Ifeion e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado crescente
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Ifeion é uma planta bulbosa em miniatura e vistosa. Suas flores lembram estrelas, são muito bonitas nas bordas ou nas janelas. A flor é pouco conhecida, mas seu cultivo não causa nenhuma dificuldade particular.

descrição geral

Ifeion é um gênero de plantas bulbosas da família Amaryllis (subfamília Cebolas). Seus parentes próximos são alliums, arcos decorativos. Existem cerca de 25 espécies no gênero. Para fins decorativos, apenas uma espécie é cultivada - Ipheion uniflorum. Esta planta mede até 15-20 cm de altura. Algumas variedades podem atingir uma altura de 25-30 cm. O arbusto é pequeno em largura - até 15 cm. As folhas são verdes escuras, estreitas, brilhantes. Se você esfregar a superfície da folha, ela emitirá um odor característico de alho ou cebola. O órgão subterrâneo é um bulbo ovóide irregular. Bulbos de tamanho médio - 2-3 cm de comprimento, tendem a crescer em colônias densas, crescem bem.

As flores são muito bonitas, únicas, com até 3 cm de diâmetro, lembram estrelas. As pétalas são uniformemente coloridas, mas uma faixa perceptível de uma cor mais espessa pode passar no centro. A coloração pode ser diferente, tudo depende da variedade. A gama principal é representada pelos tons de branco, lilás e azul. As flores são perfumadas, o cheiro é brilhante. No Ocidente, a flor é chamada de flor estrela da primavera - "estrela da primavera" ou "flor da estrela da primavera", assim como planta da lua - "flor da lua" (cerca de variedades brancas).

A pátria de Ifheion são os subtrópicos e trópicos da América do Sul, Argentina, Uruguai. A flor foi trazida de Buenos Aires para o Reino Unido em 1820.

Tipos e variedades

A única espécie que encontrou aplicação na floricultura decorativa é o Ifeion monoclonal (latim - Ipheion uniflorum ou Ifeion uniflorum). O resto das espécies ainda não são particularmente familiares aos jardineiros. Por exemplo, em Ipheion ameghinoi, as flores são muito pequenas, com estreitas pétalas verdes curvadas, que são quase invisíveis na grama. Ipheion recurvifolium é muito bonito. Possui flores estreladas brancas abundantes, mas é rara. A maioria das espécies tem sido estudada de forma muito pobre, não apenas por criadores, mas também por botânicos.

Hoje existem muitas variedades de ifaeon com uma única flor.

  • Charlotte Bishop São delicadas flores rosa com uma listra mais escura no centro de cada pétala. Os botões são rosa escuro, iluminados com a dissolução. Cresce mais grosso em boas condições (solo macio, solto e bem drenado).
  • Jessie - flores azul-celeste nativas da Argentina. Existe uma faixa mais escura no centro de cada pétala.
  • Álbum - delicadas flores brancas como a neve. Em tempo nublado, adquirem um leve rubor azulado.
  • Wisley Blue - flores lilás-azul de uma bela cor tonal. Uma listra lilás escura corre ao longo do centro das pétalas; em direção às bordas, as pétalas brilham. A cultivar foi premiada com o Prêmio RHS de Mérito Jardim.
  • estrela branca - flores brancas, às vezes com delicadas sombras azuis nas pontas das pétalas.
  • Rolf Fiedler - flores azuis com pétalas largas. As pétalas são mais largas do que Jesse ou Wisley Blue, dando à planta uma nova impressão. Também é um vencedor do prêmio.
  • Alberto Castillo - flores brancas como a neve. Uma das variedades de jardim mais famosas. Possui flores maiores do que a variedade do Álbum. Recebeu o nome do proprietário de um jardim botânico em Buenos Aires, que cultivou essa variedade pela primeira vez em 1980. Às vezes, uma fina faixa verde oliva é visível no centro das pétalas.

As flores são muito elegantes. Eles parecem incríveis em plantações em massa, eles contrastam lindamente com a vegetação.

Você também pode encontrar misturas de tintas à venda.

Aterrissagem

Uma área ensolarada sem vento é selecionada para a planta. O sol deve ser espalhado. Locais com um sol escaldante do meio-dia devem ser evitados. Ifeion pode crescer em sombra parcial. O solo deve ser leve, bem drenado, arejado e nutritivo. A composição ótima do solo: turfa - 6 partes, musgo esfagno - 2 partes, farinha de osso - 2 partes. Você pode preparar uma mistura de turfa, solo de jardim comum e húmus de folhas. O principal é que o solo é macio, permite que a umidade e o ar passem bem, caso contrário os bulbos podem apodrecer.

Os bulbos são plantados em campo aberto em abril. Em regiões quentes - no outono. Os bolbos são plantados com uma ponta afiada para cima de acordo com o esquema 8x8, a profundidade de plantio é de 5-6 cm. A floração luxuriante será no segundo ano, no primeiro ano as plantas podem florescer, mas as plantações ainda não são suficientemente espessas .

A planta é usada para bordas, canteiros de flores, incluindo tapetes, jardins ornamentais, jardins de pedra, para o cultivo em vasos e recipientes. É melhor escolher um local de plantio onde possa sentir o excelente aroma das flores. Ifeions vai bem com anêmona tenra (anêmona de Blanda), arum italiano, heléboros, muscari e outras plantas pequenas-bulbosas da primavera.

Eles parecem muito bons no contexto de gramados, pedras ou tijolos, vegetação.

Cuidado crescente

Ao ar livre, o cuidado se resume a alguns passos simples.

  • Assim que a neve derrete, o abrigo é removido. A essa altura, as plantas já aparecerão do solo.
  • Em abril-maio, as flores desabrocham, a floração dura 1,5 meses. Durante este período, se o tempo estiver seco, é necessário regar.
  • Aos poucos, a fábrica se prepara para se aposentar. Assim que as flores morrem, a rega é reduzida.
  • Se necessário, a planta é transplantada em agosto-setembro. Mas não há necessidade de fazer isso anualmente. Um transplante é realizado a cada 3 anos para desbastar plantações muito densas.

A planta precisa de cuidados apenas durante o período ativo. Eles removem ervas daninhas, soltando superficialmente o solo. Regado com água morna macia conforme necessário, evitando que o solo seque ou encha.

Ifeion inverna bem se a temperatura do inverno não cair abaixo de -10-15 ° C. Nas regiões do sul, não é necessário abrigo para o inverno.

Se o inverno for mais frio e sem neve, as plantações ficam cobertas com uma espessa camada de folhas ou serragem. É melhor fazer um abrigo multicamadas de recipientes, caixas, que são borrifados em cima com algo solto.

Em casa, a flor é menos regada e, quando a parte do solo morre, a planta é colocada em local fresco. Com a chegada da primavera, o cuidado ativo é retomado. Em regiões quentes, por exemplo, na Califórnia, a planta tem o seguinte ciclo de vida: as folhas aparecem no outono e duram até a primavera, no inverno e no início da primavera a planta floresce e no verão ela se aposenta.

Reprodução

Como todas as plantas bulbosas, o Ifeion se reproduz bem dividindo o ninho. É necessário transplantar a planta 1 vez em três anos, no mesmo período em que os ninhos são retirados do solo, os “bebês” são cuidadosamente separados dos bulbos da mãe. "Crianças" são plantadas em um novo lugar. Eles se enraízam bem, florescem por 2 anos.

O Ifeion também se propaga por sementes, mas esse método raramente é usado na floricultura amadora. As sementes da planta são ativas e cuidar da colheita não é difícil, mas as mudas precisam de condições, de um lugar e crescerão relativamente devagar. A flor se reproduz bem por semeadura própria.

Como todas as plantas bulbosas, ela se presta bem a forçar. Você pode obter flores delicadas em qualquer época do ano. Eles são retirados em recipientes com solo solto, areia, aquagel, cascalho e água. Você precisa planejar 6 semanas para que as flores apareçam. Para a destilação em água, uma espessa camada de cascalho é colocada no fundo dos pratos, os bulbos são despejados com água e 1 comprimido de carvão ativado é adicionado. As lâmpadas são colocadas de forma que o fundo toque levemente a água. São colocados em local escuro, examinados periodicamente e acrescenta-se água.

As plantas são expostas à luz quando os brotos têm 7 cm de altura. O local deve ser iluminado. Plantas forçadas requerem mais luz do que aquelas que vivem ao ar livre. Periodicamente, as plantas são viradas para que os caules não se dobrem.

Doenças e pragas

Ifeion não tende a ficar doente com frequência. O forte cheiro de alho de seu suco repele os insetos, e a superfície elástica coriácea da folha protege contra doenças. Os problemas só acontecem com plantas que foram cuidadas por erros graves. Por exemplo, uma flor é plantada em solo argiloso muito denso.

Nesses casos, as plantas podem ser ocupadas por ácaros. Bastante 1-2 tratamentos "Fitoverm". Se os bulbos em campo aberto sofreram muito de podridão (por exemplo, um verão muito úmido e frio), então eles são desenterrados em setembro, secos, gravados em uma solução de permanganato de potássio, todos os lugares enegrecidos são removidos e borrifados com carvão ativado. Armazenado até a primavera em uma mistura levemente umedecida de turfa e musgo, ou imediatamente plantado em um vaso. A rega é reiniciada com muito cuidado.

As Ifeions são muito populares no Reino Unido e pouco conhecidas na Rússia. Mas completamente imerecido.

A flor é muito despretensiosa e não requer cuidados especiais do jardineiro. E suas flores em forma de estrela são tão claras e nítidas que podem decorar qualquer jardim de primavera.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário