Tudo sobre chubushnik (jasmim de jardim)

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral das espécies e melhores variedades
  3. Regras de embarque e transferência
  4. Recursos de cuidados
  5. Opções de criação
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Chubushnik, popularmente conhecido pelo nome de "jasmim de jardim", é uma planta encantadora, pouco exigente de cuidar e que surpreende pela sua magnificência e aroma durante a época de floração. Muitos jardineiros plantam essa safra em seu terreno, mas ao mesmo tempo costumam fazer a seguinte pergunta: "Por que o arbusto floresce mal?" Vamos considerar em mais detalhes a descrição do jasmim de jardim e suas variedades, as peculiaridades do plantio e do cuidado para a Rússia central, Sibéria e outros lugares.

O que é isso?

Chubushnik (latim Philadelphus) é um arbusto perene pertencente à família Hydrangeaceae. Em condições naturais, o arbusto é encontrado no sul da Europa, leste da Ásia e América do Norte. O nome latino é formado pela fusão das palavras: "phileo" - amor e "adelphos" - irmão, que enfatiza o acasalamento próximo de brotos opostos. O nome "chubushnik" está associado ao facto de, na antiguidade, os ramos da planta servirem como um excelente material no fabrico de chubuk (varetas ocas de madeira) necessárias para encher cachimbos para fumar.

Popularmente, o arbusto é mais conhecido como "jasmim de jardim" por causa da estrutura de inflorescências semelhante ao verdadeiro jasmim tropical, embora na realidade essas plantas pertençam a famílias diferentes.

Até à data, são conhecidas mais de 70 espécies de laranja simulada, que diferem em altura, formato da folha, época de floração e características de sabor.

As características comuns em uma descrição botânica de uma cultura são:

  • sistema radicular fibroso forte;
  • troncos e galhos retos;
  • casca fina de cor cinza ou marrom;
  • flores brancas ou creme claro, coletadas em um pincel;
  • pequenas caixas de frutas com sementes.

A altura da planta, dependendo da variedade, varia de 1 a 2,5 m, exemplares raros crescem até 4 m, as folhas são verdes mate, de 2 a 6 cm de comprimento, têm forma oblonga ou ovóide. O período de floração é de cerca de 2,5 meses, mas você pode admirar esse esplendor ao plantar várias espécies e variedades diferentes no local: um arbusto floresce por cerca de 3 semanas em condições favoráveis.

Depois que as pétalas caem, são formadas caixas de frutas com numerosas sementes. Em geral, o arbusto é despretensioso, cresce rapidamente ao sol e à sombra parcial e agrada com floração abundante.

Visão geral das espécies e melhores variedades

Em primeiro lugar, a laranja simulada atrai com sua floração branca como a neve e aroma agradável. Pode parecer aos jardineiros inexperientes que não há muita diferença entre as variedades. Mas se você olhar de perto, você pode notar diferenças não só no crescimento e forma das folhas, mas também na estrutura das inflorescências - elas são simples, semiduplas e duplas. Tudo depende do tipo e das características varietais. Os mais comuns são os seguintes tipos de chubushnik.

  • Coronário. Difere em boa resistência de inverno. Possui um grande número de variedades com bela folhagem. Dissolve os botões no início de junho e floresce por 2,5-3 semanas. O perfume se espalha por vários metros e tem notas de mel. Algumas variedades podem crescer altas (mais de 3 m).
  • Flor grande. O nome da espécie fala por si - distingue-se pelo grande tamanho das flores (mais de 5 cm de diâmetro), mas o aroma é fracamente expresso.
  • Virgínia. Espécies fotófilas e termofílicas, mas quando coberto com solo pode suportar invernos moderados (até –23 ° C).Quando os brotos congelam, é necessária a poda higiênica na primavera, e então o arbusto consegue restaurar a copa e florescer na segunda metade do verão. A espécie é caracterizada por uma forma arredondada de folhas verdes escuras e flores duplas. A altura do arbusto é de 1 a 2,5 m.

Não tolera o alagamento do solo, mas se adapta perfeitamente ao transplante para um novo local em qualquer idade.

  • Folhas finas. Conhecido popularmente como “jasmim selvagem”, por seus matagais podem ser encontrados no ambiente natural de uma floresta mista. Planta despretensiosa. O tamanho e a densidade das folhas dependem da iluminação. Quando plantadas em áreas ensolaradas, são grandes e densas, à sombra são finas e translúcidas, à luz são bastante densas. Floresce em junho por 2 semanas. As flores são brancas e grandes. Resiste a geadas de até –30 ° C, o que torna a espécie apta para o plantio nas regiões setentrionais.
  • Folhas pequenas. Um arbusto de baixo crescimento com folhas pequenas. Suas inflorescências são interessantes, lembram flores de cerejeira na forma e morangos no cheiro. Resistência baixa de inverno. Os arbustos dão uma sensação boa quando plantados nas regiões do sul, podem se adaptar com um bom abrigo na zona média do nosso país, mas é indesejável plantar na Sibéria e nos Urais.
  • Inodoro. Uma espécie alta, os arbustos atingem uma altura de até 4 m. As folhas são longas, nos ramos sem floração - 10-12 cm, nos floridos - 6-7 cm. Flores brancas com cerca de 5 cm de tamanho não têm absolutamente nenhuma cheiro.
  • Lemoine. O nome da espécie está diretamente relacionado à família do famoso criador francês Victor Lemoine. Chubushniki se tornou a última cultura para a qual ele voltou sua atenção. O cultivo também interessou à esposa e ao filho do florista, e eles participaram ativamente da seleção. Um contrato familiar produziu cerca de 40 variedades. As características comuns são uma copa ampla e brotos marrons. As folhas são lanceoladas, com cerca de 4 cm de comprimento, o tamanho das flores é de 3-4 cm. O crescimento da planta varia de 1 a 2,5 m. Apresenta um grande número de variedades perfumadas com um elevado grau de decoratividade.

Variedades de coroa

  • "Aureus" (Aureus). Variedade de folhas amarelas. A decoratividade é dada não só pelas flores, mas também pelas folhas, que mudam de cor durante a estação. Na primavera, eles têm uma tonalidade amarela suculenta, no verão são verdes brilhantes e no outono tornam-se verdes amarelados. As inflorescências são brancas simples, no meio há um estame amarelo. O aroma é intenso. Ela floresce bem em uma área ensolarada, na sombra parcial forma muito menos inflorescências. No final da floração, necessita de podas sanitárias.
  • "Senhora Branca". Variedade de crescimento lento, na fase adulta, o arbusto atinge cerca de 1,5 m de altura, a copa é esférica, com 1 m de largura e as folhas são ovais, de cor verde escuro. A floração começa no início de junho. Flores brancas semi-duplas enchem o jardim de um aroma agradável.
  • "Variegatus" (Variegatus). Um arbusto baixo, quando plantado na Rússia central, a altura não ultrapassa 1,3 m. Os botões florescem no dia 20 de junho. A floração não é muito longa, as flores são de tom creme simples com estames amarelos. As folhas são grandes, com 7 a 8 cm de comprimento, com uma borda branca ao longo da borda.
  • "Avalanche de neve". O arbusto é notável por seus ramos fluidos com pequenas folhas ovais dentadas ao longo da borda. No início de junho, surgem flores brancas semi-duplas em grande número, que exalam um aroma agradável, que lembra o cheiro de morango silvestre. A floração dura cerca de 20 dias.

Variedades virgens

  • Justynka. Um arbusto baixo com 1,2-1,5 m de altura, cresce bem e se desenvolve em sombra parcial. A folhagem é grande, oval, de cor verde profundo. O comprimento das folhas é de cerca de 6-7 cm. Flores duplas de cor branca pura são coletadas em inflorescências de 6 peças, atingindo 4-5 cm de diâmetro.

A floração ocorre em julho, em meados de setembro, é possível uma floração repetida, mas menos abundante e curta.

  • Minnesota Snowflake. Uma variedade pouco exigente, é resistente ao frio e pode crescer com sucesso em qualquer região. As flores amargas de uma sombra branca como a neve formam inflorescências exuberantes de 5-7 peças. A floração abundante da variedade dura 2,5 semanas - do final de maio a meados de junho. As flores têm um aroma adocicado. O arbusto pode crescer até 2 m de altura.
  • Snowbelle. Os ramos espalhados conferem um efeito decorativo especial à variedade. O crescimento do arbusto não ultrapassa 1,5 m, e a copa atinge 1 m de largura, folhas dentadas com ligeira pubescência na face interna. As flores brancas desabrocham no final de junho.

Variedades de flores grandes

  • "Komsomolets". A variedade foi cultivada em 1951 pelo Professor N.K. Vekhov. Difere em beleza e robustez de inverno, bem adaptado ao mutável clima russo. Adequado para criação na Sibéria. Um arbusto adulto cresce dentro de 1,7-2 m. As folhas são verdes escuras com um brilho brilhante. As flores são grandes, duplas, com 5 cm de diâmetro, localizadas ao longo de todo o comprimento do broto. Floresce por 3 anos após o plantio.
  • "Geleira". Arbusto baixo com cerca de 1,5 m de altura. Ele cria raízes bem e cresce rapidamente em largura. Em comparação com outras variedades, apresenta enormes inflorescências de até 7 cm de diâmetro. Surpreende com sua floração inusitada. Na estrutura, as flores duplas brancas como a neve lembram rosas, cobrindo densamente os brotos. Uma variedade termofílica que precisa de abrigo adicional para o inverno.
  • "Pérola". Um arbusto de crescimento baixo com uma bela coroa de folhas verdes brilhantes. No final de junho, belas flores duplas brancas aparecem com um extravasamento de pérola-pérola e fragrância perfumada. As inflorescências são grandes - cerca de 6 cm de circunferência, elas desaparecem em 3 semanas. É resistente ao gelo e tolera baixas temperaturas até –27 ° С.

Variedades de folhas finas

  • Multiflora. Variedade decorativa com abundância de grandes inflorescências, composta por 10-12 flores. Ele se dissolve em meados de junho.
  • "Subintegra" (Subintegra). Arbusto com uma copa esférica, folhas - grandes, regulares. As inflorescências são brancas, coletadas em um pincel de 5 a 7 flores, com cerca de 3 cm de diâmetro, inodoras.
  • "Dentata" (Dentata). Difere em despretensão em termos de seleção de solo. A forma das folhas é notável - oblongas com uma borda recortada fortemente pronunciada.

Variedades de folhas pequenas

  • Mont Blanc. Variedade anã, cresce até 1,2 M. Os rebentos são de cor castanha com ligeira pubescência. As folhas são pequenas, com 3-4 cm de comprimento, regulares ou com pequenos dentículos ao longo da borda. A floração longa e abundante começa na segunda quinzena de junho e termina em cerca de um mês.

Durante este período, o arbusto parece branco como a neve, devido a um grande número de inflorescências, os rebentos tendem a murchar com a sua severidade.

  • "Avalanche". Arbusto com 1 a 1,5 m de altura, abundante em troncos delgados e rebentos curvos. As folhas são pequenas, oblongas, pontiagudas na extremidade, de cor verde claro. As inflorescências são brancas simples ou com tom creme claro, assemelhando-se a pequenos sinos com um longo estame amarelo no centro. O aroma das flores é morango.
  • "Luar". Cresce entre 1,3-1,5 m e possui uma copa densa com pequenas folhas verdes escuras. Flores duplas em creme ou brancas com um leve tom de verde enchem o jardim com um aroma de morango. Floresce a partir da segunda quinzena de junho por 20-25 dias.

Variedades inodoras

  • "Grandiflorus" (Grandiflorus). Um arbusto alto e extenso atinge 4 m de altura, a largura do arbusto em círculo é de cerca de 3 m. A casca é de cor marrom. Floresce mais tarde, começa a florescer no início de julho e floresce ao longo do mês. Durante este período, o arbusto é extraordinariamente belo. As flores brancas como a neve são absolutamente desprovidas de aroma, mas atraem olhos admiradores. Eles são bastante grandes em tamanho - 6 cm de diâmetro, com pétalas largas e uma abundância de estames. A variedade é despretensiosa e se sente bem em sombra parcial.
  • Elbrus. Ela tem o nome de sua coroa vertical e características de floração. Grandes flores duplas brancas como a neve, coletadas em inflorescências de 15-20 pedaços, são formadas apenas no topo dos brotos e se assemelham a uma montanha com um pico nevado. A floração é exuberante e prolongada a partir do final de junho, as flores não têm cheiro.

Variedades Lemoine

  • Albatre. Arbusto, consiste em rebentos retos e fortes com 1,5-2 m de altura. As folhas são lanceoladas, verde-claro, de tamanho médio, com 3-4 cm de comprimento. As flores são brancas, simples e semiduplas, com 2-4 cm de diâmetro com um cheiro agradável que lembra um abacaxi.

Uma das poucas variedades Lemoine, caracterizada por maior robustez no inverno.

  • "Manteau d'Hermine" (Manteau d'Hermine). Possui uma copa espalhada, mas muito compacta. Cresce cerca de 1,5 m de altura. As folhas são pequenas, pontiagudas no final, de cor verde claro. Ela floresce por muito tempo por quase 2 meses. Flores semi-duplas brancas, com 3 cm de diâmetro, recolhidas em inflorescências de 5 peças. O aroma é delicado, não muito pronunciado. A variedade exige mais do solo.
  • Virginal - um arbusto com floração de folhagem densa e copa extensa, atinge uma altura de 2-3 m, sendo a variedade obtida pelo cruzamento de espécies virgens e de folhas pequenas. Os botões florescem no início de julho. Durante o período de floração ativa, grandes flores brancas perfumadas cobrem completamente os ramos. Despretensioso, de crescimento rápido, resistente às mudanças climáticas. Com dias de sol brilhante, é capaz de voltar a florescer no outono.

Regras de embarque e transferência

Para uma floração abundante e de longo prazo, é recomendável plantar uma laranja simulada em áreas abertas e ensolaradas bem iluminadas. Em áreas sombreadas, os brotos tendem a ser excessivamente alongados e as inflorescências são pequenas.

A melhor época para o plantio é o outono, da segunda quinzena de setembro a meados de outubro. O plantio na primavera também é aceitável, mas dependendo das condições climáticas da região, é preciso ter tempo de plantar a planta antes que os botões se abram, para que ela se adapte mais rápido.

Estágios de plantio.

  • Preparação do poço. Deve corresponder à resistência do sistema radicular. O tamanho ideal é 60 X 60 cm. Se você planeja plantar vários arbustos, a distância entre as covas deve ser de 0,5 m a 1,5 m, dependendo da variedade e tipo de copa. Entre as variedades anãs, é permitida uma distância de 0,7-0,8 m, para espécies altas e variedades Lemoine caracterizadas por copas extensas, é recomendado deixar mais de 1,1 m. permissível ...
  • Drenagem do solo. Coloque uma camada de drenagem de 15 cm no fundo de cada cova de plantio, para isso pode-se usar tijolo quebrado ou brita. A drenagem é necessária para evitar a estagnação da água. Polvilhe por cima com terra de jardim, também pode misturar com uma pequena quantidade de húmus e areia.
  • Aterrissagem. Após o assentamento do solo, a raiz deve ser abaixada no buraco, colocando o colo da raiz no nível da superfície do local e polvilhar com terra, compactando levemente com as mãos.
  • Regando a planta. Imediatamente após o plantio, as mudas de chubushnik precisam de muita rega - 2 baldes de água por 1 arbusto. Quando a umidade é absorvida e o solo se acomoda no buraco, você precisa adicionar uma camada de terra seca por cima.
  • Mulching. Um dia após o plantio, é aconselhável cobrir o círculo próximo ao tronco com serragem ou turfa com uma camada de 3-5 cm.

Se por algum motivo uma planta precisa ser transplantada para outro lugar, então a idade deve ser levada em consideração - quanto mais velho o arbusto, pior ele tolera as mudanças e mais difícil é se recuperar.

É melhor transplantar completamente o arbusto antes que ele atinja a idade de 7 anos. O transplante é realizado ao mesmo tempo que o pouso inicial. Um jovem chubushnik tolera o procedimento facilmente, mas no primeiro ano em um novo local pode não florescer.

Uma cova de plantio para um arbusto crescido deve ser preparada com antecedência, em cerca de 1,5-2 semanas, para que o solo tenha tempo para se assentar completamente. Na véspera do transplante, a planta deve ser regada abundantemente e na véspera é aconselhável retirar os ramos secos e encurtar os rebentos velhos. No dia programado, o arbusto é cuidadosamente desenterrado e plantado em novo local com rega cuidadosa.

Recursos de cuidados

O principal cuidado de um arbusto ornamental se reduz a regar e podar os ramos para formar uma bela copa.

Rega

Nas primeiras semanas após o plantio, a rega é realizada 1 vez em 2 dias, mas em pequenos volumes para que não haja estagnação da umidade.Após 2 semanas, sua frequência diminui - basta regar cada arbusto com dois baldes de água por semana. Após o umedecimento, deve-se soltar o solo ao redor dos troncos e retirar as ervas daninhas.

Do adubo superior, o chubushnik percebe bem a lama, que deve ser diluída com água na proporção de 1: 10. Um balde de fertilizante é aplicado a cada primavera apenas 1 vez. Dos 3-4 anos de idade, você pode adicionar superfosfato (20-30 g) ureia (15 g) e sulfato de potássio (20 g) à alimentação de primavera, dissolvendo-os em 10 litros de água.

No verão, o jasmim de jardim deve ser alimentado com cinza de madeira após o final do período de floração, espalhando-o ao redor dos troncos antes de regar.

Poda

Para obter uma floração exuberante, a planta deve ser podada todos os anos. Vale a pena considerar o fato de que apenas os brotos fortes do último ano florescem profusamente, e um pequeno número de inflorescências floresce em ramos velhos e enfraquecidos e o arbusto parece pouco atraente. É por isso é necessário fazer poda após a floração - corte com cuidado os ramos desbotados para novos brotos que surgiram nesta temporada, que se concentram na parte inferior do arbusto. Na próxima temporada, esses rebentos vão ficar cada vez mais fortes, o que vai contribuir para a formação de inflorescências exuberantes em um ano.

A poda higiênica é melhor realizada no outono, pois prevê a eliminação dos ramos secos e doloridos, além do afogamento da copa dos brotos. Para rejuvenescer o arbusto, a poda é feita no início da primavera, antes do surgimento dos botões. Vários troncos principais são encurtados para 40-50 cm e o resto é cortado ao nível do solo. Os locais dos cortes devem ser tratados com verniz de jardim ou uma solução de carbamida a 7%, e o solo deve ser coberto com uma camada de turfa. No outono, brotos fortes crescerão, o que no próximo chalé de verão refrescará a aparência do arbusto.

Abrigo para o inverno

Ao escolher uma variedade de chubushnik, vale a pena considerar suas características varietais e resistência de inverno. Nem todos os jasmins de jardim são capazes de suportar nossos invernos imprevisíveis. Deve-se ter cuidado ao plantar variedades francesas clássicas. Em geadas severas, que são características dos Urais e da Sibéria, mesmo variedades despretensiosas e resistentes à geada podem congelar.

As seguintes variedades são consideradas resistentes ao frio: "Snow Avalanche", "Arctic", "Elbrus", "Zhemchug", "Yunnat", "Romashka" e algumas outras variedades da seleção de Vekhov, que não precisam de abrigo adicional, exceto para cobertura morta do círculo do tronco. Independentemente das características varietais, recomenda-se abranger mudas do primeiro ano de plantio e arbustos até os 4 anos de idade para o inverno, pois o sistema radicular das plantas jovens é suscetível a temperaturas extremas.

Ao plantar variedades de espalhamento de Lemoine na Rússia central, é melhor ter cuidado e cobrir bem os arbustos.

O abrigo do chubushnik executa-se em etapas.

  • Mulching. Primeiro, o solo ao redor dos troncos é coberto com turfa, folhas secas caídas, feno ou serragem em uma camada de 10-20 cm. Uma camada mais alta é contra-indicada para que o colo da raiz não apodreça. Se a altura do abrigo for menor do que o tamanho recomendado, então, no início das baixas temperaturas, os processos de raiz congelarão.
  • Abrigo da coroa. Os galhos remanescentes da poda são recolhidos em feixe e cuidadosamente, evitando fraturas, puxados juntos com uma corda. No topo do arbusto chubushnik é coberto com um material não tecido que permite a passagem do ar (agrofibra, lutrasil, saco de estopa ou polipropileno leve para as necessidades domésticas são adequados). É inaceitável o uso de filme plástico, por não possuir permeabilidade ao ar, podendo surgir fungos e bolores nas raízes e na parte aérea da planta. Na Sibéria e nos Urais, as variedades decorativas podem ser isoladas adicionalmente com ramos de abeto.

Com o início da primavera, os processos de crescimento do chubushnik começam gradualmente. No início, galhos velhos podem parecer inviáveis, mas você não deve se apressar para removê-los.O fluxo de seiva começa com os rebentos jovens, a abertura dos botões e o aparecimento das folhas nos ramos adultos ocorrem um pouco mais tarde.

Opções de criação

Todos os métodos de jardim são aceitáveis ​​para propagação de jasmim de jardim.

  • Seminal. Mais perto do outono, cápsulas com sementes são formadas nos brotos desbotados, que podem ser coletados e usados ​​para posterior semeadura. Isso pode ser feito de duas maneiras: antes do inverno no jardim em campo aberto com abrigo posterior ou na primavera por métodos de mudas, colocando as sementes em pequenos recipientes separados. No primeiro método, as sementes são semeadas em ranhuras preparadas e cobertas com areia. No início das temperaturas abaixo de zero, as safras são cobertas por uma camada de folhagem seca ou ramos de abeto, que são colhidos no início da primavera. No segundo caso, a semeadura é feita em março e as mudas são cultivadas até junho, quando são transplantadas para um espaço aberto.

Porém, deve-se levar em consideração que as sementes das formas híbridas não retêm as características varietais dos indivíduos progenitores, portanto este método não é adequado para eles.

  • Estacas. Chubushnik pode ser facilmente propagado por estacas de jovens rebentos verdes. Em junho, tendo escolhido brotos adequados, eles cortam os brotos em pedaços de 5 cm de comprimento, mas de modo que fiquem com 2 folhas. Prepare o solo misturando-o com um pouco de areia e regado. Em seguida, eles fazem pequenos recortes de 0,5-1 cm nele e abaixam as estacas, nivelando e socando o solo. Ao final do processo, as mudas são cobertas com uma garrafa plástica cortada. Durante a temporada, os abrigos são removidos periodicamente para ventilação e irrigação. As mudas estabelecidas estão prontas para serem transplantadas em terreno aberto no outono.
  • Camadas. A reprodução é realizada no final de abril - início de maio. Para fazer isso, escolha um dos fortes brotos inferiores e incline-se sobre o solo. Nele é determinado um local para a retirada da casca e retirado com 1 cm de largura. Em seguida, o broto é fixado ao chão com um pedaço de arame ou um suporte de metal. O local onde a casca é cortada é borrifado com terra, cuidadosamente socado com as mãos e regado. É necessário, durante todo o verão, monitorar o estado das mudas, regando e adicionando terra periodicamente. No final do verão, o rebento enraizado pode ser separado do mato e plantado no local escolhido. Além disso, o transplante pode ser adiado até a próxima primavera.
  • Ao dividir o arbusto. Este método é preferível para arbustos muito crescidos que crescem por muito tempo em um só lugar. O procedimento é realizado na primavera antes do aparecimento das folhas ou no outono. O arbusto é regado em abundância, desenterrado e dividido em 2 a 4 partes, de forma que cada uma tenha várias raízes.

As covas de plantio são preparadas para as parcelas e transplantadas no mesmo dia para evitar o ressecamento das raízes.

Doenças e pragas

O cumprimento das regras de plantio e cuidado contribuirá para um crescimento favorável e uma floração exuberante dos arbustos. Chubushnik geralmente é resistente a doenças; as causas de problemas como o ressecamento e a queda das folhas são mais frequentemente devido à irrigação insuficiente ou forte exposição à luz solar direta. Nesse caso, a planta precisa ser regada com mais frequência e sombreado um pouco.

O rápido murchamento e escurecimento das flores indica ar muito seco. e a necessidade de borrifar as folhas e inflorescências com água pura. Amarrar botões, mas a ausência de sua abertura ou o aparecimento de pequenas flores que não correspondem às características da variedade, é sinal de falta de luz. Se por 4 anos após o plantio o chubushnik ainda não florescer, então isso também é devido à falta de luz solar, ele precisa ser transplantado para um local mais aberto e iluminado.

Em casos raros, o jasmim de jardim pode ser afetado por essas doenças.

  • Podridão cinzenta. O agente causador da doença é um fungo do gênero Botrytis. Tende a se multiplicar com chuvas frequentes e prolongadas ou mudanças bruscas de temperatura. A podridão cinzenta é capaz de infectar toda a planta em pouco tempo.Inicialmente, aparecem manchas marrons nas folhas e nos rebentos inferiores. O combate à doença reduz-se à retirada das folhas e rebentos danificados, bem como à pulverização obrigatória do mato com a mistura bordalesa. Quando vários arbustos estão localizados nas proximidades, a fim de evitar a propagação da podridão cinzenta para as plantas vizinhas, é necessário pulverizar arbustos saudáveis ​​como medida preventiva.
  • Septoria. O agente causador é o cogumelo Septoria. A presença dos primeiros sinais da doença é evidenciada pelo aparecimento na parte superior das folhas de pequenas manchas redondas marrom-escuras com diâmetro de 2 a 5 mm. No futuro, o fungo afeta completamente todas as folhas, que começam a secar e cair. A disseminação do fungo para os brotos leva ao fato de que a planta forma menos inflorescências e desaparece rapidamente. A séptia deve ser tratada da mesma forma que a podridão cinzenta: remova as folhas danificadas e trate os arbustos com líquido bordalês.

Você também pode pulverizar as plantas com soluções Baktofit ou Fongilan.

As pragas podem representar uma ameaça para o chubushnik.

  • Pulgão do feijão. Esses insetos nocivos podem escolher a seiva da planta como alimento. Como resultado, as folhas sofrem - elas se enrolam, deformam e permanecem subdesenvolvidas. Pulverizar com meios: "Akarin", "Decis", "Bison", "Iskra" ajudará a superar os pulgões. Além disso, os remédios populares ajudarão na luta contra ela: borrifar com uma infusão de alho, cebola ou absinto.
  • Mealybug. A presença dessas pragas pode ser reconhecida pelo aparecimento de uma flor pulverulenta branca na folhagem. Os vermes diminuem o crescimento do arbusto sugando os sucos de todas as partes da planta. Em caso de danos, os arbustos devem ser borrifados o mais rápido possível com qualquer um dos medicamentos: "Aktara", "Calypso" ou "Confidor". É melhor realizar o processamento em 2 etapas, com um intervalo de 10-14 dias.
  • Ácaro-aranha. Os insetos chegam até a laranja simulada de diferentes maneiras e se prendem à parte inferior das folhas, de modo que podem não ser notados imediatamente. Eles prejudicam a planta ao se alimentar de sua seiva, que causa amarelecimento e ressecamento das folhas. Com a detecção oportuna de pragas, basta pulverizar os arbustos com uma solução de sabão fraca e, se houver um grande número deles, é necessário tratar os arbustos com emulsão Keltana 0,3% ou com preparações Vertimek e Lightning. A pulverização é melhor feita 2 vezes, mantendo 7-10 dias entre elas.
  • Whitefly. Se a laranja simulada for plantada perto de uma estufa onde crescem hortaliças, existe o risco de ser atacada por moscas-brancas, que muitas vezes se alimentam de sucos vegetais, mas não passam por cima das plantações em seu caminho. Eles, como os ácaros da aranha, se escondem na parte inferior das folhas. Na parte superior das folhas, surge nos excrementos uma placa brilhante característica, que conduz ao desenvolvimento de fungos fuliginosos, que posteriormente conduzem à morte dos rebentos. Você pode notar a doença na superfície das folhas - os locais da placa tornam-se brancos e as folhas afetadas ficam completamente pretas. Para se livrar da mosca branca, você pode usar o método de pulverização com água com sabão ou preparações "Aktara", "Vertimek" ou "Confidor".

Uso em paisagismo

Chubushnik é valorizado por sua alta decoratividade, por isso pode ser freqüentemente encontrado em projetos de paisagismo. Parece ótimo tanto em pousos individuais quanto em composições de grupo. Freqüentemente, seus plantios são usados ​​como uma cerca viva ou zoneamento em jardins e territórios adjacentes. A coroa de expansão servirá como uma boa proteção contra o vento e olhos curiosos. A altura da sebe pode ser ajustada de 1 a 3 m aparando a coroa conforme necessário. Na dacha, o chubushnik é frequentemente plantado perto de áreas de recreação: perto de gazebos, bancos e lagos.

As variedades anãs parecem espetaculares ao enquadrar canteiros de flores e caminhos de jardim. Eles também são lindos em arranjos de flores. Eles se harmonizam bem com peônias e hortênsias. De plantas trepadeiras com uma laranja simulada, clematis e rosas trepadeiras parecem vantajosas.Vai bem com a maioria das plantas.

Durante o período de floração, seu traje branco como a neve vai bem com weigela, thuja, zimbro, spirea. Ficará ótimo contra o fundo de árvores coníferas, o que enfatizará sua excelente floração. Os arbustos se dão bem ao lado de muitas árvores de folha caduca, podendo ser plantados ao lado de bordo, abeto, freixo da montanha e bétula.

Os gramados herbáceos do jardim podem ser revitalizados com arbustos falsos de laranja de plantio único. Representantes médios e altos com uma coroa espalhada ou brotos pendurados para baixo parecem requintados.

Chubushnik é uma planta apreciada por muitos, certamente irá decorar qualquer lugar na área do jardim e irá deliciar-se com a sua floração encantadora e aroma agradável.

No próximo vídeo, você encontrará todas as informações necessárias sobre o chubushnik.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário