Tudo que você precisa saber sobre o calêndula

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

O calêndula em flor pode se tornar uma verdadeira decoração de um jardim de flores no campo. É despretensioso, mas adora umidade; é encontrado naturalmente em muitas regiões da Rússia. O estudo da descrição da planta, as características de seu plantio e o cuidado com as flores em campo aberto ajudarão na escolha da opção adequada.

descrição geral

A flor chamada calêndula pertence ao gênero de mesmo nome de plantas perenes. Pertence à família do botão de ouro e tem uma coloração amarelo-ovo característica nas pétalas. Os números do gênero Kaluzhnitsa, de acordo com várias estimativas, até 40 espécies, todas venenosas. É um parente do botão-de-ouro, cresce principalmente em locais com solo úmido ou encharcado.

Esta flor recebeu seu nome botânico latino devido ao formato de uma corola que se parece com uma tigela.

Na Rússia, o calêndula também era chamado de cobra d'água e piscina infantil. A planta tem uma série de características típicas para ela:

  • os rizomas são simples, curtos;
  • o caule é forte, espesso, ramificado;
  • altura - 15-80 cm;
  • as folhas são lisas, arredondadas;
  • as flores são grandes, masculinas e femininas;
  • pétalas são brancas ou amarelas;
  • frutas com muitos folhetos.

Kaluzhnitsa cresce em climas frios e temperados. Sua variedade de pântano é encontrada nos países escandinavos e no Ártico russo. Você pode encontrar a planta em prados úmidos inundados, em pântanos, em corpos d'água e zonas costeiras. A maioria das espécies de calêndula floresce em abril-maio, com rara brotação no início do outono.

Espécies e variedades populares

Tradicionalmente, o calêndula comum é representado pela forma florestal, mas a sua variedade de jardim com pétalas brancas e amarelas, incluindo o tipo duplo, também é cultivada nas parcelas. Essas plantas são mais decorativas, chamativas, usadas para decorar a paisagem. A classificação principal inclui os seguintes tipos de calêndula.

Pântano

As espécies de plantas de jardim mais comuns, freqüentemente encontradas na natureza. A cultura é perene, com haste de altura de até 0,8 m, flores amarelas brilhantes com 5 pétalas em hastes longas. Suas corolas são as maiores, e o período de florescimento começa mais cedo do que em outras subespécies.

Fisty

A espécie é típica das zonas climáticas do norte do Japão, Sakhalin. As plantas distinguem-se por uma constituição poderosa, os caules são espessos, ocos no interior, podendo atingir os 120 cm de altura. A floração ocorre no final de maio, as corolas do calêndula do pinheiro são grandes, até 7 cm de diâmetro, pintadas de uma rica cor amarela.

Multi-lobed

Esta espécie é encontrada em zonas climáticas alpinas e subalpinas, na Ásia e no Cáucaso. Os arbustos são compactos, não ultrapassam 30 cm de altura e a floração ocorre de maio a junho, com a formação de corolas muito grandes de até 80 mm de diâmetro.

Essas variedades de calêndula podem ser encontradas com mais frequência nos terrenos dos residentes de verão na Rússia, bem como na natureza em sua forma selvagem. Mas as plantas são muito mais diversificadas. Basta estudar todas as subespécies incluídas neste gênero.

De outros

Alguns malmequeres são encontrados apenas em certas regiões do mundo. Suas pétalas podem ser coloridas durante a floração não apenas no tradicional tom branco e amarelo, mas também podem ter uma tonalidade rosa. Entre as variedades notáveis ​​estão as seguintes.

  • Bartier. Um subtipo raro com pétalas marrom-avermelhadas exuberantes na corola.
  • Enraizando. Uma planta herbácea, pouco decorativa em termos de valor decorativo, encontra-se no norte.
  • Japonês. Uma forma de calêndula de crescimento baixo com folhas incomuns. Suas placas são reniformes, com bordas recortadas pronunciadas.
  • Flor branca. Uma planta bastante requintada. Durante o período de floração, brotam botões brancos como a neve.
  • Araneosa. Forma de arbusto perene, caracterizada por maior formação de rebentos. O calêndula da araneose floresce profusa e magnificamente.
  • Himalaia. Esta subespécie tem flores incomuns com um centro amarelo e pétalas brancas. Uma forma muito decorativa, encontrada principalmente no Himalaia.
  • Roxa. Esta forma rara impressiona pela cor incomum das pétalas durante a floração. Eles são vermelhos e rosa.
  • Terry. Espectaculares bolas douradas de flores desta planta parecem incrivelmente bonitas. Terry malmequer é mais frequentemente uma subespécie da forma do pântano, que foi submetida a uma seleção cuidadosa. As plantas têm um arbusto mais compacto e denso, ficam bem em composições de paisagens de vários estágios.
  • Flutuando. São encontrados exclusivamente em corpos d'água, devido às folhas grandes que agarram a superfície da água, podem ser confundidos com um nenúfar. A cor das placas é castanho-avermelhada, as flores são pequenas, brancas, com miolo amarelo.
  • Nova Zelândia. Uma variedade perene em miniatura com brotos grossos e raízes poderosas. O tom das pétalas das flores varia do creme ao amarelo claro, seu formato é estreito, alongado.
  • Pétalas finas. Esses malmequeres são encontrados no Alasca e em outras partes da América do Norte. Perene herbácea atinge uma altura de 20 cm, as flores são brancas como a neve ou amarelo pálido. Também existe uma variedade cultivada com flores muito grandes.
  • Em forma de seta. Uma variedade termofílica, essas plantas são encontradas na América do Sul. Nesta subespécie, rizomas alongados rastejantes, folhas em forma de lança de lanceta são formados. Os arbustos são pequenos, até 15 cm, com flores creme ou amarelas.
  • Tronco. Um parente próximo da subespécie do pântano, este calêndula é encontrado no Nepal, Índia, China. A planta é em miniatura, com flores amarelas brilhantes.

No momento, não é possível estabelecer o número exato de variedades de malmequer. A classificação inclui, de acordo com várias estimativas, de 12 a 40 tipos desta planta.

As dificuldades de classificação estão principalmente associadas ao fato de o calêndula ser sujeito a variabilidade. As mutações podem ser confundidas com novas formas.

Na cultura do jardim, as mais belas e raras formas decorativas de calêndula são cada vez mais usadas. Entre as variedades mais populares estão as seguintes.

  • Grandiflora. Variedade de calêndula de pétalas finas com dimensões aumentadas da corola.
  • Auenwald. Variedade de flores grandes com flores amarelas.
  • Monstrosa. Belamente floração terry forma de calêndula do pântano. Corolas exuberantes e grandes dobram fortemente os pedúnculos até o chão.
  • Ouro duplo. Uma variedade incomum com pétalas e franjas refinadas nas bordas.
  • Richard Maatsch. Calêndula anã com delicadas flores de limão e um formato de flor simples.
  • Goldschale. Forma de flor grande com pétalas douradas e pedúnculos roxos. Variedade muito decorativa.
  • Semiplena. Uma variante incomum com uma corola decorativa de oito pétalas.
  • Gigant amarelo. Uma variedade com flores muito grandes de uma rica tonalidade amarela.

Apesar de o calêndula ser um hóspede bastante raro nos jardins russos, nos países europeus ele é amplamente utilizado para criar composições de paisagens espetaculares.

Aterrissagem

Kaluzhnitsa se enraíza bem em chalés de verão e quintais com espaços abertos e solo úmido. As plantas precisam de luz solar, especialmente durante o período de floração. Mas eles podem ser plantados em sombra parcial, sob árvores decíduas. O solo é preferencialmente úmido, fértil, rico em húmus.

O plantio é realizado no início da primavera ou no outono, em setembro. A distância entre as plantas é mantida na faixa de 30 cm.Para o período de enraizamento, é imperativo garantir que o calêndula seja sombreado no lado sul para que os rebentos jovens não morram sob o sol quente.

Cuidado

Quando cultivado ao ar livre, o calêndula pode facilmente suportar os invernos mais rigorosos. Não há necessidade de abrigá-la por este período. O cuidado principal da primavera ao outono é a rega regular e abundante. O solo deve permanecer sempre úmido. O espaço entre os arbustos precisa ser afrouxado, capinado periodicamente, livrando-se do mato.

Durante a temporada, a fertilização com fertilizantes complexos ajuda a manter a saúde da planta. Repita 2-3 vezes durante a estação de crescimento. Recomenda-se o replantio de plantas a cada 4-5 anos. Ao mesmo tempo, a divisão das raízes é realizada para que não cresçam muito. Todo o trabalho é realizado com luvas para evitar o contato da pele com as partes venenosas da planta.

Reprodução

Você pode obter material de plantio de calêndula por métodos vegetativos e generativos. Na maioria das vezes, ele se reproduz dividindo o arbusto. Para isso, a planta é desenterrada junto com as raízes. Em seguida, ele é dividido em várias partes à mão. Cada planta assim obtida é colocada em um buraco ou sulco separado com uma distância de cerca de 30-35 cm, regada.

Também é muito fácil propagar calêndula por camadas. O procedimento será o seguinte.

  • Seleção de hastes. Eles devem ser fortes, bastante longos.
  • Deitado no chão. As hastes selecionadas são fixadas longitudinalmente na superfície do solo.
  • Cavando Apenas a parte superior da camada permanece na superfície.
  • Cuidado. Não é diferente do que a planta principal precisa.
  • Formação de pontos de venda. Acontece até a próxima primavera. A planta acabada deve ter suas próprias raízes.
  • Ramificação e transferência. O soquete é cortado do arbusto-mãe. Você pode então agir de maneira semelhante à disposição em camadas.

O calêndula raramente é propagado por sementes (generativamente). Isso se deve ao fato de permanecerem viáveis ​​por um curto período de tempo. A coleta do material ocorre no mês de junho. As plantas são semeadas imediatamente e, no final do verão, as mudas estarão fortes o suficiente para sobreviver ao frio.

Os malmequeres obtidos a partir de sementes começam a florescer em 2-3 anos.

Doenças e pragas

Kaluzhnitsa praticamente não sofre danos por doenças típicas de plantas. Quando cultivado em uma casa de campo de verão, nem sempre precisa ser tratado com produtos químicos. Para insetos e outras pragas, a planta também não é muito atraente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário