Sabugueiro: descrição, variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos e variedades
  3. Horário ideal de desembarque
  4. Como plantar?
  5. Como cuidar bem dele?
  6. Métodos de reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Uso em paisagismo

O sabugueiro é um arbusto incrivelmente popular e conhecido com uma grande variedade de espécies. Alguns deles são famosos pelo efeito curativo notado por muitos jardineiros. Normalmente, a menção de um ancião atrai os pensamentos de uma imagem de um jardim de uma aldeia coberto de ervas daninhas. Porém, atualmente, esta planta, com o advento de novas variedades e variedades, tornou-se mais plástica em termos de estilística. Neste artigo, examinaremos mais de perto o sabugueiro e descobriremos como cuidar dele adequadamente.

O que é isso?

O sabugueiro é uma planta que vem do gênero com flores e da família adox. Em épocas anteriores, o gênero especificado foi incluído na família da madressilva ou até mesmo se destacou em uma categoria separada chamada sabugueiro. De acordo com a descrição, o sabugueiro é um arbusto altamente decorativo e perene que produz frutos no final do verão ou início do outono. O arbusto é grande, multifilar e caduco. Os cachos de frutas vermelhas podem ser escarlate ou preto-azulado. As bagas são pequenas. São frequentemente utilizados na preparação de vinhos aromáticos, sumos, geleias e compotas. Os frutos do sabugueiro têm um sabor amargo, por isso não é recomendável deixá-los sem tratamento térmico.

As folhas do sabugueiro são dissecadas com precisão. Com o início da estação do outono, a folhagem fica amarela e depois cai. As inflorescências são guarda-chuvas ou panículas em miniatura. Seu diâmetro normal é de 12-15 cm. Eles são coletados de um grande número de pequenas flores cremosas branco-neve que florescem nos primeiros dias de verão. O fruto do sabugueiro tem uma textura macia. Eles são esféricos. O diâmetro dos bagos é geralmente de 1,5 cm. Amadurecem no início de agosto ou no final de setembro. As bagas permanecem no mato até o final do outono. Muitos pássaros costumam se alimentar deles.

O sabugueiro pode ser representado não apenas como um arbusto, mas também como uma árvore relativamente pequena. Em altura, essa planta pode atingir 2 a 6 m. Na natureza, o sabugueiro geralmente cresce em florestas decíduas ou vegetação rasteira de coníferas. Há momentos em que a árvore cresce de tal forma que forma matas sólidas e densas.

Tipos e variedades

Em nossa época, existem e são cultivadas muitas espécies e variedades diferentes de sabugueiro. Cada um deles tem suas próprias características individuais e características distintas. Vamos conhecê-los detalhadamente.

Azul

Uma variedade decorativa de sabugueiro. Em seu ambiente natural, é encontrado na América do Norte. A altura das árvores geralmente não ultrapassa 15 m. Você também pode encontrar esses arbustos que têm ramos finos e bonitos, que são de cor avermelhada em uma idade jovem. A cor dos troncos dessas variedades de sabugueiro é areia clara. Nas lâminas das folhas da planta, há 5-7 folhas verde-azuladas grosseiramente serrilhadas, cujo comprimento é de cerca de 15 cm. As inflorescências são distinguidas por uma estrutura corimbosa. O diâmetro padrão é de 15 cm e são compostas por flores perfumadas de delicada tonalidade creme. A floração continua por 20 dias. Os frutos caracterizam-se por um aspecto atraente, uma estrutura esférica e uma interessante cor preto azulada. O nível de robustez invernal dessas espécies está abaixo da média.

Siberiano

Em condições naturais, o sabugueiro desta espécie pode ser encontrado na parte europeia da Rússia, no Extremo Oriente, no Leste Asiático. Esta planta se sente mais confortável em florestas mistas ou de coníferas. Em altura, esta subespécie de sabugueiro pode atingir a marca de 4 m. A resistência à geada dos arbustos siberianos é considerada média.

Herbáceo

Na natureza, esses espécimes de sabugueiro são comuns na Bielo-Rússia, no Cáucaso, na Ucrânia, no sul da parte europeia da Rússia. Esses representantes das espécies "gostam" de crescer nas margens de rios ou taludes rochosos. O indicador de altura dessas belezas gramíneas é de 150 cm. Uma característica interessante é que o sabugueiro herbáceo não emite o aroma mais agradável. Mas durante o período de floração e frutificação, essas plantas parecem especialmente atraentes e brilhantes.

As frutas nas seções superiores das hastes formam escamas. É preciso lembrar que frutas frescas são venenosas, pois contêm ácido cianídrico. As flores secas desta planta ornamental caracterizam-se por um aroma delicado e agradável. Em muitos casos, eles são usados ​​como um polvilhe para maçãs para armazenamento.

canadense

O tipo de sabugueiro especificado é considerado um dos mais decorativos. Muitas vezes é usado para decorar parcelas de jardim. A altura média dos arbustos é de 4 m e os caules são de cor amarelo-acinzentada. O comprimento das folhas raramente ultrapassa 0,3 m. As inflorescências são ligeiramente convexas, caracterizadas por uma estrutura em forma de guarda-chuva. O seu diâmetro normal é de 0,25 m. São constituídas por flores pequenas e perfumadas de tonalidade amarelo pálido.

As bagas do sabugueiro canadense são lisas e esféricas. Eles são de cor roxa escura. Eles podem ser comidos. Em termos de características externas, o idoso canadense tem muito em comum com o idoso negro, mas esta subespécie está mais bem preparada para o desenvolvimento em condições de latitudes médias. Existem várias formas decorativas populares do sabugueiro canadense:

  • "Maxima" - a forma mais poderosa em comparação com todas as outras;
  • "Akutiloba" - representados por arbustos graciosos, caracterizados por forte dissecção nas folhas;
  • "Clorocapa" - caracteriza-se por frutos de cor verde, sendo que a cor das folhas é amarelo-esverdeado;
  • "Áurea" - as folhas são verdes no verão e tornam-se amarelas intensas no outono e na primavera.

Racemoso ou vermelho (Sambucus racemosa)

A pátria desta espécie de sabugueiro é a Europa Ocidental. A planta é representada por uma pequena árvore, que raramente ultrapassa os 500 cm de altura, ou um arbusto de folha caduca com copa ovóide densa. O comprimento médio das lâminas das folhas é de 16 cm e são de cor verde pálido. Eles incluem cerca de 5-7 folhas, longas e pontiagudas. Em sua borda, você pode ver dentes característicos. O diâmetro das inflorescências fofas de uma estrutura alongada é de 60 mm. Eles são compostos por flores verde-amarelas.

Os frutos são pequenos bagos com uma rica cor vermelha. Os ramos e a folhagem são caracterizados por um odor desagradável. O sabugueiro em consideração parece especialmente eficaz e expressivo quando está dando frutos.

Deve-se ter em mente que as bagas vermelhas de sabugueiro não podem ser comidas. Mesmo se você tocá-los, certifique-se de lavar bem as mãos. Se a pele das mãos já tiver rachado e o suco entrar nas rachaduras ou acabar na membrana mucosa, você deve consultar um médico imediatamente. As seguintes formas decorativas são distinguidas:

  • baixo - representado por arbustos compactos do tipo anão;
  • folhas finas - nos momentos de abertura, as lâminas das folhas são roxas, são cortadas em partes estreitas, conferindo ao arbusto um aspecto mais elegante;
  • roxo - a cor das flores pode ser rosa ou roxo;
  • amarelado - as bagas amarelas têm lados laranja;
  • de folhas dissecadas - sabugueiro cístico - uma das variedades (muito popular entre os jardineiros), tem grandes lâminas de folhas que se abrem muito cedo,eles são coletados de 2 ou 3 folhas finamente cortadas;
  • pinadas - quando abertas, as folhas dentadas são pintadas em um tom púrpura, são dissecadas virtualmente ao meio.

As variedades mais populares de variedades de penas são:

  • "Plumosa Áurea" - tem belas folhas perfuradas, que são verdes na sombra e amarelas na luz;
  • Sutherland Gold - a folhagem dessas plantas é amarela e mais dissecada.

Siebold

Esta subespécie é representada por arbustos ou árvores de 8 m de altura. Pelas suas características externas, a espécie em consideração se assemelha a um sabugueiro vermelho, mas o sabugueiro "Siebold" é mais sólido. Na disposição das placas das folhas, existem de 5 a 11 peças. O comprimento médio das folhas é de 20 cm e a largura é de 6 cm.

Preto

O sabugueiro preto mais comum é representado por diversas variedades decorativas, muito popular.

  • Guincho Roxo. A altura média dos arbustos é de 200 cm, as folhas novas são verdes e as maduras de cor púrpura negra. No outono, é de folhas vermelhas. Os botões têm uma cor rosa intenso. As flores abertas, brancas como a neve, têm apenas um tom sutilmente rosado. Os caules são de cor roxa.
  • "Marginata". O comprimento dos arbustos desta variedade é de 250 cm. As plantas podem orgulhar-se de um crescimento rápido. Na parte superior das folhas, há uma borda fragmentada de tom cremoso-prateado.
  • Pulverulento. Planta de crescimento lento. Possui lindas folhas, em cuja superfície se vêem listras e manchas brancas.
  • "Variegata". O sabugueiro variegado é considerado despretensioso. Este é um arbusto de tamanho médio, cuja altura pode chegar a 2,5 m. A folhagem consiste em 5-7 folhas verdes com bordas creme branco como a neve. Os frutos são pretos e brilhantes. Eles são muito suculentos.
  • Laciniata. Pertence ao tipo altamente decorativo, possui uma coroa perfurada. As folhas são verdes brilhantes, fortemente dissecadas. O arbusto cresce rapidamente e tem 2 a 2,5 m de altura, as flores são perfumadas e de cor branca. Os frutos são pequenos, de cor negro-púrpura, brilham e amadurecem em setembro. Após o período de maturação, podem ser consumidos.
  • Madonna. Um dos melhores arbustos variegados. Ela cresce em linha reta, tem várias hastes. Altura - 300 cm, largura - 240 cm As folhas são verdes com borda amarela. Colhido de 5 a 7 folhas com dentículos pontiagudos. As flores são de um branco-neve cremoso nas inflorescências, com aparência de guarda-chuva.
  • Torre Dourada. Ancião resistente ao vento, sem medo do calor ou da seca. Moderadamente alto. É relativamente tolerante à sombra, mas cresce melhor em áreas suficientemente iluminadas. Uma variedade relativamente exigente.
  • Folhas divididas. É um arbusto com cerca de 3 m de altura, com grandes folhas verdes e suculentas. A planta parece espetacular. Mas, após a primeira geada, as lâminas das folhas perdem sua estética anterior.

De folha amarela

O mais velho desta subespécie é um arbusto de folha caduca ornamental com brotos ramificados. O índice de altitude deste último é de 150 a 300 cm .As folhas da planta são altamente complexas. Consiste em partes amarelas, estreitas e finamente serrilhadas. As flores distinguem-se pelo seu tamanho diminuto, cor branca como a neve e um agradável aroma a limão.

Kamchatka

Cultura decorativa e medicinal. É um grande arbusto de tipo caducifólio até 4 m de altura, com tronco e ramos recobertos por casca castanha clara. A folhagem é verde. A cor das flores é amarelo esverdeado ou branco esverdeado. Eles são pequenos em tamanho. Os frutos também são modestos em tamanho, mas muito suculentos e de cor vermelha brilhante.

Horário ideal de desembarque

Os arbustos de sabugueiro são plantados na primavera ou no outono. Na maioria das vezes, o final de setembro - o início de outubro é escolhido para o plantio. Nas regiões do sul, você pode fazer isso em novembro, mas o tempo deve ser seco e ensolarado. O principal é chegar a tempo antes da geada. É melhor plantar com antecedência para que o arbusto tenha tempo de criar raízes antes do início do frio. Se o plantio for realizado na primavera, é necessário esperar até que não haja risco de geadas recorrentes para que a planta jovem não morra. No outono e na primavera, a cova e o solo devem ser preparados com antecedência, algumas semanas antes do desembarque. Melhor e mais rápido enraízem as mudas que estão com 1 a 2 anos de idade.

Se você planeja mandar para o solo mudas que crescem em casa em recipientes, você pode plantar no final da primavera, verão e início do outono.

Como plantar?

Primeiro, você precisa encontrar um local adequado para plantar um sabugueiro. Jardineiros experientes recomendam dar preferência a solos argilosos com parâmetros de umidade suficientes. Acontece que o solo é ácido no local. Estas não são as melhores condições. É necessário preparar essa terra em um ou dois anos, aplicando cal. Os especialistas também afirmam que um mês antes de plantar um sabugueiro, é necessário preparar adequadamente o solo. É importante remover todas as ervas daninhas. Não será supérfluo aplicar fertilizantes minerais, que terão um efeito benéfico na taxa de crescimento do sabugueiro.

Situações não são incomuns quando nem fertilizantes nem aditivos são adicionados ao solo, e o sabugueiro cresceu muito rapidamente e atingiu um bom tamanho. Esta situação indica que a planta não exige muito do solo. No entanto, ainda não é recomendado deixar o solo sem componentes úteis. Depois de escolher um local, você pode começar a plantar um sabugueiro. Recomenda-se plantar uma planta com 2 ou 3 anos de idade - logo ela irá criar raízes. É aconselhável plantar um sabugueiro nos cantos norte ou leste da área local ou jardim. Para uma boa polinização, esta cultura deve ser plantada perto de outras plantas.

O sabugueiro deve ser plantado durante os períodos de calor. Pode ser outono, mas você não deve escolher dias muito frios. Primeiro, você precisa preparar covas, cuja profundidade corresponderá ao comprimento dos rizomas de sabugueiro. Para cada caso específico, os parâmetros serão diferentes. Os fertilizantes misturados com o solo devem ser colocados na cova. Os arbustos devem ser enterrados até o pescoço da raiz. Será útil usar troncos, que são colas comuns, bem fixados no solo. Assim que terminar o plantio do sabugueiro, é preciso regá-lo. Até que a planta se enraíze em um novo lugar, é importante manter o nível de umidade do solo em seu ambiente sob controle.

Como cuidar bem dele?

Embora o sabugueiro seja uma planta de manutenção pouco exigente, ainda assim precisa de cuidados adequados.

Rega

Se houver excesso de chuva no verão, não há necessidade de regar o sabugueiro. É possível reduzir a rega devido à camada de cobertura morta presente na parte superior do solo ao redor do tronco - ela evita a rápida evaporação da umidade do solo. Para cobertura morta, é melhor escolher estrume podre ou composto. Se houver dias secos no verão, o plantio deve ser regado uma vez a cada 7 dias. 1 arbusto deve levar de 2 a 2,5 baldes de água. A rega mais frequente é necessária para arbustos mais jovens. Ao final da rega ou após a chuva, é necessário afrouxar o solo ao redor da planta. É importante remover todas as ervas daninhas.

Top curativo

Se o terreno no local estiver saturado de componentes úteis, o sabugueiro não sofrerá sem cobertura. Se o solo for pobre, na primavera e no verão devem ser aplicados fertilizantes contendo nitrogênio. Isso terá um bom efeito na taxa de crescimento do sabugueiro. A fertilização orgânica também é adequada. As melhores opções são tintura de esterco de galinha, chorume. Formulações complexas do tipo mineral, assim como uréia, também são adequadas. O sabugueiro não pode ser fertilizado no outono.

Poda

A poda é necessária para o sabugueiro 2 vezes por ano - higiênica e modelagem, o rejuvenescimento é necessário 1 vez a cada 3 anos. A poda é melhor realizada quando a planta está dormente. Geralmente é primavera. Às vezes, no outono, após a colheita dos frutos e a queda das folhas, realizam a poda sanitária.

Métodos de reprodução

O sabugueiro pode ser propagado de várias maneiras.

  • Sementes. A maneira mais fácil e acessível. As sementes de sabugueiro podem ser adquiridas em loja especializada e plantadas em campo aberto, obedecendo a todas as normas.
  • Por divisão. Um patamar de adulto é retirado do solo e dividido em partes iguais. Uma faca afiada é adequada para isso. Cada parte deve ter raízes e brotos. Os locais dos cortes no arbusto são tratados com cinza de madeira. Os arbustos são imediatamente transplantados para novos buracos.
  • Camadas. Os brotos lignificados serão necessários por 2 a 3 anos. Eles são inclinados mais perto do solo, colocados em ranhuras preparadas, fixas e enterradas.
  • Estacas. É necessário cortar pedaços de galhos jovens com uma tesoura desinfetada ou uma faca. O comprimento deve ser de 8-12 cm, depois são transplantados para um substrato de turfa e areia umedecida (1: 1).

Doenças e pragas

O sabugueiro é uma planta menos suscetível a doenças. No entanto, existem alguns parasitas que ainda atacam o sabugueiro.

  • Vista frontal de pouso. Você pode se livrar dele apenas com a ajuda de pulverização dupla com "Kinmiks" ou "Decis". "Karbofos" também ajudará.
  • Ácaro da folha do sabugueiro. Desta praga pode ser salva duas vezes pulverizando a planta com "Fitoverm" ou "Metacom".

O vírus do mosaico do tomate é perigoso para o sabugueiro. Isso reduz a viabilidade da planta, reduz o rendimento e, em última análise, simplesmente mata o arbusto. As doenças fúngicas podem prejudicar o sabugueiro. O mais perigoso é o oídio. Leva à formação de uma placa esbranquiçada. Com o tempo, a planta fica muito mais fraca. Em casos avançados, a folhagem da planta começa a enrolar e depois cair completamente. Esta doença é especialmente ativa em condições úmidas. Todas as áreas afetadas das plantas devem ser queimadas. Os arbustos precisam ser tratados com compostos fungicidas. A ocorrência de várias doenças pode ser causada pelo aumento da umidade do solo em um ambiente de baixas temperaturas, bem como pela fraca circulação de ar ao redor das plantações.

Se você perceber que a planta está doente ou ainda se torna vítima de alguma praga, deve-se tomar todas as medidas para tratar o sabugueiro o mais rápido possível.

Uso em paisagismo

O sabugueiro pode se tornar uma decoração espetacular em quase qualquer jardim. De forma especialmente interessante e harmoniosa, eles se encaixam nessas áreas de jardim, que são organizadas na forma de imitações originais de recantos vivos da natureza. Normalmente, esse tipo de design é feito em estilo paisagem.

O sabugueiro parece lindo em composição com outros belos pousos. As plantas podem estar cheias de cores vivas e a área da casa ou jardim pode brilhar com novas cores.

Arbustos exuberantes de sabugueiro são frequentemente plantados perto da casa ou ao redor dos corpos d'água no local, se houver. Nesse caso, a altura dos arbustos pode variar. Os espécimes altos e baixos ficarão interessantes - tudo depende do resto do fundo e da composição.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente de um sabugueiro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário