Tudo sobre ação e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Deytsia é um belo arbusto ornamental nativo da Ásia. A planta é muito bonita e fácil de cuidar. Portanto, é felizmente cultivado em muitas áreas.

descrição geral

A ação exótica parece uma madressilva. A planta é perene. Pertence à família das hortênsias. Seus "parentes" agora estão espalhados por todo o mundo.

A copa de um grande arbusto consiste em longos brotos. Eles podem ser lisos ou pubescentes. Sua casca torna-se áspera com o tempo. A altura do arbusto varia entre 1-3 metros. A ação está crescendo rapidamente. Geralmente floresce por 3-5 anos de vida.

As folhas da planta são alongadas em comprimento. As flores são simples, coletadas em grandes inflorescências. Sua cor pode ser branca ou rosa claro ou vermelho. O período de floração dura vários meses. Depois de completada, a flor cai e em seu lugar se forma um pequeno fruto com sementes. Eles são usados ​​na natureza para a propagação de plantas.

O arbusto vive cerca de 20-30 anos. Durante todo esse tempo, ela continua sendo uma verdadeira decoração do local.

Espécies e variedades populares

Muitos criadores mostram interesse na ação. Portanto, agora existem muitas espécies e variedades diferentes desta planta exótica. Os mais populares são os seguintes.

  • De cor pequena. Esta planta também é freqüentemente chamada de deytion Amur. É comum na Rússia e em muitos países asiáticos. Arbusto de folha caduca cresce até dois metros de altura. Sua coroa está se espalhando. Os ramos da planta são cobertos por uma casca castanha, que se torna cinzenta com o tempo. A folhagem desse arbusto é longa. Tem a forma de uma elipse. O tamanho das folhas é pequeno. Esse tipo de ação não floresce por muito tempo.
  • Gracioso. Esse tipo de ação é de pequeno porte. Ele cresce em altura até 50-80 centímetros. A folhagem da planta é alongada, com bordas pontiagudas. Na parte inferior, as folhas são cobertas por pêlos curtos. As flores desse tipo de ação são brancas.

Eles aparecem no mato em meados de julho. A floração dura pouco mais de um mês.

  • Rude. Este arbusto também é conhecido como ação em forma de estrela. Ela cresce naturalmente nos países asiáticos. O arbusto pode crescer até 2,5 m. Sempre parece muito bonito e gracioso. A planta floresce mais tarde do que outras. A floração dura cerca de três semanas. Os delicados botões das plantas podem ser rosa ou brancos. Recomenda-se plantar o arbusto em áreas abertas e ensolaradas.

Principalmente se a planta for cultivada em uma região fria.

  • Exuberante. Esta planta híbrida é popular entre muitos jardineiros. Também cresce em altura até 2,5 m, sua folhagem é alongada e as flores são brancas. Muitas pessoas consideram esta planta uma das mais bonitas.
  • Folhas compridas. A altura deste arbusto varia em dois metros. Seus brotos são pubescentes. A folhagem é verde escura. Os botões da planta são roxos claros.
  • Lemoine. Esta é outra planta híbrida. Ela cresce até dois metros de altura. Os amantes desta planta estão satisfeitos com sua resistência à geada. Se você cuidar bem do arbusto, ele sempre será saudável e bonito.

Uma das variedades mais populares dessa planta é o Mont Rose. Pode ser reconhecido por suas flores rosa brilhante com anteras amarelas.

  • Campos de morango. É uma planta híbrida curta com folhas ásperas verde-escuras. Suas flores são grandes, de cor rosa. Sua parte central é vermelha brilhante. Esse tipo de ação floresce no meio do verão. A planta não se diferencia na boa robustez de inverno. Portanto, para o inverno, deve ser coberto de forma confiável.

Nos Urais e em outras regiões frias, não vale a pena plantar uma cultura.

  • Suave. Esta planta é muito rara. Por sua aparência, este tipo de ação se assemelha ao de Amur. Difere no início tardio da floração. Esse tipo de ação floresce apenas no 8º ano após o plantio.
  • Gorodchaty. Essa ação começa a florescer em maio. Seus botões são brancos e bastante grandes. Durante a floração, o arbusto parece espetacular e imediatamente chama a atenção.

Mudas de todas as variedades de plantas podem ser facilmente encontradas comercialmente. O mesmo vale para as sementes.

Aterrissagem

Antes de plantar a ação em campo aberto, é preciso escolher um local adequado para isso. A planta adora solos nutritivos e bem drenados. A área selecionada deve estar bem protegida de ventos frios. A luz solar direta só deve atingir a folhagem antes do meio-dia.

Recomenda-se plantar a ação no final da primavera ou início do verão. Em alguns meses quentes, ela terá tempo para se estabelecer em um novo local. Antes do plantio da ação, a muda selecionada deve ser inspecionada. Deve ser saudável, livre de mofo e danos mecânicos. Você precisa comprar mudas antes do plantio.

O processo de desembarque da ação no local consiste nas seguintes etapas.

  1. Primeiro você precisa examinar cuidadosamente a planta. As partes quebradas do rizoma devem ser cortadas. Se estiverem secas, a raiz deve ser mergulhada por várias horas em um recipiente com um purê de argila, ao qual foi adicionada uma solução de permanganato de potássio.
  2. Você precisa cavar um buraco na área selecionada. Sua profundidade deve ser de 40 centímetros. O fundo do buraco deve ser preenchido com tijolos ou pedras quebradas. Então a terra deve ser misturada com húmus. Esta mistura é despejada em um poço.
  3. Uma muda é colocada no "travesseiro" preparado. Polvilhe por cima com o resto do solo.
  4. Após o plantio, o solo é bem compactado. Em seguida, o local é regado com água morna estabilizada.
  5. Para estimular o crescimento, a coroa de ação é encurtada após o plantio.

Em campo aberto, as plantas criam raízes muito rapidamente. Deve ser lembrado que a ação não tolera um transplante. Portanto, o local para seu pouso deve ser escolhido com cuidado.

Cuidado

Para um desenvolvimento normal e floração regular, é necessário cuidar bem da planta.

Regar e alimentar

Todos os jardineiros que desejam cultivar ação em sua área devem se lembrar que esta planta não reage bem ao alagamento. Portanto, os arbustos devem ser regados com moderação. Não mais do que 10 litros de água são despejados sob um arbusto. A rega executa-se 1-2 vezes por mês. Se o tempo estiver seco, a terra é irrigada com mais frequência. A água para irrigação é utilizada regularizada. É melhor mantê-lo aquecido.

Para manter a umidade no solo por mais tempo, o solo próximo ao tronco é cuidadosamente coberto com cobertura morta. Para isso, pode-se usar folhagem seca, turfa ou até serragem. Eles são colocados em uma camada espessa. É importante garantir que a cobertura morta não entre em contato com o tronco da árvore.

É melhor fertilizar a ação com matéria orgânica. Durante o período de floração, o arbusto é alimentado mensalmente. Após a aplicação de cobertura, o arbusto deve ser regado. As plantas podem ser alimentadas com fertilizantes complexos duas vezes por temporada. Após a fertilização, o solo também é umedecido com água morna.

Poda

No processo de cultivo de uma planta, a poda oportuna do arbusto desempenha um papel muito importante. Pela primeira vez, a ação é reduzida 1-2 anos após o desembarque. No futuro, a planta precisa de poda na primavera e no outono. No início da estação quente, os jardineiros se dedicam à poda higiênica. Os rebentos congelados são cuidadosamente cortados na raiz ou encurtados. Se o arbusto estiver muito frio, a planta é cortada "em um toco".

Galhos quebrados e danificados são cortados e removidos no outono. Ao mesmo tempo, os ramos são cortados, o que torna o arbusto muito espesso. Isso tem um efeito positivo em sua condição.

Podar as plantas com tesouras de jardim afiadas ou tesouras de poda. Os instrumentos devem ser bem desinfetados.

Wintering

A ação tem um longo período de floração. No outono, após sua finalização, o jardineiro precisa começar a preparar a planta para o inverno. Vale lembrar que a ação é caracterizada pela baixa resistência ao frio. Para evitar que a planta congele, no processo de preparação para o inverno, o jardineiro deve protegê-la do frio.

A maneira mais confiável de se proteger é criar um abrigo seco. É muito fácil construir. Em primeiro lugar, a planta deve ser colocada no chão. Então você precisa construir uma moldura sobre ele. Ramos de abeto são colocados sobre ele. Folhagem seca pode ser usada em vez de galhos. Em cima de tal abrigo, você precisa jogar um filme plástico. Neste caso, a umidade não entrará na moldura. Apenas as plantas jovens devem ser cobertas desta forma. Em arbustos adultos, os brotos não são mais tão flexíveis.

As plantas com mais de 4-5 anos são simplesmente amarradas com barbante. Em seguida, os arbustos são embrulhados em estopa ou qualquer outro material respirável. As plantas permanecem protegidas de forma confiável sob tal abrigo. Ao mesmo tempo, seus rins não vomitam.

O principal é remover esse abrigo a tempo. Isso é feito imediatamente após o estabelecimento do clima quente.

Transferir

Se a planta parece ruim ou não agrada o jardineiro por muito tempo com o seu florescimento, ela deve ser transplantada para um novo local. Isso deve ser feito no início da primavera. Nesse caso, a planta terá tempo de se enraizar em um novo lugar.

O poço de pouso é preparado com antecedência. Seu fundo é coberto por uma camada de drenagem. Despeje solo misturado com fertilizante complexo por cima. Depois disso, o arbusto é cuidadosamente desenterrado e colocado em um buraco previamente preparado.

Em seguida, o solo ao redor do tronco é calcado e generosamente regado com água.

Reprodução

A ação pode ser propagada de várias maneiras principais.

  1. Estacas. O corte é uma das maneiras mais convenientes de propagar um arbusto. Vários brotos de 15-20 centímetros de comprimento são cortados de uma planta adulta. Isso é feito no início do verão. O corte inferior de cada estaca é mergulhado em água com um estimulador de raiz. No dia seguinte, os brotos são plantados em solo solto em ângulo. Vale a pena cultivar mudas em uma estufa. Os galhos são transferidos para o terreno aberto no outono. Eles são transplantados para um local de crescimento permanente depois de mais um ano e meio.
  2. Ao dividir a raiz. Você pode obter novos arbustos dividindo uma planta adulta em várias partes. Na primavera, o arbusto é podado, removendo-se todos os brotos velhos e enfraquecidos. No início do verão, a planta é cuidadosamente desenterrada. O rizoma é dividido em várias partes com uma faca ou pá afiada. Além disso, os delenki são cuidadosamente colocados em orifícios separados.
  3. Sementes. Para a propagação da ação, é usado material de plantio fresco. Ele não precisa de preparação preliminar. As sementes são semeadas em solo bem solto. Eles não são borrifados com terra no topo. Imediatamente após a semeadura, a área é regada com água morna. Os primeiros brotos geralmente aparecem no local após 20-30 dias.
  4. Camadas. Esta é uma maneira rápida e conveniente de propagar um arbusto. Para começar, um grande buraco é cavado próximo à planta. Um dos brotos é cuidadosamente dobrado no chão e coberto com terra. Para acelerar o processo de enraizamento da planta, a casca é levemente arranhada no local da futura raiz. Na primavera seguinte, a muda é separada da mata-mãe e plantada em um novo local.

Todos esses métodos de propagação de plantas são bastante eficazes.

Doenças e pragas

Ao cultivar um arbusto em seu local, é importante protegê-lo de insetos e doenças. As doenças a seguir são especialmente perigosas para uma planta jovem.

  1. Oídio. Uma densa floração branca aparece nas plantas doentes em pouco tempo. Com o tempo, ele engrossa. As partes afetadas das plantas devem ser cortadas com tesouras afiadas ou tesouras de poda.Depois disso, a área é tratada com fungicidas.
  2. Ferrugem. O principal sintoma desta doença é o aparecimento de manchas redondas e enferrujadas na planta. Em condições de alta umidade, esta doença se desenvolve muito rapidamente. Tendo notado os seus sinais, o jardineiro deve tratar o arbusto com fungicidas, seguindo as instruções da embalagem. Pelo mesmo princípio, é necessário combater outras doenças fúngicas.

Proprietários de arbustos raramente encontram pragas. Os inseticidas convencionais são usados ​​para controlá-los. Mas se não houver muitas pragas no local, elas são simplesmente coletadas à mão.

Aplicação em paisagismo

O arbusto espalhado ficará lindo no jardim e ao lado da casa. A ação fica melhor no cenário de coníferas e outras plantas perenes. A planta vai bem com lilases e outros arbustos floridos.

Esses arbustos também ficam bonitos perto de edifícios. Normalmente, eles são plantados perto de gazebos ou casas.

Se você cuidar bem da ação, a mata fará as delícias dos donos do local com uma floração bela e exuberante.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário