Rockery em sua casa de verão: as sutilezas do paisagismo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Peculiaridades
  3. Regras básicas para a criação
  4. Layout
  5. Plantas
  6. Sobre a escolha de pedras
  7. Belos exemplos e opções

O Rockery conquistou os proprietários de quintas pelo facto de a beleza das pedras e das plantas se revelar num expressivo jardim rochoso com um encanto único. Uma estrutura que à primeira vista é complexa pode muito bem ser feita com as próprias mãos, levando em consideração os gostos dos donos do sítio e enfatizando a individualidade da dacha.

O que é isso?

Rockery é uma composição decorativa feita de pedras e plantas para um espaço de jardim. Árvores, arbustos e flores podem ser considerados como conteúdo florístico. É comum plantar variedades anãs e subdimensionadas em jardins ornamentais.

Os rochedos ficam melhor em mudanças de elevação, terraços, declives.

Embora a elevação artificial dada à composição não diminua o efeito estético. Para a textura que imita os contrafortes, via de regra, estão planejados tons grandes e impressionantes de pedras e plantas despretensiosas e bastante modestas. Esta combinação enfatiza a proximidade com a gama natural de cores.

Um ponto muito importante é a implantação do sistema de drenagem. Se o dono do site lidar com isso, ele dominará o resto com certeza.

Ao mesmo tempo, um artista amador tem o direito de dar vazão à sua imaginação e disposição. A atmosfera composicional pode parecer áspera, "do norte" ou mais relaxada, poética.

O jardim rochoso mais humilde parece algumas mudas temáticas (por exemplo, arbustos coníferos de baixo crescimento), inscritos entre uma dúzia de pedras. Em vez delas, é bem possível usar trepadeiras ou plantas florestais - violetas, samambaias, ervas elegantes e até bardanas.

Se você partir para um jardim de pedras com vários níveis, será necessário muito mais tempo e esforço. E os adeptos da serra em uma casa de campo com cachoeira terão que estudar a ciência de construir tal composição, pois não se pode colocá-la em funcionamento sem estruturas de retenção, mecanismo bem oleado para o funcionamento de um corpo d'água.

Alguns exemplos clássicos de rockery:

Dachny

No centro do local, um canteiro de flores é disposto com pedras, que imediatamente se torna o centro estético do espaço suburbano. As flores abrem caminho por entre as pedras e, quanto mais brilhantes os arbustos, mais elegante é a composição. Se você conseguir criar paredes altas de um canteiro de flores com pedras, então é bom abaixar as trepadeiras ao longo delas.

Jardim

No jardim, um milagre de pedra pode ser mais expressivo e variado. Pedras volumétricas misturadas com pequenas pedras parecem interessantes. Melhor se você conseguir construir uma cascata, ao longo da qual um riacho borbulha, enchendo um lago artificial abaixo. A pretensão, neste caso, joga com a ideia: o jardim deveria "ser surpreendido" pelo jardim de flores rochosas.

Opção de quarto

Sim, rocking na sala também é possível, em uma casa de campo também. É melhor colocar um prédio pequeno, onde há mais ar fresco - na varanda, varanda. Se você tomar essa decisão, precisará de uma plataforma e "base" especiais, e também terá que assumir "on watch" para manter a luz e a umidade da composição.

Peculiaridades

Para evitar desarmonia no projeto paisagístico do local com o aparecimento de uma "montanha" rochosa com flores e árvores, é melhor levar tudo em consideração com bastante antecedência. Pense nas pedras que quer ver, nas plantas que mais lhe agradam, na quantidade de metros quadrados que vai ocupar a composição acabada.Para fazer esses cálculos, seria bom você imaginar o tipo de pedregulho.

Há um grande número de seus tipos, vamos listar pelo menos os mais populares:

  • Mini opção. Adequado como decoração adicional para área de lazer. Por exemplo - pedras, ervas, no topo - um arbusto de bérberis brilhante.
  • Na encosta. Este jardim ornamental é bom porque é muito conveniente para organizar o elemento água.
  • Coníferas. Esta é uma composição volumosa, que é um monte de pedras e árvores anãs coníferas. Agora é um grito de moda entre os estilistas. Tanta beleza está localizada bem na frente da casa.

Quanto à funcionalidade dos jardins ornamentais, então uma subdivisão como jardins ornamentais temporários ou permanentes e estáveis. A opção temporária se encaixa organicamente em uma inclinação ou superfície plana. Será necessário cavar uma depressão para enraizar as mudas de arbustos ornamentais jovens e colocar pequenas pedras aqui.

Para a construção de um jardim de flores de pedra estável, grandes pedregulhos e pequenas pedras são instalados "para sempre", as lacunas entre eles são preenchidas com vegetação, o que é melhor não exigir cuidados especiais, mas exteriormente elegante. Por exemplo, spiraea, hosta, cinquefoil e outras plantas são perfeitas.

As naturezas de fantasia são mais do agrado de um jardim rochoso mutável. Para a decoração são utilizadas grandes flores brilhantes, que os proprietários plantam cada vez mais a cada ano.

Rockeries podem ser executados em diferentes estilos. Uma característica distintiva do inglês são as plantas em tons pastéis e não estressantes. O alcance é contido, natural. Nenhuma loucura de cores, apenas agulhas e cereais. As pedras são em sua maioria cinza, branco-acinzentadas.

O estilo europeu inclui pedras locais e flores baixas brilhantes. Cineraria, curb phlox, tagetis, papoula californiana, starworm vão ficar lindos.

O estilo japonês incorpora um arranjo simétrico de pedras, onde tudo é verificado e geometricamente correto. Elementos florísticos, via de regra, são plantas vistosas raras: sakura anã, rododendros, híbridos de azaléia.

O jardim rochoso é composto de espécimes resistentes e zoneados. Mas de vez em quando, os jardins ornamentais ainda precisam ser regados com um spray de mangueira. E não se esqueça que a cada poucos anos é necessário adicionar solo e diminuir o plantio de flores. Afinal, o principal objetivo dos rochedos é a estética, portanto, em qualquer época do ano, a composição deve atrair a atenção de convidados e anfitriões.

Regras básicas para a criação

Se você está pronto para criar um jardim estiloso em pedras com as próprias mãos na dacha, leve em consideração os momentos que não deve perder na decoração. Provavelmente, a carga será considerável, mas o prazer do trabalho criativo com plantas, pedras, terra não pode ser superestimado.

Não construa jardins ornamentais muito perto de casa. Afinal, um jardim de pedras precisa da natureza como pano de fundo, não da alvenaria.

Chuvas e gotas, geralmente fluindo do telhado de um edifício, podem danificar a estrutura de um jardim artificial, lavar o solo, destruir plantas e causar o assentamento de pedras.

Rockery também não tem lugar sob as árvores que se espalham. Formas visualmente grandes da árvore "obstruem" o jardim rochoso. Sim, e durante a queda das folhas os problemas com a limpeza do canteiro não serão evitados.

A escolha certa é um local bem iluminado, de preferência um declive longo e suave. Sombreie parte de seu jardim rochoso; você não precisa expô-lo totalmente ao sol. Encontre uma inclinação voltada para, digamos, sudoeste.

Não negligencie a área, que é modesta em tamanho. Pegue árvores anãs e obtenha um "slide" expressivo e bonito. Acredite, não se trata de tamanho, já que uma criação em miniatura também tem todas as chances de se tornar uma obra-prima de uma residência de verão.

Se o rochedo não tem onde se "registrar", exceto o canto do terreno, visualmente prejudicado pela proximidade de um prédio antigo ou de um estacionamento pouco atraente, não se prive do prazer de admirar o jardim rochoso. Decore o edifício com variedades trepadeiras de vegetação, tendo como pano de fundo um jardim rochoso.

Layout

Antes de começar a criar um jardim de pedras, é melhor fazer um esboço da estrutura. Em seguida, você deve cercar o local da construção com fita ou cabo. Resta criar um desenho onde as pedras ficarão e onde as plantas tomarão seu lugar.

Então você deve ler as instruções e seguir cada passo a passo:

  • No detalhe, limpe o local escolhido sob o morro, remova todos os entulhos e ervas daninhas.
  • Remova a camada superior do solo (cerca de 10-15 centímetros) para lidar com o solo fresco. Em solos pobres, eles são substituídos por uma composição fértil.
  • Todo o solo é cavado, solto, as raízes dos arbustos e das árvores são cuidadosamente removidas.
  • Além disso, o local deve ser coberto com polietileno ou geotêxtil. Isso servirá como uma barreira para raízes naturais ou ervas daninhas que podem mover pedras e destruir jardins ornamentais, e também proteger a estrutura de toupeiras e ratos.
  • Um ponto muito importante é a drenagem. Devido ao filme, o escoamento natural da água será perturbado, sendo necessário criar um sistema de drenagem artificial. No fundo da cava, entulho e escória são colocados. Em seguida, uma sólida camada de areia grossa é espalhada.
  • Agora é a vez do solo - eles o preenchem, com foco no projeto. O nível do aterro depende se você está planejando um terreno rochoso alto ou baixo. O solo deve ser socado o mais cuidadosamente possível. Se você tiver tempo, em geral você pode deixar o rochedo "descansar" durante a temporada, então o solo se assentará adequadamente e se formará em condições naturais por si só.
  • Verifique com o desenho e comece a instalar as pedras. Devem estar imersos no solo a pelo menos metade da altura para garantir a confiabilidade da estrutura. Plante pedras poderosas em um leito de cascalho. É até possível rejuntar a base para maior resistência. Isso evitará que pedras pesadas afundem muito. Entre as pedras despeja-se a terra aos poucos, esmagando-a com as mãos.
  • Chegou a hora de plantar plantas. A localização de cada um deles é planejada em seu desenho. Você pode adicionar um pouco de fertilizante em cada buraco da flor. Certifique-se de que a planta receba exatamente o fertilizante que melhorará seu crescimento. Quanto mais confortável for a sensação das mudas, mais rápido o slide irá reviver e embelezar.
  • Em conclusão, o rockery precisa ser regado completamente.

Considere as possibilidades do local e do "novo prédio". Se não houver espaço suficiente no país, você não deve erguer jardins rochosos muito grandes. Vai parecer pouco natural e sem gosto.

Um pequeno "oásis" também não se correlaciona com um grande espaço, simplesmente se perderá nele. Por isso ligue a sua imaginação e aja com base no equilíbrio da praça e do jardim dos seus sonhos, bem como nas suas próprias ideias de harmonia e conforto.

Se houver um outeiro, uma ravina, um terraço no local, então "anexar" um rochedo a eles será um passo muito competente. As naturezas sutis também experimentaram idéias originais para a criação de um jardim rochoso como "vale", "desfiladeiro", "encosta íngreme", "penhasco". Apesar de ter uma superfície plana, o jardim também não perde o seu encanto. Apenas certifique-se de que sua composição não se pareça com uma "estátua" solitária, mas se misture com o relevo circundante.

Para os iniciantes, é melhor começar com um pequeno rochedo, porque é mais fácil de cuidar e a seu exemplo pode-se praticar no atraente arranjo de flores e arbustos entre as pedras.

As melhores coordenadas para a composição são um outeiro bem iluminado pelo sol. Afinal, é muito problemático adaptar a vista para os jardins ornamentais nos arredores do local ou nos matagais do jardim.

Plantas

Não há restrições na escolha de plantas para jardins ornamentais. Mas ainda existem opções ganha-ganha. Eles vão enfatizar o bom gosto ao decorar o site. Afinal, a harmonia de flores e arbustos nas plantações é o cartão de visitas dos donos dos hectares.

Os espaços verdes usados ​​para o deslizamento rochoso são divididos em quatro classes.São coníferas, arbustos, flores perenes e bulbos, ou seja, um jardim rochoso deve formar tais elementos florísticos que não precisam ser plantados e retirados todos os anos.

As coníferas são mais frequentemente representadas pelos designers como thujas anãs, mini ciprestes, zimbro, pinheiro. Devem ser curtos e compactos para que não se forme uma "selva" no escorregador.

Entre os arbustos, madressilva, cinquefoil e várias variedades de cotoneaster parecem mais impressionantes.

A coleção de flores perenes pode ser muito rica. Mas o destaque principal do rockery são as pedras, e as flores, antes, um pano de fundo. Esse papel é desempenhado por narcisos, tulipas, açafrões, prímulas, violetas da floresta. Elas serão as primeiras ilhas a florescer na primavera.

Planeje íris siberianas, floxes, daylilies, saxifrage, sinos, cravo, arabis, cineraria para substituí-los. Não perca o "aditivo" perene na forma de musgos decorativos, sedums, samambaias anãs. Variedades herbáceas como a gravilata e a bergenia irão adicionar uma casualidade elegante e natural ao escorregador.

Se você decidir colocar jardins ornamentais, por exemplo, em um terreno de pinheiro, então você pode adicionar cores brilhantes para contraste, porque a imagem já está saturada com verdes escuros. Você pode usar vários obstáculos para relaxar perto de jardins ornamentais e acompanhá-los com manchas perfumadas indefinidas: matiol, tabaco perfumado.

A seqüência de plantio em jardins ornamentais é a seguinte: coníferas, arbustos, flores.

Sobre a escolha de pedras

Stone é o principal preenchedor semântico dos jardins ornamentais. Alguém gosta de pedras que combinem com a cor do edifício, alguém - em harmonia com a paisagem circundante. Mas, talvez, o mais importante é que sejam tons quentes, pareçam naturais, “respirem” água e ar. O melhor de todas as rochas é adequado para um jardim rochoso de tufo, calcário, brita, granito e arenito.

A pedra natural é realmente um luxo para a personificação de seus planos criativos. Organize-o, concentrando-se no seu gosto, na alegria que este ou aquele ângulo vai lhe dar.

Mas siga um certo conjunto de regras, porque os jardins ornamentais também não devem ser um depósito de pedras:

  • Em jardins ornamentais secos, pedras angulares são aceitáveis. Mas se você tiver um riacho artificial fluindo pelo jardim da montanha ou uma cachoeira caindo, as pedras redondas parecem mais originais.
  • Não exagere com as mesmas pedras - como na natureza, elas devem ter formas e tamanhos diferentes.
  • Combine o tamanho do jardim e das pedras. Não adicione seixos a um grande jardim ornamental. E, ao contrário, não é apropriado "esmagar" o minijardim com uma pedra de diâmetro impressionante.
  • As composições com pedras de uma ou duas espécies parecem mais elegantes.
  • É melhor se as pedras de alguma forma coincidirem em cor com a paisagem geral.

Os profissionais recomendam afastar as pedras das flores.

Mas você tem o direito de fazer do seu próprio jeito, se a sua abordagem for ditada por algum estilo particular de design exterior.

Belos exemplos e opções

Os achados de design incomuns para o dispositivo de jardins ornamentais são incontáveis. Por exemplo, uma composição rochosa com plantas exclusivamente de montanha - lavanda, musgos, samambaias, prímulas selvagens, parece muito natural não muito longe de casa. A sua gama discreta enfatiza o estilo natural do chalé ou qualquer uma das tendências da aldeia - country, Provence, rústico.

Você pode usar alguns elementos para dividir visualmente o slide em mini-zonas e tentar organizar sua própria estação em cada uma, graças à seleção de cores - suave (primavera), rica (verão), dourado e roxo (início e fim do outono).

Algumas pessoas gostam de fazer um aterro rochoso sólido com pedras rochosas. Nem todas as plantas podem suportar tal "pressão", então as mais resistentes devem ser selecionadas: saxifrage, cobertura do solo, rejuvenescida.

Os originais definitivamente tentarão criar uma parede rochosa. Uma composição de pedra reconstruída verticalmente exigirá muito esforço, mas entrelaçada com clematis, hera e ervilhas acabará sendo uma verdadeira obra-prima de design.

Proprietários de fazendas inovadoras adoram misturar estilos no enchimento de jardins ornamentais. Por exemplo, europeu com italiano. Acontece uma incrível máscara de cores de flores exuberantes e perfumadas: carmesim, branco, ígneo, azul.

Uma versão volumétrica artística 3D é considerada muito na moda, quando os designers conseguem uma visão circular de um rochedo com um efeito variado. É interessante tê-lo no mirante, considerando-o de diferentes pontos.

O minijardim japonês não deixa ninguém indiferente, onde as pedras dominam as plantas minúsculas - principalmente ervas aromáticas para tecer, o que causa uma pacificação extraordinária.

Um canto incrível lhe dará muitos minutos agradáveis ​​e, após a criação, não exigirá muitos problemas. De acordo com o seu humor, você pode alterar seus detalhes de alguma forma, trazer notas frescas. Depois de experimentar o papel criativo de um paisagista, dificilmente você pode desistir desse prazer estético mais tarde.

Tente usar as plantas listadas acima, pois são mais adequadas para o cultivo em solo rochoso.

Os diagramas e a orientação passo a passo dos especialistas que você estudou neste artigo irão ajudá-lo a fazer o rock dos seus sonhos e obter um verdadeiro prazer no processo de criá-lo.

Para obter informações sobre como fazer um rockery com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário