondos para isso, as placas são sobrepostas e presas com grampos de metal. Para inserir a parte inferior, afrouxe o aro inferior, insira a parte inferior e aperte-o novamente.

A cuba de madeira está pronta, para posterior utilização necessita de ser endurecida.

O método mais eficaz e simples é o disparo - foi a esta técnica que nossos ancestrais distantes recorreram e, apesar do desenvolvimento de tecnologias modernas, o método continua muito difundido em nosso tempo.

  • Para a queima, a cuba é deitada de lado e recheada com serragem - o melhor é usar aparas de árvores frutíferas, por exemplo, maçã ou damasco. A serragem é ateada com cuidado e o recipiente é enrolado rapidamente. Como resultado, toda a superfície interna é processada uniformemente.
  • Importante: as aparas devem arder, mas não queimar. Um fogo aberto dentro de um recipiente de madeira pode causar um incêndio. É estritamente proibido o uso de meios especiais de ignição - eles contêm componentes químicos que são absorvidos pela estrutura das fibras de madeira.

Se você planeja usar o barril para armazenar alimentos, a torrefação não funcionará. Neste caso, é aconselhável usar impregnações de cera.

Após a têmpera, a cuba é verificada quanto à estanqueidade. Para isso, é enchido com água. Nos primeiros minutos, o produto pode vazar - não tenha medo disso, é um fenômeno absolutamente normal. Com o tempo, a madeira inchará e o fluxo parará completamente. Uma verificação semelhante leva de 1,5 a 2 horas.Se, após esse tempo, o recipiente continuar a fluir, os rebites não estão suficientemente firmes. Neste caso, é necessário localizar todas as fissuras e selá-las. Artesãos experientes usam uma palheta para esses fins: ela é cuidadosamente inserida nas rachaduras e cravada com qualquer ferramenta afiada.

Assista a um vídeo sobre como fazer uma banheira com as próprias mãos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário