Qual é a melhor lenha para uma sauna?

Contente
  1. Melhores opções
  2. Raças aceitáveis
  3. Que tipo de madeira não pode ser usada?
  4. Dicas de Seleção

Os amantes da sauna sabem que para criar um ambiente especial no quarto é muito importante aquecer o recuperador com lenha adequada. Nesse caso, a pessoa poderá não só relaxar bem, mas também melhorar sua saúde.

Melhores opções

Por muitos séculos de existência de banhos, as pessoas conseguiram entender quais materiais são mais adequados para acender um fogão.

Amieiro

Antigamente, banhos de pessoas nobres e até de reis eram aquecidos com essa madeira. Os materiais da mais alta qualidade foram considerados obtidos a partir do cultivo de amieiro em solo seco. Essas toras são muito leves e queimam lindamente. Mas o álamo que cresce em áreas pantanosas ou próximo a corpos d'água é considerado de qualidade inferior. Os logs de Alder são altamente valorizados pelo fato de que podem ser armazenados por muito tempo sem perder suas propriedades úteis. Acredita-se que o cheiro de madeira de amieiro em uma pilha de lenha aberta dura três anos, e em uma pilha fechada - 4-5 anos.

A madeira de amieiro é apreciada porque emite muito calor quando queimada. Ao mesmo tempo, não sai fumaça. A queima de madeira enche a sala com um aroma agradável. Portanto, é ainda mais confortável relaxar na sauna. Além disso, essa madeira não é muito cara.

Além disso, é sempre fácil encontrá-lo à venda. Isso significa que geralmente não há problemas em comprá-lo.

Carvalho

Os atendentes de banho também valorizam muito a madeira de carvalho de alta qualidade. Quando queimado, o material produz uma chama estável e uniforme. No processo, a sala é preenchida com um cheiro agradável. Muita gente gosta porque evoca associações com a floresta.

Recomenda-se o uso de madeira de carvalho maduro para acender o fogão. No entanto, eles não devem ser muito antigos. Acredita-se que não haja muito calor com as toras de carvalho. Não gostam de lenha muito velha porque depois de queimada, muito lixo é gerado e o atendente fica mais tempo limpando o fogão. As toras de carvalho secam rapidamente e armazenam bem em pilhas de lenha padrão. Portanto, geralmente não há problemas com a colheita e armazenamento dessa madeira.

bétula

Era a lenha de bétula a mais usada para aquecer banheiras na Rússia. Portanto, este material é realmente testado pelo tempo e por nossos ancestrais. Hoje em dia, essa madeira também é colhida em grandes quantidades. É amado por sua boa relação custo-benefício.

A madeira de vidoeiro é moderadamente resinosa. Queima bem e por muito tempo. Mesmo a madeira úmida é adequada para ignição. No processo de queima, as toras liberam alcatrão de bétula no ar. Portanto, é recomendado para quem está resfriado visitar o balneário fundido com madeira de bétula. Ao queimar, a lenha não é acionada. Portanto, você pode aquecer qualquer fogão com eles. As toras colhidas corretamente são armazenadas por vários anos consecutivos. Portanto, eles podem ser adquiridos em grandes quantidades.

Cinza

Essa madeira é consumida muito lentamente. Troncos de cinzas queimam lindamente, mesmo quando molhados. Mas raramente compram essa lenha para o banho. O fato é que eles são muito mais caros do que outras opções de madeira. Além disso, nem sempre é possível encontrá-los à venda.

Linden

A madeira tília, por outro lado, queima muito rapidamente. Além disso, há muito pouco calor proveniente deles. Mas durante a queima, as toras exalam um agradável aroma de mel. Ele relaxa perfeitamente as pessoas e também ajuda a melhorar a condição do sistema respiratório. É por isso que a tília é apreciada pelos amantes do relaxamento no banho.

A madeira tília mantém suas propriedades curativas por dois anos. No futuro, a qualidade deste material se deteriora significativamente. Portanto, não vale a pena armazenar uma grande quantidade de lenha de tília para uso futuro. É melhor comprar essa lenha aos poucos e de fornecedores confiáveis.

Raças aceitáveis

Se não houver oportunidade de adquirir ou comprar os tipos de lenha descritos acima, outros tipos de árvores podem ser usados ​​para acender os banhos.

Coníferas

Em primeiro lugar, você deve prestar atenção à lenha de coníferas. Em processo de combustão, exalam um aroma muito agradável e agradável aos veranistas. A lenha de pinheiro e abeto queima muito bem. Com esse material, o ambiente pode ser aquecido em pouco tempo.

Mas as toras de coníferas têm suas desvantagens.

  • Ao queimar lenha, emite muita queima e fuligem. Tudo isso é depositado em uma espessa camada nas paredes da chaminé. Por isso, ele deve ser limpo com mais frequência.
  • No processo de queima de madeira de coníferas, uma grande quantidade de monóxido de carbono fica no ar. Isso se deve ao fato de que essa madeira contém uma grande quantidade de substâncias resinosas. Isso não é bom para os turistas.
  • A lenha de coníferas queima de forma muito desigual. Eles não são recomendados para uso em fornos abertos. Caso contrário, pode ocorrer um incêndio na sala.

Em geral, a lenha de coníferas é usada se não houver outros materiais à mão.

Fruta

Essa lenha é geralmente colhida em grandes quantidades após o corte de pomares silvestres ou antigos. Isso não acontece com muita frequência. Portanto, este tipo de lenha definitivamente não é o mais popular. A lenha de frutas queima bem o suficiente. O cheiro após a queima no banho é agradável, mas não há fumaça. Ao mesmo tempo, o material não é adequado para acender a fornalha. Eles pegam fogo com muita força. Isso se aplica até mesmo a materiais bem secos. Regra geral, a lenha de fruta é levada ao forno pré-preparado.

A escolha da raça também desempenha um papel importante. Recomenda-se o uso de madeira de maçã na sauna. Queimam bem, dão muito calor e não fumam. Com um pouco menos de frequência, a madeira de cerejeira é usada para acender o fogão. Eles exalam um cheiro agradável no ar, mas fumam muito. Outros tipos de lenha de frutas são usados ​​com menos frequência para aquecer banheiras. Troncos de ameixa e pera são geralmente usados ​​para churrascos.

Vale lembrar que não é recomendável aquecer o fogão com lenha velha, bem como lenha danificada por insetos ou doenças. Portanto, ao limpar seu jardim, você precisa examinar cuidadosamente a lenha antes de colocá-la em uma pilha de lenha.

Aspen

Toras de álamo tremedor leves são difíceis de acender e queimar muito rapidamente. Portanto, eles raramente são usados ​​de forma contínua. É recomendável usar essa lenha de vez em quando como medida preventiva.

O fato é que o vapor de choupo ajuda a limpar a chaminé de queimaduras e fuligem. Para que o resultado seja mais perceptível, as toras devem ser queimadas junto com as cascas de batata. A chaminé deve ser limpa à mão imediatamente a seguir. Não faz sentido colher árvores de faia em grandes quantidades.

Salgueiro

Toras de madeira macia também raramente são usadas para acender fogões. O salgueiro é geralmente adicionado em pequenas quantidades ao fogo para manter o fogo aceso. Vale lembrar que essa lenha se queima muito rapidamente. Portanto, o estoque na pilha de lenha deve ser reabastecido com muita freqüência.

Acácia

Madeira de acácia madura também é popular entre os amantes do relaxamento da sauna. Essas toras queimam por muito tempo e com calor. Resta muito pouca fuligem na chaminé após a queima da madeira de acácia. As toras podem ser colocadas no forno durante a fase de acendimento e posteriormente. Eles vão queimar igualmente bem a qualquer momento.

Bordo

A madeira de bordo é boa para um banho. Mas este material raro é bastante difícil de encontrar à venda. Além disso, é bastante caro. Portanto, a madeira de bordo é mais frequentemente usada junto com outros materiais mais baratos e de queima lenta.

Que tipo de madeira não pode ser usada?

À parte, vale a pena falar sobre aqueles tipos de lenha que não podem ser usados ​​para acender o fogão.

  • Larch. Este material queima de forma desigual. Além disso, quando a madeira queima, ela libera uma quantidade particularmente grande de monóxido de carbono no ar. Portanto, após os procedimentos de banho, é necessário ventilar o ambiente por muito tempo.
  • Castanha. Como o álamo tremedor, a castanha só é adequada para aquecimento preventivo. O vapor gerado após a queima das toras ajuda a limpar a fuligem e a fuligem da chaminé.
  • Álamo. A madeira de choupo de baixa qualidade queima muito rapidamente e não produz calor. A fumaça emitida durante a combustão é muito picante e amarga. Portanto, muito poucas pessoas decidem usar choupo para aquecer um banho. Pelo mesmo motivo, o fogão não é aquecido com cereja de passarinho.

Também é proibido aquecer o balneário com madeira podre e madeira com vestígios de decomposição. Não use para este fim e partes de estruturas de construção cobertas com verniz ou tinta. Isso prejudicará não apenas a chaminé, mas também o corpo humano.

Dicas de Seleção

Na hora de escolher a lenha, é importante prestar atenção não só ao tipo de madeira. Os seguintes fatores desempenham um papel importante.

  • Umidade. O nível de umidade deve estar dentro de 25%. Quanto mais baixo for, melhor será a queima da madeira. Para determinar a secura da madeira, você precisa bater duas toras uma contra a outra. Se o som estiver tocando, a lenha pode ser usada para a fornalha. Madeira insuficientemente seca deve ser enviada para uma pilha de lenha por alguns meses.
  • Hora de aquisição. É melhor comprar lenha da colheita do ano passado. São bastante secos e bem preparados. Essa madeira pode ser usada imediatamente para acender o fogão. Não vale a pena comprar lenha velha demais. Logs expirados queimam muito pior.
  • O tamanho dos logs. Para não perder tempo com o processamento adicional da madeira, é preciso ter certeza de que as toras estão devidamente preparadas. O comprimento ideal da lenha é de 20-30 centímetros, a espessura é de 12 centímetros. Essas toras se encaixam perfeitamente no fogão e queimam rapidamente.

Ao aceitar a madeira encomendada, é importante verificar o material entregue. Sua composição deve ser uniforme. Também é importante verificar se a madeira foi devidamente preparada e se não há galhos. Alguns jardineiros preferem colher lenha por conta própria. É melhor fazer isso em fevereiro ou março. Essa madeira é a mais quente. Além disso, a madeira que foi congelada durante o inverno é facilmente picada. As árvores derrubadas são serradas em toras e depois divididas em pequenos pedaços. Eles não devem ser muito grandes.

A lenha colhida no início da primavera é enviada imediatamente para a secagem. Depois de seis meses, eles podem ser usados ​​para os fins a que se destinam. Você pode armazenar lenha comprada ou colhida por você mesmo em um celeiro e em uma estrutura caseira feita de tábuas desnecessárias. O principal é que a área de armazenamento seja bem ventilada. Não empilhe lenha em locais com alta umidade. Isso levará ao fato de que não serão capazes de secar completamente e queimarão muito.

É bastante simples escolher a lenha adequada para usar no banho. O principal é estudar as características de todos os tipos de madeira e encontrar um bom fornecedor.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário