Arbustos ornamentais: variedades, dicas de escolha e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. As melhores variedades e suas características
  3. Como escolher?
  4. Regras de pouso
  5. Como cuidar?
  6. Exemplos em paisagismo

Se é o feliz proprietário de uma casa de campo com um lote de terreno, sabe bem como é bom acordar de manhã e sair para o alpendre admirar a paisagem envolvente. No entanto, para isso, você precisa criar um belo projeto paisagístico.

É para esses lotes pessoais que vários tipos de arbustos ornamentais foram selecionados. Estas plantas são caducas e coníferas, altas e baixas, frutíferas e com floração simples - em geral, a escolha aqui é vasta. Falaremos sobre seus critérios, as variedades mais populares e as características de cuidar delas em nosso artigo.

Peculiaridades

Com uma seleção tão grande de variedades de arbustos ornamentais, é muito difícil identificar quaisquer características comuns, uma vez que dependem da subespécie da própria planta., mas os mais importantes são:

  • arbustos podem crescer em quase todas as condições climáticas e em qualquer solo, mas você precisa estudar cuidadosamente as características de sua região para determinar o que plantará no local;
  • muitos arbustos ornamentais coexistem pacificamente com outros tipos de plantas, no entanto, verifique este ponto sempre que pensar em plantar uma nova árvore;
  • esses arbustos na maioria das vezes não têm outra função senão decorativos, o que significa que você deve sempre lembrar que eles precisam de cuidados para manter sua aparência atraente.

Os arbustos ornamentais são:

  • amoroso ao calor e resistente à geada;
  • frutificação e floração;
  • baixo, médio e alto;
  • ama a sombra e o sol;
  • perene e caducifólia;
  • amante da umidade e resistente à seca.

Ao escolher as plantas certas para a sua paisagem, é muito importante esclarecer este ponto: quais as temperaturas que prevalecem no seu clima? Se você mora em uma área quente, onde mesmo no inverno a temperatura não cai abaixo de zero, então você tem mais opções. Se, em sua latitude geográfica, os indicadores de temperatura costumam estar abaixo de zero, faz sentido pensar nesses arbustos que podem ser bonitos mesmo em um clima rigoroso. No entanto, o mesmo arbusto não pode ser igualmente belo durante todo o ano.

    Naturalmente, sua atratividade depende da estação: alguns são mais bonitos no verão, outros no inverno.

    Vamos descobrir quais arbustos vão agradar você:

    • na primavera - keria, irga canadense, amendoeira, spirea, forsythia, azalea, magnólia, hamamélis;
    • no verão - bérberis, rosas florescendo, jasmim, urze, hortênsia;
    • no outono - Kalina Kompaktum, espinheiro semi-macio, freixo da montanha, abelia, amora da neve, bordo japonês;
    • no inverno - camélia (em regiões de clima quente), zimbro, azevinho, teixo.

    As melhores variedades e suas características

    Assim, descobrimos quais tipos de arbustos ornamentais são adequados para cada estação. E agora vamos descobrir mais sobre cada um deles com mais detalhes.

    Primavera

    • Azaléia de jardim - um arbusto florido de uma beleza impressionante do gênero dos rododendros. Ela floresce tão exuberantemente que mal dá para ver a folhagem. Existem muitos tipos diferentes de azaléias, mesmo algumas que não perdem as folhas durante todo o ano. A gama de cores dos botões também é ampla - do branco-rosa ao vermelho brilhante, do amarelo claro ao laranja. Existem até inflorescências roxas e roxas. A azaléia floresce na primavera, a duração da floração - de um crescente a dois meses.A planta é muito exigente para cuidar, começando com a escolha do local certo e terminando com a manutenção de um nível constante de umidade do solo.

    Se você decidir adquirir uma azaléia, estude bem todas as nuances de seu conteúdo.

    • Witch hazel. Uma planta com flores bonita e muito incomum. Além disso, não são apenas suas inflorescências que chamam a atenção - a hamamélis tem folhas grandes e carnudas em forma de oval, que no outono se tornam coloridas em tons de amarelo alaranjado. Externamente, a hamamélis se assemelha a uma avelã, razão pela qual ele recebeu o apelido de "noz de bruxa". No tempo frio, esta planta interessante enrola suas pétalas em tubos. Dependendo das condições climáticas em que este arbusto cresce, seu período de floração cai no final do outono ou no início da primavera e dura cerca de 20 dias, ou mesmo um mês.
    • Irga canadense. Como o nome sugere, esta planta perene é nativa da América do Norte. Irga é uma árvore que ama a luz e é resistente à seca, resistente à geada, pouco exigente para o tipo de solo, não precisa de muita rega. Em condições de ar urbano poluído, cresce bem, não sofre com isso. Refere-se a arbustos de crescimento rápido. A irga canadensis, via de regra, é plantada para criar sebes ou como decoração única de jardim. As flores são agrupadas em cachos, os frutos são vermelhos, transformando-se em púrpura com uma leve floração azulada ao atingir a maturidade.

    Muito bonita desde o início da floração até a queda das folhas.

    • Keriya (kerria) é japonês. Tem ramos finos e fluidos, folhas graciosas e flores amarelas brilhantes, parecendo pequenas rosas na aparência. Kerria começa a florescer no início da primavera e isso continua até julho. No entanto, mesmo após o desbotamento da maioria dos botões, flores individuais aparecerão nele até o final do verão. As folhas de Kerria também são atraentes: têm um arranjo alternativo, bordas recortadas, sua forma é oval alongada com uma ponta afiada. No outono, eles ficam amarelos.
    • Magnólia. Possui muitas variedades (pouco mais de 60), entre as quais há caducas e sempre-vivas. A magnólia desabrocha profusamente, as flores são bastante grandes e sua gama de cores inclui tons de branco, rosa, roxo e amarelo. O perfume de magnólia é famoso entre os jardineiros. Esta árvore arbustiva é muito apreciada para a decoração de jardins, parques, jardins domésticos devido ao seu aspecto deslumbrante. As magnólias crescem em locais de clima variado, mas criam raízes especialmente bem onde é quente.
    • Amêndoa. Um arbusto ornamental desta espécie é muito procurado na formação de sebes. Isto é explicado pela sua interessante copa, que tem uma forma esférica, folhas invulgares de cor verde escura e uma floração deslumbrante que ocorre na primavera. Uma amendoeira em flor é imperdível - flores branco-rosadas cobrem-na com um “chapéu”, transformando-a numa bola mágica e perfumada.

    Os frutos da variedade ornamental do arbusto são intragáveis, porém, decoram a planta, prolongando sua relevância estética.

    • Spirea. Um interessante arbusto ornamental com uma grande variedade de espécies. As espirais diferem na forma (com ramos para baixo, em forma de pirâmide, hemisférica, liana), na cor da folhagem, principalmente no outono, no tipo de inflorescência e tonalidade das flores. Também há uma diferença na época de floração: na primavera ou no verão. As espireas da primavera, via de regra, dissolvem seus botões brancos nos brotos do ano anterior, as do verão nos galhos recém-crescidos e suas flores têm uma cor mais brilhante: do rosa ao roxo. Spirea cresce notavelmente em uma grande cidade, é resistente ao gelo e não requer cuidados especiais.
    • Forsythia. Floresce no início da primavera. Ela floresce profusamente. As inflorescências lembram sinos, têm uma cor amarela brilhante. Forsythia é uma planta termofílica e, portanto, não será capaz de criar raízes em todos os climas.No entanto, a seleção não pára, e agora no mercado você pode ver variedades que estão mais adaptadas à realidade russa. A forsítia é muito procurada como planta, de cujas plantações são formadas sebes.

    Não perde o seu encanto mesmo no final da floração: as suas suculentas folhas verdes cobrem a árvore densamente e conferem-lhe um aspecto elegante.

    Verão

    O verão é a época da mais ampla seleção de arbustos ornamentais para decorar seu quintal. No entanto, existem várias variedades que queremos destacar.

    • Bérberis. Provavelmente todos se lembram de como na infância se deliciavam com os doces de mesmo nome. Se você tem uma casa de campo de verão ou uma casa de campo, terá a oportunidade de comer verdadeiras bagas de bérberis - saborosas e saudáveis. E a própria árvore não o deixará indiferente. Barberry é um arbusto espinhoso que vem em muitas variedades, desde a queda das folhas até aquelas que permanecem verdes durante todo o ano. As folhas têm bordas serrilhadas, as flores aparecem no início do verão, são pintadas em tons de amarelo e laranja. No final de setembro, a árvore começa a dar frutos. As bagas são alongadas, de cor escarlate e têm um sabor doce e azedo brilhante.

    Ao mesmo tempo, nas espécies caducas, a cor da folhagem começa a mudar e fica muito bonita: bagas vermelhas sobre fundo amarelo.

    • Mescla. Outro arbusto digno da atenção de um jardineiro amador. É uma planta perene com uma vida útil muito longa - até 50 anos. A planta é despretensiosa, em condições naturais muitas vezes "instala-se" em turfeiras, pinhais, em locais onde ocorreram incêndios florestais. Heather é uma planta perene. Suas folhas têm a forma de um triedro e "brincam" com vários tons, do verde claro ao malaquita. As flores deste arbusto são coletadas em inflorescências, cada uma das quais pode ter até 30 botões. A cor é branca, amarelada, rosa, lilás ou roxa. A urze é uma excelente planta de mel, para a qual abelhas, zangões, vespas e outros amantes do doce néctar voam com alegria.
    • Hortênsia (hortênsia). Um arbusto ornamental incrivelmente bonito com floração abundante. Muito procurado em paisagismo. Hortênsia tem grandes folhas verdes suculentas em forma de ovo, com bordas afiadas. Ela floresce em grandes cachos que parecem flores lilases. As flores têm uma variedade de tons, desde rosa branco até azul celeste. O diâmetro da inflorescência da hortênsia pode chegar a 25 centímetros. O período de floração vai de meados do verão a setembro. A desvantagem do arbusto é a intolerância ao frio. Portanto, se o seu clima não for ameno, não se esqueça de cobrir bem a sua hortênsia para o inverno, caso contrário, o mato pode morrer.

    A árvore adora o sol e o solo ligeiramente ácido, com boa irrigação e ventilação.

    • Jasmim. Agora vamos contar-lhe uma coisa que o pode surpreender: o jasmim, comum entre os amantes do paisagismo, não é jasmim! Esta planta é assim chamada por causa da semelhança de suas flores com o jasmim. O arbusto em questão tem o nome de chubushnik - na linguagem comum, "jasmim de jardim". É muito popular por sua aparência atraente e floração surpreendente que começa na primavera. As inflorescências de Chubushnik são racemosas, as flores têm uma tonalidade creme branca ou clara. Bem, seu âmbar é levado muito além do jardim. As folhas de "jasmim de jardim" são alongadas, em forma de ovo ou largas. Sua cor é verde suculento. No outono, a folhagem cai.
    • Você pode falar sobre rosas para sempre. Essa é uma daquelas plantas que faz admirar até quem é indiferente às flores. Queremos falar um pouco sobre uma variedade de jardins como a rosa rugosa rugosa. Este arbusto ornamental pode crescer até 2 metros de altura. Excelente para formar sebes e plantio único.Como todas as rosas, a rugose rugosa possui espinhos. As folhas são ovais, com bordas recortadas. Um lado é brilhante, o outro é fosco, com uma "penugem" acinzentada. As flores são de grande variedade em tamanho e cor. A rosa Rugosa tem um rizoma poderoso que pode penetrar vários metros no solo e cobrir uma grande área ao redor da planta.

    Outono

    O outono para a maioria das plantas é uma época de queda das folhas e interrupção do crescimento ativo. Porém, há plantas que, com a chegada do outono, só ficam mais bonitas e servem como um maravilhoso destaque da paisagem. Vamos falar sobre eles com mais detalhes.

    • Abelia. Ela floresce por muito tempo e abundantemente durante todo o verão até meados do outono. Entre as variedades, existem sempre-vivas. As folhas da abélia são de tom verde profundo, ovais, com pontas agudas. Flores - brancas ou rosadas com aroma rico, em forma de tubo, crescendo em grupos de várias nas pontas dos ramos.
    • Snowberry. Também conhecido como wolfberry. Este arbusto é muito comum nos jardins frontais de prédios de apartamentos e em parques. Também é plantado em áreas suburbanas. As folhas da amora-da-neve são ovais, com cores diferentes em ambos os lados: na frente são verdes, e no “interior” - glaucas, como esfumaçadas. No final da primavera, a "wolfberry" começa a florescer e até setembro fica repleta de pequenas flores rosadas reunidas em cachos. No outono, o arbusto é coberto por bagas brancas. Eles são intragáveis ​​e até venenosos. Mas as bagas estão lindas, aliás, podem permanecer no mato durante todo o período outono-inverno. Arbustos de snowberry densamente plantados formam sebes impressionantes. Eles também ficam ótimos na composição com outros arbustos ornamentais.
    • Hawthorn é semi-macio. Planta caducifólia resistente de inverno. Ela começa a florescer no final da primavera. As flores do espinheiro são pequenas, branco-rosadas, com 2 a 2,5 centímetros de diâmetro. Folhas em forma de ovo, pontiagudas, ásperas. No início do outono, o arbusto está coberto de bagas. Eles são em forma de pêra e crescem até 2 centímetros de comprimento. A sua cor é vermelha com tonalidades de laranja, existem pequenos pontos na superfície. Os frutos são doces e azedos, saborosos e saudáveis, amiláceos. Hawthorn é resistente à geada, despretensioso para seu habitat, sobrevive bem em condições urbanas. As plantações de espinhos são usadas para criar sebes, combinadas com outros arbustos e plantadas individualmente para decorar a paisagem.
    • Kalina Compactum. Como o nome indica, tem um tamanho modesto - cerca de um metro e meio de altura e cerca de dois de diâmetro. Começa a florir no final de maio, as flores são de cor branco-creme. Este período dura cerca de 2 a 3 semanas. Perto do outono, a árvore é coberta por cachos de frutas vermelhas. Parece muito elegante, pelo que, de facto, o viburnum Compactum é apreciado por jardineiros e paisagistas. Ela é despretensiosa no atendimento, não necessita de condições especiais para "viver". Resistente a baixas temperaturas. Aliás, outra de suas vantagens é que as bagas ficarão penduradas nos galhos durante todo o inverno e atrairão uma variedade de pássaros para o seu quintal. E eles vão festejar e você vai gostar de seu chilreio.
    • Maple Japanese. Esta é realmente uma árvore de "outono"! É impossível não admirar suas folhas de um vermelho vivo de formato incomum. O bordo vermelho japonês tem 3 variedades: em forma de leque, em forma de palma e japonesa. Eles variam em sombra e folhagem, bem como em tamanho. A nádega é a menor. Maples também florescem. Suas flores são pequenas, suas cores vão do vermelho vivo ao verde-amarelo. No futuro, as flores se transformam em sementes aladas, que são carregadas pelo vento em diferentes direções e delas brotam árvores jovens.
    • Rowan. Outro arbusto com bagas brilhantes, que, em contraste com a folhagem amarelada de outono, parecem especialmente elegantes.Os paisagistas costumam usar essa árvore como um "ponto" contrastante no jardim. Rowan é muito fácil de cultivar: é despretensioso, resistente aos caprichos do tempo. Além da estética, traz benefícios práticos - seus frutos silvestres são saborosos e saudáveis. Não coma você mesmo - os pássaros comem, graças a você por esta iguaria nutritiva no inverno gelado.

    Inverno

    É fácil adivinhar que no inverno nem todo arbusto será capaz de decorar o seu terreno. A maioria deles está "nua", sem folhagem e parece tão cinza quanto a paisagem circundante (a menos, é claro, que você more em regiões quentes). Mas existem vários tipos de arbustos ornamentais que ficam mais bonitos no inverno. Vamos falar sobre eles.

    • Camélia. Planta perene com caules ramificando-se na base. Evergreen. As folhas são ovais, a ponta é pontiaguda. A cor da folhagem é verde escuro, com uma nervura carnuda no centro. A camélia começa a florescer no início do inverno e termina na primavera. Suas flores são bastante grandes (até 12 cm), as pétalas estão dispostas em várias camadas. Eles não têm aroma. A gama de cores é branco-rosa, amarelo, vermelho, flores variegadas são freqüentemente encontradas.
    • Azevinho. Um arbusto perene com folhagem verde brilhante e bagas escarlates - muito parecido com uma guirlanda de Natal. Embora seja um “decorador” do jardim no inverno, porém, com uma pequena ressalva: o inverno não deve ser frio, pois as geadas são fatais para o azevinho. Se o clima em sua região é rigoroso, mas você deseja cultivar esta planta em seu local, prepare-se para cobri-la durante os meses de inverno. Holly não é apenas uma decoração de jardim - também é usada para fins medicinais.

    A partir de sua casca, folhagem e frutos, são preparados medicamentos que ajudam em muitos males.

    • Yew berry. Arbusto de coníferas. Tolerante à sombra, adora umidade. Ele cresce muito lentamente. É uma planta venenosa, apenas bagas são seguras, mas é melhor que as pessoas não as comam. Das plantações de teixo obtêm-se sebes chiques e também esculturas, já que o corte de cabelo só serve para esta planta. As raízes do teixo estão muito próximas da superfície do solo, portanto, até mesmo arbustos maduros podem ser replantados. Quanto mais velha se torna a planta, mais resistente à geada. Em tenra idade, precisa de abrigo no inverno.
    • A Rosa Mosqueta é decorativa. Um grande arbusto com ramos em forma de arco pendurados no chão. Tem espinhos duros e afiados. A roseira tem muitas variedades, entre as quais existem até cipós, que crescem agarrando-se a árvores ou edifícios com ramos de cipós. Arbustos em forma de hemisfério, que florescem abundantemente e brilhantemente, são muito apreciados.
    • Zimbro. Uma planta interessante incomum que se parece com um arbusto achatado. É conhecido pelo seu efeito desinfetante. Ele é usado em paisagismo como uma unidade independente ou como parte de uma composição, por exemplo, ao criar um slide artificial com plantações. O zimbro cossaco, frequentemente plantado em parcelas, apresenta uma cor verde esmeralda com tonalidade azulada. A planta é conífera, embora as agulhas se pareçam com folhas.

    No outono, pequenas bagas amadurecem, lembrando cones na aparência.

    Como escolher?

    Para regiões com climas amenos e invernos curtos, a escolha de um arbusto ornamental não é um problema. Na verdade, a escolha de plantas termofílicas é bastante ampla. Mas o que devem fazer aqueles que vivem em condições mais severas, por exemplo, nos Urais, na Sibéria? Afinal, quero que o enredo pessoal agrade aos olhos! Vamos descobrir.

    Então, Ural. A terra das montanhas, vales, rios frios e florestas escuras. O clima aqui é severo e implacável. Suas características:

    • a temperatura do ar fica abaixo de zero na maior parte do ano;
    • ventos frios com rajadas;
    • nevoeiros nas terras baixas;
    • neve pesada.

    Em tais condições, apenas plantas resistentes à geada podem sobreviver. Eles serão ajudados com isso:

    • sistema radicular forte;
    • pouso próximo a edifícios, estruturas, no lado sotavento das montanhas;
    • abrigo de inverno com agrofibras ou outro material similar, polvilhado com neve.

    Os Urais, como região, podem ser divididos em 3 partes. Cada um deles tem suas próprias características, que você precisa focar na escolha de arbustos ornamentais.

    • Norte dos Urais - a República Komi, Yugra. Além do exposto, caracterizam-se pela escassez de solo com abundância de rochas, pantanais e invernos frios. Para o plantio, apenas plantas resistentes à geada são adequadas: madressilva, rododendro, zimbro, freixo da montanha.
    • O centro dos Urais é uma região da região de Sverdlovsk. O clima aqui não é tão severo, então a diversidade de espécies pode ser expandida. Arbustos como espinheiro, espirea, vesícula, viburnum e derain são adequados para o plantio.
    • Sul dos Urais. Expandindo os limites da escolha. No entanto, também há um problema - o verão seco, durante o qual você precisará garantir que suas plantas sejam regadas em abundância. Para o cultivo, você pode comprar uma amora-da-neve, um jasmim de jardim, uma forsítia.

    Pessoas particularmente arriscadas podem até tentar cultivar rosas.

    • O clima da Sibéria é conhecido por sua aspereza. Portanto, a resistência à geada dos arbustos também é muito importante aqui, assim como nos períodos em que florescem e frutificam. Além do acima exposto, adequado para o norte e centro dos Urais, na Sibéria, você pode cultivar budley, weigela, hortênsia.

    Regras de pouso

    O plantio e o transplante de arbustos ornamentais, independentemente da variedade, devem ser realizados no outono. No inverno, isso é bastante problemático por causa do solo congelado e do perigo de congelamento do sistema radicular. No verão, em geral, os jardineiros têm outras preocupações. Na primavera, o plantio, aliás, também é possível, porém, é preciso ter tempo para fazer isso antes que os botões das mudas comecem a florescer. Em geral, o outono é perfeito para o plantio de arbustos e árvores.

    É melhor plantar plantas até meados de outubro. O solo nesta época ainda é bastante quente e flexível. Se o tempo frio chegar cedo em sua região, ao plantar, polvilhe o sistema radicular com uma espessa camada de palha de turfa, folhas caídas, serragem, etc. Ao escolher as mudas, preste atenção especial à sua aparência - as raízes devem ser inteiras, fortes , não secos, os ramos e o tronco não devem ser "tortos". As árvores jovens podem ser vendidas em recipientes, com um pedaço de terra nas raízes ou com o sistema radicular nu.

    Os que são vendidos em recipientes são de dois tipos: cultivados neles ou plantados ali para venda. Se possível, inspecione as raízes dessas plantas. Acontece que devido ao espaço limitado, eles se tornam muito irregulares, entrelaçados uns nos outros, crescem em um vaso. Isso é muito ruim, você não deve comprar essas mudas.

    Se houver um torrão de terra nos rizomas, isso indica que a planta foi cultivada em campo aberto e retirada de lá para venda. Freqüentemente, esse caroço é embrulhado em celofane ou algo semelhante por segurança. Preste atenção ao seu tamanho em relação à muda - devem ser proporcionais. O caroço não deve ser muito volumoso ou muito pequeno.

    Às vezes acontece que um arbusto é cavado na sua frente. Então corra para pousá-lo no local. Ao transportar até o local, embrulhe o rizoma com papel celofane ou saco de pano. Vamos dar uma olhada mais de perto no esquema de ações ao plantar arbustos.

    • Primeiro, prepare um assento. Remova as ervas daninhas, limpe um pedaço de terra.
    • Coloque um pedaço de oleado ou celofane ao lado do "remendo" selecionado para colocar sujeira nele.
    • Agora cave um buraco. Deve ser cerca de 2 vezes o sistema radicular da planta e ser mais longo do que a raiz mais longa. Você pode “experimentar” seu tamanho jogando a muda ali, mesmo que ainda esteja no recipiente ou saco.
    • Afrouxe o solo no fundo do buraco cavado, fure suas laterais com um garfo.
    • Despeje uma pequena quantidade de composto ou turfa no buraco e, em seguida, complete o solo que se formou como resultado da escavação. Se o solo tiver argila em excesso, você pode adicionar um pouco de areia.
    • Fertilize o local de plantio.
    • Como a muda ainda é pequena e fraca, ela precisará de apoio. Para fazer isso, enfie uma pequena estaca no meio do buraco.
    • Como regra, é comum plantar uma árvore no mesmo nível de profundidade de onde foi removida. Você pode determinar facilmente esse nível observando a base de seu tronco. Deve haver uma linha escura do solo anterior. Para cumprir esta recomendação, coloque uma vara no orifício de aterragem. Ao abaixar a planta ali, certifique-se de que a tira do tronco seja um pouco mais alta do que este galho (pois o solo encolherá após a rega).
    • Retire a muda da embalagem ou recipiente. Alinhe suas raízes com o diâmetro do orifício. Se houver um pedaço de terra nas raízes, coloque-o ao lado da estaca martelada. Para ajustar a profundidade de plantio, adicione ou subtraia solo. Se o sistema radicular de sua muda estiver nu, coloque um pouco de terra no buraco e coloque as raízes nele.
    • Agora você pode enterrar cuidadosamente o buraco com o solo preparado, fazendo isso de maneira uniforme por todos os lados, preenchendo todos os espaços vazios.

    Ao final dessa ação, pise no solo ao redor da muda.

    • Coloque uma "cerca" de barro com cerca de 10 centímetros de altura ao longo da borda do buraco enterrado - ela ajudará a reter a umidade durante a rega.
    • Água pela primeira vez. Deve ser abundante. Depois de absorver a umidade, coloque uma camada de cobertura morta ao redor da árvore.
    • Amarre a muda a uma estaca pré-martelada. Afaste-se cerca de 25-30 centímetros do solo. Não use fios ou outros materiais ásperos como gravata - em vez disso, use um pano ou fio de borracha.
    • Se o tipo de arbusto selecionado sugerir isso, poda-o. Remova todos os ramos secos, partículas de casca.

    Às vezes torna-se necessário transplantar a planta para um local mais adequado. Estágios do transplante.

    • Corte todos os ramos danificados. Se a copa do arbusto tiver tempo de crescer, amarre-a com uma corda para não danificá-la durante o transplante.
    • Faça uma marcação no local de escavação - para fazer isso, circule a árvore com uma pá sobre o diâmetro de sua copa.
    • Comece a cavar. Cave a planta em um círculo primeiro, sem ir muito fundo no solo. Se você encontrar raízes, corte-as.
    • Em seguida, deslize a pá sob o rizoma, corte as raízes muito profundas. Pegue um oleado ou um pedaço de celofane e coloque-o sob a massa de barro separada com um rizoma. Amarre as bordas do filme ao redor do cilindro.
    • Puxe o arbusto para fora do buraco, segurando-o pela embalagem de celofane.
    • Solte-o em um novo local de acordo com o algoritmo acima.

    Como cuidar?

    Então, aqui está um novo inquilino estabelecido em seu lote pessoal. Você, é claro, entende que agora começa a coisa mais difícil, a saber, o cuidado correto e oportuno com ela. Bem, leia mais o artigo e aprenda.

    Top curativo

    Realizado duas vezes por ano. A primeira deve ser realizada na primavera, quando os arbustos entram na fase ativa de crescimento e precisam de energia para isso. Fertilizantes contendo nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre, manganês ajudam na sua obtenção. Com a ajuda deles, a planta "coleta suco" para o cultivo de folhas, flores e depois - e frutificação. A segunda alimentação é realizada no final do verão - início do outono. É necessário preparar a planta para o inverno.

    Para que ele vá bem, são necessários minerais como potássio, cálcio e fósforo.

    Rega

    Em primeiro lugar, entenda que apenas as árvores jovens precisam de bastante irrigação nos primeiros anos de crescimento e enraizamento. Arbustos adultos não precisam de muita umidade, alguns deles até prejudicam quando há excesso.É necessário começar a regar as mudas depois que a temperatura positiva for finalmente estabelecida na rua. Isso geralmente acontece de meados de abril ao início de maio. É aconselhável fazer de manhã (antes das 10 horas) e à noite (a partir das 18 horas) com água à temperatura ambiente (de +16 a +22).

    Na maioria das vezes, você terá que regar as plantações durante o período de crescimento ativo (maio-junho). A rega é feita uma vez por semana, despejando 5-20 litros de água por baixo da planta de cada vez (o volume depende do tamanho do arbusto). Para evitar a evaporação prematura da água, após a rega, pode-se cobrir o arbusto com cobertura morta, por exemplo, pedaços de turfa.

    Controle de doenças e pragas

    No início do verão, muitas plantações, incluindo arbustos ornamentais, começam a sofrer danos causados ​​pelo oídio na folhagem. A doença é sempre mais fácil de prevenir do que curar, então vamos descobrir como proteger seus espaços verdes deste flagelo. O tratamento preventivo inclui a pulverização com Rovral. É realizada no início de junho. Se você conseguir fazer isso, vai esquecer o oídio durante todo o verão. As plantas doentes são tratadas com as formulações "Narcissus B" ou "Narcissus C". Se você não os encontrou à venda, preste atenção a outros que contenham cobre.

    Além do oídio, os arbustos ornamentais também são ameaçados por outros patógenos e insetos nocivos. Mas a prevenção dá resultados muito melhores do que qualquer tratamento. Portanto, ao comprar certas variedades de arbustos para plantar em um terreno pessoal, verifique a lista de parasitas que ameaçam esse tipo específico de planta.

    Compre medicamentos para combater essas pragas e comece a pulverizar periodicamente as plantações.

    Poda

    A poda correta de arbustos ornamentais pode prolongar a vida das plantas e melhorar significativamente sua aparência. Mas para isso você precisa entender como e quando fazer. O tempo de poda é o seguinte.

    • Os arbustos que florescem no inverno e na primavera são podados após a floração. Então, em junho, novos brotos aparecem sobre eles, que florescerão no próximo ano.
    • Se suas mudas florescerem na temporada de verão-outono, respectivamente, poda-as no final de outubro - início de novembro ou em março.

    Existem vários tipos de poda de arbustos ornamentais.

    • Para formação de coroa. É produzido para manter o tamanho e a forma necessários da planta.
    • Para rejuvenescimento. É necessário para estimular o aparecimento de ramos e rebentos jovens.
    • Recuperação. É necessário para arbustos que não receberam cuidados adequados por muito tempo ou que sofreram como resultado de condições climáticas adversas.
    • Para tratamento. Necessário para as plantas que sobreviveram à doença. Quando é executado, todos os ramos secos e doentes são cortados, flores secas, folhas são removidas; uma nova forma de coroa é formada.

    Claro, todos os arbustos ornamentais não podem ser “cortados em tamanho único”. Cada tipo de área verde possui características próprias que devem ser consideradas na poda. Assim, as plantas com ramos pendentes (por exemplo, freixo, acácia) são suscetíveis à sua rápida desnudação. Para estimular o surgimento de novos ramos, os ramos nus são removidos.

    Os arbustos com folhas variegadas precisam ser cortados quando você vê que os brotos começaram a ter uma coloração uniforme. Só então eles manterão a cor multicolorida da coroa. As sempre-vivas precisam ser cortadas com menos frequência do que aquelas que perdem as folhas. Mas se você formou uma cerca viva com eles, basta cortá-los para manter sua forma. Isso deve ser feito no final da floração.

    Como se preparar para o inverno?

    O frio do inverno é um teste para as plantas. E um jardineiro amador que se preocupa com seus espaços verdes, deve certificar-se de que eles sobrevivem a esse período com relativo conforto e em tempo hábil.

    • Conforme mencionado anteriormente, no outono é necessário alimentar os arbustos com preparações contendo potássio, fósforo e cálcio. E quando as primeiras geadas chegaram, amontoaram-se.
    • A maioria dos arbustos destinados ao paisagismo são adaptados à realidade russa e não sofrem muito com o frio, no entanto, há alguns que são mais termofílicos. Se você tiver um no local, espalhe palha e folhas secas ao redor do tronco.
    • Você também pode adicionar uma camada de cobertura morta orgânica por cima. Recomenda-se cobrir a própria árvore com uma cobertura de estopa ou lã - mas de forma alguma de celofane!
    • Groselha, framboesa, amora e arbustos semelhantes precisam ser libertados dos brotos e galhos secos, solte o solo ao redor deles e fertilize-o com húmus.

    Além disso, as plantas são amarradas e cobertas com folhagem ou ramos de abeto no topo.

    • Você também pode projetar algum tipo de estufa. Para fazer isso, cavilhas são cravadas em torno das plantações, um filme é esticado sobre elas ou protetores de papelão são fixados. Recomenda-se fixar essas "paredes" ao solo para que as correntes de ar frio não vejam por baixo delas e as plantas não congelem.
    • Se representantes de coníferas de arbustos ornamentais crescerem em seu local, eles podem ser amarrados com barbante para que os galhos não quebrem com o peso da neve. Se você não quiser fazer isso, sacuda periodicamente a massa de neve para baixo.
    • As plantas com botões (por exemplo, rosácea) devem ser amontoadas e cobertas com folhas.
    • Em geral, ao preparar um terreno pessoal para o frio do inverno, faça o seu processamento minucioso: remova as ervas daninhas, afrouxe o solo. Abasteça-se de coberturas e ligas. Então, na primavera, todos os seus amigos verdes acordarão da hibernação e estarão prontos para agradá-lo novamente.

    Exemplos em paisagismo

    Os plantios de arbustos ornamentais podem ser usados:

    • para a formação de sebes;
    • para plantações isoladas que deleitam os olhos com floração ou formato de coroa incomum;
    • para criar belas composições em paisagismo.

      Existem muitos exemplos de tais plantações em chalés de verão na Internet, para todos os gostos e para qualquer local de residência. E que tipo de planta escolher - o seu gosto e a sua imaginação dirão.

      Para dicas sobre como escolher arbustos, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário