Quando e como as vassouras de bétula são preparadas?

Contente
  1. Quando você pode escolher ramos?
  2. Instruções de preparação faça você mesmo
  3. Recomendações

Uma vassoura não é apenas um atributo de uma sauna, mas também uma "ferramenta" que aumenta a eficiência da vaporização. Com a sua ajuda, realiza-se a massagem, estimula-se o aumento do fluxo sanguíneo e linfático. As substâncias benéficas liberadas quando a vassoura é aquecida têm um efeito positivo na atmosfera do banho. É verdade que essas afirmações só são verdadeiras se a vassoura for preparada e usada adequadamente.

Quando você pode escolher ramos?

De acordo com um antigo costume, as vassouras de bétula são colhidas na Trindade, no 50º dia após a Páscoa. A partir deste dia e mais 2 semanas depois, as vassouras foram tricotadas na Rússia. Se falamos sobre as datas do calendário, estamos no início e no meio de julho. Às vezes, o tempo de coleta muda para a segunda ou terceira década do segundo mês de verão.

Nossos ancestrais acreditavam que as plantas coletadas na Trindade têm poderes mágicos e concedem cura. Há alguma verdade nisso - do ponto de vista botânico, esta temporada é o apogeu da natureza. As plantas estão cheias de sucos biologicamente ativos, e o sol quente do verão ainda não as queimou. Durante este período, as folhas mantêm a sua maciez e maciez, os ramos - elasticidade (como se aderissem à pele durante a cozedura, mas ao mesmo tempo não causam dor).

Finalmente, é durante este período que as folhas contêm a quantidade máxima de ésteres úteis.

Profissionais recomendam navegar nas fases de vida da própria planta - é necessário cortar galhos para uma vassoura antes que os brincos aparecessem na bétula. Você também deve prestar atenção ao estado das folhas de bétula - é importante ter tempo para preparar os galhos antes que a parte superior da folha de bétula fique áspera. Deve permanecer macio e aveludado. Nesse caso, a própria folha deve estar firmemente presa ao galho, não voando para fora dele.

As folhas devem ser jovens, fortes e frescas e exalar um leve aroma. Nesse caso, a vassoura durará muito tempo e liberará substâncias úteis durante o processo de vaporização.

Crença popular recomendada para lamber o topo da folha. Se estiver difícil, o prazo para a colheita das vassouras está atrasado. A superfície macia e delicada da folha indica que agora é a hora de cortar os galhos.

No entanto, você não deve se apressar muito no processo - as folhas jovens estão fracamente presas aos galhos. Essa vassoura ficará rapidamente "nua", será inconveniente usá-la e a eficácia dos procedimentos de banho diminuirá.

Para verificar a firmeza com que as folhas estão presas aos galhos, um teste simples ajudará: você precisa puxar a ponta da folha - apenas um pedaço dela deve sair, não a folha inteira. Caso contrário, provavelmente você está atrasado com a preparação das vassouras.

É justo dizer que, para diferentes regiões do país, o tempo de colheita das vassouras pode ser alterado. Por exemplo, nos Urais, pode ser mais cedo do que na Sibéria. Há fontes que indicam que em algumas regiões eles armazenam vassouras para o inverno a partir do dia de Petrov (12 de julho).

Como já mencionado, é mais correto focar no ciclo biológico da bétula e ter tempo para coletá-lo no intervalo após a floração da bétula, mas antes do aparecimento dos amentilhos sobre ela.

O próximo ponto é escolher o dia certo para a colheita. Deve ser um dia seco e ensolarado... Se você cortar galhos molhados, logo as folhas ficarão pretas e a vassoura adquirirá um cheiro desagradável de mofo. Portanto, eles começam a cortar quando o orvalho seca.

Instruções de preparação faça você mesmo

A qualidade da vassoura, o que significa que a eficácia do seu uso depende muito da forma correta de cortar, secar e amarrar os ramos.Um produto preparado de acordo com todas as normas é sempre duradouro e de uma forma aromática especial. O tamanho deste acessório de banho pode variar, mas em geral atinge meio metro de comprimento.

Produtos de fabricação não podem ser chamados de difíceis... Os principais erros estão associados à escolha errada do momento de corte dos ramos, à sua secagem errada. As vassouras são preparadas com base no fato de que um produto é suficiente para 2-3 vapores.

Seleção e corte de ramos

A primeira regra é escolher árvores que cresçam em regiões ecologicamente seguras. Evite usinas próximas a fábricas e usinas, estradas, estações de tratamento de esgoto.

Galhos de bétulas choronas e crespas são considerados os melhores para vassouras. Cresce perto de rios e reservatórios, em planícies sombreadas. São usadas barras de bétulas, nas quais os brincos ainda não apareceram.

A melhor opção é cortar os ramos jovens que crescem na parte inferior da árvore. Os ramos devem ser cortados com podador de jardim, dando preferência às folhas laterais. Quem simplesmente quebra e arranca galhos pode danificar a planta e até provocar sua morte. Saiba quando parar - cortando um grande número de galhos, você condena a árvore à morte.

Por conveniência, você pode escalar o galho desejado, incliná-lo e fixá-lo amarrando-o a uma árvore vizinha. Depois disso, desça e corte o número necessário de galhos. Depois de terminar o corte, desamarre a árvore. Os ramos de bétula são elásticos, portanto, tais manipulações não serão prejudiciais.

Padrão - uma vassoura com comprimento de haste de 50-60 cm. Eles devem ser todos retos, exteriormente mais ou menos iguais. No entanto, você pode se concentrar em suas preferências - é mais conveniente para alguém usar uma vassoura de 40-50 cm de comprimento, para outros a melhor opção seria um produto de 70-80 cm de comprimento.

Tricô

É um erro pensar que os galhos são simplesmente amarrados com barbante ou corda. O tricô é feito com uma tecnologia especial, graças à qual os ramos internos são protegidos pelos externos. Isso salva a vassoura.

Previamente, recomenda-se “secar” os ramos em local seco e quente durante o dia. Em nenhum caso os ramos devem ser expostos à luz solar direta.... A partir disso, as folhas rapidamente se enrolarão e se tornarão quebradiças, seu aroma curativo irá evaporar. Esses espaços em branco não são adequados. No entanto, como aqueles que foram secos em um lugar úmido ou muito escuro, em uma corrente de ar.

Você não precisa enxaguar a vassoura - lembre-se de que as folhas ficarão pretas neste caso.

Os ramos podem ser desdobrados ou pendurados para secar. Se preparado corretamente, então na forma desidratada, os blanks apresentam uma tonalidade verde-esmeralda de folhas e um aroma balsâmico delicado e agradável.

Antes de tricotar, os ramos secos são dispostos sobre um saco, após o que é necessário retirar as folhas e os ramos no lugar do futuro cabo da vassoura. É conveniente quando o cabo tem 1/3 de todo o comprimento do produto (em regra tem 15 cm).

Para uma vassoura, geralmente pegue 2-3 galhos fortes com garfos... Os galhos mais grossos devem ficar do lado de dentro e os mais finos do lado de fora. Neste caso, é necessário proteger o último de quebrar, para que pareça estar dobrado para dentro. A tecelagem correta de uma vassoura não é exuberante, em forma de buquê, mas plana. Você também pode comparar um produto tricotado corretamente com um leque - todas as folhas da vassoura devem ser direcionadas em uma direção.

Deve haver muitas folhas nos galhos, você precisa se certificar de que todas as hastes estão no mesmo nível - nada se sobressai. Para aroma, você pode colocar folhas de groselha ou ramos de hortelã no meio da vassoura. Alguns especialistas também inserem ramos de coníferas. No entanto, eles devem ser "escondidos" para dentro, pois podem danificar a pele durante a vaporização.

A espessura do cabo da vassoura não deve ser superior a 5 cm... Primeiro, enrolamos a ponta com barbante, após o que o primeiro enrolamento é feito mais perto da ponta do cabo. Depois disso, o cabo é dividido em 2 partes, em torno de cada fio dá uma volta completa. Agora resta fixar o barbante em mais alguns lugares.

Não puxe os galhos com muita força, isso impedirá que a vassoura seque adequadamente.Não use arame para embrulhar - pode arranhar a mão e, além disso, esquenta muito no banho. A melhor opção é considerada fio de náilon.

Normalmente, após a secagem, o cabo da vassoura é aparado com uma machadinha, e sua extremidade é envolvida com algo para uma operação mais conveniente do produto.

Secagem

A etapa final da colheita das vassouras de bétula é secá-las. O melhor local para isso seria um sótão seco e bem ventilado ou um galpão com feno. Se a vassoura estiver secando em um apartamento na cidade, ela deve primeiro ser embalada em um saco de papel e, em seguida, pendurada na varanda ou no mezanino.

A exposição à luz solar direta em pacotes é inaceitável - a partir disso, as folhas instantaneamente se enrolarão e se tornarão frágeis.

Não é necessário pendurar o feixe. Você pode colocar uma vassoura em uma pilha de feno do prado e cobri-la com uma camada do mesmo feno por cima. A camada superior do feno deve ser colocada solta, mantendo as lacunas. Recomendado diariamente vire o produto.

Os profissionais recomendam segurar a vassoura sob leve pressão por 1 a 2 dias e só depois começar a secar. Isso tornará o produto mais forte.

Em média, o processo de secagem leva uma semana. As vassouras prontas são armazenadas no camarim ou no sótão. A primeira opção é considerada ótima. As vassouras podem ser empilhadas umas sobre as outras - então elas se dobrarão levemente, o que permitirá que você adquira a forma de um leque. É tradicional pendurar os produtos aos pares no poleiro, podendo também secar ervas medicinais entre eles.

Para arrumação no sótão, é preferível construir uma almofada de feno por baixo das vassouras e, em seguida, colocar os produtos sobre elas. Por analogia, as vassouras são armazenadas no palheiro, colocando-as diretamente sobre um palheiro e cobrindo-as com uma “manta” do mesmo feno.

Se as vassouras forem armazenadas em um apartamento na cidade, basta uma varanda envidraçada. Você pode embrulhar as vassouras em uma sacola artesanal ou colocá-las em caixas de papelão para preservar o sabor. Ao usar caixas, devem ser feitos furos nas mesmas para que as vassouras possam "respirar". Ao escolher um local de armazenamento, certifique-se de que seja fresco e bem ventilado.

Se a vassoura for armazenada por mais de 2 anos, ou se houver a tarefa de manter as folhas verdes brilhantes, o produto deve ser polvilhado com cristais de sal.

Recomendações

Não é suficiente preparar uma vassoura adequadamente, você também precisa ser capaz de cozinhá-la no vapor. Se for utilizado um atributo de banho jovem, recentemente preparado, basta enxaguar em água morna. Então você pode usá-lo.

As vassouras colhidas em um mês ou mais devem ser cozidas no vapor... O valor médio dourado deve ser observado, uma vez que vapor insuficiente com o tempo causará uma vassoura quebradiça - as folhas voarão rapidamente, galhos finos se quebrarão. Se você exceder o tempo, as folhas irão absorver muita umidade e a própria vassoura adquirirá um cheiro azedo.

Os profissionais recomendam cozinhar o produto em várias etapas. Primeiro, é embebido em casa (isto é, em temperatura ambiente) em água fria por alguns minutos. Em seguida, o produto é mergulhado em água com uma caneta e deixado por mais alguns minutos. Isso é necessário para que a alça também absorva a umidade.

Após essas manipulações, a vassoura pode ser levada para o balneário. Às vezes, essa preparação pode ser considerada completa. No banho, a vassoura é primeiro levada para a sala de vapor por 5 a 7 minutos (algumas corridas), após o que é usada para o fim a que se destina.

Se você carregava uma vassoura no vapor no frio, deixe-a "esquentar" um pouco, primeiro no provador e depois na sauna.

Se você não preparou sua vassoura antes, use um molho alternativo. Para isso, o produto deve ser mergulhado em água fervente por um quarto de hora e, em seguida, colocado na mesma água com uma caneta por mais 20 minutos.

Finalmente, se nenhuma preparação preliminar foi feita e o tempo está se esgotando, você pode usar outro método. A vassoura deve ser colocada em uma tigela com água morna e, em seguida, colocada no fogão quente. O vapor subirá, aquecendo de forma gradual e delicada o produto.Em média, leva de 2 a 3 minutos para preparar uma vassoura.

Após o uso, a vassoura deve ser enxaguada com água morna e seca completamente. Via de regra, um produto de qualidade é suficiente para 3-4 visitas ao banho. No entanto, a durabilidade dos feixes também depende da intensidade com que você vaporiza.

Abaixo, você pode assistir a um vídeo detalhado sobre a colheita de vassouras de bétula.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário