Cultivando uma vara (amora amarela)

Contente
  1. O que é isso?
  2. As principais diferenças do damasco
  3. Híbridos e variedades
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar?
  6. Doenças e pragas

Antes de cultivar uma perca, é necessário prestar atenção às suas características e ser capaz de distinguir uma variedade de variedade selvagem de um damasco comum. Devido à sua despretensão, esta cultura é recomendada para o cultivo de jardineiros novatos.

O que é isso?

A zherdela é uma variedade selvagem do damasco clássico, também denominado "creme amarelo". Tal jogo geralmente atinge uma altura de 16-18 m, distingue-se pelo bom gosto das frutas e resistência ao ambiente externo.

Zherdel (você também pode encontrar frequentemente o nome de "damascos secos") é caracterizado por propriedades benéficas mais pronunciadas para o corpo humano.

As principais diferenças entre as duas plantas estão no tamanho e na polpa do fruto, estrutura óssea, altura da árvore e algumas outras características visuais.

As principais diferenças do damasco

A olho nu, você pode ver algumas diferenças entre o poleiro e o damasco. Os horticultores identificam as seguintes discrepâncias nas duas plantas:

  1. O tamanho. Os frutos dos damascos são muito maiores do que os silvestres.
  2. Polpa. Os damascos têm polpa mais suculenta e fibrosa, as aberturas são homogêneas e ácidas.
  3. O osso. A medula de um damasco é mais macia e pode ser comida. O osso de caça selvagem tem uma estrutura mais densa e não é comestível.
  4. Espinhos. Observado exclusivamente na natureza.

Uma compreensão correta das diferenças acima o ajudará a reconhecer melhor a cultura. Esse conhecimento permite não se enganar antes de comprar uma planta e evitar uma série de erros cometidos por jardineiros novatos.

A aparência da árvore

Um dos atributos mais comuns que podem ser usados ​​para identificar rapidamente uma árvore são suas características visuais. Recomenda-se prestar atenção especial a uma descrição detalhada deste indicador. Sem ele, outras ações para identificar a variedade não têm sentido.

A primeira característica significativa que indica uma diferença visual entre os cultivares é o tamanho do fruto. Na maioria dos casos, as aberturas de frutas são significativamente menores do que o damasco.

Uma diferença significativa também é perceptível no processo de frutificação. Se as hastes são mais altas, têm o diâmetro da copa aumentado e um grande número de frutos pequenos, então o damasco costuma ser menor em tamanho, diferencia-se pela folhagem compacta e pelos frutos grandes.

florescer

A floração do damasco é um processo de alto valor estético. Esta variedade geralmente floresce em tons de branco-rosado, o que permite decorar muito o espaço do jardim e chamar a atenção dos convidados.

A floração das aberturas é menos intensa. Uma diferença significativa entre esta variedade varietal de madeira e damasco é a intensa queda da folhagem.

Aroma e sabor de fruta

Na maioria dos casos, as aberturas são caracterizadas por um tom amarelo claro ou vinho. O fruto do damasco está próximo de uma cor laranja brilhante. Uma vez que a cor depende principalmente da variedade varietal cultivada, não vale a pena distinguir entre as árvores apenas pela cor.

Ao contrário dos respiradouros, praticamente desprovidos de cheiro, as propriedades aromáticas do damasco são bastante persistentes e pronunciadas. Reconhecer uma árvore por esta característica não é particularmente difícil.

Em termos de sabor, o damasco tem uma polpa mais doce e suculenta. Por outro lado, o fruto do zherdel é frequentemente caracterizado por um leve acidez, amargor e uma estrutura de polpa dura e densa.

De outros

Além das óbvias diferenças visuais, aromáticas e de sabor entre as duas variedades, deve-se prestar atenção especial à resistência às geadas das árvores. O damasco não tolera bem a geada, o que muitas vezes causa danos às flores e rebentos jovens - portanto, a uma diminuição na quantidade total e na qualidade da colheita.

O damasco também é afetado negativamente pela luz solar direta, que pode causar inúmeras queimaduras na folhagem, galhos ou frutos da planta. Esta árvore também costuma ser suscetível a doenças infecciosas.

Zherdela é uma cultura única que pode ser cultivada com eficácia em condições de geadas, é menos suscetível a várias doenças e pragas, e também é capaz de preservar a qualidade da fruta quando exposta à luz solar direta.

Os especialistas identificaram outra característica distintiva dos dois tipos de cultura. Estamos falando de uma pedra, que em um damasco é muito menor e mais tenra. O núcleo interno das aberturas não é comestível e tem uma estrutura mais densa.

Enquanto o damasco geralmente começa a dar frutos em junho ou agosto, os bastões podem render várias vezes ao ano, dependendo das condições de cultivo e da variedade varietal.

Graças a essa característica distintiva, essa cultura é bastante simples de cuidar.

Zherdela também tolera muito bem a seca, como indicado por seu poderoso sistema de raízes. Esta variedade varietal é capaz de produzir frutos em um solo bastante pobre, embora não exija alimentação e poda de alta qualidade como o damasco.

Híbridos e variedades

As variedades varietais da planta diferem com base nas características de sabor e no tamanho da fruta. Vale a pena observar as variedades de árvores mais populares e freqüentemente plantadas, recomendadas para o plantio por especialistas.

  • Manchurian. Características gustativas originais, que se distinguem pela acidez pronunciada e ligeira adstringência. A variedade é resistente a fortes oscilações de temperatura.
  • Siberian. Um tipo de planta cuja principal vantagem é a despretensão às condições externas e uma árvore de pequena altura - até 3 m, podendo crescer a temperaturas abaixo de zero. Distribuído na Sibéria Oriental, Território de Primorsky, China e Coréia. Recentemente, pode ser visto na região de Moscou.
  • Abundante. Recebeu esse nome devido a uma colheita bastante intensa e de alta qualidade. A altura da árvore é de 15-17 m. Ela prefere solo de jardim bem umedecido.

Na prática, muitas vezes é cultivado um híbrido de Sharafuga, que foi criado a partir de damasco selvagem e pêssego. Os jardineiros também cultivam Plumkot e Aprium - plantas híbridas criadas a partir de uma perca e ameixa.

Como plantar?

Apesar de esta variedade varietal não ser muito exigente com as condições exteriores, o jardineiro é aconselhado a prestar atenção às dicas para a escolha do local de plantio. Mudas jovens requerem um local bastante espaçoso, com muito calor e luz.

Quanto mais luz do sol atinge a árvore, melhor ela será capaz de suportar o inverno. Essa característica é explicada pelo fato da cultura ter tempo para aquecer e absorver os oligoelementos necessários para manter com eficácia as condições naturais de temperatura no sistema radicular e no tronco.

Ao contrário da maioria das variedades de damasco populares, o zherdel geralmente é cultivado em um pequeno caroço.

Não há recomendações especiais para a preparação do material para propagação - basta seguir as regras básicas.

Apesar de a variedade selvagem poder ser plantada em qualquer época do ano, vários especialistas recomendam que este processo seja realizado no inverno. Esse recurso permite que você obtenha um sistema radicular mais forte e poderoso, que não tenha medo de mudanças bruscas de temperatura, incluindo valores abaixo de zero.

Esta planta também é despretensiosa na qualidade da mistura do solo, razão pela qual se adapta rapidamente a solos secos ou pobres. O principal é que o solo esteja suficientemente drenado.

A estagnação prolongada de líquido ou umidade pode prejudicar a cultura. Normalmente, a variedade não é plantada em misturas de argila demais.

Se a planta é planejada para crescer a partir de uma muda, ela deve ser instalada em um buraco pré-preparado, e então distribuir uniformemente todos os ramos do sistema radicular. Solo peneirado deve ser derramado sobre as raízes principais, que é misturado com composto ou húmus.

Embora a planta não precise de umidade frequente, é importante regá-la abundantemente dentro de 2 a 3 dias após o plantio. O colar da raiz é sempre colocado 6-7 cm acima do solo. Caso contrário, a cultura não ficará saturada de nutrientes.

Se a cultura for cultivada em um complexo, os especialistas aconselham aderir a uma certa distância entre as mudas instaladas no solo - cerca de 4 a 6 cm, dependendo do diâmetro do tronco e do formato da copa.

Como cuidar?

Zherdela é uma planta de alto rendimento que se distingue por condições de cuidado bastante despretensiosas. Apesar desta peculiaridade, os especialistas na área da horticultura ainda recomendam seguir algumas dicas que irão melhorar o sabor, o aroma e quaisquer outras qualidades de uma cultura silvestre.

Para colher mais de 20 baldes de frutas de uma árvore por temporada, é necessário fertilizá-la em tempo hábil. A cobertura não é necessária para esta planta, mas sua presença pode aumentar significativamente a produtividade.

Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são geralmente introduzidos, e no período de outono, suplementos de potássio são introduzidos. O estrume é sempre introduzido no solo, não mais do que uma vez a cada 4-5 anos. Para a alimentação orgânica, recomenda-se o uso de cinzas ou esterco de galinha moído.

Antes que ocorra a primeira geada, é necessário fazer uma poda de alta qualidade da cultura. O ovário é sempre formado em ramos de frutos poderosos, o que permite uma colheita de alta qualidade.

Para compactar os ramos e abastecê-los com potencial energético, costuma-se utilizar um esquema de poda padrão, no qual apenas são eliminadas as áreas danificadas, secas ou subdesenvolvidas. No outono, é realizada poda adicional, na qual são retirados galhos antigos para melhor germinação dos novos brotos.

A planta pode ser enxertada com estacas excepcionalmente pequenas, que são preparadas no início do outono e cuidadosamente armazenadas em local seco e frio. Para tal, é preferível utilizar uma cave ou sótão com uma cobertura grossa compactada.

Os rebentos jovens (com no máximo 1 a 2 anos) ou adultos, com 5 a 6 anos de idade, são utilizados como stock principal. O estoque é adicionalmente enxertado usando os seguintes métodos:

  • Cópula. Um método eficaz de enxertar uma planta usando estacas. Para este procedimento, é necessário criar primeiro seções oblíquas do mesmo tamanho nas estacas, que são colocadas paralelas à árvore de modo que os tecidos acompanhantes da cultura coincidam entre si. A principal vantagem deste método é a implementação rápida e fácil, a capacidade de obter uma colheita antecipada e um melhor desenvolvimento da planta.
  • Decote. Este método de enxertia é um dos métodos mais versáteis e eficazes para renovar uma cultura varietal.As vantagens distintivas desta técnica são a melhoria do sistema radicular, o desenvolvimento do sistema imunológico da árvore e a capacidade de melhorar as características visuais ou gustativas do fruto. O método também é realizado com estacas do mesmo tamanho, instaladas em lados opostos do tronco. Se a planta for muito jovem, as estacas são colocadas em todo o perímetro.
  • Sob a casca. Este tipo de enxertia permite não só melhorar o rendimento, mas também corrigir as deficiências da coroa, melhorar o sistema imunológico e rejuvenescer a cultura. Com a sua ajuda, muitas vezes são realizadas ações voltadas para a reprodução das plantas. Este método usa tesouras de poda, lubrificante de jardim e materiais de cintagem adicionais. A enxertia é sempre realizada ao longo da parte central do tronco ou ramos individuais com posterior fixação.

Os métodos de enxertia acima são realizados exclusivamente na primavera, o que permite obter o máximo rendimento e o desenvolvimento dos sistemas biológicos internos da árvore. O uso de técnicas no inverno ou verão é menos eficaz.

Doenças e pragas

Zherdela é uma variedade varietal única relacionada com culturas silvestres.

Sua característica distintiva é sua baixa suscetibilidade à influência negativa de várias pragas ou doenças.

Se as condições de crescimento e as recomendações de plantio não forem seguidas, a planta na maioria dos casos é afetada por doenças do tipo fúngico.

  1. Citosporose. É caracterizada pelo aparecimento de pequenas saliências cinzentas ou marrons na casca da planta. Para eliminar rapidamente essa doença, é necessário cortar os galhos mortos ou secos em tempo hábil.
  2. Queimadura monilial. Na maioria das vezes causada por alta umidade. Os sintomas característicos são o ressecamento da folhagem e o apodrecimento dos frutos. Para eliminar a queimadura, utiliza-se a pulverização com meios especializados.
  3. Filostictose. Uma marca registrada da patologia é o aparecimento de manchas marrons na folhagem. A doença leva à queda prematura da folhagem. Nesse caso, os brotos danificados são removidos e as seções são tratadas com desinfetantes.

A planta é mais frequentemente afetada por pragas como espinheiro, gorgulho, curuquerê e mosca-da-serra. O seu impacto negativo é caracterizado pelo aparecimento de pequenas manchas características de cor amarela na folhagem, queda de botões e murcha completa. Para eliminar problemas, os medicamentos são usados ​​em uma base química ou biológica.

Sujeito às recomendações acima para cuidados e cultivo, uma lavoura selvagem raramente sofre de doenças e é afetada negativamente por pragas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário