Tipos de toldos e dicas para escolhê-los

Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Dimensões (editar)
  4. Como escolher?
  5. Construção
  6. Como reparar?
  7. Belos exemplos

Um dossel em uma área suburbana é conforto, proteção contra chuva e sol, um acréscimo estético à área local. Além de pátios e jardins em propriedades privadas, os galpões também podem ser encontrados no ambiente urbano - acima dos pontos de ônibus, cafés de rua, acima das caixas de areia no playground e em muitos outros lugares inesperados. No artigo vamos falar sobre os tipos e benefícios dos velames, como escolher, construir e consertá-los.

O que é isso?

O dossel é um telhado sobre pilares (suportes). A estrutura não tem paredes, mas por vezes um edifício desempenha o papel de uma única parede, à qual pode ser fixada uma das faces da cobertura. Acontece que a cobertura é instalada em duas ou até três paredes (tipo de toldos fechados), mas a quarta está sempre ausente. No entanto, esses edifícios são raros. A cobertura não pode ser considerada uma edificação, pois não tem base legal.

Para pagar impostos por um edifício, deve ser:

  • em uma base de capital;
  • com comunicações fornecidas;
  • não poder se transferir para outro local sem causar danos;
  • deve ser com documentos correspondentes à propriedade, com direito de herança.

Todas as opções acima não se aplicam aos toldos, pois podem ser desmontados e removidos para outro local. Ninguém traz comunicação para eles, exceto na área da churrasqueira. Eles não emitem documentos para eles.

Isso significa que o dono do terreno pode construir uma cobertura sobre “pernas” em qualquer lugar que lhe seja conveniente, desde que a construção não interfira na vida do vizinho.

Descrição das espécies

Os telhados de proteção abertos são usados ​​em propriedades privadas, em ambientes urbanos, em empreendimentos industriais, na agricultura (sobre o palheiro, estábulo). Uma ampla gama de aplicações requer uma grande variedade de toldos. Eles podem ser fixos ou móveis, dobráveis, deslizantes, ajustáveis, portáteis, desmontáveis. Exteriormente, o dossel nem sempre tem uma configuração rectilínea, existem também edifícios mais invulgares - em forma de L, em forma de onda, angular, de dois níveis, redondo e semicircular.

Todos os dosséis podem ser classificados condicionalmente por materiais de fabricação, formato do telhado, localização e finalidade.

Por configuração de telhado

Um dossel com um telhado plano simples corre o risco de acumular neve ou água da chuva. Para evitar que isso aconteça, os telhados são geralmente executados com inclinação, produzindo estruturas de inclinação única, empena e quadril. De acordo com a configuração das coberturas, as copas são divididas da seguinte forma.

Declive simples

Esse telhado tem um plano, construído em um ângulo suficiente para que a neve derreta sozinha. Se o ângulo for calculado incorretamente e a neve persistir, será necessário removê-la manualmente. Os galpões são convenientemente montados na parede do prédio.

O segundo lado é instalado em suportes cujas dimensões são inferiores ao ponto de fixação à parede. Isso torna possível cumprir o preconceito. Os telhados planos com uma inclinação são construídos e independentes. Para realizar uma inclinação, os apoios de um lado são feitos mais altos do que do outro.

Frontão

A forma tradicional do telhado, consistindo em dois planos adjacentes um ao outro ao longo de uma linha tangente. A partir dele, ambas as superfícies divergem para os lados em um ângulo de 40-45 graus. Esta forma da estrutura muitas vezes repete o telhado do edifício principal. Eles tentam fazer uma cobertura com os mesmos materiais de um edifício residencial, criando um conjunto harmonioso de edifícios no local.

Quadril

O telhado tem quatro inclinações do plano, duas das quais são triangulares e duas são trapezoidais. O cálculo de um telhado de quatro águas é mais difícil do que um telhado de uma só inclinação, mas esta configuração é mais bonita e resiste melhor ao vento e à chuva.

Arqueado

Os dosséis arqueados são construídos com materiais plásticos, como policarbonato, ou com telhados macios (telhas betuminosas). A linha curva do dossel dá um efeito especial. Essas construções passam a ser um adorno do território em que estão localizadas.

Além disso, a forma arqueada é bastante prática, a neve e outros tipos de precipitação não permanecem nela, ela redireciona rajadas de vento para longe do dossel.

Cônico

O formato do dossel repete o cone e parece muito atraente, é usado para o arranjo estilizado do local. O teto cônico também não acumula precipitação, e sempre fica limpo e seco.

Complexo

Telhados de configuração complexa são necessários para resolver certos problemas de projeto no trabalho de projeto paisagístico. Eles podem ter várias camadas, uma linha de telhado quebrada ou contornos de onda incomuns. Esses toldos são sempre bonitos e individuais.

Tendas

Os dosséis das barracas vieram de culturas orientais, onde foram criados com tecidos duráveis. A maioria dos telhados de quatro águas modernos são feitos de tecidos impermeáveis. Graças à maciez do material, eles parecem caseiros e aconchegantes. As tendas são de diferentes tipos, propomos-nos a considerar alguns exemplos:

  • copa das estrelas;
  • uma tenda com três entradas;
  • copa abobadada;
  • uma tenda de configuração complexa.

Por localização

Quando falamos sobre os tipos de cobertura por localização, eles se referem a modelos autônomos, bem como telhados adjacentes ao edifício acabado - uma casa, um balneário, uma garagem, uma cozinha de verão. Se dermos uma olhada mais profunda no tópico, há muitos lugares nos quais um dossel ainda pode estar localizado. Aqui estão alguns exemplos de telhados abertos nas áreas mais inesperadas.

  • O galpão foi construído sob o mesmo teto da casa e é uma continuação dela.
  • A cobertura é integrada ao conjunto complexo de coberturas do edifício residencial.
  • Um telhado de verão com portão, rodeado por uma cerca, pode ser uma alternativa a uma garagem para a estação quente.
  • Um galpão confiável próximo à casa ocupava todo o pátio, protegendo-o do calor e do mau tempo.
  • O telhado de verão pode ser adjacente a um lado da casa e o outro pode ser colocado em suportes.
  • Às vezes, uma cobertura se estende entre dois edifícios e é presa às paredes.
  • Ou montado na parede do prédio e na cerca.
  • Estruturas autônomas são consideradas opções clássicas.
  • Modelos com mecanismo de levantamento são interessantes. Em algum ponto, o velame pode descer e nivelar com o solo, escondendo o carro abaixo de seu nível. Ou levante o carro no teto, permitindo que o segundo carro se sente na parte inferior (dois níveis).

Por nomeação

Galpões são necessários em muitas áreas da atividade humana. Eles são leves, funcionais e muito mais rápidos e fáceis de construir do que uma estrutura sólida. As coberturas de verão protegem do calor e da chuva, ao mesmo tempo que são bem ventiladas, uma vez que não possuem paredes. Nos pátios das fábricas, sob toldos, eles contêm temporariamente produtos antes do carregamento e outras coisas necessárias. Os materiais de construção são armazenados em canteiros de obras.

As fazendas usam telhados de verão sobre currais e cercados de animais, sobre máquinas agrícolas. Eles são necessários para preservar o feno, para cozinhas de campo, para proteger poços e tanques de água. Nas cidades, os toldos protegem os pontos de venda, arquibancadas, estádios, bancos de espera nas estações de ônibus. Eles escondem pontos de ônibus, bancos de parques, contêineres de lixo.

Os toldos turísticos são úteis para recreação ao ar livre. Eles criam uma sombra sob a qual você pode colocar seu carro, barraca, espreguiçadeira, mesa de jantar e tudo o que for necessário.Galpões em casas particulares são muito populares. Freqüentemente, conectados ao bloco de utilidades, eles se tornam sua continuação. Por exemplo, se ferramentas para conserto de automóveis, pneus de inverno ou latas forem armazenados em um galpão, isso significa que provavelmente haverá um carro embaixo do galpão.

Sobre a área de lazer são instaladas coberturas de verão para proteger das intempéries uma pilha de lenha, um braseiro, uma churrasqueira ou um local para tandoor. Eles são necessários acima do playground, terraço, piscina. As viseiras são construídas acima da varanda, logo na entrada da casa. Muitas pessoas gostam das grandes coberturas de todo o quintal, mantendo-o limpo em qualquer clima.

Por material

Os galpões são constituídos por suportes, uma moldura e uma cobertura, todos os componentes são feitos de materiais diferentes. Por exemplo, suportes de tijolo seguram o ripado de metal no qual as folhas de carbonato são fixadas. Ou um telhado de metal é montado em uma estrutura de madeira.

Você pode fazer de forma independente uma pequena cobertura com estrutura em sua casa de campo com qualquer material barato - por exemplo, fazer um telhado de tecido ou lona. Ou você pode fazer um dossel de um banner usado, emprestando-o de anunciantes ou no cinema. Os seguintes tipos de materiais são usados ​​para a construção de estruturas.

Madeira

A madeira é um material bonito e energeticamente forte, os edifícios feitos dela parecem organicamente em parques, jardins e pátios com espaços verdes. Os produtos de madeira são procurados de diferentes maneiras: os suportes são feitos de toras, o torneamento é feito de vigas, o telhado é feito de tábuas. Ao escolher o material dessa forma, você pode fazer um telhado de verão inteiramente de madeira, mas muitas pessoas preferem construir variações combinadas de dosséis.

A madeira dura muito tempo se for tratada com antifúngicos e protegida com verniz ou tinta. Requer inspeção e manutenção periódicas, pois pode inchar na estação chuvosa e rachar com o calor. A árvore é fácil de processar e reparar, especialmente para espécies moles.

A madeira dura de carvalho, faia, larício, acácia, bétula da Carélia é muito mais difícil de processar, mas é durável e não precisa ser reparada por décadas.

Policarbonato

O polímero é o material de cobertura ideal para a criação de toldos. Tem muitas vantagens que o tornaram o produto de cobertura mais popular. O policarbonato transmite a luz em 80-90%, enquanto retém os raios ultravioleta prejudiciais. É muitas vezes mais leve que o vidro e 100 vezes mais resistente.

A plasticidade do material permite a confecção de telhados conformados de diversos tipos. A leveza e a leveza do telhado o tornam espetacular. Uma ampla gama de cores permite equipar um galpão em qualquer ambiente de edifícios contíguos. A construção em policarbonato é capaz de resistir ao gelo de 40 graus e suportar temperaturas de até + 120 graus. O material é resistente a cargas pesadas e relativamente barato.

O policarbonato está disponível em duas versões:

  • Monolítico. Um material transparente e durável semelhante ao vidro, mas 2 vezes mais leve do que ele. Pode ser transparente ou colorido, com uma ampla gama de tonalidades. A espessura da folha varia de 1 a 20 mm - quanto mais fina a folha, mais flexível é a superfície.
  • Celular. Também é chamado de celular pela presença de orifícios visíveis na lateral da folha. O material consiste em dois planos com fileiras de pontes entre eles. A espessura da folha depende do número de linhas com células (de 1 a 7). Essa estrutura preenche o material com ar, tornando-o leve e durável.

Cobreiro

O nome "telhas" é comum a 3 tipos diferentes de materiais de cobertura.

  • Ceramic. A opção natural mais cara. Os produtos são pesados ​​porque são feitos de argila (35-65 kg por m²). Cerâmica é cara, é difícil levantá-la para instalação do telhado, a copa vai precisar de suportes reforçados. Mas, por outro lado, o telhado pode durar 150 anos sem reparos.
  • Telhas de metal. Um produto de chapa de aço fina pesa apenas 4 a 6 kg por metro quadrado. m, mais adequado para toldos do que produtos de argila pesados. O material tem um aspecto esteticamente agradável, fácil de montar, resistente ao fogo e ao gelo. Pode ter um padrão para ladrilhos naturais (em forma de escamas). Entre as deficiências, destacam-se o aquecimento ao sol e a retenção de carga elétrica (um dossel precisará de um para-raios).
  • Telhas betuminosas. Este é um tipo de telhado macio, constituído por pequenos fragmentos. É feito de betume, lascas de pedra e fibra de vidro e é considerado um produto versátil, pois se adapta a qualquer edifício. Mesmo as superfícies curvas mais complexas podem ser cobertas com ladrilhos leves. Mas vale a pena se preparar para um longo trabalho, pois colocar pequenos fragmentos é mais trabalhoso do que instalar grandes telhas. Mas não é difícil trabalhar com o material e é fácil elevá-lo ao nível do telhado para instalação.

O teto mole não é preso ao ripado, como a chapa, mas ao compensado, o que aumenta seu custo.

Dimensões (editar)

As dimensões dos galpões dependem da finalidade e da área destinada à construção. Por exemplo, uma pequena estrutura é necessária para cobrir uma lata de lixo, um poço ou uma caixa de areia. E os galpões que escondem três carros ou um grande pátio do mestre terão escalas completamente diferentes. Os galpões são construídos de acordo com parâmetros padrão - uma versão quadrada para dois carros - 6x6 m, estruturas retangulares - 4x6, 6x8 ou 6 por 7 sq. m.

Para calcular o estacionamento mínimo para um carro, adicione 1-1,5 m ao seu tamanho - quanto menos espaço, mais difícil é estacionar. Além disso, o local para portas abertas do carro e a possibilidade de um ajuste confortável são levados em consideração. Em termos de altura, o dossel não deve ser inferior a 2,5 m; quanto maior o edifício, mais alto é.

Como escolher?

A escolha de um dossel não é um conceito inequívoco e, antes de erguê-lo, vários fatores são levados em consideração:

  • para que serve;
  • onde fica a vaga destinada ao prédio e qual é a sua dimensão;
  • sazonalidade do dossel;
  • combinação harmoniosa com outros edifícios circundantes;
  • com que custo você pode contar.

A finalidade do dossel está diretamente relacionada à sua escala. Por exemplo, uma grande quantidade de material será necessária para cobrir um terraço construído ao redor de toda a casa. O telhado em si é melhor feito de policarbonato leve ou de um material que combine com o telhado geral do edifício. Se o terraço for pequeno, logo na entrada pode-se colocar um belo abrigo provisório moderno, que é fácil de remover no final da temporada.

Acima dos edifícios externos, distante do edifício residencial, um abrigo é feito de materiais baratos - material para telhado, ardósia ou papelão ondulado. A última opção refere-se a uma cobertura de telhado forte e durável. Faz barulho durante a chuva e o vento, mas o afastamento de casa elimina essa desvantagem. Para toldos sobre o pátio, sobre um playground ou área de lazer, escolha policarbonato translúcido que bloqueia os raios ultravioleta.

Esse revestimento permite proteger o espaço sob ele da chuva, do sol escaldante e, ao mesmo tempo, manter um nível de iluminação suficiente.

Construção

Para dar um dossel simples, você mesmo pode fazer, usando os materiais disponíveis. Por exemplo, construir a partir de tubos de plástico de PVC, paletes, cobrindo a estrutura com um tecido impermeável. Propomos construir uma estrutura com as próprias mãos um pouco mais complicada - de policarbonato. O procedimento será o seguinte.

Período de preparação

Antes mesmo do início das atividades de construção, um local para um galpão é selecionado, limpo e nivelado. Em seguida, um projeto é criado: um esboço da estrutura é desenhado, os cálculos são feitos e os materiais são adquiridos. Eles devem ser tomados com uma pequena margem em caso de erros.

Montagem de suportes

Para grandes toldos, pode ser necessária uma fundação colunar. No terreno preparado, os apoios são marcados, conforme desenho, por meio de estacas com corda. Para pequenos galpões, bastam 4 pilares principais, expostos nos cantos do edifício. Para grandes estruturas, serão necessárias estacas intermediárias com passo de 1,5-2 m.

Nos pontos marcados, com o uso de broca ou pá, são feitos entalhes de 50-80 cm. No fundo dos poços, areia, brita são despejados e pilares são instalados. Antes de o concreto ser lançado, as estacas são niveladas com um nível. Os suportes cimentados são deixados vários dias até secarem completamente.

Quadro

Os tubos perfilados são soldados aos suportes acabados no nível superior como uma cinta. Todas as partes da estrutura são produzidas separadamente por soldagem, em seguida, são elevadas à altura do telhado e montadas na cinta de metal.

As treliças são confeccionadas segundo um gabarito, com o seu auxilio é realizada uma corrida, à qual são soldadas pequenas peças. Seguindo o exemplo da primeira execução, todas as outras são executadas. Deve-se lembrar que um vão da estrutura pesa pelo menos 20 kg, e não adianta elevá-la até a altura do telhado por conta própria, serão necessários ajudantes. Quando todas as terças forem soldadas aos tubos perfilados, você pode começar a instalar a calha.

Revestimento de policarbonato

Antes de levantar as placas de construção para a moldura, elas são cortadas de acordo com o diagrama. Durante o corte, deve-se levar em consideração a direção das células, que devem ser posicionadas de forma que a condensação não se acumule no material, mas saia dele livremente. Preste atenção na coincidência das bordas do policarbonato com o perfil metálico ao qual serão fixadas.

Durante a instalação, as arruelas de compensação de temperatura são instaladas a pelo menos 4 cm dos cortes. As lacunas entre as folhas são deixadas em 3 mm, pois o material se expandirá sob a influência do sol. As juntas superiores devem ser recobertas com tiras de alumínio com lacre, cor de policarbonato. Tiras perfuradas são instaladas nas juntas inferiores para que a umidade possa sair livremente do telhado. Depois de mascarar as costuras, você pode pensar sobre a iluminação noturna e o dossel estará completamente pronto para uso.

Como reparar?

Tendo construído um novo dossel, poucas pessoas pensam em consertá-lo. Mas, mais cedo ou mais tarde, essa hora chegará. O motivo pode ser dano mecânico ou má instalação. Nem sempre é possível consertar um telhado com vazamento por conta própria, porque o acesso a ele é difícil. Nesses casos, recorrem ao auxílio de profissionais que dispõem de equipamentos especiais para solucionar tais problemas.

Se o telhado vazar nas costuras, significa que a vedação está rompida, é necessário limpar o selante antigo usado e aplicar uma nova composição. Em um dossel de policarbonato, as fitas adesivas com lacre devem ser trocadas.

Em caso de avaria mecânica da cobertura, parte da cobertura destruída é desmontada e são instaladas novas placas de carbonato, cartão canelado, ardósia, material de cobertura, telhas betuminosas e outros materiais, que constituem a base de uma determinada cobertura.

Belos exemplos

Sob os toldos, não só se sente confortável, como também são bonitos, originais, criam um ambiente agradável no terreno de uma casa de campo. Isso pode ser visto considerando exemplos de estruturas prontas.

  • Modelos modernos de dosséis de ripas parecem espetaculares.
  • É conveniente relaxar em produtos para barracas de rattan portáteis.
  • Você pode passar um tempo confortável sob um teto feito de materiais naturais - madeira e tecidos.
  • Os toldos redondos são incrivelmente bonitos, completos com os mesmos móveis.
  • Telhado decorativo semi-fechado sobre a área de churrasco.
  • Rattan incomum colocado sob um guarda-sol.
  • O galpão de exercícios de duas camadas adicionará conforto durante o exercício.
  • Terraços com estruturas de telhado de madeira são bonitos e aconchegantes.
  • Deck com telhado inusitado e fogão em local pitoresco.
  • O dossel com paredes parece uma casa de conto de fadas.
  • Telhado abobadado fantástico.
  • Toldos paramétricos gigantes.
  • Bancos-barcos sob o toldo das velas.

A beleza, o conforto e a funcionalidade dos toldos tornam-nos indispensáveis ​​nas cidades e no campo, no ambiente de trabalho e no lar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário