Euonymus: descrição do arbusto, plantio e cuidado

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Muitas vezes, a atenção dos jardineiros é injustamente privada do euonymus - um arbusto ornamental que pode se tornar a principal decoração do jardim e se deliciar com sua beleza ao longo da temporada. Mesmo com o início do outono, quando cessa a floração das culturas e o jardim fica imerso em cores opacas, este arbusto continua a decorar o local.

Peculiaridades

A planta pode ser representada sob o nome de eonymus. A cultura pertence à família euonymus, que inclui mais de uma centena de variedades de arbustos em miniatura a árvores médias. Na natureza, a planta pode ser vista no Leste Asiático, Europa, Austrália, América do Norte e Madagascar, algumas das formas crescem na China. Na Rússia, ela cresce nos Urais, na faixa do meio, no Extremo Oriente.

O arbusto pode atingir o tamanho de 7 m, as flores são geralmente compactas, a sua cor varia consoante a variedade e variedade. O número de inflorescências é de até 5 peças. Os frutos são formados em cápsulas secas. A cultura tem propriedades medicinais, porém, as bagas são muito tóxicas devido ao teor de alcalóides, por isso é recomendável abandonar o plantio na presença de crianças pequenas.

A planta é despretensiosa para cuidar. Por exemplo, o arbusto tolera facilmente forte poluição de gás ou uma queda de curto prazo na temperatura de -20 graus Celsius. As sementes são frequentemente vendidas em formato "mix" e são uma mistura de diversas variedades de culturas, cuja descrição será divulgada a seguir.

Tipos e variedades

Existem vários tipos de cultura representada.

Alado

Difere na cor ígnea das chapas. Para esta propriedade específica, a planta às vezes é até chamada de "sarça ardente". Este arbusto cresce muito, tem cerca de dois metros de comprimento, os rebentos rectos castanhos ou verdes são fortemente ramificados. Durante os meses de verão, a folhagem agrada-se com o verde colorido, e em setembro começa a ficar tingida de vermelho e, por isso, fica totalmente colorida. No inverno, mudas de frutas complementam o efeito decorativo do arbusto com uma cor escarlate, mas as flores não são consideradas pelos jardineiros como decoração de jardim.

As variedades mais populares das espécies aladas são "Compactus" com altura de até 1 m, "Fireball", atingindo 1,5 m, e "Rudi Haag" - variedade em miniatura, cujo comprimento não exceda 1 m.

europeu

Esta árvore tem folhagem verde escura, variedades variegadas são encontradas. No outono, as folhas são pintadas em ricos tons de vermelho. Apesar dos frutos rosa ou escarlate muito brilhantes, esta espécie não é popular nos círculos de jardinagem. Basicamente, costuma-se cultivar a variedade "Red Cascade", que se distingue pela tonalidade framboesa da folhagem do início do outono.

Fortuna

Este grupo pertence aos mais procurados na jardinagem. Tem uma aparência de cobertura de solo perene e inclui muitas formas. Os brotos da planta são rasteiros e, portanto, o cultivo da variedade é um pouco diferente do cuidado de outras variedades.

Normalmente, os residentes de verão escolhem as seguintes variedades da Fortune para manutenção: Emerald'n Gold subdimensionado, Esmeralda Gaiety verde escuro, anã "Sunspot" com folhas de cor incomum, variegada "Arlequim", Sunshine com folhas amarelas ricas, "Silverstone" com brotos semi-retos, Minimus de folhas pequenas com altura de apenas 15 cm, "Silver Queen" de crescimento rápido com folhagem branca e verde.

japonês

Mais frequentemente, esta variedade é cultivada em casa devido à sua vulnerabilidade ao frio. É caracterizada por folhas estreitas de até 7 cm de comprimento. A atenção dos jardineiros é atraída por variedades do grupo japonês como "Bravo" variegado, "Rainha Dourada" de folhas largas, arbusto perene vertical e denso Marieke, "Aureomarginata" com folhas verdes com uma moldura branco-amarela.

A vista plana merece atenção especial. Normalmente é uma árvore de até 3 m de altura com brotos de oliveira. Às vezes, uma flor azulada é visível no tronco. É caracterizada por folhas longas - até 19 cm, sua largura é de 9 cm. Uma inflorescência forma até 30 flores, e a altura dos pedúnculos é de 15 cm. A planta é cultivada ativamente para decorar jardins e chalés de verão.

E também a escolha dos jardineiros frequentemente recai sobre o euonymus de Siebold. O tamanho deste arbusto é de 2 a 4 m, tem folhas pontiagudas simples, coriáceas e felpudas com 6 a 17 cm de comprimento e 4 a 9 cm de largura. As flores têm geralmente até 12 cm de diâmetro, cada inflorescência não tem mais de 15 flores. Na natureza, esta espécie prefere crescer em áreas florestais, nas margens de florestas de coníferas, em vales de rios e riachos, na parte baixa das encostas das montanhas.

Como plantar?

A cultura apresentada pertence a plantas bastante simples e despretensiosas para crescer em várias regiões com invernos frios. Mesmo na Sibéria, é possível manter arbustos.

Escolha um local adequado antes de plantar a planta. A árvore se desenvolve melhor em áreas protegidas do vento e bem iluminadas pelo sol, a planta se sentirá confortável em sombra parcial. Se variedades variegadas forem plantadas, você precisará escolher o canteiro de flores mais iluminado. Quando plantada na sombra, a cultura se desenvolverá mal, a sombra da folhagem não agradará com o brilho.

A época mais favorável é a primavera ou meados de outubro. Se você planeja plantar um espécime com um rizoma fechado, o procedimento pode ser realizado durante toda a temporada. Ao plantar, é importante levar em consideração a forma do futuro arbusto. Existem espécies que crescem muito bem, portanto, é aconselhável observar um intervalo de 1,5-2 m entre os plantios.

Solo adequado é solo ligeiramente alcalino, fértil com acidez média. Você pode escolher um local com um lençol freático raso. O primeiro passo para plantar é cavar um buraco. O solo escavado deve ser combinado com composto. Barro expandido ou tijolo quebrado é imerso no fundo como uma camada de drenagem. Se a crista não for argilosa e enriquecida com areia, o sistema de drenagem pode ser omitido.

A próxima camada é a mistura preparada anteriormente, na qual a muda é plantada de forma que o colo da raiz fique ao nível do solo. Agora o local de plantio está compactado e bem umedecido.

Residentes de verão experientes aconselham colocar uma camada de cobertura morta ao redor das mudas, o que irá manter a umidade no solo por um longo tempo, prevenir o desenvolvimento de ervas daninhas, prevenir o superaquecimento das raízes e prevenir a formação de fungos, para os quais as espécies de cobertura do solo são especialmente propenso. Casca ou lascas de madeira podem ser usadas como cobertura morta. Já depois de algumas semanas, o crescimento ativo deve ser observado.

Como cuidar?

O cuidado da árvore do fuso inclui procedimentos agrícolas padrão.

Rega

Durante o enraizamento, é importante regar a planta tão frequentemente quanto possível, evitando que o solo seque, então os procedimentos de rega podem ser encurtados. Recomenda-se que grandes variedades sejam regadas com menos frequência, mas em grandes quantidades. As espécies baixas são menos vulneráveis ​​à seca, por isso é melhor regá-las com mais frequência, mas em pequenas doses. Como no cuidado de outras plantações, no calor, o arbusto precisa de umidade abundante, e durante a estação das chuvas é melhor abandonar completamente a rega.

Top curativo

Se na dacha a planta for plantada em terreno fértil, não é necessário adicionar nutrientes adicionais. Recomenda-se alimentar a cultura no período após a poda da primavera.Como fertilizante, são adequadas as misturas minerais para as culturas de jardim na forma de grânulos, sendo habitual espalhá-las a 20 cm do arbusto. A cada 2 anos, a planta não interfere na alimentação na forma de solução de esterco podre.

Se uma variedade de cobertura do solo for plantada, durante o enraizamento ela pode ser alimentada com composto.

Poda

Um corte de cabelo higiênico é realizado na primavera e no verão. Este procedimento resulta em ramificação ativa. Durante o processo, o jardineiro elimina brotos feridos e murchados e suaviza o espessamento. Para o rejuvenescimento, os ramos devem ser encurtados pela metade a cada 3-4 anos.

A poda formativa pode ser feita no início da primavera e no outono. Essa manipulação visa criar uma forma de arbusto incomum. Portanto, uma forma popular é uma planta no tronco. Se se trata de uma espécie de cobertura do solo, durante a estação de crescimento é comum beliscar a parte superior dos brotos - este procedimento ativa o desenvolvimento de ramos laterais.

Transferir

Normalmente, a cultura apresentada é transplantada a cada 3-4 anos - isso é importante ao manter um espécime anão adulto. Em tenra idade, a planta precisa de um transplante anual. Se uma espécie alta é cultivada, o transplante é suficiente apenas em uma idade jovem. O processo de transplante é realizado junto com um pedaço de terra - isso reduz o risco de danos ao sistema radicular durante o procedimento.

Wintering

As espécies europeias e aladas resistem melhor aos invernos; podem passar o inverno sem proteção adicional. Somente mudas jovens de até 3 anos precisam de isolamento. Ao cultivar espécies japonesas e Fortune, medidas adicionais de proteção contra o frio devem ser tomadas. Se o inverno for de neve, essas variedades sobreviverão ao inverno, mas se não houver neve, será muito difícil para elas.

Para ajudar a planta a resistir à geada, ela precisa ser regada abundantemente em meados de novembro e uma camada de composto deve ser aplicada como cobertura morta ou ramos de abeto - essas medidas manterão a umidade no solo, o que não acontecerá com as raízes capaz de extrair do solo congelado no inverno.

Se a neve não for observada no inverno, é permitido proteger o arbusto com agrofibra, serapilheira ou folhagem seca. Quando as geadas param e a temperatura acima de zero é estabelecida, o abrigo pode ser removido.

Métodos de reprodução

Euonymus é propagado de maneiras diferentes.

Sementes

Quase todas as variedades deste representante da flora podem ser propagadas pelo método de semeadura. A colheita da semente é realizada em setembro, após o qual a semeadura é realizada imediatamente. Quando plantadas para o inverno, as sementes endurecem naturalmente. Durante a semeadura, as mudas são eliminadas, as sementes são plantadas em solo fértil, umedece o local de plantio e cobre com palha ou ramos de abeto.

Se o jardineiro planeja semear na primavera, é recomendável armazenar a semente na geladeira por seis meses e depois mergulhá-la em água por alguns dias antes de plantar.

Estacas

As estacas são realizadas no verão. Utilizam-se como material de plantio estacas com 10-15 cm de tamanho, as folhas inferiores devem ser removidas, o topo cortado, as pontas são tratadas com um agente formador de raízes e plantadas em substrato de turfa e areia. Em seguida, os brotos plantados devem ser regados, o recipiente deve ser embrulhado em filme plástico. O cuidado adicional consiste em arejar e manter o teor de umidade normal do substrato.

É melhor colocar o recipiente em um local sombreado. Se a variedade for resistente ao inverno, em outubro as mudas podem ser plantadas em terreno aberto. Ao criar espécies perenes no inverno, é recomendável manter o recipiente em uma sala fria e transplantar em abril.

Você pode tentar propagar o arbusto por estacas na água, eles formam raízes rapidamente, em maior medida esta propriedade é expressa em variedades japonesas e fortuna.

O material de plantio para o enraizamento deve ser coletado na segunda metade da primavera.O recipiente com água deve ser retirado ao abrigo do sol, a água deve ser renovada algumas vezes por semana e, quando surgem raízes, as mudas devem ser transplantadas para um recipiente individual ou para o jardim.

Camadas

Este método é comum para a reprodução de cobertura do solo e formas de baixa variedade. Perto do arbusto, é necessário cavar um sulco de 2-3 cm de profundidade, dobrar o rebento lateral, colocá-lo no sulco, fixá-lo e adicionar solo enriquecido com componentes úteis.

Depois de um ano, as raízes vão se formar no broto, que pode ser separado e plantado em outro local. Os cultivares da fortuna podem formar raízes superficiais e, portanto, as estacas são simplesmente colocadas no solo para o enraizamento.

Ao dividir o arbusto

Este método é usado ao criar variedades anãs, cujas raízes são rasas no subsolo. No início da estação de crescimento, os rebentos das raízes são encurtados em 1/3 e cortados com uma parte do rizoma, após o que são plantados numa nova crista. O plantio é bem umedecido, em seguida, é aplicada uma camada de cobertura morta.

Doenças e pragas

Os insetos geralmente se tornam um problema ao cultivar a planta apresentada. As pragas mais comuns são pulgões e cochonilhas.

  • Aphid. Parece um bug preto ou verde em miniatura. Normalmente, a cultura é atacada por hordas inteiras de tais indivíduos. Você pode identificar pulgões na parte inferior da folha. Esta praga adora se banquetear com suco. Os inseticidas e pesticidas são métodos de controle eficazes. Você também pode combater pulgões tratando com água e sabão.
  • Mealybug. Esses insetos também são visíveis a olho nu e preferem se alimentar da seiva dos brotos e das folhas. Se não houver tantos indivíduos, você pode eliminá-los mecanicamente. Dos meios adquiridos contra os insetos, os preparados "Aktara", "Biotlin", "Calypso", "Confidant", "Confidor", "Mospilan", "Tanrek", "Fitoverm" são bons no combate. Após 1-2 semanas, é aconselhável reprocessar a amostra afetada.

Às vezes, a planta se torna vítima de várias doenças. A maioria deles é provocada pelo não cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Assim, com solo alagado, é possível encontrar oídio. Você pode reconhecer a doença pela flor branca e ressecamento da copa.

Se faixas marrons forem observadas nas folhas, pode-se presumir que a cultura é afetada pela mancha marrom. Ambas as doenças são tratadas com fungicidas. Os meios mais eficazes são "Peak", "Hom", "Skor", "Abiga".

A doença mais séria de uma planta é chamada de mosaico. A presença da doença é indicada pela formação de manchas amarelas e deformação das folhas. Quando infectado, não há sentido em tratar a amostra afetada - resta apenas desenterrá-la e descartá-la o mais rápido possível.

Uso em paisagismo

A cultura pode ser plantada como planta única, ou participar de plantio coletivo. É utilizado para decorar relvados, pode ser utilizado para o cultivo de sebes. Se você plantar em um conjunto de grupo, então é melhor escolher espécies grandes e espalhadas.

Formas altas criam um cenário espetacular para outras culturas. É mais conveniente organizar canteiros de flores ao redor do perímetro com variedades anãs, bem como usá-los ao decorar escorregadores alpinos e jardins ornamentais. Em alguns jardins, a cultura é representada como parte do gramado ou como meio-fio que ladeia o beco do jardim.

Às vezes, as plantas podem ser usadas para decorar varandas, terraços, varandas. Arbustos coníferos, bérberis anões, dogwood vão se tornar bons vizinhos no desenvolvimento do projeto paisagístico. Se o euonymus de Fortchun for plantado, então é permitido fixá-lo em suportes para ajardinar várias estruturas.

Plantando e cuidando de euonymus no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário