Tudo sobre garagens feitas de blocos de concreto de argila expandida

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Projeto
  3. Tecnologia de construção
  4. Características da decoração de interiores

O concreto de argila expandido nos últimos anos tornou-se um material muito comum para a construção de estruturas leves, mas suficientemente fortes. Mesmo edifícios bastante grandes são construídos a partir dele, e ainda mais adequado para a construção de uma garagem. Antes de iniciar as obras, vale a pena conhecer a tecnologia e a sequência de ações.

Vantagens e desvantagens

Garagens feitas de blocos de concreto de argila expandida são populares atualmente devido a uma série de suas próprias vantagens:

  • Amizade ambiental - ao contrário do concreto de escória e de muitos outros materiais semelhantes, os blocos de concreto de argila expandida não emitem toxinas, mesmo quando aquecidos;

  • lucratividade - o concreto de argila expandida custará ao proprietário do local muito mais barato do que a maioria dos materiais alternativos;

  • velocidade de construção - tendo em conta o tamanho de cada bloco individual, é fácil presumir que a instalação é várias vezes mais rápida;

  • propriedades isolantes - o material de construção poroso não permite a passagem de calor, umidade ou sons estranhos, criando uma atmosfera confortável dentro da sala;

  • resistência ambiental - o concreto de argila expandida não apodrece e não enferruja, também é desinteressante para as pragas;

  • peso leve - devido a sua baixa densidade, os blocos leves são fáceis de transportar, suas grandes dimensões também não interferem no trabalho sem a ajuda de equipamentos de construção.

Das desvantagens mais ou menos graves do betão de argila expandida, apenas se distingue a sua fragilidade comparativa, mas sejamos objectivos - a construção vai durar décadas, e este período será suficiente para a vida do proprietário.

Projeto

A garagem não deve ser vista apenas como uma box para um carro - em projetos modernos e criativos, o prédio também está equipado com um sótão confortável. Além do mais, vale a pena dotar a sala de um mirante, e sua profundidade deve ser pensada com antecedência, levando em consideração os parâmetros do seu próprio corpo - deve-se caber ali com segurança, não se limitando nas ações.

Também é importante calcular com antecedência o número de blocos de concreto de argila expandida - é bom apenas quando você decide construir um edifício com blocos monolíticos. As dimensões de um bloco dependem do fabricante, mas geralmente é 20x30x60 cm ou 10x30x60 cm. Observe que apenas a primeira opção é usada para a construção de paredes externas e estruturais, e a segunda é uma solução apenas para divisórias internas.

Para calcular o número de blocos de garagem necessários, por exemplo, 6 por 8 metros, primeiro calculamos o perímetro das paredes e, em seguida, multiplicamos por sua altura - obtemos a área de todas as paredes. Multiplicamos o comprimento e a altura de um bloco entre nós - obtemos sua área de superfície. Subtraímos a quadratura das janelas e portas da área total da parede, após o que dividimos a área restante das paredes pelo tamanho de um bloco. Será correto fazer um estoque de material de cerca de 15% em caso de erro nos cálculos.

Tecnologia de construção

Você pode construir uma garagem com suas próprias mãos, se você tratar todas as etapas da tarefa com responsabilidade e paciência.

Para começar, como na construção de uma casa, você precisa limpar o local cortando árvores e arbustos e arrancando suas raízes. Também é aconselhável cortar a grama.

Fundação

Uma base de tira é suficiente para uma estrutura leve feita de concreto de argila expandida, mas sob a tira, você deve primeiro fazer a marcação correta. É necessário traçar as linhas de marcação diretamente ao longo do solo e, para que fiquem retas, marque a área com estacas e puxe um barbante entre elas. Certifique-se de que todos os ângulos estão definidos corretamente antes de cavar trincheiras.

As paredes do poço devem ser protegidas contra a lavagem com uma película de polietileno à prova d'água. Uma almofada de areia e cascalho é colocada ao longo do fundo, que deve ser derramada com água - desta forma, irá agarrar com mais segurança. A formação da almofada é feita em camadas com espessura igual ou superior a 10 cm, após cada camada uma camada de concreto é despejada, mas somente após a secagem da mistura de areia e cascalho. Não será possível concluir a tarefa rapidamente, mas você não deve ignorar o requisito em prol da durabilidade da base.

Poço de observação

O poço de inspeção é colocado imediatamente após a fundação ser derramada, ou no processo de formação de suas camadas. É importante calcular corretamente os parâmetros da reentrância: a largura não pode ultrapassar a distância entre eixos do carro, e mesmo deve ser 20 cm a menos para uma entrada confortável na garagem. Em média, a largura do poço sai em torno de 80 cm. A profundidade da estrutura é o crescimento do proprietário, mais cerca de 20 cm de estoque, permitindo que você dê meia-volta.

Sob as dimensões adequadas (mas com uma margem decente), eles cavam uma cova, cujo fundo, novamente, é coberto com uma almofada de cascalho, mas não com areia, mas com argila - tem propriedades impermeabilizantes. A almofada é formada em várias camadas sucessivas, após as quais é coberta com uma película para realçar o efeito. Só depois disso, o fundo é despejado com concreto - já em cima do filme.

As paredes são revestidas com fôrmas de madeira, que servirão de base para uma malha de reforço - por exemplo, uma malha de arame. É derramado com concreto - essas serão as paredes do poço.

Piso

O piso da garagem deve ser levado a sério - ele sofrerá uma carga muito maior do que o piso de uma sala de estar. Ao mesmo tempo, o esquema para a criação de um piso em uma garagem é muito semelhante à criação de uma fundação acima descrita, apenas sem cavar trincheiras. Neste caso, a almofada de areia e cascalho também é colocada em várias camadas e derramada com água. Não é recomendado economizar em materiais.

Para aumentar a resistência e durabilidade do piso, os especialistas aconselham que você primeiro coloque uma tela de reforço sobre a camada superior da almofada e só depois preencha com concreto. A pedra triturada adicionada ao concreto ajudará a aumentar ainda mais o efeito.

Paredes

Você pode começar a construir paredes somente depois que todos os problemas com a fundação e o piso forem resolvidos. A espessura de um bloco de concreto de argila expandida será suficiente para a segurança e confiabilidade e, em geral, a alvenaria feita com esse material não difere do tijolo em nada, exceto no aumento da velocidade de execução.

Para lançar a fundação das paredes, é realizado um procedimento que fizemos separadamente para o piso - uma tela é colocada no topo da faixa de fundação, que é vazada com concreto e nivelada. Em cima dela (depois que a solução se solidificou), blocos são colocados, os vãos entre os quais são revestidos com argamassa. A próxima linha deve ser compensada por meio bloco da linha anterior para distribuir adequadamente o peso da estrutura.

Assim, serão necessárias metades de blocos, você pode cortar o material usando uma esmerilhadeira comum.

Cobertura

Você pode pensar em muitas opções de design de telhado, mas previsivelmente o mais simples será a decisão em favor de um telhado inclinado. O requisito fundamental para isso é a confiabilidade, pois o carro dentro do prédio deve ser protegido da precipitação atmosférica.

Para começar, uma moldura de madeira é feita de uma barra, que se agarrará às paredes com bordas salientes em todos os lados para que não seja levada pelo vento. Antes da montagem, a madeira deve ser impregnada com antissépticos e compostos especiais que tornarão o material durável mesmo em ambientes externos.

Quando a estrutura do telhado é montada e bem ajustada às dimensões das paredes, o material do telhado é colocado em cima dela - a principal função de aquecimento e impermeabilização recai sobre ela. Por cima do material de cobertura, você pode dispor qualquer material de cobertura a seu critério de acordo com as instruções para a instalação de tais produtos.

Isolamento térmico e impermeabilização

É indesejável que os blocos de concreto de argila expandida se molhem, o que significa que é preciso cuidar da impermeabilização, que ao mesmo tempo protege contra a perda de calor. Você pode proteger os materiais de construção da penetração de umidade com betume, membranas à base de polímero ou isolamento penetrante. Cada opção é boa à sua maneira.

Hoje, o isolamento penetrante é popular, o que tende a empurrar a água para fora dos poros e enchê-los com ele mesmo. O material processado perde sua porosidade e deixa de absorver umidade. Essas impregnações podem ser usadas mesmo sobre uma superfície já úmida.

A opção de membrana é bastante econômica: com baixo custo, você pode conseguir um bom nível de proteção para as paredes. Quanto ao betume, ele é conhecido pelos construtores das gerações anteriores e, embora hoje não seja mais considerado uma solução de ponta, ainda é popular devido ao seu impressionante baixo custo.

Agora, a opção mais produtiva em ambientes internos é o isolamento de três camadas: o mais próximo dos blocos é uma camada de espuma, após a qual é colocada uma camada de polietileno impermeável e uma camada externa estética de drywall complementa a imagem.

Gates

Se as janelas da garagem são opcionais e podem estar ausentes em princípio, então você não pode prescindir de um portão. Hoje, existem três tipos principais de portões, que em qualquer caso terão de ser adquiridos ao fabricante - dificilmente será possível fazê-los com as próprias mãos. Mas, teoricamente, você pode pendurá-lo sozinho.

  • A estrutura oscilante consiste em duas folhas - esta é a solução mais antiga e simples, valiosa pela extrema simplicidade e durabilidade da estrutura. Primeiro, você precisa soldar a moldura dos cantos de aço e fixá-la com segurança na abertura, depois disso, você pode pendurar o portão usando as dobradiças. Alguns artesãos fazem eles próprios faixas com uma folha profissional.

  • Os portões com mecanismo de deslizamento automático são bonitos e são uma porta que desliza para o lado, liberando a passagem. A autoprodução de tal dispositivo é quase impossível e você terá que gastar muito dinheiro. Nesse caso, a porta de saída precisa de um local para não interferir na vida normal da casa e não bater em nada.
  • Portões de elevação resolvem o problema de espaço livre, que estava na opção de reversão descrita acima, mas, caso contrário, todos os problemas são idênticos.

Características da decoração de interiores

Apenas o próprio proprietário decide como decorar as paredes internas de uma garagem recém-construída, e ele pode fazer uma escolha com base em suas próprias preferências estéticas. Ao mesmo tempo, é aconselhável escolher materiais que se distinguem pela durabilidade impressionante, são extremamente fáceis de manter e não absorvem sujeira, e na melhor versão, levando em consideração os cuidados básicos de segurança, ainda não queimam. O último fator, entretanto, é ignorado por muitos construtores. Diante disso, os mais populares são quatro materiais de acabamento:

  • resina - é relativamente barato, mas permite que você crie um interior original;

  • Painéis de PVC - são procurados pelo baixo custo, facilidade de instalação e beleza estética, mas é o material menos ecológico;

  • telha - caro, mas definitivamente a opção mais prática;

  • gesso - um nome geral para vários materiais de acabamento com propriedades diferentes.

Como construir uma garagem com blocos de concreto de argila expandida, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário