Riacho seco - um elemento elegante em paisagismo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Como escolher plantas?
  4. Como fazer no site?
  5. Como registrar?
  6. Exemplos em paisagismo

O território adjacente e a área suburbana não são apenas uma área funcional, mas também um lugar para relaxar, que deve ser confortável e bem decorado. Todo mundo está procurando por suas próprias soluções e opções de design. Um dos elementos elegantes do projeto paisagístico é um riacho seco.

O que é isso?

Existem muitos elementos de design que podem embelezar e transformar a paisagem. Um dos mais populares é o riacho seco. Seu arranjo não causará dificuldades mesmo para iniciantes que estão dando os primeiros passos no paisagismo. O nome fala por si. E toda a composição parece um riacho.

E o quão interessante e de alta qualidade a imitação será depende da imaginação, habilidade e desejo de transformar seu site.

Normalmente, essa estrutura é feita de pedras e podem ser usados ​​espécimes de diferentes tamanhos: pequenos seixos, grandes paralelepípedos. Tudo depende do conceito geral. Sua configuração e comprimento são ilimitados. Tudo depende da área e do formato do próprio local. Essas composições são complementadas com flores, coníferas, todo tipo de desenhos e elementos decorativos. Não há absolutamente nenhuma restrição estrita aqui - você pode experimentar e desfrutar do seu trabalho.

O jato seco é conveniente porque pode decorar qualquer área, dando-lhe um certo sabor, mas o custo de reprodução deste desenho é mínimo. E, o mais importante, nenhum cuidado é necessário - aquele que seria necessário se o reservatório fosse natural.

Visualizações

O fluxo pode ser de vários tipos. Cada um escolhe aquele que é mais conveniente para recriar em uma determinada área, ou apenas aquele que terá uma aparência harmoniosa entre outras coisas.

Enrolamento

Esse riacho pode passar por todo o território, serpenteando e se contorcendo como uma cobra. Esta opção é especialmente relevante em áreas espaçosas. Este projeto ficará bem com pequenas pedras. Mas não torne o riacho muito estreito, porque a decoração será colocada ao longo de suas margens improvisadas. O fluxo não deve se perder no fundo de outros objetos. Mas o mesmo fluxo sinuoso também pode ser criado a partir de flores. Um riacho azul através de todo o território de sinos, centáureas ou ageratums parecerá muito fresco e elegante. No entanto, você pode escolher qualquer cor, como as próprias plantas.

Se o riacho for feito de pedras, então pequenas plantas herbáceas, coníferas ou flores podem ser plantadas ao longo das bordas. Mas não ao longo de todo o comprimento, mas apenas em algumas áreas. O riacho de pedra também pode ser decorado com objetos de arte.

Pode ser uma ponte sobre um riacho e alguma casa fabulosa, ou um toco com um animal da floresta, ou apenas um tronco.

Ramificado

O dispositivo de um fluxo ramificado também não é tão complicado. E é mais adequado realizar essa opção em uma área mais compacta, onde não há como criar estruturas sinuosas. Neste caso, vários ramos podem emanar do centro. Esta opção pode ser realizada mesmo em um grande canteiro de flores redondo.

mas e em um grande terreno onde há uma oportunidade de dar asas à imaginação, você pode criar tal composição. Em seguida, haverá um centro nele, de onde riachos emanarão para diferentes extremidades do jardim, cada um deles terá seu próprio design adicional.E aqui podem surgir muitas ideias - tanto no design das cordas do riacho em si, como na seleção da decoração adequada.

Cascata

A imitação de um fluxo de água em cascata é muito fácil de implementar para quem tem uma área irregular. Pelo contrário, será um momento vencedor. Depois de colocar pedras maiores com cuidado, você pode colocar os caules de plantas trepadeiras sobre elas ou simplesmente conectar pedras grandes com pequenos seixosº. Mas se quiser, nada impede você de criar um morro artificial e ainda construir uma cachoeira de pedra.

As bordas da cachoeira podem ser decoradas com diversas plantações.

A cachoeira pode se transformar suavemente em um pequeno lago, no qual também podem ser instalados elementos decorativos. Pode ser um par de peixes brilhantes ou um sapo em uma folha de nenúfar. Existem muitas estatuetas de jardim na loja, mas também podem ser feitas à mão.

Um lago de pedra também pode ser um elemento independente do projeto paisagístico., se não for possível construir uma cachoeira ou um riacho ramificado.

Como escolher plantas?

Ao escolher as plantas, é necessário levar em consideração a escala do próprio reservatório artificial. Se o riacho for pequeno, as plantas devem ser bastante compactas. Com uma cachoeira ampla e poderosa, você pode escolher plantas maiores.

As plantas podem ser encontradas ao longo das margens de um riacho de pedra ou lago, e nele. Tudo depende da ideia do autor e do conceito geral.

Mas, de uma forma ou de outra, podem ser de certos tipos.

  • Cobertura do solo. Essas plantas podem se estabelecer perfeitamente tanto na margem quanto no próprio riacho, olhando por entre as pedras. Existem muitas dessas plantas, tudo depende da preferência pessoal. Pode ser, por exemplo, briozoário, sedum, tomilho rastejante, alissum, highlander, pervinca, hera.
  • Flores. Qualquer tipo pode decorar a composição. Você só precisa decidir o que deseja: cores variadas ou cores estritamente selecionadas. As flores também podem estar localizadas em pedras que imitam um reservatório e além. Peônias, ásteres, centáureas, miosótis, amores-perfeitos, petúnias e rosas são adequados para tais fins. As flores podem ser complementadas com ervas que vão decorar o local e ser úteis. Isso inclui hortelã, sálvia e mil-folhas.
  • Cereais. Os cereais estão se tornando cada vez mais populares na decoração de terrenos e na criação de composições interessantes. Você pode escolher miscanthus chinês ou meadowsweet, cevada-guará ou falaris, sesleria, molinia e lagurus são adequados.
  • Arbustos. Esses tipos de plantio também são permitidos, mas em pequenas quantidades e não permitem que cresçam fortemente, formando corretamente a copa. Você pode usar rosas, sabugueiro, bérberis, urze, azaléia.
  • Coníferas. Esta opção é sempre vantajosa para ambas as partes, e muitas pessoas decoram seus terrenos com coníferas, porque mesmo no inverno um riacho de pedra ao redor ficará ótimo. Escolha representantes em miniatura. Basicamente, trata-se de uma variedade de zimbros, você também pode usar pequenos thuja, ciprestes, abetos.

Como fazer no site?

Todos podem fazer um riacho seco no campo ou no pátio de uma casa de campo. Você só precisa pensar em como tudo isso ficará, estocar os materiais necessários e, então, implementar gradualmente seus planos - e, talvez, não em um dia ou mesmo em uma semana.

Nesse caso, as instruções passo a passo podem ser úteis.

  1. Tudo deve começar com um plano preliminar. Você não deve apenas pensar sobre onde e o que será localizado e quais materiais serão usados, mas também representar o desenho no papel. É necessário indicar também a localização do riacho: se será sinuoso ou ramificado, se está prevista a presença de uma cachoeira ou de um lago. Você precisa decidir com antecedência onde e quais arbustos e flores serão localizados, quais elementos decorativos serão usados.
  2. Então você precisa comprar materiais. Em primeiro lugar, pedras (grandes, pequenas), películas, fibras agrícolas, placas para a criação de elementos decorativos.Bem, depois disso você pode começar a trabalhar de acordo com o plano.
  3. Primeiro você precisa cavar uma pequena trincheira, não a faça muito fundo. Deve ser cuidadosamente removido de detritos e ervas daninhas. Algumas pessoas fazem uma base com dois tubos de queda, o que também é uma boa opção. Mas você pode fazer isso: cubra a vala cavada com fibra agrícola preta. Isso irá garantir que ervas daninhas desnecessárias não apareçam no riacho no futuro.
  4. A próxima etapa será encher o recipiente preparado com pedras e, em seguida, pedras maiores serão colocadas ao longo das margens. Se for uma cachoeira, então ela é formada fazendo elevações a partir de materiais de sucata.
  5. Após o enchimento das pedras, é necessário cuidar do plantio das plantas, que são colocadas de acordo com o plano elaborado. Se precisar colocar algumas flores no próprio riacho, deve-se fazer depressões entre as pedras, preencher com terra ali e semear.
  6. E a última etapa é a colocação dos elementos decorativos, que também devem ser atendidos com antecedência. Talvez em um lugar seja uma pequena ponte, em outro - uma lanterna ou uma estatueta.

Como registrar?

Para complementar o riacho no jardim de maneira bonita e original, você precisa pensar cuidadosamente sobre todos os elementos de design. Você pode construir uma ponte: uma simples de madeira ou com grades graciosas. Um banco para descanso será apropriado próximo ao riacho. Bonecos luminosos de jardim também vão decorar o espaço. Podem ser gnomos, animais da floresta e pássaros. Mas não de uma vez - vale a pena considerar o preenchimento deste pequeno recanto da natureza.

Vários jarros e vasos, dos quais as flores "derramam", parecem lindos e originais no riacho. Isso é muito fácil de fazer. Basta cavar parte da estrutura no solo e nas pedras, colocar uma faixa estreita de solo e plantar sementes ou mudas de flores.

NSSe você quiser decorar o espaço no estilo japonês, pode colocar lanternas ao lado dele. Ficará especialmente bonito à noite.

A iluminação também é um elemento muito importante na decoração de lagos e deve ser dada atenção.

Exemplos em paisagismo

Antes de começar a trabalhar e estocar materiais, você precisa ter uma ideia de como tudo deveria ser na realidade. Portanto, será muito útil considerar exemplos prontos.

  • Um riacho de pedra, ligeiramente sinuoso, de largura média, parece orgânico em meio a uma vegetação luxuriante. E a imagem é complementada por pequenos arbustos e árvores baixas. Não há nada difícil na implementação de tal quadro. E você sempre pode complementá-lo, pois esta é a opção mais simples. Há espaço para a imaginação.
  • Um pequeno riacho de pedras grandes pode ter a seguinte aparência. É complementada por pequenos arbustos, e uma ponte e pequenas lanternas tornaram-se uma adição interessante, e qualquer pessoa pode fazer essa ponte com tábuas. E, novamente, é possível adicionar outros elementos à imagem. Por exemplo, você pode colocar uma coruja ou um sapo na ponte.
  • Nesse caso, o corpo d'água seco tem uma estrutura mais complexa. Existem pedras grandes, e apenas pedras grandes, e pedras menores e muito pequenas. Ele está localizado ligeiramente inclinado. E as próprias pedras não estão dispostas de forma caótica, mas de tal forma que dá a sensação de correntes de água em movimento. Complemente a composição da planta. Não há nada de supérfluo nesta composição.
  • Um riacho pode parecer elegante e original usando um vaso velho. Os elementos principais ainda são pedras de diferentes tamanhos. Sem desordem e detalhes desnecessários, mas parece muito fofo e até pacificador.
  • Um riacho fluindo suavemente em um canteiro de flores também é uma opção interessante. Além disso, existem diferentes arranjos de flores no canteiro, o que o torna leve e original.
  • Esta opção também é interessante - com espaços verdes nas bordas. Várias pedras grandes como manchas ficam bem entre pedras pequenas. O esquema de cores contido é propício para descanso e relaxamento.
  • Uma opção interessante também será quando houver outro riacho no riacho de pedra - das plantas.A sensação de movimento está presente nas pedras e nas flores.
Todas as opções são boas e interessantes à sua maneira, mas você deve sempre lembrar que você pode contribuir até mesmo com exemplos prontos - você só precisa sonhar um pouco e entender o que você mais gosta e em que ambiente será mais confortável existir.

Veja abaixo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário