Cachoeira artificial: ideias originais em paisagismo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Como fazer isso?
  4. Elementos de decoração
  5. Belos exemplos e boas opções

Uma área suburbana lindamente decorada com bom gosto agora não é um luxo, mas um sinal de bom gosto. Uma cachoeira artificial é um elemento de design de paisagem popular que é uma ótima maneira de decorar qualquer jardim. Cria um ambiente de paz, tranquilidade e disposição para o descanso. Plantas ornamentais e pedras irão adicionar atrativos a ele.

Peculiaridades

Muitos veranistas gostariam de ter uma cachoeira em seu local por causa de suas belezas naturais, dos benefícios que traz para o jardim, da paz que a contemplação da água proporciona. Mas nem todos se atrevem a dar esse passo. Parece que o assunto é muito complicado, caro e demorado.

Na verdade, criar uma cachoeira artificial não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Você só precisa leve em consideração as características da paisagem do local, seu tamanho, bem como a distância da casa - a cachoeira deve estar localizada a uma distância de pelo menos três metros dela.

Se houver um reservatório no jardim: uma lagoa, um lago - podemos presumir que metade da obra já foi concluída. Afinal, uma cachoeira consiste em saliências e um recipiente no qual a água flui e de onde sobe até o topo das saliências. Se essa capacidade já estiver disponível, resta apenas fazer cascatas.

O tipo de cachoeira vai depender do estilo em que todo o terreno está decorado. Se for minimalismo, alta tecnologia ou outro estilo moderno, linhas geométricas estritas, proporções claras e materiais apropriados serão apropriados.

Em todos os outros casos, a cachoeira deve parecer o mais natural possível.

É óptimo que as formas da cascata pareçam continuar o relevo natural do local, assemelham-se a formações naturais, fundem-se com a paisagem.

Os elementos decorativos - pedras, plantas, conchas, etc. - também devem enfatizar a orientação estilística do reservatório e ser combinados com o design de todo o local.

Depois de determinada a profundidade do tanque cascata, a altura de suas saliências, com base nisso, a potência da bomba necessária foi calculada, os equipamentos e consumíveis podem ser adquiridos.

Materiais (editar)

Não é preciso muito para criar uma cachoeira. Isto:

  • areia (é melhor tomar grãos médios);
  • Pedras decorativas para decoração;
  • cimento;
  • materiais impermeabilizantes (pode ser filme de PVC, EPDM ou filme de borracha butílica, concreto - se o revestimento for planejado para ser feito a partir dele);
  • bombear.

Cada revestimento tem suas próprias vantagens. PVC o filme tem alta resistência, resiste bem à pressão da água e às mudanças de temperatura, é absolutamente impermeável e acessível. Entre as deficiências, pode-se destacar um modesto sortimento de cores, a presença de costuras, que são bem visíveis contra o fundo geral, e a sensibilidade a danos mecânicos.

EPDM (ou borracha butílica) o filme tem boa elasticidade, é insensível a UV e geada, não tem medo de movimentos do solo e encolhimento do fundo.

O pavimento de concreto levará mais tempo para ser construído, mas fornecerá proteção adicional contra danos e vazamentos. A cobertura de concreto é criada em três etapas:

  1. Colocando na parte inferior de um filme espesso de polietileno.
  2. Construção de uma estrutura metálica.
  3. Derramando concreto.

Você também pode usar uma tigela pronta. Neste caso, ao marcar os contornos, a tigela é virada de cabeça para baixo e todos os contornos são delineados. Um poço é cavado ao longo das linhas contornadas, um pouco maior do que o tamanho da tigela. Após a instalação, os vazios entre as paredes da tigela e a fossa são cobertos com areia.

Já as bombas são divididas em dois tipos - submersíveis e não submersíveis. Os primeiros são instalados na própria bacia de uma cachoeira ou fonte, os segundos são colocados na margem. As bombas onshore são mais difíceis de camuflar do que os modelos submersíveis.

Ao escolher uma bomba, dois fatores desempenham um papel importante:

  1. a que altura eleva a água (deve ser pelo menos a altura da cascata);
  2. sua produtividade (l / min; quanta água pode ser bombeada em um minuto).

Você também pode criar uma cachoeira ou fonte em casa, por exemplo, em um jardim de inverno. Nesse caso, menos materiais são necessários e a bomba pode ser menos potente.

Como fazer isso?

Instruções passo a passo, uma espécie de master class, onde tudo é descrito de forma clara e clara, ajudarão a criar uma cachoeira no país com as próprias mãos.

  • Em primeiro lugar, no jardim você precisa escolha um lugaronde o reservatório estará localizado. A distância entre ele e a casa deve ser de pelo menos 3 metros. É ótimo se houver uma elevação natural da altura desejada no local escolhido. Se não houver, será possível formá-lo de forma independente, usando a terra retirada para cavar uma cova de fundação.
  • A próxima etapa depois de escolher um local é marque a forma da futura cachoeira. Isso é feito facilmente usando um saco de canto rasgado cheio de areia. Ao sacudir o saco, a areia cairá no solo em um filete limpo e os contornos do reservatório serão claramente visíveis.
  • Tendo delineado os contornos da cachoeira com todas as saliências, você precisa remova o gramado e prossiga diretamente para cavar o poço, formando saliências no processo. A altura das saliências não deve exceder 30 cm. A profundidade do poço em si não deve ser superior a 1 m (a menos que esteja planejado o lançamento de peixes ou outras criaturas vivas nele).
  • No poço acabado, remova todos os objetos estranhos - pedras, galhos, galhos - que podem quebrar o filme. Inferior, bordas alinhadas, compacto... Cubra com uma camada de areia (5-10 cm), alise e derrame abundantemente com água. Para evitar mais germinação de plantas no reservatório, é aconselhável cobrir o fundo e as saliências com geotêxteis.
  • Espalhe o filme... Alinhe-o. Coloque o fundo e as saliências com pedras, certificando-se de que o filme não seja visível em parte alguma. Você pode usar seixos ou pedregulhos pequenos. O assentamento ficará mais fácil se você deixar o material exposto ao sol por 15 minutos - ele amolecerá e a instalação será mais fácil.
  • Instalação de bomba elétrica. Se o modelo for submersível, ele é instalado no fundo do reservatório em uma cesta cheia de pedras. A bomba submersível está localizada em terra e cuidadosamente camuflada. Essa necessidade de camuflagem torna o trabalho com uma bomba não submersível mais longo e trabalhoso. Ao instalar uma bomba de qualquer modelo, lembre-se que as fontes de alimentação devem estar localizadas a uma distância de pelo menos 1,5 m do reservatório, cuidadosamente cobertas com um material à prova de umidade e protegidas de esforços mecânicos. Além disso, é necessário garantir uma remoção fácil e conveniente da bomba - para limpeza e possível reparo.
  • Água corrente e verificar a estanqueidade do revestimento.

Se o teste foi executado com sucesso, você pode começar a decorar a cachoeira.

Elementos de decoração

O uso de pedras naturais é a melhor solução na hora de decorar uma cachoeira. A pedra possui boas propriedades decorativas, durabilidade, não é sensível a extremos de temperatura e precipitação, o que significa que irá garantir a durabilidade e estética do reservatório.

É importante cobrir completamente o filme com uma pedra para que não seja visto em lugar nenhum. Seções do revestimento impermeabilizante aparecendo entre as pedras prejudicam a aparência do reservatório, criando a impressão de desleixo, negligência e imprecisão.

Se o estilo do reservatório permitir, você pode usar uma variedade de utensílios domésticos: tigelas e jarros de barro, cortes de canos, resíduos de construção e até mesmo encanamento (é claro, dentro de limites razoáveis). Um mosaico de cacos de pratos, dispostos atrás da parede de água, vai complementá-lo maravilhosamente. Contra esse pano de fundo, o fluxo de água cintilará com novas cores.Uma técnica semelhante será boa para decorar uma cachoeira no estilo árabe marroquino.

Neste caso, não é necessário usar apenas as cores tradicionais - azul e branco. Quanto mais multicolorido, mais iridescente é o mosaico, mais brilhante a própria cachoeira parecerá.

O resultado é um canto verdadeiramente fabuloso, especialmente se você complementá-lo com lanternas de jardim instaladas na costa ou flutuando na bacia do reservatório.

Você pode colocar plantas (na própria cachoeira e ao longo das margens), lançar peixes ou outras criaturas vivas. Na água oxigenada em movimento, eles se sentirão muito bem. Mas, neste caso, é necessário levar em consideração a profundidade do tanque - se for inferior a 1 m, a água irá congelar no inverno e os peixes morrerão.

As plantas plantadas às margens do reservatório contribuem para a organização de um espaço habitacional único no qual podem viver rãs, insetos e outros amantes de lugares úmidos e sombreados. E do ponto de vista estético, plantar plantas nas margens da cachoeira é uma boa ideia. Aqui se obtém uma espécie de simbiose - beneficiam-se tanto as plantas, que são abastecidas com a quantidade certa de umidade, quanto os donos do sítio, que recebem um cantinho pitoresco em seu jardim.

Em geral, a disposição da zona costeira é um ponto muito importante no desenho de uma cachoeira. Deve caber naturalmente na paisagem, enfatizando as características do local.

Claro, tudo depende do estilo da cachoeira. Em alguns casos, costões rochosos sem uma única mancha verde serão mais apropriados do que uma vegetação exuberante - por exemplo, se o reservatório for decorado em estilo minimalista, ou se um jardim de pedras for "cultivado" no local.

Mas, em qualquer caso, você precisa conter seus impulsos criativos.

Sobrecarregada de elementos decorativos, a cachoeira perderá o encanto, ficará invisível no pano de fundo da abundância de estatuetas, lanternas e outros itens que visam enfatizar a beleza natural do reservatório, e não escondê-la.

Ao decorar as cascatas com pedras, deve-se levar em conta que sua superfície tem um efeito significativo sobre a natureza do fluxo:

  • pedras lisas e lisas ajudarão a obter uma parede de água espelhada;
  • se você usar pedras cortadas e com sulcos - a água será drenada em jatos separados;
  • depressões no meio das pedras criarão um riacho suave e sem pressa - a água irá gradualmente se acumular nesses poços e drenar mais lentamente;
  • para obter um riacho poderoso e impetuoso, que se espalha em pequenos respingos, atingindo o nível inferior, é necessário deixar a água sob pressão entre dois paralelepípedos bem próximos.

Perto do reservatório, você pode instalar um mirante, uma bancada ou pendurar uma rede - você terá um maravilhoso local de descanso. O som da água caindo, o farfalhar das folhas das plantas costeiras vão lhe dar paz, tranquilidade e harmonia.

Qualquer, mesmo o menor corpo d'água servirá como uma decoração maravilhosa para uma casa de verão. Sua criação não requer muito esforço, tempo ou dinheiro. E ele é capaz de trazer benefícios consideráveis. Estas não são apenas propriedades decorativas, mas também práticas - umedecer o solo e o ar (o que é muito útil para as plantas, especialmente as que crescem na costa), atraindo pássaros e insetos benéficos que podem instalar-se no jardim e protegê-lo de pragas.

Belos exemplos e boas opções

Na cabana de verão, você pode criar uma grande variedade de cachoeiras - dependendo de seu tamanho.

As opções em grande escala, com muitos declives e uma tigela volumosa, serão adequadas em um grande jardim, onde não ocuparão a maior parte da área. Nesse caso, você pode brincar com a altura das pistas, sua localização em relação umas às outras, sua quantidade, potência e direção dos jatos, decoração. Uma grande cachoeira "resistirá" a um pequeno aterro e até a uma ponte.

É verdade que a criação de tal obra-prima levará mais tempo e mais materiais serão necessários, sem mencionar uma bomba de maior potência. Mas vale a pena.

Se a área suburbana não difere em tamanho sólido, você pode organizar uma mini-cachoeira.Ele não é de forma alguma inferior aos seus irmãos mais velhos. Exceto, é claro, em termos de tamanho.

Uma cachoeira pequena e despretensiosa não é menos atraente do que as opções de vários níveis. Ele também é capaz de dar paz, harmonia, decorar qualquer parte do jardim, tornar-se o centro de toda a paisagem.

O morro, onde são feitas as saliências, também pode ser decorado com plantas, tornando-o uma espécie de morro alpino. Suculentas, musgos e líquenes ornamentais, amantes da umidade, ajudarão a dar vida a essa ideia.

Se você quiser algo extraordinário, pode arranjar uma cachoeira seca. Nesse caso, a água que desce das saliências não se acumula no recipiente, mas desaparece, à primeira vista, não se sabe para onde. Parece muito impressionante.

Na verdade, a água flui para um reservatório subterrâneo escondido e disfarçado, de onde a bomba a bombeia novamente para o topo das saliências.

Para um jardim decorado em estilo moderno, onde se dá preferência a formas geométricas e proporções precisas, uma cachoeira de concreto é adequada. A geometria estrita das linhas, estruturas de concreto se encaixam perfeitamente no projeto geral.

Para obter informações sobre como criar uma fonte artificial com cascata com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

1 comentário
Borisovna 11.08.2021 10:05
0

Muito bem, mãos de ouro.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário