Tudo sobre nivaki

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição dos estilos
  3. Quais plantas são usadas?
  4. Termos de formação
  5. Dicas de poda
  6. Regras de cuidado

Ao organizar um local privado ou área pública, os paisagistas usam uma grande variedade de técnicas e técnicas. Os povoamentos de vegetação parecem mais impressionantes no local (especialmente se for caracterizada por uma área suficiente).

Se você deseja tornar seu site único e diferente de outros, pode usar a técnica nivaki exclusiva. Hoje, em nosso material, falaremos sobre o que é a técnica nivaki e quais estilos existem, e também consideraremos quais plantas podem ser usadas e como cuidar adequadamente delas.

O que é isso?

Nivaki é um grupo especial de árvores que é usado ativamente para organizar um jardim de estilo japonês. Além do mais, o mesmo nome denota a arte de “aparar” a copa e modelar a aparência da árvore de acordo com padrões estéticos claramente definidos. Com a ajuda de plantas como a nivaki, você pode criar uma estrutura única para o jardim.

Descrição dos estilos

Hoje, há um grande número de tipos e estilos de niwaki, que diferem nas características principais. Vamos considerar uma descrição detalhada de cada um dos estilos niwaki.

Tecan

Ao processar plantas dentro desta direção de estilo, a forma natural da árvore praticamente não muda. Apenas os ramos desnecessários são eliminados e os ramos que permanecem na árvore são colocados na posição horizontal. Nesse caso, também é necessário formar enormes protetores de patas nas pontas dos galhos.

O crescimento das árvores não é limitado, pode atingir tamanhos em grande escala. Como tal, o estilo Tekan está disponível apenas para uso ao ar livre.

Forma de Kyoto

A forma Kyoto de nivaki é freqüentemente encontrada no ambiente natural - mais freqüentemente em locais onde o desmatamento foi anteriormente realizado. Depois de cortar os tocos de árvores que já existiram, muitas vezes crescem novos rebentos, que ao mesmo tempo têm um aspecto bastante fora do padrão (pode-se dizer - um único) formulário. A forma de Kyoto também é freqüentemente adquirida por aquelas plantas que possuem a parte superior danificada ou congelada.

No quadro da direção estilística de Kyoto, é possível a formação de vários tipos de chapéus fofos: podem ser horizontais e verticais. Se você está moldando a árvore para este estilo, é importante tentar mantê-la natural.

Kotobuki

Kotobuki é um estilo que possui não só um sentido estético, mas também filosófico. Ao lado da árvore, que é formada na estrutura do kotobuki, uma pequena lanterna japonesa Oki-gata de pequeno porte é instalada sem falha. Assim, a árvore kotobuki e a lanterna Oki-gata formam a guardiã de todo o jardim. Quanto ao formato da árvore, deve ser parecido com um hieróglifo de felicidade.

A este respeito, deve ser dito que o processo de formação de uma forma de planta adequada é bastante complicado. Se você não está pronto para dedicar tempo suficiente para formar uma árvore kotobuki e deseja comprar essa planta, então você precisa estar preparado para o fato de que irá gastar uma grande quantia de dinheiro.

Moegi

A base do estilo moega dentro da arte niwaki é o barril. Sua formação deve corresponder a uma certa amplitude e estar localizada em um único plano. Como no caso do kotobuki, o estilo de myega requer um trabalho árduo, demorado e muito atencioso.

Kongay

A formação de árvores kongai é relevante em um padrão paisagístico atípico: por exemplo, nos locais onde existem encostas ou penhascos. A principal característica distintiva das plantas formadas neste estilo deve ser o fato de que as raízes da árvore estão necessariamente localizadas acima dos galhos caídos. Nesse sentido, a própria árvore deve ter uma taxa bastante alta de flexibilidade.

Shakan

Este estilo é um dos mais populares e difundidos. A forma do tronco permanece reta, mas deve ser fixada em ângulo com o solo. No processo de formação da planta shakan, é imprescindível levar em consideração a direção e a força do vento - assim, existe a possibilidade de se criar a impressão de que a árvore foi formada não devido aos esforços humanos, mas sob a influência natural condições.

Quais plantas são usadas?

A formação de um jardim no estilo nivaki é possível com a utilização de vários tipos de plantas (tanto árvores decíduas quanto coníferas), entre elas:

  • abeto comum;
  • thuja "Smaragd";
  • lariço;
  • bordo;
  • Carvalho;
  • Cossaco e zimbro rochoso;
  • salgueiro;
  • Árvore de maçã;
  • Bétula;
  • lilás;
  • Rowan;
  • cedro, etc.

Vamos dar uma olhada mais de perto em como você pode fazer uma árvore nivaki a partir de várias variedades de plantas.

  • O pinho no estilo nivaki parece o mais impressionante e atraente possível. Antes de iniciar o processo de tosquia e formação de uma planta, é importante estudar cuidadosamente a muda jovem para entender qual dos estilos acima será o mais relevante. Também é importante considerar seus próprios desejos e preferências.

Depois de decidir sobre todas as características principais, é muito importante fazer um esboço esquemático preliminar (de preferência em alta resolução).

  • Spruce. O principal procedimento necessário para formar um abeto do tipo nivaki é um corte de cabelo. As formas mais populares são cônicas e esféricas.
  • Zimbro É uma das melhores e mais adequadas plantas e é frequentemente plantada em jardins japoneses. Os rebentos novos da planta são cortados com tesouras de jardim ou tesouras de poda. Você pode dar absolutamente qualquer formato a um zimbro - neste aspecto, guie-se por suas preferências de gosto.
  • Thuja muitas vezes sofre modificações no estilo nivaki, por ser uma planta exigente e tolerar bem o corte de cabelo.
  • O processo de formação de niwaki a partir de teixo realizado de acordo com as mesmas regras, regulamentos e princípios que para thuja.
  • No processo de cuidar de um abeto a árvore pode ser pinçada à mão ou cortada (a última opção é necessária para intensificar a densidade da copa).
  • Cipreste pode ser formada de diferentes maneiras: na forma de bolas localizadas em galhos, ou na forma de uma planta localizada acima do solo em uma posição horizontal.

Termos de formação

Se você deseja se tornar o proprietário de um jardim niwaki japonês exclusivo, pode escolher uma das 2 opções existentes: compre árvores prontas ou forme plantas com suas próprias mãos em casa. A segunda opção será muito mais barata, mas levará muito tempo. Os termos específicos dependerão da direção do estilo que você escolheu.

Caso seja necessário dar forma ao tronco de uma árvore de forma não padronizada, é muito importante iniciar o processo de modificação numa época em que a planta ainda é jovem e apenas iniciando o processo de seu desenvolvimento. Se o tronco não precisar ser trocado, você pode começar a formar a árvore nivaki no momento em que a planta atingir a idade de 5 a 7 anos. Os tempos indicados podem variar significativamente dependendo do tipo específico de madeira. Assim, por exemplo, a formação de um thuja pode levar de 2 a 4 anos.

Além disso, deve-se prestar atenção à saúde da árvore.Se a planta doer, você não deve perder tempo formando nivaki a partir dela, pois seus esforços podem não ser coroados de sucesso.

Dicas de poda

No processo de formação de um jardim nivaki japonês, é muito importante fazer um treinamento e se familiarizar com a técnica e os métodos de poda existentes. Considere algumas dicas de especialistas.

  • Recomenda-se o uso de tesouras de jardim ou tesouras de poda como o principal kit de ferramentas. Em alguns casos, é adequado o uso de dispositivos especiais, que em sua aparência se assemelham a armações que direcionam o crescimento do tronco e da coroa na direção desejada. Esses dispositivos são feitos de arame, hastes de bambu, barbante e estopa.
  • A poda não deve ser apenas estética, mas também higiênica. A poda higiênica deve ser feita em estacas fracas ou danificadas.
  • Os ajustes na forma da árvore devem ser regulares. Ao mesmo tempo, é imprescindível realizar procedimentos de desinfecção durante a poda dos ramos. Para fazer isso, você pode usar misturas e substâncias como jardim var, carvão ou verde brilhante.
  • Não é recomendado aparar plantas em tempo chuvoso.

Seguindo essas dicas de especialistas, você poderá alcançar o resultado desejado e modelar a árvore no estilo que mais lhe convier.

Regras de cuidado

Para alcançar o resultado desejado, você deve seguir todas as regras e regulamentos. Vamos considerar os principais.

  • As plantas precisam ser alimentadas sem falta. Por exemplo, a alimentação foliar será relevante para coníferas (por exemplo, "Zircão", "Epin Extra"). Além disso, compostos químicos como inseticidas e fungicidas devem ser usados ​​no processo de cuidar da árvore. Também é recomendado o uso de fertilizantes quelatados (por exemplo, YaraVita, Lignohumate, NTP-Sintez, etc.).
  • Outro ponto importante de cuidado é o tratamento de árvores contra pragas e doenças. Para estes fins, são utilizados medicamentos como "Confidor", "Skor", "Omite", etc.

Importante. Você deve levar em consideração imediatamente o fato de que a árvore nivaki é o resultado de um trabalho longo e árduo. Conseqüentemente, você precisa estar preparado com antecedência para isso.

Em geral, podemos concluir que o jardim niwaki japonês é um elemento único do projeto paisagístico, que irá decorar tanto um local privado quanto uma área pública. Neste caso, é necessário decidir com antecedência sobre o estilo em que você vai formar as árvores, escolher as variedades adequadas e começar a formar. Deve ser lembrado que você terá que gastar muito tempo e esforço antes de obter um belo jardim. Ao mesmo tempo, o resultado final não vai deixar indiferente nem você, nem sua família, nem convidados, nem transeuntes.

No próximo vídeo, um especialista mais ecológico falará sobre a criação de um bonsai niwaki.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário