O ripado para o gazebo

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Opções de colocação de prancha
  3. Seleção de material
  4. Instruções passo a passo para fazer madeira

Há mais de 5 mil anos as pessoas constroem gazebos em seus jardins e sua aparência é atribuída ao Egito Antigo. Essas estruturas incríveis fornecem uma experiência agradável de sombra e ar fresco e sua função mudou pouco ao longo dos milênios.

As paredes treliçadas dos edifícios pertencem às opções clássicas. Graças a eles, o gazebo parece leve e arejado. O Reiki é barato, então o investimento em sua construção será insignificante.

Vantagens e desvantagens

A função do mirante não é apenas proporcionar um descanso confortável para seus donos, mas também se integrar organicamente ao ambiente, para se tornar uma decoração da paisagem.... Os materiais e o estilo da construção devem se sobrepor a outros elementos da construção do quintal ou jardim.

Um belo torneamento decorativo é adequado tanto para uma casa de verão quanto para um gazebo com design exclusivo. As estruturas reticuladas têm muitas vantagens.

  • Eles têm uma bela aparência.... A tecnologia de colocação de ripas permite fazer diferentes padrões de padrões ou combinar diferentes direções de listras em um edifício, o que o torna especialmente atraente.
  • A grade decorativa está em boa harmonia com muitos estilos e materiais de construção usados ​​no local. Se o gazebo for cercado por árvores, ripas de madeira finas funcionarão bem com elas.
  • As treliças permitem que você continue escalando a vegetação do jardim nas paredes do gazebo, o que permite que o edifício se integre no jardim envolvente.
  • Graças às grades, o gazebo está cheio de luz e ar, parece leve e extravagante. Mas, ao mesmo tempo, a sombra vivificante que emana do telhado protege os presentes do calor escaldante.
  • O processo de fazer paredes de treliça é simples, o dono do gazebo pode cuidar do trabalho de forma independente.
  • Se o prédio for uma churrasqueira, a fumaça do cozimento escapa facilmente pelas paredes de treliça.
  • A utilização de ripas para a construção de um mirante ajudará a reduzir o custo do orçamento do projeto. A propósito, quanto maior a gaiola, menos tiras serão necessárias para fazer as tapeçarias e mais barato será o objeto.
  • Se o orçamento não importa, as pranchas são escolhidas a partir de fortes variedades de árvores (carvalho, faia, nogueira), elas vão custar mais, mas vão estender a vida operacional da construção... Alguns proprietários encomendam a decoração do gazebo com esculturas em madeira, transformando-o em uma casa de conto de fadas cara e incomumente bonita.

As desvantagens dos gazebos com engradado são poucas: eles não protegem bem do vento, dos insetos e não se aquecem. Mas isso apenas diz que o prédio tem um propósito de verão. Para neutralizar essas desvantagens, você precisa construir paredes, e esta já será uma versão de inverno da construção.

Opções de colocação de prancha

A localização das pranchas pode ser realizada em diferentes ângulos, havendo uma orientação vertical ou horizontal - tudo isso permite diversificar o padrão do torneamento. De acordo com a colocação das faixas, os seguintes tipos de treliças são diferenciados.

Direto

O tipo mais simples de caixa disponível, mesmo para um iniciante... As pranchas são conectadas perpendicularmente, em ângulos retos. As células quadradas podem conter tamanhos diferentes, dependendo do gosto do dono do gazebo. Treliças retangulares são convenientes para encher paredes com trepadeiras.

Diagonal

Na maioria das vezes, as ripas para organizar o gazebo são colocadas em um ângulo de 45 graus. Mas a diagonal pode ser mais chanfrada, criando uma forma rômbica alongada das células.Tal como acontece com os quadrados, os diamantes são criados em tamanhos diferentes. Os pequenos formam uma rica estrutura de paredes, através das quais é difícil ver as pessoas dentro do edifício. Grandes vãos rômbicos permitem que os raios de sol penetrem ativamente no gazebo, preenchendo-o com belos destaques.

A versão diagonal da caixa parece mais espetacular do que a quadrada, mas é mais difícil de criá-la, você tem que monitorar a precisão do ângulo.

As alternativas incluem padrões mais sofisticados usados ​​para decorar gazebos de estilos diferentes. Freqüentemente, eles recorrem à combinação de treliças com losangos e quadrados. Essas paredes podem ser combinadas com balaústres, colunas esculpidas.

É mais conveniente conhecer a variedade de tipos de caixas com exemplos.

  • Treliça diagonal, fechadas em molduras arredondadas, são janelas decorativas localizadas em todos os lados do gazebo.
  • Edifício incrivelmente lindo com designs diferentes. Na fachada, as paredes são decoradas com elementos esculpidos, ao longo do perímetro - balaústres, e no topo - com grades rômbicas.
  • Poucas tiras de contador formou uma treliça diagonal em cada janela do gazebo e tornou-se uma decoração de um edifício econômico.
  • O torneamento deste edifício é ainda mais simples, consiste em ripas unilaterais dispostas em ângulo.
  • Levou para o gazebo número mínimo de pranchas, mas eles formaram um padrão atraente incomum.
  • Gazebo em grande estilo país com paredes de treliça.
  • Duas paredes e um telhado de treliça formam um ambiente aconchegante em torno de bancos de madeira.
  • Pérgula compacta com torneamento quadrado... A malha rasa e densa cria uma sombra agradável na área de estar.
  • Versão combinada do gazebo representado por grades com diferentes direções - diagonal e quadrada.

Seleção de material

As treliças para gazebos de jardim são feitas de três tipos de material - plástico, metal e madeira.

Plástico

Um gazebo de plástico pronto com uma caixa de um fabricante nacional ou chinês pode ser comprado em lojas de ferragens. Os produtos são leves e de montagem rápida. Para a sua instalação não é necessário um especialista, é perfeitamente possível fazê-lo sozinho. Mas a base sobre a qual a estrutura será instalada deve ser preparada com antecedência. Uma construção fácil não precisa de uma fundação muito profunda.

As vantagens da caixa de plástico são a facilidade de manutenção, o produto não dobra, mantém sua aparência original por muito tempo, é rapidamente montado e é barato.

Metal

Os produtos forjados pertencem a engradados de metal, são feitos sob encomenda. Ao contrário do plástico, as estruturas decorativas requerem uma moldura reforçada, paredes sólidas, fundação ou base de pedra. A aparência incrivelmente bonita do forjamento de aberturas durante a operação justificará todos os custos. Esses gazebos não parecem leves e arejados, mas serão duráveis ​​e eternos.

De madeira

A madeira é tradicionalmente o material mais popular para gazebos.... O ripado de madeira confere leveza ao produto, preenche-o de ar e luz. Para que o edifício tenha um bom funcionamento, todos os elementos devem ser tratados com antifúngicos e protegidos com uma camada de tinta e verniz.

A caixa pode ser adquirida já pronta no mercado da construção, encomendada por um especialista ou feita por si. Se for necessária uma opção de orçamento, o produto é feito de pinho ou abeto. Para uso a longo prazo, madeira de variedades densas é escolhida - robinia, cereja, freixo, bordo.

Propomos considerar mais detalhadamente algumas raças para a fabricação de tornos.

Carvalho

Madeira forte e flexível ao mesmo tempo. Tem uma bela textura e tonalidades. É fácil de lixar, polir, pintar, mas é mais difícil de fazer entalhes artísticos devido à densidade do material. As ripas de carvalho serão fortes e duráveis, embora não sejam baratas.

Faia

A madeira de faia branca tem uma tonalidade avermelhada ou amarelada, mas depois de cozida no vapor de forma especial, adquire uma rica cor castanho-avermelhada, pela qual adoram utilizá-la para o fabrico de diversos produtos.

O material tem a capacidade de dobrar, o que pode ser usado para criar um torneamento original. Em termos de resistência, a faia é tão forte quanto o carvalho, os parafusos e os pregos ficam bem presos em sua madeira.

Mas a faia tem um inconveniente, a árvore absorve e retém a umidade diretamente do ar, o que provoca o apodrecimento do material. O ripado de faia no gazebo ficará ótimo, mas não vai durar muito.

Pinho

É o material mais procurado na construção civil e moveleiro devido ao seu baixo custo. O pinho pertence às variedades de árvores macias, é fácil deixar riscos nos produtos, mas a madeira também é maleável no processamento, obtendo-se dela coisas esculpidas invulgarmente bonitas. O pinho exala um agradável aroma de coníferas, cria à sua volta um microclima curativo com propriedades bactericidas.

Larício

Ideal para aplicações externas. A madeira é forte e durável, excelente resistência ao apodrecimento. É bom usar lariço em locais com alta umidade. Ele só fica mais forte com a água e o tempo.

Cinza

Refere-se a rochas duras. Sua madeira é flexível, mas não porosa, não absorve umidade e resiste perfeitamente ao apodrecimento. Devido à resistência do material, o torneamento não se deforma com o tempo e dura décadas.

Aspen

Material de construção barato com uma tonalidade avermelhada, tem uma estrutura forte. Produtos bem secos devem ser escolhidos como ripas, pois assim como o larício, só ganham força e peso com o passar dos anos.

Instruções passo a passo para fazer madeira

Um produto com células quadradas é fácil de fazer você mesmo. É mais difícil fazer corretamente um torneamento diagonal (em ângulo). Para que funcione, é necessário verificar e manter constantemente a inclinação dada.

Preparação

Tendo decidido construir um gazebo com uma caixa, você precisa esboçar um diagrama, fazer um desenho, fazer cálculos - então fica claro quanto material precisará ser comprado. Se o prédio já está pronto e só falta fazer e instalar a grade, é preciso saber o tamanho e escolher o design do produto.

Antes de iniciar o trabalho, você precisa preparar ferramentas e materiais de construção. Para criar o torneamento, você precisará de:

  • ripas, barras (comprimento e espessura do material são indicados no projeto);
  • fechos e ferramentas de fixação (chave de fenda, martelo);
  • quebra-cabeças ou serra;
  • Cola;
  • ferramentas de marcação (fita métrica, nível, lápis);
  • misturas antibacterianas e tintas e vernizes.

Em seguida, você deve escolher um local espaçoso onde possa montar a moldura e ter acesso a ela de todos os lados para fazer o ripado. O aplainamento de superfícies e o tratamento da madeira com agentes antifúngicos também estão incluídos na fase preparatória.

Montagem faça você mesmo

Conhecendo as dimensões das aberturas do mirante, eles começam a fabricar a moldura a partir das barras. Quatro vigas são conectadas de acordo com o tipo de ilhó, ou seja, uma ranhura é feita de uma extremidade e um espinho da outra, que entra no orifício preparado. A estrutura é fixada com cola de madeira. Após a secagem, proceda à execução da bainha propriamente dita.

As marcações são feitas na moldura, com a sua ajuda as ripas serão fixadas. Ao cortar as tiras, para não se enganar com o tamanho, é melhor deixar uma margem de comprimento. A estrutura acabada pode ser recortada com uma serra elétrica.

De acordo com as marcações, as lâminas são instaladas na moldura com cola. Apesar das marcas, o ângulo de inclinação deve ser verificado constantemente, o menor desvio prejudicará a apresentação visual da caixa. O produto acabado é lixado e envernizado ou pintado para combinar com o gazebo.

Quando o processo de fabricação de todos os módulos é concluído, eles são instalados nas aberturas do prédio de verão e fixados com pregos.

Um lindo gazebo arejado está pronto. É bom para chalés de verão e residências privadas. Com a ajuda das trepadeiras plantadas, você pode reviver as treliças de madeira e criar um aconchegante canto romântico dentro do edifício.

Para obter informações sobre como fazer uma caixa para um gazebo de jardim com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário